Instituto de Medicina Veterinária

O Instituto de Medicina Veterinária é uma Unidade Acadêmica integrante do Campus de Castanhal. É composto por 4 subunidades: Faculdade de Medicina Veterinária, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e o Programade Pós-Graduação em Residência Médica Veterinária. Todos funcionando no Campus 2 que está localizado à Rodovia BR-316 entrada pela IFPA, Km 63 (Fundos) - Saudade.
O Instituto possui uma área de aproximadamente 132.000,00 m² com uma infraestrutura formada pelo Hospital Veterinário que atende animais de grande e pequeno porte, bloco de salas de aula, espaço administrativo, além de laboratórios das diversas áreas, tais como:

1- Laboratório de Patologia Clínica Veterinária (LPCV)
O LPCV atualmente atende toda a demanda dos exames de análises clínicas de projetos de pesquisa da pós-graduação, graduação, bem como das amostras clínicas dos animais atendidos nos hospitais de Silvestres, Grandes e Pequenos animais do Instituto de Medicina Veterinária da UFPA. Nesse laboratório também podem ser processadas amostras de clínicas provenientes de clínicas veterinárias particulares e fazendas de criação de grandes animais do município de Castanhal.
O LPCV atua em Castanhal - PA e conta com tecnologia totalmente automatizada para realização de exames de análises clínicas e uma equipe técnica formada por médicos veterinários e um técnico em laboratório. O laboratório funciona em uma sala climatizada localizada no setor de grandes animais da Faculdade de Medicina Veterinária.

2- Laboratório de Nutrição Animal
O Laboratório de Nutrição Animal realiza análises de forragens, produtos, matérias primas e rações utilizadas na alimentação dos animais. O mesmo ainda realiza aulas práticas de bromatologia para os alunos do curso de medicina veterinária. Auxilia também nas análises de alimentos oriundos de trabalhos da área de produção animal dos alunos de graduação e pós-graduação.

O laboratório realiza as seguintes análises:
Fibra em detergente neutro e detergente ácido;
Lignina;
Matéria mineral;
Cinzas;
Proteína bruta;
Nitrogênio amoniacal;
Extração de lipídeos.

3- Laboratório de Zoonoses
O laboratório de Zoonoses trabalha com a preparação de meios para isolamentos das seguintes bactérias: Brucella sp, Laprospira spp, Salmonella, Staphylococcus, Bolores e leveduras.Também é utilizado para diagnóstico sorológico de Brucelose (prova do Anel do leite, Prova de soroaglutinação rápida -ATT e prova de aglutinação com 2-ME e prova de imunodifusão para Brucella ovis e Brucella Canis)

4- Laboratório de Higiene e Qualidade de Alimentos
O Laboratório de Higiene e Qualidade dos Alimentos funciona em uma estrutura de 130 m2 e realiza análises Microbiológicas, Físico-químicas e Moleculares (PCR) de Alimentos de Origem Animal.

5-Laboratório de Biologia e Medicina de Animais Silvestres da Amazônia (BIOMEDAM)
O Laboratório de Biologia e Medicina de Animais Silvestres da Amazônia (BIOMEDAM) localiza-se no espaço físico do Hospital da Faculdade de Medicina Veterinária. Nele são executados projetos de pesquisa que têm como objetivo a preservação de biodiversidade de animais silvestres da Amazônia, principalmente os primatas neotropicais, por meio do desenvolvimento de biotécnicas de reprodução de animais silvestres associada à formação de recursos humanos (mestres e doutores) para atuar na região Amazônica.

6- Laboratório de Básicas (Bioquímica, Fisiologia, Farmacologia e Anatomia)
O Laboratório de Básicas funciona em uma estrutura de Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia funciona em uma de 121 m², e é composto de três laboratórios onde serão realizadas as aulas práticas das disciplinas e atividades de projetos referentes às disciplinas Bioquímica, Fisiologia, Farmacologia e Anatomia.

7- Laboratório de Parasitologia Animal
O Laboratório de Parasitologia Animal funciona em uma área de 80m2 onde são ministradas aulas práticas da disciplina Zoologia e parasitologia animal, além da execução de diagnósticos laboratoriais. Está equipado com um microscópio óptico trinocular, um microscópio óptico binocular com três cabeças, dez microscópios ópticos binoculares, quatro microscópios estereoscópicos, três freezer, dois refrigeradores, um homogeneizador com placa aquecedora, uma estufa para esterilização, duas centrífugas, um autoclave horizontal digital, uma balança analítica, um pHmetro digital, um gps, uma incubadora B.O.D. e um destilador em aço inox.

8- Laboratório Multiusuário de Imunodiagnóstico e Biologia Molecular aplicado à Saúde Animal na Amazônia
Funciona em uma área de 71,5m2, onde são realizadas análises laboratoriais através das técnicas sorológicas e da reação em cadeia da polimerase. Possui os seguintes equipamentos: um termociclador RT-PCR, quatro termocicladores com gradiente de temperatura, um transiluminador com sistema de fotodocumentação, um microscópio de imunofluorescência, um espectrofotômetro para ELISA, dois microcomputadores, uma impressora a laser, um homogeneizador do tipo vortex, um purificador de água osmose reversa, cinco cubas para eletroforese, uma centrífuga refrigerada, três fontes para eletroforese, um freezer, um ultrafreezer, um refrigerador, duas balanças analíticas, uma bancadade fluxo laminar, uma máquina de gelo em escamas e um destilador em aço inox.

9- Laboratório de Patologia Animal
O Laboratório de Patologia Animal atualmente funciona em um prédio com uma área de 180m2, com um laboratório, uma sala de microscopia, duas salas de professor, uma sala de necropsia e três banheiros. Possui ainda em sua área três baias para isolamento de animais com doenças infectocontagiosas.

Instituto de Medicina Veterinária
Diretor: Gustavo Góes Cavalcante