Castanhal será polo do Mestrado Profissional em Matemática

Em 2018, as cidades de Castanhal, Abaetetuba e Bragança foram integradas ao Mestrado Profissional em Ensino de Matemática em Rede Nacional (Rede ProfMat), conforme apreciação positiva da Comissão Acadêmica Nacional dessa Rede e da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes).

ProfMat – O Curso de Mestrado visa atender, prioritariamente, professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência. Para 2018, serão ofertadas 15 vagas em Castanhal e Bragança e 10 vagas em Abaetetuba. Em Castanhal, as aulas presenciais ocorrerão às sextas-feiras, pela manhã e pela tarde.

O ProfMat é composto por muitas Instituições de Ensino Superior organizadas em rede dentro da UAB (Universidade Aberta do Brasil), chancelado pela Capes e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Importância – Para a UFPA, que já possui um polo funcionando em Belém, a conquista é muito relevante, pois amplia a possibilidade de docentes que residem nessas cidades sejam favorecidos com a oportunidade da Pós-Graduação em um curso stricto sensu, além de “fortalecer a política da Universidade multicampi, com ênfase na relação desta com o contexto local e o ensino público no Pará”, conforme declara o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Romulo Angélica.

Calendário – As inscrições para o ProfMat vão de 1º de agosto a 15 de setembro de 2017, somente pela internet, no endereço  disponibilizado no Edital, e o Exame Nacional de Acesso será aplicado no dia 21 de outubro, no horário das 14 às 17h. A prova será constituída de 30 questões de múltipla escolha. Os candidatos aprovados deverão realizar matrícula até 26 de janeiro de 2018.

Taxas – O Mestrado Profissional em Matemática é gratuito, mas para a inscrição no processo seletivo será cobrada taxa no valor de R$ 76.

Mais informações sobre o programa, inclusive sobre o Exame Nacional de Qualificação (que é realizado pelos alunos, no segundo ano do curso de Mestrado) – além de acessar as videoaulas disponíveis –, podem ser obtidas clicando aqui.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal, com informações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA
Imagem: Reprodução / Google