Equipe da UFPA de Belém visita obras do Restaurante Universitário do Campus Castanhal

As políticas de assistência estudantil na universidade consistem em um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes e métodos que orientam as ações da UFPA no provimento de soluções às necessidades do estudante em situação de vulnerabilidade.

Estudantes do Campus Castanhal já contam com assistência oferecida por programas como Auxílio-Moradia, Auxílio-Creche, Bolsa Permanência e outros. Mas, de acordo com Meyre Barros, diretora do Restaurante Universitário (RU) da UFPA, que esteve no Campus Castanhal nesta quarta, 24 de maio, os alunos dos campi do interior ainda não contam com assistência na área da alimentação.

“A intenção do RU é atender aos alunos em situação de vulnerabilidade para que eles tenham um suporte de alimentação durante as suas atividades acadêmicas. Eu considero que já estava na hora de a universidade ampliar esse atendimento para os campi do interior e a gente começa por Castanhal esse processo.”

Acompanharam a diretora do RU, a chefe do Restaurante e integrantes da Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA (SAEST). Entre eles, o diretor, professor José Maia, que falou sobre os objetivos da visita técnica.

“Nós estamos verificando as instalações físicas e as condições dos ambientes, tanto no Campus I quanto no Campus II. Estamos fazendo um levantamento do que falta para que esses espaços tenham condições de funcionar”.

O professor José Maia também destacou que o RU de Castanhal não será como o de Belém, pois, na capital, as refeições são preparadas na Universidade e aqui a alimentação será fornecida por uma empresa.

“Também discutimos o Termo de Referência, que está sendo construído para a futura licitação da empresa que vai prestar o serviço de fornecimento da alimentação,” frisou o diretor da SAEST.

A expectativa é de que o Restaurante Universitário do Campus Castanhal comece a funcionar no segundo semestre de 2018, com a prestação do serviço sendo feita por uma empresa, que deverá atender aos estudantes do Campus I e do Instituto de Medicina Veterinária (Campus II).

Texto e foto: Paula Lopes - Ascom/UFPA Castanhal