Home » Sem categoria » Final feliz para ave migratória atendida no Hospital Veterinário da UFPA

Final feliz para ave migratória atendida no Hospital Veterinário da UFPA

No dia 25 de setembro de 2017, deu entrada, no Hospital Veterinário – Setor de Animais Silvestres – (HVSAS) da UFPA, Campus Castanhal, uma ave migratória com anilha de identificação oriunda de Washington, Estados Unidos. O pássaro foi encontrado por crianças em Marinteua – Praia da Romana – Curuçá-PA, local situado a uma hora e meia do município de Abade/Curuçá-PA. A distância percorrida pela ave, desde o local onde foi anilhada (Lido Beach, Nova Iorque, EUA) até a praia paraense, foi de 5.253 km.

As crianças relataram que viram a ave tentar levantar voo sem sucesso por algumas vezes e, como recordaram as palavras de sua professora que dissera ser importante cuidar dos animais, pediram ajuda para um colega recolher o animalzinho e imediatamente o levaram para os pais.

A senhora Francilene, mãe de uma das crianças, relatou que, após verificarem a anilha, entraram em contato com representante do ICMBio local para pedir ajuda. A equipe do Hospital Veterinário foi então acionada pelo IBAMA, órgão que posteriormente emitiu documento autorizando a equipe de veterinários do HVSAS a soltarem o espécime na localidade onde fora encontrado.

A ave chegou ao hospital fraca e desidratada. Foi realizado exame radiográfico e não foram constatadas fraturas. Finalizado o tratamento e, após muito esforço para organização da logística necessária para retornar a ave à natureza, a equipe conseguiu apoio da colônia de pescadores de Curuçá, por meio do seu presidente o sr. Júnior Costa e da sra. Francilene Neves, que foi quem transportou a ave de Curuçá para receber atendimento no HVSAS.

Com a autorização do IBAMA, a ave foi transportada à praia da Romana no último sábado (21/10) e foi solta às 7h da manhã de domingo (22/10) pelas médicas veterinárias do HVSAS Cinthia Távora A. Lopes, Profa. Sheyla F. S. Domingues e pela residente Luana Ruivo.

A operação foi possível devido à dedicação e cooperação de toda a equipe que atua no setor de animais silvestres, à direção do HV UFPA, ao IBAMA que emitiu as devidas autorizações e, sobretudo, à consciência de preservação ambiental das pessoas pertencentes à colônia de pescadores de Curuçá, que não mediram esforços para levar o animal para o atendimento e também colaboraram no seu retorno à natureza.

É importante notar o procedimento correto das pessoas que, ao encontrarem o animal anilhado, entraram em contato com os órgãos ambientais. Nesses casos, é necessária a notificação do número da anilha junto aos pesquisadores que identificaram e anilharam o espécime.

Após a soltura a ave foi acompanhada durante o dia e foi vista sobrevoando a praia demonstrando estar em plena forma novamente!

Texto e fotos: Divulgação HVSAS