1º Simpósio Paraense de Atividade Física e Saúde destaca a inclusão pelo esporte

Com uma programação que envolve conferências, mesas-redondas e apresentação de trabalhos, o 1º Simpósio Paraense de Educação Física e Saúde reúne, nesta quinta 1º e nesta sexta, 02 de dezembro, especialistas que debatem temáticas ligadas à inclusão por meio do esporte e da atividade física.

Para o organizador do evento, professor Daniel Pires, da faculdade de Educação Física do Campus, a temática escolhida surgiu a partir de algumas perspectivas da própria faculdade. “Temos o professor Anselmo Silva que trabalha com a questão do esporte adaptado e da inclusão e, a partir de um grupo de pesquisa desse professor, nós trouxemos essas ideias para que fossem abordadas no Simpósio”.

Ideias que para o professor Paulo Ferreira (Unicamp), palestrante da tarde desta quinta, precisam ser debatidas constantemente para que as pessoas entendam, de fato, a importância da inclusão. “É preciso entender e defender a inclusão para além do campo das ideias. É necessário que sejam adotadas posturas atitudinais nesse campo. As pessoas devem agir de forma a inclusiva e esses momentos de debates são preciosos para que isso ocorra.”

O Simpósio prossegue na manhã desta sexta, com a conferência Epidemiologia da Atividade Física, a mesa-redonda Atividade Física, Saúde e Doença, além de apresentações de 17 trabalhos em formato de comunicação oral e pôster.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

Texto e fotos: Ascom – UFPA/Castanhal

Additional information