Seminário do GETI vai debater cuidados com a saúde dos idosos


O município de Castanhal possui cerca de 17 mil idosos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e no mês em que se comemora o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa a UFPA, por meio do Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI), vai promover o seminário “Empoderamento da Pessoa Idosa para o Autocuidado e Prevenção da Saúde”. O evento inicia no dia 31 de outubro, com encerramento no dia 1º de novembro.

De acordo com a coordenadora do GETI, professora Ildete Falcão, o seminário está em sua décima edição e neste ano vai debater questões ligadas à saúde dos idosos. “É muito importante que a pessoa idosa tenha conhecimento sobre o que ela pode fazer para melhorar a sua qualidade de vida”, ressalta.

Além do X Seminário, o GETI também participou, no dia 1º de outubro, das ações promovidas pelo Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa, na praça da Matriz, em Castanhal, que levou atividades artísticas, culturais, físicas, além de orientações sobre legislação aos participantes.

Elenice Teran, conselheira, destacou a importância das atividades realizadas para a população castanhalense. “Esse momento é uma oportunidade para que a comunidade possa perceber o quanto os direitos dos idosos vêm sendo infringidos. A sociedade precisa ver que o idoso é capaz, é protagonista e que ele precisa ter seus direitos garantidos”.

E esses direitos estão expressos em uma cartilha que o GETI distribuiu durante a programação na praça da Matriz. “A cartilha traz um resumo, inclusive ilustrado, dos pontos do Estatuto do Idoso que tratam das prioridades da pessoa idosa, como atendimento preferencial imediato em locais com filas, garantia de acesso aos serviços de saúde, prioridade no recebimento do imposto de renda e outros direitos ”, elencou a professora Ildete Falcão.

E as atividades do GETI no mês de outubro também contaram com a participação do grupo, no dia 05, em uma ação promovida pela Secretaria de Assistência Social, a qual proporcionou a vários idosos um dia lazer, com atividades físicas, culturais e lúdicas, no SESI de Castanhal.

GETI

O Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI) é um programa de extensão do Campus de Castanhal, iniciado há 17 anos, que tem a missão de promover ações educativas, culturais, físicas e de lazer, voltadas às várias dimensões do envelhecimento humano. O Seminário do GETI, realizado há dez anos no Campus de Castanhal, faz parte dessas ações do Programa.

Para a aluna Maria Odete do Rosário, o GETI trouxe aprendizagem e qualidade de vida. “O GETI significa muito para mim, pois aqui eu conquistei amigos, eu conquistei saúde também. Eu praticamente não sabia ler e no programa eu aprendi. Eu também não me exercitava e agora eu faço capoeira e caminhada. Tudo isso graças ao GETI”.

Serviço:
X Seminário do GETI
Tema: “Empoderamento da Pessoa Idosa para o Autocuidado e Prevenção da Saúde”
Período: 31/10 a 01/11/2016
Horário: 14 às 18h
Local: Auditório Nazaré Sá – Campus da UFPA/Castanhal
Inscrições: No primeiro dia do evento, no início da programação

Texto: Ascom – UFPA/Castanhal

Additional information