Campus da UFPA em Castanhal sedia até dia 24 de setembro evento da Confederação Brasileira de Handebol



Foi realizado na manhã desta terça, 20 de setembro, no Campus da UFPA em Castanhal, o Congresso Técnico da Confederação Brasileira de Handebol, onde foram apresentadas as mais recentes mudanças nas regras relacionadas ao handebol.

Entre os palestrantes do evento esteve Nilson Menezes, árbitro internacional de handebol, que atuou recentemente nas Olimpíadas do Rio.

O Congresso Técnico antecede a Liga Nacional Feminina - Região Norte – Castanhal que recebe oito times de 4 Estados da Região Norte: Paissandu e Castanhal (PA); Santos (AP); Adalberto Valle, Nilton Lins, Sul América e Rio Negro (AM); e Rádio Farol (RO).


A competição é uma seletiva da qual sairão apenas dois times para a etapa nacional.

A competição terá início ainda nesta terça, dia 20, às 16 horas, no Ginásio do Campus Castanhal, com a partida entre Santos (AP) X Adalberto Valle (AM).

Às 17h30 se enfrentam Rádio Farol (RO) X Sul América ( AM) e, encerrando às competições de hoje, às 19 horas, será a partida entre Paysandu (PA) X Castanhal (PA).

Os jogos da Liga Nacional Feminina – Região Norte – Castanhal prosseguem até sábado, 24, no Ginásio do Campus da UFPA em Castanhal.

Esporte, Ensino, Pesquisa e Extensão

Ainda na manhã de terça, 20, junto com o Congresso Técnico, a Faculdade de Educação Física do Campus Castanhal, realizou a exposição de trabalhos acadêmicos cujo foco é o Handebol, entre eles o projeto de extensão “Handebol: Do aprendizado ao jogo disputado”, coordenado pelos professores Daniel Alvarez e Nailton Carvalho.

Para Nailton Carvalho, a realização de um evento como a Liga, dentro da universidade é uma importante oportunidade de aprendizado para os acadêmicos. “Um evento como esse nos dá a oportunidade de consolidar o que se aprende na teoria, na prática”.


Realizado desde 2013, no Campus Castanhal, o projeto “Handebol: Do aprendizado ao jogo disputado” atende atualmente a 120 jovens atletas da comunidade, em cinco categorias: Infantil, Cadete, Juvenil, Junior e Adulto.

Texto e Fotos: Ascom/Campus Castanhal

Additional information