I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Castanhal reúne trabalhos de faculdades e de programas de pós-graduação

“O tripé que existe na universidade que trata do ensino, da pesquisa e da extensão, precisa ser mais valorizado, especialmente no que se refere a ações conjuntas, onde um trabalha auxiliando o outro”. Essas foram as palavras proferidas pelo coordenador acadêmico do Campus Castanhal, professor Bruno Lyra, durante a abertura do I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Castanhal (SIEPEX).

O evento iniciou no dia 18, com encerramento nesta sexta, 20 e congregou ações do VIII Simpósio de Iniciação Científica e de Extensão da UFPA/Campus de Castanhal (SIEX), do XXVIII Seminário de Iniciação Científica (SEMINIC), do I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia e do II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto de Medicina Veterinária.

Durante a programação, alunos de todos os cursos de graduação e pós-graduação do Campus Castanhal puderam apresentar, em comunicações orais ou em formato de pôster, os resultados ou o andamento dos projetos nos quais estão envolvidos.

A estudante de Sistemas de Informação, Emily Sousa, bolsista Pibex do Projeto UFPA no Ar: Ensino, Pesquisa e Extensão nas Ondas do Rádio, que leva informações sobre a universidade por meio de um programa de rádio semanal, falou sobre as contribuições do projeto para a sua formação.

“Embora seja em uma área completamente diferente da minha, o projeto está me ajudando a desenvolver ainda mais as minhas habilidades referentes à comunicação. Além de me proporcionar o conhecimento sobre o que é produzido em todas as faculdades. Esse intercâmbio de informações é muito importante”, destacou.

E foi justamente por promover esse intercâmbio, que o I SIEPEX teve uma grande adesão. “Até o dia 17 de outubro, 563 pessoas estavam inscritas no evento, com 83 trabalhos aprovados”, informou a coordenadora de extensão do Campus, professora Gerlândia de Castro.

Além das comunicações orais e das apresentações de pôsteres, os participantes puderam conferir palestras, mesas de debates e a oficina “Experiências Sensoriais: Vivenciando as Diferenças”, promovida pelo Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI).

Para conferir as fotos do evento, acesse o facebook do Campus.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal