Livro sobre produção de leite no Pará tem a participação do PPGCAN

Parte dos trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós Graduação em Ciência Animal (PPGCAN) da UFPA em Castanhal compõe o livro “QualiLeite: Qualidade e tecnologia na cadeia produtiva do leite no Estado do Pará”.  A publicação, que vai ser lançada nesta quinta-feira, 21 de janeiro, é uma coletânea de artigos organizados e escritos com a colaboração de professores e estudantes do PPGCAN da UFPA e de outras instituições como UFRA, EMBRAPA E IFPA, sob a coordenação da UEPA. O livro em si, é o ponto de culminância do projeto “Avaliação da Qualidade de Leite e elaboração de derivados na agricultura familiar das Mesorregiões Nordeste e Sudeste do Pará”, que contou com o financiamento da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa do Pará ( FAPESPA).

Entre os professores do PPGCAN envolvidos na publicação está José Brito Lourenço Júnior, um dos responsáveis pela organização do livro e que também é um dos autores.

Para José Lourenço, a obra tem importância para o setor de produção de leite no Estado porque apresenta dados e análises recentes que podem ser úteis para o aperfeiçoamento da cadeia produtiva do leite no Pará. “A obra serve para indicar quais são os gargalos dessa cadeia, onde os elos são frágeis para que se busque corrigir”, diz o pesquisador que também acrescenta que os capítulos abordam aspectos multidisciplinares. “Além da técnica de produção, também há fatores econômicos e sociais, sendo mostrados, além de um capitulo que propõe políticas públicas para o desenvolvimento do setor”, diz Lourenço.

Produção Científica

Dados que para André Guimarães - também autor de um dos capítulos do livro e professor da Pós- Graduação em Ciência Animal - são importantes para dar visibilidade à produção científica do PPGCAN. “É uma forma de divulgar o trabalho de pesquisa que o programa tem feito no levantamento e na caracterização da pecuária leiteira do Estado do Pará”.

Nove integrantes do Programa de Pós Graduação em Ciência Animal (alunos e professores) têm participação na autoria de pelo menos onze dos treze capítulos do livro.

QualiLeite MídiasSociais (1)

SERVIÇO:

Lançamento do livro “QualiLeite: Qualidade e tecnologia na cadeia produtiva do leite no Estado do Pará”.

Dia:  21/01/2016 (Quinta-feira)

Hora:  18 horas

Local:  Livraria FOX -  TV. Dr. Moraes, 584 -  Belém.