Engenharia da Computação

Histórico
No ano de 2009 a Faculdade de Sistemas do Campus de Castanhal iniciou suas atividades com o Curso de Bacharelado em Sistemas da Informação. Com o passar dos anos foi transformada em Facomp – Faculdade de Computação passando a ofertar dois cursos em nível de Bacharelado: Sistemas de Informação e Engenharia de Computação.

1- Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI)

Objetivo do Curso
Visa à formação de recursos humanos para o desenvolvimento de Sistemas de Informação nas diferentes áreas do conhecimento humano.

Características gerais do curso
Forma de Ingresso: por meio de processo seletivo a cargo da instituição
Número de Vagas: 30
Turno de Funcionamento: Diurno (Matutino e Vespertino)
Modalidade de Oferta: Presencial
Título conferido: Bacharel em Sistemas de Informação
Duração: Mínima de 8 semestres (4 anos) e máximo de 12 semestres (6 anos)
Carga Horária: 3.305 horas
Período Letivo: Extensivo
Regime Acadêmico: Seriado
Forma de oferta de atividades: modular e paralela
Desenho curricular: atividades obrigatórias e complementares, incluindo as disciplinas eletivas, o trabalho de conclusão de curso e estágio supervisionado.

Perfil do profissional egresso
Os bachareis em Sistemas de Informação estarão aptos, entre outros, a exercerem atividades de planejamento e gerenciamento da informação, coordenando equipes de trabalho e definindo a pertinência do uso de recursos de TI específicos para resolver problemas das organizações, além de desenvolver sistemas computacionais utilizando novas técnicas de programação, modelagem e simulação de sistemas, que garantam o emprego eficiente dos recursos computacionais no atendimento de necessidades das empresas.

Avaliações do MEC
Em 2012 o Curso de Sistema de Informação recebeu a visita dos avaliadores do MEC para o ato de reconhecimento. O curso recebeu, dentro da escala MEC de 1 a 5, nota final 3, o qual apresenta de acordo com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior um perfil SUFICIENTE.

2- Curso de Bacharelado em Engenharia de Computação

Objetivo do Curso
Prover uma formação que capacite o profissional para soluções de problemas do mundo real, por meio da concepção e implementação de sistemas e modelos computacionais.

Características gerais do curso
Forma de ingresso: processo seletivo anual
Número de vagas: 30
Turno de funcionamento: Diurno (Matutino ou Vespertino)
Modalidade de oferta: Presencial
Título conferido: Bacharel em Engenheira de Computação
Duração: mínimo de 7 semestres e máximo de 15 semestres
Carga horária: 3.866 horas
Curso extensivo: funcionamento predominante no segundo e quarto períodos letivos
Regime acadêmico: seriado
Forma de oferta de atividades: paralela
O currículo do curso está estruturado a partir de cinco núcleos: formação básica, formação tecnológica, formação humanística, formação suplementar e formação profissionalizante.

Perfil do profissional egresso
Os bachareis em Engenharia de Computação possuem um perfil diversificado que abrange as diversas facetas da computação e engenharia, compreendendo a construção, programação e aplicação de sistemas computacionais nos mais variados campos do conhecimento. Este profissional utilizará raciocínio lógico e conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais que estimulam sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas de engenharia, voltados aos diversos setores da economia. O egresso do curso terá ainda a facilidade de interagir e de se comunicar com profissionais das áreas de engenharia, computação e de outras áreas no desenvolvimento de projetos em equipe.

Coordenação da Faculdade
Diretor: Bruno Lyra - Doutor
Vice-Diretor: João Chamma – Doutor

Corpo docente da Faculdade
Adailton Lima – Mestre
Denis Rosário – Doutor
Diemisom Melo –
Eduardo Guerra – Mestre
Fabíola Araújo – Mestre
Fabrício Garcia – Mestre
Hieda Silva – Mestre
Igor Ruiz Gomes – Mestre
José Jailton - Doutor
Lídio Campos – Mestre
Liviane Rego – Mestre
Marcelino Silva - Doutor
Marcos Seruffo – Doutor
Nágila Torres –
Penha Abi Harb – Mestre
Sheila Leal -
Yomara Pires - Doutora

Laboratórios e espaços físicos da Faculdade
Com a expansão das instalações físicas do Campus de Castanhal, inauguradas no segundo semestre de 2011, a Faculdade de Sistemas de Informação passou a contar com o prédio de Acesso à Informação.

Atualmente este prédio conta com 02 laboratórios em funcionamento, totalizando 70 máquinas. Além disso, a FACSI conta com o Laboratório Temático de Sistemas, ambiente destinado ao desenvolvimento de software e sistemas, exclusivo aos bolsistas de projetos de pesquisa e extensão vinculados ao Curso.

Mais informações visite o site da Facomp

 

Additional information