GETI completa 17 anos com lançamento de cartilha sobre direitos dos idosos

A cartilha “Pessoa Idosa e o Direito de Prioridades” será lançada nesta quinta, 31 de março, durante as comemorações dos 17 anos do GETI – Grupo de Educação na Terceira Idade. O programa de extensão da Universidade Federal do Pará em Castanhal atende a 180 idosos em atividades educacionais e lúdicas.

A cartilha elaborada por professores, estudantes e técnicos ligados ao programa, aborda, de forma bem didática, parte do conteúdo do Estatuto do Idoso, como a garantia de prioridade, o acesso a direitos como educação, cultura, lazer e transporte, entre outros.

Para a coordenadora do GETI, Ildete Falcão, o objetivo de produzir uma publicação dessa natureza é proporcionar, aos idosos, informações sobre os seus direitos de forma mais simplificada e de maior entendimento. “A ideia foi simplificar a compreensão dessa legislação, então nos reunimos, estudamos o Estatuto do Idoso, elencamos temas e trouxemos para esse instrumento”.

Além do Estatuto do Idoso, a cartilha também traz informações sobre o GETI e um texto sobre envelhecimento.

Fazem parte da equipe de autoria da cartilha a pedagoga Ildete Falcão, os estudantes Danilo Teixeira Lima (Sistemas de Informação) e Gisleide Kamilla dos Santos Fernandes, Maiara Meireles Reis e Raira Karolina Lima Marinho (Pedagogia), além dos professores da Faculdade de Pedagogia, Eula Regina Lima Nascimento e João Batista Santiago Ramos.

O GETI
O Grupo de Educação na Terceira Idade reúne atividades educativas, físicas e culturais, voltadas a mulheres e homens idosos da comunidade castanhalense, o que, segundo a coordenadora do Programa, Ildete Falcão, pode trazer inúmeros benefícios. “Essas atividades proporcionam a esses cidadãos a melhoria na qualidade de vida em seus aspectos físico, sociocultural e emocional”.

Desde 2009, o GETI está aprovado como projeto de extensão do Campus da UFPA em Castanhal, sendo um laboratório para os alunos de graduação de vários cursos do Campus.

Como parte das atividades educacionais, estão as turmas de primeira e segunda etapas da Educação de Jovens e Adultos – EJA, que funcionam em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Castanhal.

Serviço:
17º aniversário do Grupo de Educação na Terceira Idade – GETI/UFPA