Aluno de Espanhol vai realizar a primeira defesa em Libras do Campus de Castanhal

A trajetória do estudante Carlos Dyeggo Silva, do curso de Letras Espanhol do Campus Castanhal, é marcada por participações em diversas atividades, como organização e coordenação de eventos, trabalhos voluntários em projetos e participação em atividades da Assessoria de Comunicação.

Carlos Dyeggo também é conhecido pelo trabalho de monitoria em diversas turmas do curso de Libras, ofertado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Língua de Sinais e Educação de Surdos, coordenado pelo professor Rubens Faro, da Faculdade de Pedagogia.

Foi a partir desse trabalho de monitoria que surgiu o interesse pela Língua Brasileira de Sinais. “O professor Rubens foi a minha inspiração e o que também me motivou a buscar esse conhecimento foi o fato de eu me deparar, durante o meu estágio supervisionado em uma escola pública, com uma aluna que era surda e não tinha contato com os demais alunos da sala”, conta Carlos Dyeggo.

Para refletir sobre a sua experiência durante o estágio, Carlos Dyeggo produziu a pesquisa do seu Trabalho de Conclusão de Curso com o título “Metodologias de Ensino de Língua Espanhola para alunos surdos: a realidade de duas escolas em Castanhal (Pa)”.

O trabalho será defendido no dia 11 de outubro, às 18h, no Auditório Nazaré Sá. Respeitando a modalidade de comunicação de seu orientador, professor Rubens Faro, que é surdo, Carlos Dyeggo irá realizar a sua defesa em Libras, a primeira na história do Campus de Castanhal. Haverá intérprete para os participantes ouvintes.

Pensando em ajudar alunos que precisam conhecer ou aprofundar seus conhecimentos sobre normas técnicas para trabalhos acadêmicos, o estudante Carlos Dyeggo, organizou, para o mesmo dia da defesa do seu TCC, um minicurso, que será ministrado pelo professor Marcos dos Reis Batista (UNIFESSPA), no horário das 14h às 17h30. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no dia e no local do evento (Auditório Central). Os participantes receberão certificado.

Serviços:
Minicurso sobre orientações de trabalhos acadêmicos (ABNT)
Ministrante: Prof. Me. Marcos dos Reis Batista (UNIFESSPA)
Data: 11/10/2017
Horário: 14 às 17h30
Local: Auditório Nazaré Sá

Defesa de TCC
Aluno: Carlos Dyeggo Silva – Letras Espanhol
Título: Metodologias de Ensino de Língua Espanhola para alunos surdos: a realidade de duas escolas em Castanhal (Pa)
Data: 11/10/2017
Local: Auditório Nazaré Sá