Home » Histórico do Campus




 

Histórico do Campus

Aos quatorze dias do mês de abril do ano de 1978, nesta Cidade de Castanhal, Estado do Pará, no Ginásio de Esportes “Loyola Passarinho”, realizou-se a sessão solene de assinatura do convênio para a implantação da Universidade Federal do Pará, através do Núcleo de Educação e do Serviço de Extensão.

A mesa dirigente dos trabalhos foi composta pelas seguintes autoridades:

Dr. Aracy Amazonas Barreto – Magnífico Reitor da Universidade Federal do Pará;
Dr. Geraldo Guimarães – Vice-Reitor;
Ten. Cel. Machado – Representante de Sua Exª o Sr. Governador do Estado;
Almir Tavares Lima – Prefeito de Castanhal (presidente da sessão);
Dr. Carlos Barbosa Pereira Lima – Vice Prefeito de Castanhal;
Maximino Porpino Filho – Assembléia Legislativa;
Francisco Alves de Magalhães Filho – Presidente da Câmara Municipal;
Maria de Nazaré Espinheiro do Nascimento Sá – Professora da Universidade Federal do Pará;
Ediléia Peres Figueiredo – Professora da Universidade Federal do Pará;
Jussiê Gonçalves e Diniz Ferreira: Professores.
Outras autoridades locais e da capital, além de professores e alunos, também prestigiaram a cerimônia, iniciada às 09h30 pelo Secretário Estadual de Educação, Professor David Maria de Amorim Sá, que fez em rápido retrospecto da atuação da Universidade na cidade, convidando os presentes a entoarem o Hino do Pará. Em seguida, pronunciou-se o Prefeito de Castanhal, Almir Tavares Lima, externando a sua satisfação e a dos demais Prefeitos vizinhos em ver implantada a Universidade, cujos cursos irão beneficiar as Zonas Bragantina, Guajarina e Salgado. Após os pronunciamentos, houve a assinatura do Convênio pelos senhores Dr. Aracy Amazonas Barreto, representando a Universidade Federal do Pará e Almir Tavares Lima, representando a Prefeitura de Castanhal.

Procedeu-se, em seguida, à apresentação do Madrigal Vilas Lobos, desta cidade, sob a gerência do Maestro Carlos Oliveira. Em brilhante improviso, falou, a seguir, o representante da Comunidade, o Dr. Laurecio Melo, congratulando-se com a juventude pelos benefícios que, por certo, irá usufruir com as interiorizações da Universidade, quando novos horizontes abrem-se aos estudantes do interior. Maria Ivete Marques Pereira, em nome da classe estudantil, externou a satisfação que a invade pelo acontecimento tão significativo na vida educacional do Município, tornando realidade uma aspiração há muito almejada. Como reconhecimento dos relevantes esforços feitos, no sentido de estender os serviços da Universidade até esta Cidade, a Prefeitura local ofertou plaquetas de prata aos sub-reitores, Professores Diniz Ferreira, Jussiê Gonçalves e Ápio Campos e ao Magnífico Reitor, Dr. Aracy Barreto.

Dando continuidade à solenidade, mais uma vez, apresentou-se o Madrigal, arrancando aplausos calorosos da plateia. Logo após, o Dr. Aracy Barreto historiou os fatos que antecederam a implantação da Universidade nesta cidade, enfatizando ter sido escolhida Castanhal para sede do Núcleo, em virtude de sua privilegiada situação geográfica, apresentando condições de abranger as três Zonas.