Feira do livro tem obras de professor do Campus Castanhal

A XXI Feira Pan Amazônica do Livro recebe, em 2017, duas obras do professor João Batista Santiago Ramos, da Faculdade de Pedagogia do Campus Castanhal.

Um dos livros é "Por uma utopia do humano: olhares a partir da ética da libertação  de Enrique Dussel, disponível, na feira, no estande da Livraria Cultura".

O objetivo da obra é trazer um olhar mais complexo sobre a temática da utopia, a qual, para muitos, está relacionada apenas à fantasia, à imaginação, a algo impossível e que faz parte do mundo dos sonhos.

De acordo com o prefácio de Adalberto Dias de Carvalho, a publicação “representa um esforço notável do autor em renovar o sentido da noção de utopia, designadamente quanto à sua capacidade de mobilização social e cívica de pessoas e grupos em prol do combate às injustiças de todo tipo.”

A segunda obra, da qual o professor João Batista é um dos organizadores, é intitulada Educação, Infância e Filosofia. Ela está disponível no estande da Editora CRV.

Resumo da obra - A Filosofia ocupa-se de pensar a infância, relacionando-a de maneira fundamental à atitude de questionamento, própria, a um só tempo, ao ser-criança e ao filosofar. Para mostrar-se fiel ao que os diversos pesquisadores apresentam, talvez se devesse falar de “infâncias”, que, sem perderem o seu pendor de abertura ao mundo e ao seu questionamento, ganham diferentes determinações de acordo com os cenários existenciais em que se situam. A filosofia se encontra com as crianças no processo de ensino-aprendizagem, quando o educador se investe da tarefa de provocar as crianças ao pensar, preservando nelas uma certa predisposição crítica condizente com o processo do filosofar.

A Feira do Livro acontece até 04 de junho, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. Visite, também, o estande da UFPA e conheça as produções de outros pesquisadores da Universidade.

Texto: Paula Lopes e Mara Santos – Ascom UFPA/Castanhal

Additional information