UFPA recebe palestras da Semana do Autismo de Castanhal

Estudantes de graduação da UFPA, pais de crianças autistas, e profissionais de saúde e educação, que atuam no atendimento a pessoas com o transtorno, lotaram o auditório da UFPA para ouvir sobre temas como Atividade Psicomotora baseada no Ensino Estruturado, Educação Musical e Estratégias de Inclusão Escolar e Comunicação para Pessoas com Autismo.

O encontro fez parte do roteiro da V Semana do Autismo de Castanhal, que comemorou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e foi promovido pelo Centro de Atenção à Pessoa com Autismo (Ceapa), em parceria com o Grupo de Educação Inclusiva da Região Amazônica (Geira).

Para João Paulo Nobre, responsável técnico do Ceapa, a parceria com o Geira trás benefícios pedagógicos e também contribui para que mais pessoas possam conhecer sobre as características do autismo. “Apesar de o nosso público-alvo ser a pessoa com autismo e seu familiar, também precisamos atingir os professores, e com isso chegamos aos profissionais que estão na rede e que estão em formação”, frisou.

Uma parceria que objetiva conscientizar as pessoas e principalmente os alunos das licenciaturas na UFPA/Castanhal, considera Raphaella Duarte, coordenadora do Geira. “Nós formamos os futuros professores que vão trabalhar com alunos incluídos. Entre esses, há alunos com autismo. Por isso é importante que as pessoas conheçam mais sobre o transtorno”. Ainda sobre a parceria, Raphaella Duarte contou que, há alguns anos, foi formado um campo de estágio, o que tem possibilitado que discentes já saiam da faculdade com uma boa visão sobre o assunto. “Essa parceria enriquece tanto o Campus, na melhoria de ensino para os graduandos, quanto auxilia o Ceapa nas atividades que eles precisam desenvolver”.

Para dona Marilene Matos, professora da rede pública, que trabalha com crianças autistas, esse tipo de evento possibilita, aos alunos e às pessoas que participam, uma forma de saber mais sobre as pessoas com autismo. “Essa palestra veio abrir novos horizontes para mim, porque a partir dela eu comecei a entender sobre certas atitudes e comportamentos da criança, como lidar com eles, e onde você irá encontrar apoio e buscar orientação”.

Entenda mais sobre o transtorno – Autismo é um transtorno global do desenvolvimento, que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.

A palestra sobre o tema foi realizada no dia 07 de Abril, no auditório Nazaré de Sá, na UFPA Campus/Castanhal.

Texto e fotos : Assessoria de Comunicação – UFPA/Castanhal