Home » Articles posted by Rosanne Sousa

Author Archives: Rosanne Sousa

Entrega de documentos para emissão da Carteira Intermunicipal de Meia Passagem está suspensa

A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon-PA) e a Comissão Gestora Tripartite da Meia Passagem Intermunicipal (Cogmep) comunicam que o período para cadastramento da 1° via da carteira Interpass Estudantil iniciou no dia 16 de março. Cada aluno deve seguir os procedimentos estabelecidos pela instituição onde está matriculado.

Como as atividades não essenciais na UFPA estão suspensas até 12 de abril, pelo menos, a entrega dos documentos está suspensa. O novo prazo será estabelecido assim que as atividades se normalizarem.

Quem tiver interesse na carteira de meia passagem intermunicipal e quiser ir separando os documentos durante a quarentena, deve seguir os procedimentos descritos abaixo:

Os alunos interessados em adquirir a 1ª via da Carteira intermunicipal de Meia passagem devem apresentar os seguintes documentos para o cadastramento: duas fotos 3×4, declaração ou atestado de matrícula e original e cópia do comprovante de residência atualizado (água, energia ou telefone), carteira de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), além do requerimento preenchido (clique aqui para acessar).

Para mais informações, o aluno pode entrar com a Comissão Gestora Tripartite da Meia Passagem pelo telefone:  3246.7820, ou  pelo  call Center da Arcon no  08000911717.

SAEST divulga Edital de seleção para auxílio moradia destinado a discentes indígenas, quilombolas e populações tradicionais

A Superintendência de Assistência Estudantil divulgou o Edital de seleção para o auxílio destinado a discentes indígenas, quilombolas e de populações tradicionais vinculados aos cursos de graduação da UFPA. Para participar é preciso ter vínculo institucional com a UFPA, apresentar comprovante de pertencimento étnico na condição de indígena, quilombola ou comunidade tradicional e não possuir condições financeiras de arcar com as despesas com moradia até a integralização de seu curso.

Das inscrições – As inscrições iniciam as 08h do dia 16 de março e vão até às 17h do dia 14 de março de 2020. Serão ofertadas 250 e vagas, sendo 40% delas para candidatos que irão solicitar o auxílio pela primeira vez e 60% para os que irão renovar. Para se inscrever é preciso realizar o cadastro online na plataforma Sigaest, preencher o formulário socioeconômico e enviar os documentos exigidos no Edital.

ATENÇÃO: A entrega presencial dos documentos está suspensa.

Do processo seletivo – Para os candidatos que estiverem solicitando o auxílio pela primeira vez, a seleção acontecerá em oito etapas. São elas: inscrição, análise dos documentos, visita domiciliar, entrevista, resultado preliminar, recurso (para aqueles candidatos que não tenham aparecido no resultado preliminar e queiram uma segunda análise dos documentos), resultado final e habilitação.

Para os candidatos que estiverem solicitando a renovação do auxílio, além da análise socioeconômica, o candidato terá, ainda, seu desempenho acadêmico avaliado nos períodos letivos de recebimento do auxílio. A avaliação será realizada pela Equipe Técnica Pedagógica da SAEST, via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica (SIGAA) da UFPA.

Para efeito de classificação e eventuais critérios de desempate, cada requisito de inscrição possui uma pontuação e um peso estabelecidos no Edital.

Para conferir a documentação exigida, os detalhes da seleção ou obter mais informações acesse o Edital.

Roda de conversa da Faculdade de Letras traz lançamento de livro sobre a história de Castanhal

No dia 16 de março, das 10 às 12h, a Faculdade de Letras da UFPA/Castanhal estará promovendo uma roda de conversa com a presença do jornalista e escritor Antonio Prado, que falará sobre seu livro “Castanhal, Memórias em Pedaços”, lançado em fevereiro.

A obra – “Castanhal, Memórias em Pedaços” é fruto de 14 anos de pesquisa minuciosa do autor e traz alguns fatos marcantes da memória histórica de Castanhal-Pará. O livro pretende preservar e perpetuar os relatos dos sujeitos sociais que ajudaram, a seu modo, a escrever a história do município Modelo. A obra procura dar ‘voz’ às fontes documentais, ajudando a entender o passado e o presente do povo castanhalense.

O autor – O professor, jornalista e mestre em Ciências da Linguagem Antonio Teixeira do Prado é egresso do curso de Letras do Campus da UFPA em Castanhal e atualmente exerce a função de jornalista na Assessoria de Imprensa da Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte, em Santa Catarina.

Durante a roda de conversa na UFPA/Castanhal, que será realizada no auditório Nazaré Sá, o escritor trará detalhes de sua obra, que abrange o período da emancipação da colônia de Castanhal, em 1893, passando pelo diário de bordo do cônego Leitão, no início dos anos 1900 (em que relata como era o município na época) até chegar em 1996, com o “Choro da Santa”, que deu origem ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Castanhal.

O coordenador do Campus de Castanhal, professor Bruno Lyra, destaca a importância do livro. “É um levantamento histórico que se deu por mais de uma década de trabalho. Isso mostra o compromisso da instituição de formar pessoas que têm a preocupação com os avanços sociais e culturais. E esse levantamento histórico reforça a cultura da cidade de Castanhal”.

Antonio Prado irá autografar o livro para quem adquiri-lo durante o evento. “Ler ‘Castanhal, Memórias em Pedaços’ é um convite ao conhecimento sobre a identidade de um povo: o castanhalense”, descreve o autor.

 

Serviço:
Roda de Conversa com o escritor Antonio Prado
Data: 16/03/2020
Local: Auditório Nazaré Sá – UFPA/Castanhal
Horário: 10 às 12h
Observação: a entrada é franca e o evento é aberto a todos os interessados

Texto: Ascom – UFPA/Castanhal

Chamada pública para credenciamento de docentes-pesquisadores do programa de pós-graduação em estudos antrópicos na Amazônia PPGEAA.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA/UFPA) abriu a chamada pública para credenciamento de docentes- pesquisadores para o curso de Mestrado em Estudos Antrópicos do PPGEAA.  A chamada oferta 02 (duas) vagas na categoria de professor colaborador para a área de Saúde, Ambientes e Práticas Culturais.

Das inscrições:

 As inscrições vão até dia 13 de março de 2020 e podem ser enviadas pelo correio ou realizadas presencialmente na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), localizada na Avenida Máximino Porpino, 1000, Bairro Centro, Castanhal (PA), CEP 68743-005.

Podem concorrer a vaga professores que possuam o título de doutor em diversas áreas do conhecimento, devidamente certificado por instituições de ensino reconhecidas pelo MEC. Os candidatos também precisam comprovar a filiação da sua pesquisa com a linha de pesquisa indicada nesta chamada.

Da seleção:

 A seleção será feita por meio de três critérios obrigatórios e quatro classificatórios. Sendo os obrigatórios: publicação em periódicos qualificados, participação ou coordenação de projeto de pesquisa no Diretório de grupos de Pesquisa/ CNPq e participação em eventos. Os candidatos precisam obter pelo menos 5,0 (cinco) pontos nos critérios obrigatórios para serem aprovados.

Dos resultados:

 As inscrições serão avaliadas pela Comissão de Avaliação Docente do PPGEAA com base na documentação fornecida pelos candidatos e no Currículo Lattes, considerando os critérios estabelecidos e segundo a pontuação de produção estabelecida nesta Chamada. Serão consideradas as produções bibliográficas registradas no Currículo Lattes no período de 2017 a 2020.

Os resultados serão divulgados até dia 30 de março no site do programa: www.ppgeaa.propesp.ufpa.br e na Secretaria do PPGEAA.

Serviço:
Chamada para credenciamento de docentes – pesquisadores do programa de pós-graduação em estudos antrópicos na Amazônia PPGEAA.
Período de inscrição: 17/02 até 13/03/2020.
Local: Secretaria do PPGEAA, Avenida Máximino Porpino, 1000, Bairro Centro, Castanhal (PA), CEP 68743-005.
Para mais informações e para conferir todos os critérios de avaliação consulte o Edital.

 

IV Onda Feminista traz debates sobre assédio moral e sexual contra mulheres

A IV ONDA FEMINISTA de Castanhal (Pará), que será realizada no dia 07 de março, tem como objetivo ocupar as ruas e a Praça do Rosário do Jaderlândia, com intervenções político-artísticas que problematizam o assédio moral e sexual.

O evento é um diálogo com o dia 8 de março (Dia Internacional das Mulheres) e pretende, ainda, criar um espaço plural e democrático de debate político e sociocultural, de intercâmbio de experiências, de divulgação e difusão das produções de mulheres das diferentes condições sociais, além de dar visibilidade às inúmeras ações desenvolvidas por mulheres de Castanhal e cidades vizinhas, visando auxiliar na construção da autonomia delas.

O 8 de março, mais que uma data simbólica, é uma data que marca ações pulsantes de intervenção feminista, é uma data onde a sociedade se volta para questões que se referem à luta feminista no mundo ocidental, data de visibilidade da luta das mulheres. Nesse sentido, entre muitas desigualdades e opressões impostas às mulheres, está o assédio sexual e moral dentro dos diversos espaços de atuação social e profissional das mulheres. Por esse motivo, o Grupo Feminista de Estudo e Ação Política Zo’é elegeu, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), esse tema como foco da 4ª Edição da Onda Feminista de Castanhal.

O conjunto de atividades artístico-político-culturais programadas inclui: ato político de rua, apresentações artísticas de mulheres (música, performances e poesias), exposição e venda de produtos feitos por mulheres.

O evento tem a expectativa de reunir mulheres em prol da garantia de seus direitos e contra o Assédio Moral e Sexual que se dá cotidianamente em todos os espaços, seja na rua, em casa ou no trabalho. Essa violência tem que acabar e isso acontecerá por meio da luta e da conscientização. E é justamente esse o foco do evento: conscientizar mulheres rumo à liberdade de ser e estar no mundo.

Serviço:
IV Onda Feminista
Data: 07/03/2020
Horário: 14 às 20h
Início em frente ao CRAS do Jaderlândia, com o fim na Praça do Rosário
Mais informações: https://www.instagram.com/zoegrupofeminista/

Texto e imagem: Divulgação Grupo Feminista de Estudo e Ação Política Zo’é

Campus de Castanhal prepara recepção para os calouros 2020

O Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará se prepara para a Recepção aos Calouros do ano de 2020. Todos os candidatos aprovados no Processo Seletivo (PS) 2020 para os cursos do Campus, com entrada no primeiro semestre, são convidados a participar desse momento.

A recepção inicia no dia 03 de março. Às 8h haverá o acolhimento às turmas da manhã dos cursos de Educação Física, Letras Língua Portuguesa, Matemática, Medicina Veterinária e Pedagogia Matutino. À tarde, a partir das 14h, serão recepcionados os alunos de Engenharia de Computação e Pedagogia Vespertino e, finalmente, às 17h30 será a vez dos calouros de Letras Espanhol e Sistemas de Informação. Toda a programação será realizada no Auditório Nazaré Sá, no Campus da UFPA (Jaderlândia).

No período de 04 a 06 de março irá ocorrer a Programação das Faculdades e os horários serão informados durante o evento do dia 03.

A programação de acolhimento aos mais novos alunos da UFPA/Castanhal contará com palestras, orientações acadêmicas e apresentação cultural.

A recepção aos calouros é um momento especial no início da trajetória acadêmica. É a primeira experiência com a Universidade, onde o aluno pode conhecer os colegas de turma, os professores, diretores das Faculdades e, ainda, podem tirar suas dúvidas em relação ao curso e receber informações sobre os programas de assistência oferecidos pela UFPA.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

 

Serviço:

Recepção aos Calouros do Campus de Castanhal

Abertura: 03 de março

Horário: 8h (para os cursos de Educação Física, Letras Língua Portuguesa, Matemática, Medicina Veterinária e Pedagogia Matutino)

14h (para os cursos de Engenharia de Computação e Pedagogia Vespertino)

17h (para os cursos de Letras Espanhol e Sistemas de Informação)

Local: Auditório Nazaré Sá – Campus I (Jaderlândia)

 

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

CIAC divulga edital para habilitação dos candidatos aprovados no PSE para indígenas e quilombolas

O Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC) da UFPA divulgou nesta segunda feira, dia 17 de fevereiro, o edital para habilitação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Especial destinado a indígenas e quilombolas.

Os candidatos classificados para o campus da UFPA em Castanhal deverão comparecer no campus no dia 21 de fevereiro nos horários previstos no edital para cada curso. Para efetuar a habilitação é preciso preencher o Cadastro Online de Calouros (COC), disponível no endereço http://coc.ufpa.br/coc/ e apresentar os originais e cópias dos documentos previstos no edital.

Os candidatos que não apresentarem todos os documentos, faltarem ou tiverem sua habilitação indeferida terão o prazo de até 24h após o dia do indeferimento para recorrer. Para tanto, deverão formalizar seus recursos no Espaço de Ensino Mirante do Rio, Sala 114 ou nas secretarias acadêmicas dos campi, anexando os documentos que julgarem necessários para a análise.

Para mais informações acesse o Edital.

Programa GETI realiza aula inaugural e segue com matrículas abertas para turmas de EJA

Na tarde desta quarta feira, dia 05 de fevereiro, o Programa GETI realizou a sua aula inaugural, onde ocorreu a entrega dos certificados dos concluintes da turma de 2ª etapa do ano de 2019 e foram dadas as boas-vindas aos alunos do ano letivo de 2020.

A programação também serviu para que os novos alunos do Programa pudessem conhecer os projetos ofertados e saber quais serviços podem acessar, de acordo com a faixa etária, como explicou a professora Ildete Falcão, coordenadora do GETI.

“Nós temos o projeto de Atualização Cultural, onde ocorrem palestras e oficinas sobre diversos temas; o projeto de Bem-Estar Físico, com a realização de atividades físicas nos dias de terça e quinta; o projeto IDIGETI, que promove inclusão digital por meio de aulas de informática. Além desses, temos as turmas de EJA, que existem a partir da parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Alguns projetos são para todos os alunos e outros são apenas para o público com idade a partir de 50 anos”, concluiu a professora Ildete Falcão, que também falou sobre as matrículas.

“Como ainda há vagas, continuamos recebendo alunos para as turmas de 1ª e 2ª etapas. Pessoas a partir de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental ou que não começaram a estudar podem trazer seus documentos e se matricular. Vale ressaltar que o GETI é o único local em Castanhal que oferece EJA no turno da tarde. As demais escolas municipais só funcionam à noite quando se trata de Educação de Jovens e Adultos”, esclareceu a coordenadora do Programa.

Os serviços prestados à sociedade por meio do GETI contemplam o objetivo almejado pela Extensão da Universidade, que é levar, para a população, os conhecimentos produzidos no meio acadêmico, como frisou a professora Gerlândia de Castro Thijm, coordenadora de Extensão da UFPA Campus Castanhal.

“O GETI é um programa de extensão, e qual é a característica de um programa de extensão? Que ele lide com questões culturais e questões educativas, com direitos humanos, com a amplitude da Universidade para além do que a gente chama de seus muros. É com isso que o GETI se preocupa”.

Esse aspecto também foi destacado na fala do professor Eduardo Costa, diretor da Escola Municipal Irene Titan, parceira do GETI, uma vez que as turmas de EJA do Programa funcionam como um anexo da escola. O professor aproveitou a aula inaugural para deixar sua mensagem de boas-vindas aos novos alunos.

“Este aqui é um lugar de crescer e se vocês estão aqui é porque têm a semente da esperança, do crescimento, do envolvimento, da participação. Então, que isso possa florescer dentro do coração de cada um de vocês e que vocês possam fazer da educação um lugar de formação e qualidade de vida”.

 

Serviço:
Matrículas para as Turmas de EJA do Programa GETI
De segunda a sexta, das 14 às 17h
Horário das aulas: das 14 às 17h30
Para saber quais os documentos necessários, entre em contato pelo zap: 99173.8030 ou pelo e-mail getiufpa@gmail.com

Texto e fotos: Rosanne de Sousa e Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

Calouros da UFPA precisam apresentar documentos

Informamos que a entrega dos documentos necessários à habilitação ao vínculo Institucional dos candidatos classificados no PS 2020, para o Campus de Castanhal, ocorrerá de acordo com as datas, locais e horários especificados abaixo:

Edital n° 05/2020 – CIAC/UFPA – Convocação dos candidatos classificados para as vagas reservadas às pessoas com deficiência (PCD):

Data: 03 de fevereiro de 2020
Local: Auditório do GETI, Campus de Castanhal, Av. dos Universitários, s/n, Jaderlândia/Castanhal–Pa.
Horário: Conforme quadro

Edital n° 04/2020 – CIAC/UFPA – Convocação dos candidatos classificados:
Datas: 10 e 11 de fevereiro de 2020
Local: Auditório Central, Nazaré Sá, Campus de Castanhal, Av. dos Universitários, s/n, Jaderlândia/Castanhal–Pa.
Horários: Conforme quadro

OS EDITAIS DE CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NO PS 2020 PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À HABILITAÇÃO AO VÍNCULO INSTITUCIONAL ESTÃO DISPONÍVEIS NO SITE http://ciac.ufpa.br/.

Também é necessário, para completar a Habilitação, o Cadastro Online de Calouro (COC). Para efetuar o seu cadastro clique aqui.

Texto: Coordenação Geral da UFPA Campus Castanhal.

Matrículas abertas para o cursinho Logos Pré-Enem da UFPA/Castanhal

 

O Cursinho Logos Pré-Enem é um projeto de extensão do Campus da UFPA em Castanhal, que iniciou suas atividades em 2015 e oferece preparação gratuita a estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio e outros processos seletivos que ofertam vagas no Ensino Superior.

O cursinho conta com profissionais, muitos deles formados pela UFPA/Castanhal, e com alguns estudantes de licenciatura do Campus em seu quadro de professores. Todos atuam de forma voluntária.

O professor Davi Souza, formado em Letras Português pelo Campus de Castanhal e estudante de doutorado da UFPA/Belém, faz parte da equipe que coordena o Cursinho Logos e explica quais são os requisitos para se inscrever.

“Os interessados precisam ter concluído o Ensino Médio ou estarem cursando, em 2020, o terceiro ano. As vagas são, preferencialmente, para os alunos de escolas públicas do bairro do Jaderlândia, mas nós poderemos atender a outros alunos, também, caso sobrem vagas”.

Matrículas – Os candidatos às vagas do cursinho Logos devem trazer, ao Prédio do GETI na UFPA, no período de 29 a 31 de janeiro, originais dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, certificado de conclusão do ensino médio ou declaração de que está cursando o último ano e uma foto 3×4. O horário para inscrições vai das 8h30 às 12h e das 14 às 17h30.

As aulas no Cursinho Logos ocorrem das 18 às 21h40, de segunda a sexta, no Prédio do GETI, na UFPA e irão iniciar no dia 03 de fevereiro.

Para mais informações sobre o Cursinho Logos Pré-Enem, acesse: https://www.facebook.com/logoscursinho

Texto: Ascom UFPA/Castanhal