Home » Articles posted by Thiago Bertolino

Author Archives: Thiago Bertolino

Diretório Central dos Estudantes peticiona na Defensoria Pública da União contra os cortes no orçamento da UFPA

Nesta quinta, 09 de maio, o Diretório Central dos Estudantes  da Universidade Federal do Pará (DCE/UFPA), gestão “Por Todos os Cantos”, em reunião com a Divisão Regional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União no Estado no Pará – DPU/PA, representada pelo Dr. Wagner Wille, Defensor Público Federal de Direitos Humanos, entrou com um processo de Assistência Jurídica a fim de ajuizar uma Ação Civil Pública para reverter o bloqueio de 30% nas verbas de custeio da UFPA, tendo o compromisso da DPU de ajuizar a presente Ação o mais breve possível.

Entenda o caso – No último dia 30, o Ministro da Educação Abraham Weintraub anunciou o corte de 30% das verbas das Universidades Federais com a justificativa de que as universidades promoviam “balbúrdias” ao invés de procurar melhorar o desempenho acadêmico, desrespeitando toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

A UFPA está entre as melhores universidades do Brasil e detém o título de melhor universidade da Amazônia e da região Norte do país, com o reconhecimento nacional e internacional por suas pesquisas e produções acadêmicas e científicas.

O DCE UFPA tem o compromisso de atuar pelas instituições democráticas e utilizar de todos os meios possíveis para barrar esse ataque às Universidades Públicas.

Agenda – No dia 15 de maio, a partir das 8h, o DCE estará nas praças e as ruas em defesa da Educação Pública, Gratuita, Diversa, Plural, Interiorizada e de Qualidade. Em Castanhal, estudantes e servidores estarão na Praça da Matriz de São José, expondo o andamento e alguns resultados de diversas pesquisas realizadas pela UFPA na Cidade Modelo.

Texto: Gregório Neto

Divulgado o Edital do Exame Nacional de Acesso ao ProfBio

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). Voltado para graduados em Ciências Biológicas, Biologia ou Ciências com Habilitação em Biologia, o edital é regido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), porém, no Norte, é oferecido pela UFPA. O curso disponibiliza um total de 500 vagas e a inscrição, no valor de 200 reais, deve ser realizada pelo link, do dia 15 de julho, até as 17h do dia 22 de agosto. Confira o edital aqui.

Inscrições – Para se inscrever, o candidato deve preencher o requerimento de inscrição, informando o CPF e número do documento de identificação. Após o preenchimento, será gerado o boleto bancário no valor de 200 reais, que deverá ser pago até o dia 22 de agosto. Candidatos com deficiência deverão solicitar condições especiais para a prova na página de inscrição. Também deverão preencher e enviar o Requerimento de Atendimento Especial para Realização da Prova (junto com laudo médico) para o e-mail executivo@copeve.ufmg.br e para o endereço da Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE/UFMG), até 23 de agosto. O comprovante de inscrição será disponibilizado no site a partir de 23 de setembro, e deve ser apresentado com o documento de identificação no dia da realização da prova.

Processo Seletivo – O processo de Seleção consistirá em uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha. As perguntas serão referentes aos temas de Biologia do conteúdo Programático do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de Biologia, disponível aqui. O exame será realizado no dia 29 de setembro, das 14h às 18h (horário de Brasília). No entanto, é necessário que os participantes cheguem com uma hora de antecedência, já que os portões ficarão abertos das 13h às 13h45. O gabarito oficial será liberado a partir de 29 de setembro, no site da COPEVE, e o resultado final será divulgado a partir do dia 15 de outubro, na mesma página.

PROFBIO – O mestrado faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional e visa qualificar professores de Biologia para o Ensino Médio. Desse modo, o curso busca melhorar a atuação e o desempenho do professor em sala de aula, tanto em relação quanto a estratégias de ensino. As aulas do Profbio ocorrerão uma vez por semana. A turma selecionada pelo edital 2018 terá aula presencial na UFPA todas as terças-feiras, durante 24 meses.

Exigências – O candidato aprovado deverá apresentar: diploma de graduação original devidamente registrado no Ministério da Educação; comprovante de efetivo exercício de docência em Biologia, no Ensino Médio na Rede Pública de Ensino do país; comprovante(s) do(s) tempo(s) de serviço como docente no serviço público; e documento de identidade com foto.

Uma vez classificado, o aluno deverá estar em efetivo exercício de docência em Biologia, no Ensino Médio na Rede pública de Ensino do país, enquanto permanecer cursando o PROFBIO. Portanto, não poderá solicitar licença para cursar o PROFBIO.

Mais informações no edital ou pelo e-mail executivo@copeve.ufmg.br.

Texto: Thiago Bertolino – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Reprodução / Google

2ª Semana Acadêmica de Matemática está com inscrições abertas

A 2ª Semana Acadêmica de Matemática de Castanhal (II SAMATC), sob o tema “A Formação Docente na Licenciatura de Matemática”, será realizada no Campus da UFPA em Castanhal entre os dias 15 e 17 de maio.

O evento terá em sua programação: palestras, minicursos, exposição de pôsteres, oficinas, mesas-redondas e apresentações culturais.

Os interessados em submeter trabalhos devem enviar o resumo expandido (confira aqui as normas) para o e-mail do evento: samactufpa@gmail.com até o dia 09 de maio. As inscrições para os ouvintes podem ser feitas no Centro Acadêmico de Matemática até o dia 14 de maio.

Serviço:

2ª Semana Acadêmica de Matemática de Castanhal

Período: 15 a 17 de maio de 2019

Local: UFPA – Campus Castanhal

Investimento: R$5,00

Confira aqui a programação.

O evento terá certificação de carga horária.

Texto e imagem: Divulgação FACMAT e CAMAT

Especialização em Treinamento Esportivo: resultado final

A Faculdade de Educação Física torna público o resultado final do processo seletivo para Especialização em Treinamento Esportivo do Campus Universitário de Castanhal.

Resultado final – vagas autofinanciadas

Resultado final – demanda social

O início das aulas ocorrerá no sábado (11/05) às 8h, no Campus de Castanhal (sala a definir).

Os candidatos aprovados para as vagas autofinanciadas receberão, no primeiro dia de aula, as orientações sobre cadastramento e pagamento da primeira mensalidade do curso.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o coordenador da Especialização, Prof. Dr. Victor Coswig (91) 984273036 / vcoswig@gmail.com.

VII Jornada de Inclusão Digital segue com inscrições abertas para ouvintes

A Faculdade de Computação da UFPA em Castanhal estará promovendo, nos dias 10 e 11 de junho, a VII Jornada de Inclusão Digital (JID) e a III edição do Arduíno Tech.

Com o tema Inteligência Artificial e Tecnologias Disruptivas: Aplicações e Soluções Práticas, a VII JID busca promover o debate sobre o uso da Inteligência Artificial, suas aplicações e soluções, bem como discutir seu caráter disruptivo em tarefas do nosso cotidiano e no processo de tomada de decisões.

A III edição do Arduíno Tech FACOMP Castanhal visa ampliar o conhecimento e promover o debate na região sobre tecnologias embarcadas e hardware livre. Tecnologias essas, atualmente presentes na vida dos cidadãos, a exemplo a plataforma Arduíno e o microcomputador Rasperry PI.

O evento é aberto a todos os interessados nas temáticas que serão abordadas durante a programação, inclusive a alunos e profissionais de outras instituições. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas no site.

VII Jornada de Inclusão Digital e a III Arduíno Tech
Organização: Faculdade de Computação
Data: 10 e 11/06/2019
Local: Auditório Nazaré Sá, UFPA – Campus Universitário de Castanhal.
Site para inscrições: https://www.even3.com.br/jidufpacastanhal/

Datas Importantes
Inscrições: até 31/05/2019

Texto e imagem: Divulgação Facomp

Comitiva francesa visita Faculdade de Medicina Veterinária da UFPA/Castanhal

Em pé da esquerda para direita: Margaux Meysonnet, relações internacionais VetAgroSup; Cinthia Lopes, técnica responsável HVSAS; Hanna Morais, mestranda e ex-aluna projeto BRAFAGRI-UFPA; Nailson Néri Júnior, residente R1 HVSAS; Agnès Leblond, professora VetAgroSup; Profa. Sheyla Domingues, coordenadora HVSAS; Prof. Gilles Brunschwig, relações internacionais VetAgroSup.
Agachados da esquerda para direita: Prof. Danilo Rodrigues, diretor do Hospital Veterinário UFPA; Marina Benarrós, residente R2 HVSAS; Kelly Silva, residente R2 HVSAS; Prof. Moysés Miranda, coordenador projeto BRAFAGRI-UFPA; Ana Karine Souza, residente R1 HVSAS; Sandy de Matos, residente R1 HVSAS; Louysse Monteiro, residente R2 HVSAS.

 

Na última quarta-feira, 17, a Faculdade de Medicina Veterinária (FAMEV) da UFPA Castanhal recebeu a visita de uma delegação de representantes da VetAgroSup, a primeira escola de Medicina Veterinária do mundo, criada em 1761 e sediada em Marcy-l’Étoile região metropolitana de Lyon, na França.

A comitiva, composta pela professora Agnès Leblond, da área de Medicina Veterinária de Equinos e pelos responsáveis pelas Relações Internacionais da instituição, professor Zootecnista e Geógrafo Gilles Brunschwig  e Margaux Meysonnet, veio ao Brasil participar de um evento sobre internacionalização de universidades e aproveitou para conhecer as instalações da FAMEV/UFPA, sendo recebida pelo professor Moysés Miranda, coordenador do programa CAPES/Brafagri de intercâmbio de graduação entre a FAMEV/UFPA e algumas instituições da França.

A visita começou pela Central de Biotecnologia e Reprodução Animal (CEBRAN), onde os professores tiveram oportunidade de conhecer a infraestrutura disponível para pesquisa e ensino, assim como tiveram contato com as peculiaridades de animais como o búfalo e o cavalo Marajoara, mantidos na CEBRAN.

Na sequência, a comitiva visitou o Hospital Veterinário Universitário e seus setores de grandes animais e de pequenos animais, com ênfase à visita ao setor de animais silvestres da FAMEV/UFPA, onde foi recepcionada pela coordenadora professora Sheyla Domingues e pela técnica responsável Cinthia Lopes, assim como pela equipe de médicos veterinários residentes e de graduandos. Após uma apresentação sobre a casuística do setor feita pela residente Kelly da Silva, a comitiva teve a oportunidade de visitar as instalações e de interagir com alguns animais Amazônicos sob internação e atendimento hospitalar.

O professor Moysés Miranda acredita que a comitiva francesa saiu com uma ótima impressão e destacou a importância da visita por dar visibilidade internacional à FAMEV/UFPA, abrindo perspectivas de mais uma parceria internacional com a VetAgroSup, visando o intercâmbio de estudantes de Veterinária das duas instituições.

A professora Sheyla Domingues e a técnica Cinthia Lopes também comentaram sobre a importância da visita da comitiva francesa. “É uma troca muito enriquecedora para os dois lados, pois ao mesmo tempo em que podemos aprender com uma das mais tradicionais escolas de Veterinária do mundo, podemos oferecer a  peculiaridade da vivência e da prática da Medicina Veterinária na Amazônia”, concluíram.

Texto e foto: Divulgação FAMEV

Abertas as inscrições de chapas para representação dos estudantes de Letras

No dia 20 de maio, das 08 às 21h, no Hall do Prédio de Salas de Aula, será realizada a eleição para representação do Centro Acadêmico da Faculdade de Letras (CAL) do Campus de Castanhal.

De acordo com o Regimento Eleitoral, as inscrições de chapas estarão abertas até o dia 25 de abril e devem ser feitas com o presidente da comissão, no horário das 8 às 18h. Na inscrição, os componentes de cada chapa devem informar os nomes de cada membro, incluindo, obrigatoriamente: presidente, vice-presidente, tesoureiro(a), secretário(a) executivo(a), secretário(a) de comunicação.  Também é obrigatória a apresentação de um plano de gestão, de acordo com o modelo disponível no final do Regimento.

Eleitores – Podem votar todos os alunos regularmente matriculados nos cursos ofertados pela Faculdade de Letras da UFPA/Castanhal, conforme relação entregue pela direção da referida Faculdade. Os eleitores devem apresentar documento de identificação com foto no dia da eleição.

Para mais informações, confira, aqui, o Regimento Eleitoral e o modelo de Plano de Gestão.

Texto: Paula Lopes e Thiago Bertolino – Ascom UFPA/Castanhal

Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos participa da organização de Colóquio na Guiana Francesa

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), do Campus Universitário de Castanhal, em parceria com a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), com a Université Anton de Kom (Suriname) e com a Université de Guyane (Guiana Francesa), promovem o Colóquio Internacional sobre Sociedades, Culturas, Ambientes e História da Amazônia.

 O objetivo é promover a interação e integração de pesquisadores atuantes no Platô das Guianas e na Planície Amazônica, com a partilha de conhecimentos e a possível elaboração de projetos colaborativos.

O professor e pesquisador do PPGEAA Dr. José Guilherme Fernandes, faz parte da Comissão Científica do evento e é responsável pela articulação de convênio de cooperação entre UFPA e Universidade da Guiana (UG), em vias de efetivação após a assinatura do termo entre os reitores destas IES.

A aproximação entre as instituições só foi possível a partir da presença da Profa. Dra. Audrey Debibakas, que, em novembro de 2018, participou, juntamente com a Profa. Me. Mariana Alves, da UNIFAP, de um seminário sobre cooperação em pesquisas na Amazônia no Campus de Castanhal, a convite do Professor Fernandes.

Serviço – O Colóquio Internacional sobre Sociedades, Culturas, Ambientes e História da Amazônia ocorrerá no Campus de Troubiran, da Universidade da Guiana, em Caiena, nos dias 14 e 15 de novembro de 2019. Até 6 de maio estão abertas as inscrições para comunicações. Mais informações clique nos links abaixo:

1ª circular em Português

1ª circular em Francês

Texto e imagem: Divulgação

Pró-reitoria de Extensão debate governança, desenvolvimento e controle social no Campus de Castanhal

Entre os dias 23 e 25 de abril o Campus de Castanhal recebe o Colóquio Mesorregional – Governança, Desenvolvimento e Controle Social na Mesorregião do Nordeste Paraense: construindo uma agenda de inclusão social.

O evento é organizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFPA e pelo Campus de Castanhal e será realizado no Auditório Nazaré Sá. O objetivo da programação é promover o debate entre diferentes atores sociais e políticos (representantes dos poderes executivo, legislativo, do judiciário, do Ministério Público e da sociedade civil) para a construção de uma agenda mesorregional para o desenvolvimento com inclusão social.

Dentre os convidados estão Prefeitos e Vereadores de diferentes municípios, Juízes; Promotores; Professores; representantes de Movimentos de Mulheres; de trabalhadores do campo, indústria e comércio.

Confira, aqui, a programação do evento.

Texto e imagem: Divulgação Proex

Inscrições abertas para o exame de Proficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras

Estão abertas as inscrições para o exame de Proficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras (PROFILE), para alemão, inglês, francês e espanhol. O PROFILE é um projeto de extensão da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM), que tem como principal objetivo certificar a proficiência em leitura nas línguas estrangeiras mencionadas anteriormente em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado). A prova será realizada no dia 14 de maio de 2019.

Inscrições – As inscrições no PROFILE serão realizadas no período de 08 a 26 de abril de 2019, mediante o pagamento da taxa de R$ 60,00 (sessenta reais). Para mais informações sobre o processo de inscrição e pagamento da taxa de inscrição, o candidato pode acessar o site profile.ufpa.br. É importante que os candidatos verifiquem se o PROFILE é aceito no programa de pós-graduação no qual desejam ingressar, seja interno ou externo à UFPA. Os candidatos devem, também, informar em qual idioma desejam realizar o exame. Além disso, os candidatos devem informar, também, em qual grande área do conhecimento desejam se inscrever: Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Ciências da Saúde e Ciências Biológicas; Ciências Agrárias e Veterinárias; Ciências Exatas Engenharias e Ciências da Terra.

Exame – As provas serão realizadas no dia 14 de maio de 2019 e o local será divulgado no site do PROFILE, a partir das 18h do dia 8 de maio de 2019. A duração da prova é de 3 horas e os candidatos devem interpretar um texto na língua estrangeira escolhida e responder, em português, às perguntas sobre ele.

O exame do PROFILE visa à compreensão de texto, baseada na área de conhecimento do aluno, e é composto de questões analítico-discursivas. As provas são elaboradas e corrigidas por uma banca de dois professores da FALEM, que atribuem notas em uma escala de 0 a 10. A nota mínima para aprovação no PROFILE é 5. No entanto, cada programa de pós-graduação tem autonomia para definir a nota mínima para aprovação.

Serviço:
Proficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras (PROFILE)

Inscrições: 08 a 26 de abril
Data da prova: 14 de maio
Taxa de inscrição: R$60,00
Mais informações: (91) 3201-8779 ou profile.falem@gmail.com

Texto: Raquel Brasil – Assessoria de Comunicação da UFPA

Arte: Divulgação