Poesia, Linguística e Literatura dialogam no palco do Mousiké 2016

Com um público formado por calouros de vários cursos do Campus Castanhal, em particular de Letras, nesta terça (22), foi aberta mais uma edição do Encontro Mousiké 2016.

O Mousiké é um evento destinado a calouros da UFPA em Castanhal, como uma forma de recepcioná-los e introduzi-los no mundo do conhecimento acadêmico. “Encontro Mousiké é ainda um evento de orientação aos calouros da graduação para a pesquisa e prática profissional comprometida com a construção de um mundo na eliminação das desigualdades sociais, pelos meios da Arte, da Ciência, da Escrita”, explicou o professor André de Aquino, coordenador Geral o evento.

O evento tem como tema Um túmulo para Charles Baudelaire. E este ano abre espaço para estudantes e professores de diversas áreas do conhecimento. “Nesta edição apresenta um caráter interdisciplinar. É encontro de professores, estudantes, artistas, comunidade extra-universitária, para constituir uma experiência, sobretudo, artística de reflexão”, relata o professor André Aquino.

Para a estudante de Letras - Língua Portuguesa, Caroline Modesto, que também coordena o evento, o Mousiké exerce um papel muito significativo na sua formação acadêmica. “É importante para nossa formação. É uma formação extra para o estudante, que vai sair daqui e enfrentar a sala de aula ou mestrado e precisa ter um conhecimento fora do conhecimento escrito, da teoria, ou seja, é algo prático. A importância é a praticidade que um evento desse traz.”

E para a caloura, também do curso de Letras - Língua Portuguesa, Larissa Ferreira, participar desse momento é muito enriquecedor e contribui na sua entrada para o meio universitário. “Nele a gente pode adquirir conhecimento daquilo que vamos ver durante os quatro anos na universidade, um pouco de cada disciplina, seja da Linguística, da poesia, da Literatura. O Mousiké agrega tanto a poesia quanto a arte e a música.”

A programação conta com mesas-redondas, onde serão abordados temas da Linguística, da Matemática e da Literatura, além de oficinas, minicursos, apresentações musicais, sessões de comunicações orais e noite cultural. O evento ocorre até amanhã, 23 das 9 às 17h30 no Campus da UFPA em Castanhal.

Texto e fotos: Ascom – UFPA/Castanhal