Palestra esclarece dúvidas de candidatos ao Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia

Quase 100 candidatos interessados em uma das 24 vagas para o mestrado interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), participaram, na manhã desta sexta (20/01), de uma palestra que trouxe informações sobre a mais recente oportunidade de formação continuada ofertada pelo Campus da UFPA em Castanhal.

O professor José Guilherme Fernandes, coordenador do PPGEAA, e outros docentes que atuarão dando aulas no mestrado, esclareceram diversas questões referentes ao processo seletivo, que está com inscrições abertas até 30 de janeiro e, ainda, tiraram dúvidas sobre o Programa em si.

“Antropização tem a ver com meio ambiente, mas também pressupõe as relações entre as pessoas, entre os grupos”, explicou o professor José Guilherme, que também frisou a importância de os candidatos relacionarem seus projetos com a Amazônia, pois essa região será o alvo de todas as pesquisas e produções do mestrado interdisciplinar.

E a interdisciplinaridade foi bastante comentada pelos professores que participaram da palestra. “O mestrando precisa focar em um tema que seja interdisciplinar ao construir seu projeto, que perpasse por, pelo menos, duas áreas de conhecimento”, destacou o professor Marcos Seruffo, da Faculdade de Computação.

Outro item destacado pelo docente foi a importância de se analisar o currículo dos orientadores do PPGEAA. “Para o candidato a uma vaga do mestrado, o passo inicial para se pensar na pesquisa que será desenvolvida é checar o currículo dos pesquisadores. É só acessar a Plataforma Lattes para encontrar linhas com as quais mais se identifica”, ressaltou o professor Seruffo.

Uma dica para quem tinha dúvidas sobre como relacionar áreas distintas foi dada pela professora Isis Abel, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia. “Eu participo de um projeto que estuda o surgimento de doenças em animais em áreas de fragmentação florestal, mas o nosso foco são os animais. Aqui no PPGEAA vocês podem pesquisar a ação do homem nesse local e responder a questões como: por que esse homem está ali tão colado ao fragmento florestal? É esse tipo de proposta que a gente espera dos alunos do mestrado em Estudos Antrópicos.”

Inscrições – o coordenador do PPGEAA informou que, até o momento, o PPGEAA já recebeu 160 inscrições e que a previsão é de que esse número chegue a 200 até o dia 30 de janeiro, prazo final para quem deseja participar da seleção.

As aulas do mestrado terão início em abril e acontecerão no Centro Multidisciplinar de Educação Continuada da UFPA em Castanhal, localizado na Rua Maximino Porpino, nº 1000, no bairro Pirapora, em Castanhal.

Para mais informações sobre as inscrições para o Mestrado Interdisciplinar em Estudos Antrópicos na Amazônia, clique aqui.

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

Additional information