Home » Articles posted by Thiago Bertolino

Author Archives: Thiago Bertolino

Divulgado o edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX 2019

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federa do Pará (Proex/UFPA) acabou de divulgar o edital 2019 do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – Pibex, que vai conceder 350 bolsas de extensão no valor de R$ 400,00.

O objetivo do Pibex é fomentar o desenvolvimento de programas e projetos de extensão universitária. Além disso, as bolsas oferecidas aos alunos de graduação funcionam como um apoio à formação acadêmica e proporcionam uma vivência extensionista integradora.

As inscrições para o Pibex 2019 estarão abertas no período de 17 de janeiro a 08 de fevereiro e devem ser realizadas, exclusivamente, pela Plataforma SISAE (http://proex.ufpa.br/sisae/), por meio de preenchimento de formulário e anexação de documentos solicitados no Sistema.

Requisitos – Podem submeter proposta de programa ou projeto, na condição de coordenador, docentes e técnico-administrativos de nível superior que integram o quadro efetivo da UFPA. A proposta deve ser previamente aprovada pelo colegiado de sua unidade acadêmica e enquadrar-se em uma das oito áreas temáticas da extensão: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho.

Avaliação – As propostas serão encaminhadas a dois avaliadores que irão analisar se as diretrizes da extensão foram atendidas; a relevância social das propostas; se há coerência entre objetivos e metodologia; e a Metodologia proposta. Quem receber notas inferiores a 7.0, numa escala que vai de 0 a 10, está automaticamente desclassificado. Caso haja discrepância entre as notas apuradas pelos dois avaliadores, um terceiro será consultado.

Serviço:
Programa Institucional de Bolsas de Extensão – Pibex 2019
As propostas devem ser encaminhas por meio da Plataforma SISAE
Período de inscrição: de 17 de janeiro a 08 de fevereiro de 2019
Mais informações: consulte o edital

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal, com informações da Assessoria de Comunicação da Proex

Metodologias criativas para o ensino de Ciências serão debatidas em palestra no Campus de Castanhal

No dia 19/01/2019, sábado, ocorrerá a palestra intitulada “Ensino Híbrido e Aprendizagem Criativa no Ensino de Ciências”, realizada pelo Curso de Especialização em Ensino de Ciências com Ênfase em Física do Campus de Castanhal/UFPA.

Com o apoio dos Campi de Ananindeua, Castanhal e FADESP, a palestra será proferida pelo Prof. Sandro Viana, que há dois anos vem desenvolvendo atividades de iniciação científica nas escolas de Educação Básica do município de Ananindeua.

O evento  Contará com a participação dos alunos do Curso de Especialização e é aberto ao público em geral interessado na temática. “A intenção da palestra é difundir o tema Ensino Híbrido, que vem sendo bastante discutido e aplicado como metodologias ativas nas escolas brasileiras. Metodologia Ativa faz parte da ementa do componente curricular – Metodologias de Aprendizagem no Ensino de Física do curso de Especialização, uma excelente iniciativa através da palestra para um amplo debate com os participantes”, destacou o Prof. Dr. Marcos Costa, coordenador da Especialização.

Programação  O credenciamento ocorrerá às 8 horas. A palestra iniciará às 9h e, às 10h, haverá sessão de pôsteres e uma mostra de produtos educacionais dos alunos do curso de graduação em Ciências Naturais e Engenharia de Materiais da UFPA.

Inscrições  O evento é gratuito, com inscrições realizadas no ato do credenciamento. Haverá certificado de 5h para os participantes.

Serviço:
Palestra: “Ensino Híbrido e Aprendizagem Criativa no Ensino de Ciências”
Data: 19/01/2019
Horário: a partir das 8h (credenciamento)
Local: Auditório Nazaré Sá – Campus I da UFPA/Castanhal (Jaderlândia)
Investimento: Gratuito

Texto e imagem: Divulgação – Especialização em Ensino de Ciências

ProfMat realiza segunda chamada para matrícula

A Coordenação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), do Campus Universitário de Castanhal, informa que houve duas desistências de matrícula por parte de candidatos classificados no ENA2019.

Assim, estão convocados para matrícula em segunda chamada, os candidatos abaixo:

Patrick Lopes Martins
Johnatas Santiago Cunha de Araújo

Os convocados devem comparecer à Secretaria da Faculdade de Matemática, no Prédio Administrativo do Campus I (Jaderlândia), no período de 14/01 a 16/01/2019, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, para efetuarem a sua matrícula no curso, trazendo original e cópia dos seguintes documentos:

– Diploma de curso de graduação reconhecido pelo MEC,
– Histórico escolar de graduação,
– Documento oficial de identidade com foto CPF,
– CPF,
– Curriculum Vittae no modelo da Plataforma Lattes (CV Lattes),
– 2 fotos 3×4

Texto: Divulgação

UFPA aguarda notas do Enem para o PS 2019

Mais de 88 mil estudantes e suas famílias e amigos aguardam ansiosamente a publicação da demanda do Processo Seletivo 2019 (PS 2019) da Universidade Federal do Para (UFPA). O Centro de Processos Seletivos da Instituição esclarece que a espera ainda não tem prazo para acabar. É que a UFPA depende do recebimento das notas dos candidatos no Enem 2018 para dar andamento à realização do concurso, o que ainda não possui prazo para ocorrer.

“A rotina é a mesma de todos os anos: recebemos as solicitações de inscrição de todos os candidatos, realizamos o Exame de Habilidades em Dança e Música e aguardamos o recebimento da nota dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) para, então, confirmarmos quais candidatos estão aptos para participar do concurso”, detalha Arquimimo Almeida, diretor em exercício do Centro de Processos Seletivos da UFPA.

Após a homologação das inscrições, com a confirmação da participação dos candidatos, é que a UFPA, então, publica a demanda para cada curso. “Também dependemos destas notas e desse processo de homologação para, então, processarmos o resultado do concurso, ou seja, a publicação do Listão de Classificados do PS2019”, informa Arquimimo Almeida.

No momento, 88.901 solicitações de inscrição no PS 2019 estão aptas à homologação, ou seja, estão pagas ou receberam isenção e aguardam a confirmação de participação na prova do Enem 2018, para serem homologadas, conforme o item 2.4.4 do edital do PS 2019, que afirma “A homologação da inscrição só será realizada após a confirmação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de que o candidato está inscrito no Enem 2018”.

Em 2018 as notas foram recebidas pela UFPA logo após a disponibilização do resultado aos estudantes. “A publicação das notas aos participantes do Enem 2018 deve ocorrer até o dia 21 de janeiro, já que a partir do dia 22 começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU)”, estima o diretor em exercício do Ceps/UFPA.

A UFPA ressalta, porém, que “o recebimento das notas do Enem 2018 pelos estudantes não significa que as universidades também receberam o resultado. São calendários distintos, os da entrega das notas aos alunos e da entrega das notas às instituições”, reafirma Arquimimo Almeida.

Este ano, a UFPA não disponibilizará vagas pelo SiSU e 100% delas estão sendo ofertadas via PS 2019. Mas não há nenhum impedimento para que os candidatos possam concorrer às vaga disponíveis pelo sistema do Ministério da Educação. Apenas não encontrarão nele, vagas para a UFPA.

Serviço: Processo Seletivo 2019 (PS2019) da UFPA
Ainda sem previsão para publicação da homologação de inscrições, demanda e Listão.
Informações no site do concurso.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: MKT /Ascom UFPA

Divulgado o resultado da entrevista do Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) da UFPA – Campus de Castanhal divulga os nomes dos candidatos aprovados na entrevista do processo seletivo para o curso de Mestrado, turma 2019.

Resultado – Linha de Pesquisa: Linguagens, Tecnologias e Saberes Culturais

Resultado – Linha de Pesquisa: Ambiente, Saúde e Práticas Culturais

O resultado acima não se configura como resultado final do processo seletivo 2019, mas uma das partes constituintes.

Os candidatos aprovados nessa etapa deverão aguardar o resultado final, que será composto pela média da prova escrita, do projeto de pesquisa e da entrevista (eliminatórias), mais a avaliação do currículo lattes (classificatória). O resultado final somente será divulgado no dia 10/01/2019.

Os candidatos que desejarem interpor recurso de revisão da prova de entrevista, deverão protocolar na secretaria do PPGEAA nos dias 2 e 3/01/2019, no horário das 8 às 12h e de 14 às 17h, atentando para o que determina o item 4.3.10 do edital do processo seletivo 2019.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia amplia número de vagas para mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM) torna público o edital que irá reger a seleção de candidatos ao mestrado 2019, agora, com 19 (dezenove) vagas disponíveis, distribuídas entre os orientadores do curso.

As inscrições devem ser realizadas até 06 de janeiro de 2019, exclusivamente pela internet, no site http://www.ppgsaam.propesp.ufpa.br/. Os documentos anexados à inscrição devem estar em formato PDF.

Estão aptos a participar da seleção para o curso de Mestrado em Saúde Animal na Amazônia os graduados nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências e Tecnologia de Alimentos.

A homologação das inscrições está prevista para o dia 09 de janeiro de 2019 e a prova escrita está marcada para o dia 21 de janeiro, sendo realizada no Campus I da UFPA em Castanhal.

Os resultados preliminares da prova serão divulgados no dia 29 de janeiro, por meio da secretaria do PPGSAAM, quadros de avisos do Instituto de Medicina Veterinária e no site.

Os selecionados deverão realizar a matrícula para o curso de mestrado entre os dias 04 e 07 de março de 2019.

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o edital

Texto: Paula Lopes e Thiago Bertolino – Ascom UFPA/Castanhal

Processo Seletivo para bolsista da Secretaria Executiva: entrevista é remarcada

No dia 13/12/2018 ocorreria a entrevista dos candidatos classificados na prova prática do Processo Seletivo para bolsista da Secretaria Executiva do Campus de Castanhal, mas, em virtude da ausência de um dos membros da Comissão, por motivos de doença na família, foi necessário remarcar essa etapa do processo.
Assim, a nova data da entrevista será 10 de janeiro de 2019, às 9h, no Auditório do GETI.

Abaixo, a lista dos candidatos aptos à entrevista:

Caroline Oliveira Farias
Deyse Lohanny da Silva Feitosa
Geiziane Ferreira de Lima
Heliton José Campos Morais
Jefferson da Silva Alves
Luís Otávio da Silva
Mayara Klenida Amorim da Silva
Rosalice Queiros dos Santos
Renato Antônio dos Santos Corréra
Sandra Sueli Dias Coelho

Observação: É necessário chegar com antecedência de 30 minutos do início da entrevista.

 

Castanhal, 17 de dezembro de 2018

A Comissão

Williane Brasil dos Santos
(Secretária Executiva)

Márcia Cristina Trindade dos Santos
(Coordenadora da Infraestrutura)

Simone Correia Ribeiro
(Assessora da Coordenação do Campus)

Divulgado o período da consulta ao pleito para a gestão 2019/2023 à Coordenação Geral do Campus de Castanhal

A Comissão Consultiva do Campus Universitário de Castanhal, designada na Portaria nº 002/2018 – Conselho Universitário, comunica que a Consulta ao pleito para a gestão 2019/2023 à Coordenação Geral será realizada nos dias 18 e 19 de dezembro de 2018, via SigEleição (https://sigeleicao.ufpa.br/sigeleicao/), iniciando às 09h00min do dia 18/12/2018 e encerrando às 17h59min do dia 19/12/2018.

Conforme documentação recebida da Secretaria Executiva do Campus, foi registrada a inscrição da chapa denominada “Humanidade, trabalho e transparência”, composta pelos seguintes membros:

– Coordenador: Bruno Souza Lyra Castro;

– Vice-Coordenador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos;

– Divisão de Ensino: Dalva de Cássia Sampaio dos Santos;

– Divisão de Pesquisa e Pós-graduação: Gustavo Góes Cavalcante;

– Divisão de Extensão: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

Os demais encaminhamentos ocorrerão em conformidade com as normas do Regimento Consultivo e serão divulgados nos canais de comunicação institucionais.

Serviço:

Consulta ao pleito para a gestão 2019/2023 à Coordenação Geral do Campus de Castanhal

Período: 18 e 19/12/2018
Site para votação: https://sigeleicao.ufpa.br/sigeleicao/

Mais informações: leia o Regimento Consultivo

 

 

Texto: Comissão Consultiva

Alunos aprovados para o Mestrado Profissional em Matemática devem realizar matrícula

A Coordenação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) do Campus Universitário de Castanhal convoca os candidatos classificados no ENA2019 do Campus de Castanhal, a comparecerem à Secretaria da Faculdade de Matemática, no Prédio Administrativo do Campus I (Jaderlândia), no período de 10 de dezembro de 2018 a 11 de janeiro de 2019, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, para efetuarem a sua matrícula no curso.

Os candidatos devem apresentar os seguintes documentos (original e cópia):

– Diploma de curso de graduação reconhecido pelo MEC,
– Histórico escolar de graduação,
– Documento oficial de identidade com foto CPF,
– CPF,
– Curriculum Vittae no modelo da Plataforma Lattes (CV Lattes),
– 2 fotos 3×4

Texto: Divulgação

1º Concurso da Beleza Negra da UFPA recebe inscrições até esta segunda, 03

Com o tema “O dia da consciência negra é todo dia”, a UFPA Castanhal, em parceria com o movimento negro do município, vai realizar o 1º Concurso da Beleza Negra.

O evento acontece no dia 05 de dezembro, a partir das 17h, no Campus I da Universidade, no Jaderlândia e possui abrangência intermunicipal. A Comissão Organizadora ampliou as inscrições. Agora, podem participar do concurso homens e mulheres que se autoconsiderem afrodescendentes (negros ou pardos), com idade de 15 a 50 anos e que estejam matriculados em uma instituição de ensino superior pública ou particular ou que estejam cursando o Ensino Médio.

As inscrições devem ser realizadas até esta segunda, 03 de dezembro. Os participantes deverão enviar para o e-mail paulinhodan01@hotmail.com a Ficha de Inscrição preenchida e as cópias dos seguintes documentos: RG, Comprovante de matrícula/vínculo com a instituição de ensino superior.

Dentre os objetivos do concurso estão: valorizar a beleza, a estética e a cultura negras/afro-brasileiras; trabalhar a autoestima de mulheres e homens negros da região Nordeste do Estado do Pará, destacando a beleza negra e valorizando a diversidade étnica e sociocultural existente nos municípios; criar oportunidades sociais e colaborar com o desenvolvimento social e cultural.

Os participantes precisam estar cientes de todas as regras do concurso, que irá avaliar coreografia, simpatia, traje e comunicação. Para consultar o regulamento, clique aqui.

A premiação aos vencedores, nas categorias masculina e feminina, será concedida da seguinte forma:

1º Lugar: Prêmio surpresa e um book fotográfico

2º Lugar: Prêmio surpresa

3º Lugar: Prêmio surpresa

Mais informações com Paulo Amaral, pelo telefone/zap 98123-9302.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal