Cursinho Logos realiza aula inaugural e comemora aprovações em processos seletivos

“Estudantes sonhadores de um bairro periférico da cidade modelo, um dia, deram as mãos e disseram que era possível. Então o sonho saiu do mundo das ideias, foi registrado em algumas folhas e hoje está alcançando vidas de tantos outros jovens, também sonhadores, que teimam em caminhar, apesar dos impasses e obstáculos encontrados por entre esse árduo, mas prazeroso caminho do viver estudantil”.

Essa é a avaliação da professora Raquel Rocha, referindo-se ao cursinho Logos Pré-ENEM, um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará, desenvolvido no Campus de Castanhal e que vem preparando, desde 2015, alunos para ingressarem no ensino superior.

Raquel Rocha é uma das idealizadoras do projeto do cursinho, juntamente com os professores Davi Pereira de Souza, Francisca Imaculada Oliveira, Joelson Lima, Ronald Bessa e da Conselheira Tutelar do Bairro do Jaderlândia, Larisse Silva. Atualmente, o projeto tem na coordenação geral a professora Patrícia Kimura.

Em 2017, o cursinho Logos do Campus de Castanhal iniciou suas atividades com uma aula inaugural nesta segunda, 30, no Auditório do GETI. Cerca de 100 alunos realizaram a matrícula e compareceram neste primeiro encontro.

Luciane da Silva, que há 9 anos concluiu o Ensino Médio, falou dos seus objetivos como aluna do cursinho Logos. “Eu ouvi falar bastante sobre o cursinho e fiquei interessada. Pretendo fazer o vestibular para Assistência Social e vou focar bastante nos estudos”.

Vagas - O professor Davi Souza, um dos coordenadores do cursinho, informou que ainda é possível se inscrever para participar das aulas. “Nós temos 50 vagas que não foram preenchidas. Pessoas que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam cursando o último ano podem comparecer ao prédio do GETI, no horário das 18 às 21h, para realizarem sua inscrição, até esta sexta, 03 de fevereiro”.

Documentos - as pessoas que estiverem dentro dos requisitos para se tornarem alunos do Logos, podem se inscrever mediante apresentação dos seguintes documentos: cópia do RG, do CPF e do comprovante de residência, certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração de que está cursando o último ano.

Resultados - Desde a sua criação, em 2015, o cursinho vem aprovando alunos em diversos processos seletivos por todo o país. E na manhã desta terça, 31, alunos aprovados no Sistema de Seleção Única (SISU) do governo Federal e no Processo Seletivo da Universidade Estadual do Pará reuniram-se no Campus da UFPA em Castanhal para a tradicional comemoração, com direito à marchinha do vestibular e banho de trigo. Até o momento, o Logos já conta com 7 aprovados. Os professores ainda estão aguardando resultados de outros certames, como o PS 2017 da UFPA.

Natália Souza, aprovada no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas pelo SISU contou sobre sua trajetória no cursinho Logos. “A minha família não tinha condições de pagar um cursinho particular e mesmo eu morando num bairro distante eu me inscrevi, pois eu tinha o sonho de ser aprovada em um vestibular. Eu comecei em janeiro de 2016 e fui até o final. Todo esforço valeu à pena”.
Nesse mesmo clima de comemoração, Arthur Monteiro, aprovado em Ciências Sociais (UNIFESSPA), falou sobre a alegria de passar no vestibular. “Essa sensação é incrível, pois a gente sabe o quanto teve que se dedicar o ano todo. E poder colher os frutos é muito gratificante. Eu agradeço à excelente equipe de professores do cursinho pelo trabalho que eles vêm realizando”.

Trabalho que, de acordo com o professor Davi Souza, vem contribuindo para que uma demanda expressiva de alunos do Jaderlândia e de outros bairros seja atendida em diversos aspectos. “Nosso objetivo, enquanto projeto comunitário, não é apenas aprovar alunos em seleções de vestibulares, mas também incentivá-los nos estudos, resgatar pessoas que há tempo não frequentam a escola”, destacou o professor, que também afirmou ser essa uma ótima oportunidade para que os acadêmicos do Campus Castanhal tenham uma experiência formadora.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Ranny Luz e Paula Lopes