I SINEPES promove discussões entre alunos e professores de diversas Instituições de Ensino Superior

O I SINEPES - Simpósio Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Envelhecimento e Sexualidade é resultado dos debates coletivos teóricos e políticos de estudantes e professores vinculados ao NEPES, com a perspectiva de desenvolver a pesquisa acadêmica e o processo formativo na composição de relações permanentes de valorização da diferença.

O objetivo desta ação, que tem como tema “Educação, sexualidade em narrativas amazônicas”, é promover discussão e interação de conhecimentos, entre docentes e discentes das diversas Instituições de Ensino Superior.

Como proposta de aproximar as diretrizes do grupo e formar uma rede de conexão chamada de Rede de articulação temática é que obtiveram o tema do evento. “Essa rede de articulação temática envolve as narrativas, as pesquisas sobre teoria crítica e as pesquisas ligadas ao envelhecimento”, explica o professor Dário Azevedo, coordenador do Núcleo.

O evento empenhou-se em transmitir experiências diversas aos participantes e colaboradores, através de mesas redondas com palestrantes da UFPA e outras Instituições de Ensino Superior, apresentações de pôsteres e culturais.

Dentre essas experiências está a de Andréa da Silva, bolsista voluntária do grupo, que diz ter uma construção teórica antes de promover qualquer interação com os participantes do evento. “Os professores do NEPES se preocuparam em construir todo um arcabouço teórico para chegar a expor isso”, relata ela.

Além de Andréa, o estudante de Letras- Espanhol, Eduardo Oliveira, também revela que o grupo vem como forma de nutrir as experiências, as perspectivas dentre todos os detrimentos da sociedade. “Nesse grupo de pesquisa outro gênero de pensadores faz a gente chegar mais próximo do que é a real interação com, até mesmo, os nossos futuros alunos”, diz ele.

Texto e fotos: Ascom/ UFPA Campus Castanhal