Home » Matemática




 

Matemática

Histórico:

O Curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFPA surgiu na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Pará, em 04/05/1954, reconhecido pelo Decreto Nº 35.456, conforme a portaria Nº 721-MEC, sendo que na década de 60, foi transferido para o Núcleo de Física e Matemática, tendo sido extinto o curso de Bacharelado em 1969.

Com a Reforma Universitária de 1971, o Curso passou a fazer parte do Centro de Ciências Exatas e Naturais no denominado Campus Universitário Pioneiro (posteriormente chamado Núcleo Universitário do Guamá), que hoje é conhecido como Cidade Universitária José da Silveira Netto, sendo na época somente a Licenciatura.

A partir do ano de 1976, voltou-se a oferecer o curso de Bacharelado, que perdura até hoje.

Em 1987, com a Interiorização da UFPA, o Colegiado do Curso de Matemática, passou a oferecer cursos de Licenciatura em vários Municípios do Estado, dentre eles Castanhal onde se implantou o Curso no Campus Universitário de Castanhal.

A partir de 1997, o Curso de Licenciatura Plena em Matemática do Campus de Castanhal passou a ter corpo docente próprio, cedidos do Campus de Bragança.

Em janeiro de 2000, foram contratados os primeiros professores efetivos do Curso lotados no Campus de Castanhal, num total de 5 professores efetivos.

Em 2001, com a autonomia do Campus de Castanhal, foi criado o Colegiado do Curso de Matemática do Campus, até então subordinado ao Colegiado do Curso de Matemática do Campus do Guamá em Belém.

Também em 2001 foi oferecido o primeiro Curso de Especialização em Matemática Básica, com corpo docente do Campus, coordenado pelo prof. Arthur da Costa Almeida, com a participação de 14 alunos.

Em fevereiro de 2008, foi criada a Faculdade de Matemática do Campus de Castanhal, sendo o seu primeiro Diretor o prof. Arthur da Costa Almeida.

Hoje, a Faculdade de Matemática atende a 160 alunos regularmente matriculados no Curso de Licenciatura Plena em Matemática do Campus Universitário de Castanhal, localizado na Região Nordeste do Estado do Pará.