Programa Permanência 2017 encerra inscrições no dia 10 e Programa Permanência 2016 divulga repescagem

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), abre inscrição para o processo seletivo do Programa Permanência (PPermanência), destinado a estudantes que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica. Para o ano de 2017, a SAEST oferta 1.570 auxílios no valor de R$ 400,00. Do total dos auxílios ofertados, 60% serão destinados a candidatos em renovação e assistidos com Auxílio Emergencial e 40% a candidatos novos. As inscrições vão até 10 de março.

Leia aqui o edital.

O objetivo da ação é reduzir a evasão e a retenção, além de garantir a permanência do discente em vulnerabilidade socioeconômica em sala de aula, para que possa concluir seu curso em tempo regular e com qualidade. O auxílio é voltado para o discente da instituição que cursa a primeira graduação na modalidade extensiva (regular) presencial e não possua condições de arcar com custeio total ou parcial com alimentação, transporte e material didático. A vigência do auxílio tem validade de 12 (doze) meses.

Inscrições - As inscrições ocorrem em 2 (duas) etapas concomitantes: “Inscrição no Sistema” e “Envio de Documentos", e esses procedimentos devem ser realizados até as 17h do dia 10 de março de 2017.

Inscrição no Sistema - na primeira etapa, o discente terá que acessar o Sistema Gerencial de Assistência e Integração Estudantil (SIGAEST) e inscrever-se no Programa Permanência 2017 – Modalidade Auxílio Permanência. Em seguida, deverá ser realizado o preenchimento completo do Questionário Socioeconômico referente ao auxílio solicitado.

Para os discentes calouros que ainda não possuem matrícula no SIGAA há a opção de inscrever-se utilizando um número de matrícula provisório para uso no SIGAEST e o CPF.

Envio de Documentos - Os discentes do Campus de Belém devem enviar os documentos exigidos pelo edital, exclusivamente por meio do SIGAEST, em arquivo de imagem (no formato JPG e tamanho máximo de 1 Megabyte). Contudo, os que estudam nos demais campi, poderão enviar sua documentação por meio do SIGAEST ou pessoalmente, por meio da Coordenação de Extensão do campus de origem ou Núcleo de Assistência e Integração Estudantil, quando houver.

Lembrando que, no caso de o candidato encaminhar sua documentação por meio das duas opções (on-line e presencial), para efeito de análise, serão considerados somente os documentos inseridos no SIGAEST.

Novidades do Programa Permanência 2017 - Para a edição deste ano, a SAEST informa que estará disponível apenas a modalidade de Auxílio Permanência. A modalidade Auxílio Moradia será disponibilizada juntamente com o Edital do Programa Casa de Estudantes Universitários (PROCEUS), que deverá ser publicado nos próximos dias.

Para evitar sobrecarga no SIGAEST, a SAEST orienta que os discentes não deixem para realizar a inscrição nos últimos dias, e informa que não se responsabilizará por falha de conexão da internet, que impossibilite o cumprimento das etapas do processo seletivo.

Programa Permanência 2016 - Alunos inscritos no Programa Permanência 2016 e que não foram contemplados, atenção! A PROEX acaba de divulgar o edital de repescagem. Os selecionados nesse edital devem apresentar a documentação até 15 de março. Mais informações, aqui.

Serviço 1
Programa Permanência – modalidade Auxílio Permanência
Inscrições: até 10 de março

Serviço 2