Home » Educação Física

Category Archives: Educação Física

Faculdade de Educação Física realiza VII Festival de Ginástica para Todos

Com o tema “Ginástica, Cultura Corporal e Resistência Indígena”, cerca de 60 alunos de Educação Física matriculados nas disciplinas Ginástica I e II, sob a orientação do professor Otávio Aranha, irão realizar o VII Festival de Ginástica da UFPA/Castanhal. O evento vai acontecer no dia 29 de junho, a partir das 14h, no Ginásio de Esportes da UFPA, no Jaderlândia. A entrada é gratuita e toda a comunidade pode participar.

O professor Otávio Aranha explica a escolha do tema deste ano. “A temática se justifica pelo contexto social atual, no qual diversos ataques têm sido efetivados contra os povos indígenas ou povos originários, com destaque para a situação dos Yanomami, com a fome e a desnutrição como política de Estado, o que provocou a morte por ‘causas evitáveis’ de 538 crianças menores de cinco anos de idade, nos últimos cinco anos, segundo o relatório ‘Missão Yanomami’, do Ministério da Saúde, de 2023”, elencou o professor, que também denunciou outras situações graves.

“Além disso, os ataques físicos e assassinatos de lideranças, como o recente atentando contra a vida do Lúcio Tembé, cacique da aldeia Turé-Mariquita, que se soma a diversas incursões de garimpeiros, madeireiras e grandes indústrias agroexportadoras de óleo de palma e soja, colocam na ordem do dia, a necessidade de entender os conflitos e as disputas de terras na região, inseridos como parte de uma política global de ‘desenvolvimento’ econômico que tem, na grilagem de terras e no latifúndio, os grandes responsáveis pelas mazelas sociais, não somente dos territórios indígenas, mas de toda a região amazônica. Neste sentido, é fundamental: informar, entender, refletir e evidenciar a causa indígena, a importância da defesa de suas terras, tradições, costumes e cultura, contra o Projeto de Lei do Marco Temporal (PL 490/2007), que retirará o direito dos povos originários ao reconhecimento e demarcação legal de suas terras, o que contribuirá, portanto, para o genocídio em curso e o extermínio histórico destes povos”, concluiu o professor Otávio Aranha.

Objetivos – O festival tem como objetivos promover a reflexão e inspirar os participantes em relação à questão indígena no país, com foco especial nos povos da Amazônia paraense e no movimento de resistência. Isso inclui a resistência direta contra o garimpo ilegal, as madeireiras e a monocultura de exportação, bem como a preservação de sua produção cultural e corporal, por meio da manutenção de tradições, línguas, modos de vida, rituais, danças, lutas, jogos e outras práticas corporais.

A programação do evento iniciará com mesa de abertura com a coordenação do Campus, diretoria de ensino e direção da Faculdade de Educação Física. Em seguida, haverá um debate com dois representantes de comunidades indígenas, estudantes (uma da UEPA e outro da UFPA). Haverá, ainda, exposição de imagens sobre cultura e resistência indígenas, na entrada do ginásio. Por fim, ocorrerão três apresentações de Ginástica para Todos na temática do evento.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Divulgação

 

 

Projeto seleciona participantes para pesquisa sobre sintomas da síndrome pré-menstrual

 

O Grupo de Pesquisa em Psicologia do Esporte e do Exercício (GPPEE), coordenado pelo professor Daniel Alvarez, da Faculdade de Educação Física da UFPA Castanhal, iniciará um projeto intitulado “Respostas de um protocolo de treino resistido de 8 semanas sobre os sintomas psicológicos da Síndrome Pré-Menstrual e as estratégias de coping de universitárias”, de autoria da discente Eliane Aragão, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano.

A pesquisadora fala sobre a síndrome e sobre os objetivos de seu trabalho. “A Sindrome Pré-Menstrual é um conjunto de mais de 200 sintomas psicológicos, cognitivos, físicos e comportamentais que afetam as mulheres 5 dias antes do início do seu ciclo menstrual. Então, analisar as respostas que o exercício pode gerar nesses sintomas é um de nossos focos. Também é de nosso interesse perceber se as estratégias de enfrentamento a esses sintomas modificam com essa intervenção.”

Para que essas análises possam ser realizadas, Eliane Aragão convida alunas de graduação da UFPA Castanhal, que atualmente encontram-se sedentárias e que sofram com a Síndrome Pré-Menstrual para participar da pesquisa. Além desses pré-requisitos, as interessadas não podem ter doenças no aparelho reprodutor nem transtornos psicológicos diagnosticados recentemente por médico.

Protocolo – As participantes da pesquisa serão divididas em dois grupos: aquelas que desejam praticar musculação sem nenhum custo, com supervisão e em horário diferente do seu turno de aulas e outro grupo formado por estudantes que não tenham interesse em praticar exercícios. Nesse caso, bastará responder a alguns questionários durante a vigência da pesquisa.

Para as que desejam praticar musculação gratuitamente, os treinos ocorrerão às terças e quintas, na Academia do Campus da UFPA (Jaderlândia). As participantes poderão escolher um dos horários a seguir: 7 às 8h, 12 às 13h, 13 às 14h ou 17h30 às 18h30.

Para se inscrever com interesse em participar do treino, clique aqui. Para colaborar com a pesquisa apenas respondendo a questionários, clique aqui. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de março.

Para mais informações, envie uma mensagem para o whataspp 98436.9688 ou siga a página do Grupo de Pesquisa em Psicologia do Esporte e do Exercício no instagram.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Divulgação GPPEE

Professor da Universidade de Karlstad, na Suécia, realiza visita de colaboração internacional ao Campus de Castanhal

No último dia 08/12, o Campus Universitário de Castanhal recebeu a visita do professor Henrik Gustafsson, docente de Ciências do Esporte na Karlstad University, e consultor do Comitê Olímpico da Suécia. O professor é uma referência internacional na pesquisa sobre a síndrome de burnout no esporte.

A visita foi organizada pelo Grupo de Pesquisa em Psicologia do Esporte e do Exercício (GPPEE) e financiada pelo edital do Programa de Apoio à Cooperação Internacional (PACI) das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e de Relações Internacionais (PROINTER) da Universidade Federal do Pará.

O evento contou com a presença da comunidade acadêmica da UFPA (campi de Castanhal e Belém) e de outras instituições privadas de ensino. Além do GPPEE, outros grupos de estudo também estiveram presentes, como o Pendulum (Grupo de Estudos em Fisiomecânica da Locomoção, Caminhada Nórdica, Parkinson e Idosos), o Grupo de Estudo em Treinamento Esportivo (GET) e o Laboratório de Atividade Física Adaptada (LAFA), todos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH).

A programação do primeiro dia da visita contou com três eventos. Durante a manhã ocorreu a palestra “O futuro da pesquisa sobre burnout no esporte”, na qual o professor Gustafsson abordou como o burnout se desenvolve, como pode ser identificado e quais as últimas evidências na literatura científica a respeito do tema. Após a palestra, houve um momento de interação destinado às perguntas, relatos e contribuições entre o público presente e o palestrante.

O segundo momento ocorreu durante a tarde. O professor realizou um workshop para os grupos de estudos, com a temática “O Jogo da Publicação Científica”. Por fim, a bolsista de mestrado e os bolsistas de iniciação científica do GPPEE realizaram apresentações orais de seus pré-projetos de dissertação de mestrado e TCC em língua inglesa para o professor Gustafsson.

No segundo e último dia da agenda do professor no Campus de Castanhal, aconteceu uma reunião de trabalho com o professor Daniel Pires, coordenador do GPPEE, para o alinhamento do projeto de pesquisa sobre burnout que será desenvolvido em parceria entre os docentes.

O professor Daniel Pires destacou o ineditismo do intercâmbio internacional na área de Ciências do Esporte no Campus de Castanhal. “Os discentes de graduação e da pós-graduação em Ciências do Movimento Humano vivenciaram uma experiência valiosa, pois tiveram a oportunidade de refletir a respeito da fronteira do conhecimento sobre a síndrome de burnout no contexto esportivo. Além disso, atividades como essa são relevantes para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em colaboração entre docentes da UFPA e de instituições do exterior, contribuindo para a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano”, complementou.

Para conferir mais fotos, siga o instagram do Grupo de Pesquisa em Psicologia do Esporte e do Exercício.

Texto: Roselane de Almeida Paula e Otávio Augusto Monteiro da Silva – GPPEE
Fotos: Divulgação GPPEE

Programa de Residência Pedagógica oferta bolsas para discentes e professores de Educação Física

O Programa de Residência Pedagógica do Curso de Educação Física da UFPA Castanhal, sob orientação da docente Lílian Silva de Sales, oferta 18 vagas, sendo 15 para residentes bolsistas e 3 para residentes voluntários(as) para alunos(as) de graduação em Educação Física da UFPA Castanhal.

As bolsas terão vigência de 18 meses, com o início das atividades previsto para 1º de novembro de 2022, com encerramento em 1º de abril de 2024. A atuação se dará em escolas municipais da cidade de Castanhal.

Objetivo – O Programa de Residência Pedagógica visa a aproximação entre a formação universitária e a realidade escolar, proporcionando, aos estudantes de licenciatura, o exercício ativo da relação entre teoria e prática profissional docente.

O valor da bolsa é de R$ 400,00 e os(as) alunos(as) que queiram concorrer a uma vaga de residente devem ter concluído, pelo menos, 50% da carga horária do curso e não podem estar cursando o último semestre. A carga horária é de, no mínimo, 23h mensais.

Inscrições – Para se inscrever, é necessário enviar toda a documentação exigida para o e-mail da orientadora (liliansales@ufpa.br), até 8 de outubro de 2022. Todas as regras e etapas estão descritas no edital de seleção.

Os(as) acadêmicos(as) deverão elaborar, juntamente com a professora orientadora e um(a) preceptor(a), um plano de atividades de residência, a ser desenvolvido em uma escola da educação básica, apresentando um relatório de atividades ao final do período.

O Programa de Residência Pedagógica também oferta 3 vagas para docentes preceptores, com bolsa no valor de R$ 765,00. Para se inscrever, é preciso ser licenciado(a) em Educação Física e estar atuando na educação infantil e/ou ensino fundamental nas escolas municipais inscritas e selecionadas. As regras estão descritas no edital de seleção para preceptores, disponível aqui. O(a) docente interessado(a) em participar do programa, deve se informar com o gestor para saber se foi realizada a inscrição de sua escola na Plataforma Capes de Educação Básica. Os gestores de escolas municipais de Castanhal que desejarem informações sobre a inscrição na Plataforma, podem enviar e-mail para rpedagogica.ufpa2020@gmail.com ou plataforma.secretarias@capes.gov.br.

Serviço:
Programa de Residência Pedagógica oferta bolsas para discentes e professores de Educação Física
Inscrições: até 8 de outubro de 2022
Valor da bolsa: R$ 400 (estudante) R$ 765,00 (professor(a))
Saiba mais:
Edital de Seleção de Bolsista de Graduação
Edital de Seleção de Professores Preceptores

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Reprodução Google

Grupo de Estudos em Identidade de Professores de Educação Física realiza seu primeiro colóquio

O Grupo de Estudos em Identidade de Professores de Educação Física (GEIPEF), coordenado pelo professor Dr. Sérgio Eduardo Nassar, da Faculdade de Educação Física da UFPA em Castanhal realizará, no dia 15 de dezembro, o seu 1º Colóquio.

O evento será totalmente on-line, transmitido pela plataforma Google Meet e contará com mesa-redonda, debate, socialização de trabalhos e apresentação cultural (confira aqui a programação completa). O objetivo é propor um espaço de discussão, construção e difusão de conhecimentos e saberes sobre a formação inicial de estudantes e a formação continuada de professores e profissionais da Educação Física.

Inscrições – Os interessados em participar da programação como ouvintes podem se inscrever até antes do início do evento. Já os que desejarem apresentar trabalhos, têm até o dia 12 de dezembro para submeter o resumo, de acordo com o modelo disponível aqui. Todos estudantes que estão em fase de desenvolvimento de projetos de pesquisa na área Educação Física, visando defesas de Trabalho de Conclusão de Curso, matriculados em cursos de pós-graduação, entre outros, podem apresentar trabalhos no Colóquio. As regras para submissão e o link para inscrições estão disponíveis no site do evento.

Para saber mais sobre o Grupo de Estudos em Identidade de Professores de Educação Física (GEIPEF), clique aqui.

Serviço:
1º Colóquio do GEIPEF
Data: 15 de dezembro de 2020
Local: Plataforma Google Meet (os inscritos receberão o link por e-mail)
Submissão de trabalhos: até 12 de dezembro
Site do evento: clique aqui

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação GEIPEF

 

 

Faculdade de Educação Física divulga regimento para eleição de diretor e vice

Em dezembro, a comunidade acadêmica da Faculdade de Educação Física do Campus de Castanhal irá participar do processo eleitoral para escolha dos diretores (biênio 2021-2023).

A primeira fase do pleito consiste na inscrição de chapas. Podem se candidatar, professores em efetivo exercício pertencentes ao quadro da Faculdade de Educação Física do Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará. Os interessados em concorrer aos cargos de diretor e vice-diretor, devem realizar a inscrição nos dias 30/11 e 01/12/2020, enviando ficha de inscrição preenchida e os documentos solicitados na referida ficha para o e-mail marcelopaf@ufpa.br.

Eleitores – poderão votar todos os docentes efetivos e todos os técnicos, ambos devidamente vinculados ao conselho da faculdade, e discentes regularmente matriculados na Faculdade de Educação Física de Castanhal, inclusive discentes do PARFOR e da especialização.

Eleição – a votação ocorrerá por meio do SIGEleição, nos dias 17 e 18 de dezembro.

Para mais informações sobre a eleição, consulte o cronograma da eleição.

Serviço 1:
Inscrição de chapas para a eleição da Faculdade de Educação Física
Período: 30/11 e 01/12/2020. Acesse aqui a ficha de inscrição.
Envio de documentos para: marcelopaf@ufpa.br

Serviço 2:
Eleição para escolha do diretor e vice-diretor da Faculdade de Educação Física
Data: 17 e 18/12/2020
Local: SIGEleição

Texto: Paula Lopes – Ascom/UFPA Castanhal

Faculdade de Educação Física debate a atuação do professor em diferentes áreas

Com o objetivo de discutir questões ligadas à atuação dos professores nos mais diferentes campos: escolar, do treinamento esportivo, do fitness/wellness, a Faculdade de Educação Física da UFPA em Castanhal está promovendo um evento on-line com seis encontros. O primeiro deles foi realizado no dia 26 de agosto e abordou o tema: Os desafios dos diversos campos de atuação docente na Educação Física: o esporte. O último encontro será realizado nesta quarta, 30 de setembro, com a temática “Práticas de aventura”.

Para participar, o interessado deverá se inscrever na plataforma do evento (clique aqui). A certificação só será emitida para os inscritos que conseguiram cumprir, ao menos, 75% de frequência na programação.

Serviço:
Evento on-line “OS DESAFIOS DOS DIVERSOS CAMPOS DE ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA”
Data do último encontro: 30 de setembro
Horário: 18h30 às 21h30
Site para inscrições: https://www.even3.com.br/odddcdadnefoe2020/

Texto: Ascom – UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação

Inscrições abertas para Mestrado em Ciências do Movimento Humano na UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou edital (retificado) de seleção para o Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano. A formação é destinada, prioritariamente, às áreas de Educação Física e Fisioterapia. As inscrições serão realizadas a partir de 10 de agosto, no site da FADESP.

A turma ofertada terá 28 vagas, sendo 16 delas destinadas à linha de pesquisa “Avaliação e Reabilitação Funcional” e 12 à linha “Esporte, Atividade Física e Saúde”. Ambas as linhas integram o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da UFPA, que possui corpo docente com 16 professores doutores, sendo 5 do Campus de Castanhal: Josafá Gonçalves Barreto, Daniel Alvarez Pires, Victor Silveira Coswig, Eduardo Macedo Pena e Elren Passos. Os candidatos ao mestrado que optarem pelos orientadores de Castanhal precisam estar disponíveis para receberem a orientação acadêmica na Cidade Modelo.

O curso terá duração de 24 meses e iniciará em novembro deste ano. A seleção terá três etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira será a homologação da inscrição, seguida da avaliação e da arguição do pré-projeto. Excepcionalmente, neste edital, a prova de proficiência em língua inglesa será realizada após o ingresso do aprovado.

Inscrições – A inscrição será realizada de 10 a 27 de agosto, na área de cursos do site da FADESP. A taxa custa R$ 120,00.  De acordo com o calendário divulgado, a homologação das inscrições será realizada no dia 3 de setembro deste ano e o resultado final, no dia 30 de outubro. Todos os detalhes estão no edital.

Curso – A linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação Funcional “visa desenvolver pesquisas acerca dos processos de avaliação e intervenção a partir de métodos e técnicas para a reabilitação funcional do movimento humano – e também através deste, observando diferentes níveis de atenção à saúde”.

A linha de pesquisa Esporte, Atividade Física e Saúde “visa investigar os efeitos agudos e/ou crônicos da atividade física, do exercício físico e do esporte com desfechos relacionados à saúde ou ao desempenho em diferentes populações”.

Texto: Portal Fadesp
Arte: Reprodução Google

Círculo de Estudos “O Método em Marx” promove live nesta quinta, 23

Nesta quinta, 23 de julho, às 18h30, no canal da Rede “Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer” (Rede LEPEL – Pará) será transmitida a live “O método científico e a análise de conjuntura”.

O evento é organizado pelo Projeto de Extensão “Círculos de Estudos – O Método em Marx”, coordenado pelo professor Dr. Marcelo “Russo” Ferreira (FEF – UFPA/Castanhal), que fala sobre a importância do tema escolhido para a live desta quinta.

“Debater o método científico é extremamente atual, e não apenas por seu ‘lugar’ na universidade e seu vínculo com a formação acadêmica, com a pesquisa e com a extensão. O método científico, que envolve investigação e exposição, diz respeito ao tempo e lugar em que estamos, e seus nexos com lugares e tempos outros, quer do passado (que construiu o presente) quer do que vislumbramos construir”, pontua o coordenador, que destaca, ainda, os objetivos do evento.

“Nesta live queremos propor um debate sobre as relações entre o ‘modo de produzir, investigar, analisar e expor’ o conhecimento que estamos tratando cientificamente e a atual conjuntura que envolve pandemia e saúde pública – e que implica identificar e analisar como a humanidade chegou a mais este ciclo pandêmico e o que nos reserva (entre desafios e tarefas humanitárias) o período que temos no horizonte”.

Os debates propostos durante a live partirão de alguns marcos teórico-metodológicos próprios da Educação (em sua particularidade) e da Educação Física (em sua singularidade), com o intuito de serem construídas uma série de reflexões em torno da atual conjuntura. Temas como o neocolonialismo, a fenomenologia, o positivismo e o materialismo histórico dialético serão algumas das referências iniciais para a construção dos debates.

O professor Marcelo “Russo” frisa que as discussões serão norteadas pelas seguintes problematizações:
1. Como o método se estrutura para explicar as relações humanas (em sua totalidade, em suas particularidades e em suas singularidades)?
2. Como o método vem sendo utilizado para analisar, problematizar e explicar a atual conjuntura mundial, nacional e local, em torno da pandemia do Covid-19?
3. Como o método indica caminhos e possibilidades para o que aqui denominamos de “período após-pandemia”?

A discussões desta primeira live do projeto serão conduzidas pelos professores Dr. Sérgio Eduardo Nassar (FEF – UFPA/Castanhal) e MSc. Ney França (SEDUC/PA), com a mediação do MSc. Itamar Sousa (UNEB/BA). Para participar, basta acessar o canal da Rede Lepel Pará no dia e no horário agendados para o evento.

Serviço:

Live  “O método científico e a análise de conjuntura”
Data: 23/07/2020
Horário: 18h30
Link para assistir ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=stqgbhoaZis
Texto: Ascom – UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação

Lives vão abordar temas para contribuir com a formação em Educação Física no contexto do isolamento social

No período de 27 de abril a 09 de maio, o Grupo de Estudos em Identidade de Professores de Educação Física (GEIPEF), coordenado pelo professor Sérgio Eduardo Nassar, da Faculdade de Educação Física do Campus da UFPA em Castanhal irá promover lives gratuitas que visam contribuir com a formação inicial e continuada de estudantes, professores e profissionais da Educação Física, por meio de reflexões e ações emergentes acerca da produção do conhecimento frente ao isolamento social mundial no contexto pandêmico da Covid-19.

A temática central das lives, “Desafios e Possibilidades da Educação Física e o Desporto no Contexto Mundial de Isolamento Social”, surge das diversas inquietações que afetam a Educação Física como campo profissional e prática cultural, como: Quais são as demandas sociais provocadas pelo isolamento social aos profissionais de Educação Física? Quais ensinamentos o isolamento social impõem ao campo da Educação Física? Quais as contribuições que a Educação Física pode oferecer à sociedade no contexto de isolamento social?

A partir da temática central, o GEIPEF promoverá encontros reflexivos e dialogados com convidados de diversas instituições do Pará, de outras regiões do Brasil e uma participação internacional. Todos os encontros ocorrerão por meio do aplicativo Instagram, sendo mediados pelo professor Sérgio Eduardo Nassar.

Os encontros serão abertos aos discentes, participantes do GEIPEF, professores de Educação Física e interessados pela área por meio do Instagram (@sergionassar_). A primeira live será realizada no dia 27 de abril, às 18h e contará com a palestra do professor Wagner Wey Moreira (UFTM – Uberaba/MG). Para conferir o cronograma das lives, clique aqui.