Faculdade de Educação Física vai promover competição de huka-huka, uma luta tradicional

Muita gente associa luta e artes marciais à violência. E é pensando em mostrar como a luta pode ser uma atividade física interessante na escola e na universidade, que o professor Victor Coswig, da Faculdade de Educação Física do Campus Castanhal, está organizando, juntamente com alunos, uma competição de huka-huka.

Trata-se de uma arte marcial e um estilo de luta tradicional de alguns povos indígenas do Brasil e que vem sendo introduzida, em caráter experimental, na formação de policiais militares do Estado de São Paulo, no Brasil. A luta também vem sendo estudada por lutadores de artes marciais mistas, de maneira a aplicá-la em combates profissionais.

De acordo com o professor Victor Coswig, além desmistificar o paradigma da associação entre luta e violência, a realização de um torneio no Campus da UFPA/Castanhal tem outros objetivos. “A ideia é estimular a prática de lutas, promovendo interação entre a comunidade acadêmica, e mostrar a forte ligação dessas práticas corporais com a cultura e a história brasileiras.”

“Qualquer pessoa com vínculo institucional com a UFPA/Castanhal pode participar do torneio, que será realizado no dia 10 de agosto, a partir das 14h. Não é preciso conhecer ou ter experiência, pois as regras são simples e foram adaptadas para facilitar a participação de quem não tem vivência com lutas”, informa o professor Victor.

Quem desejar conhecer a huka-huka antes do dia do torneio poderá participar, no dia 04 de agosto, de uma oficina que irá apresentar a modalidade à comunidade do Campus.

Regras – No dia do torneio, que também contará com apresentações artísticas e culturais, os lutadores receberão pintura corporal. O objetivo da huka-huka é colocar o adversário de costas no solo. A luta inicia de joelhos e terá duração de 4 minutos ou até que um dos lutadores marque dois pontos. Para maior equilíbrio entre os lutadores, estes serão divididos em categorias de peso: feminino (até 50, até 65 e a acima de 65kg) e masculino (até 80 e acima de 80kg).

Para mais informações sobre as inscrições no evento, clique aqui.

1º Torneio de Huka-Huka da UFPA/Castanhal
Data: 10/08/2017