PIBID Pedagogia comemora 3 anos com jornada sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência tem, em Castanhal, um subprojeto ligado à faculdade de Pedagogia. É o PIBID Educação do Campo, que, há 3 anos, vem inserindo licenciandos no interior das comunidades e escolas do meio rural de diferentes municípios do nordeste paraense.

E para comemorar os três anos de história, o Programa vai promover, nos dias 04 e 05 de maio, a 1ª Jornada de Educação do Campo, com o tema: Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural. O professor Carlos Renilton Cruz, um dos coordenadores do PIBID, justifica a relevância do tema escolhido.

“Nós resolvemos escolher esse tema, primeiro por estarmos em clima de comemoração referente ao Abril Vermelho, que é o momento em que os movimentos sociais destacam a luta pela reforma agrária no país inteiro. Segundo, pelo fato de que o desenvolvimento rural está intimamente ligado com a qualidade da escola que nós temos nessa zona rural. Então, quanto mais o desenvolvimento rural valoriza o sujeito que lá vive, mais nós temos condições de ter uma escola de melhor qualidade lá. Portanto, reforma agrária e desenvolvimento rural são dois temas importantíssimos nos debates da educação das populações rurais".

O professor Renilton, também destaca a importância do PIBID Educação do Campo para os alunos de Pedagogia da UFPA em Castanhal.

“Historicamente, o curso de Pedagogia é muito centrado na figura do aluno urbano. Geralmente, os estágios são todos feitos em escolas urbanas. Mas, na Amazônia, uma parte significativa da população vive, trabalha e estuda na zona rural. E a nossa realidade é muito complexa, por isso é preciso que os estudantes a conheçam”.

A Jornada vai contar com mesas-redondas, oficinas e minicursos e os interessados em participar devem realizar a inscrição no primeiro dia do evento, às 8h, no Auditório do GETI, levando 1kg de alimento não perecível.

Confira a programação, aqui.

Texto: Paula Lopes, com a colaboração de Mara Santos – Ascom UFPA/Castanhal