Home » Computação » Curso de Engenharia da Computação do Campus da UFPA de Castanhal recebe nota quatro na avaliação do MEC

A Faculdade de Computação (Facomp) do Campus da UFPA de Castanhal recepcionou nos dias 19 e 20 de abril deste ano, uma equipe do Ministério da Educação (MEC), que veio ao Pará com a finalidade de avaliar o curso de Engenharia da Computação. A partir da nota obtida, o curso recebeu a Portaria de Reconhecimento, que foi publicada neste mês de junho no Diário Oficial da União (DOU).

“A comissão do MEC avaliou a qualificação do corpo docente e a estrutura física do Campus e atribuiu a nota 4 ao curso, a qual é bastante satisfatória, pois o ranking vai até 5. Isso significa que o curso foi reconhecido e podemos continuar formando Engenheiros da Computação para o mercado de trabalho, pois o diploma é validado pelo MEC, ou seja, reconhecido nacionalmente”, explicou o vice-diretor da Facomp, professor José Jailton, que também destacou a importância da nota.

“Esse conceito 4 é bastante relevante para a Faculdade e, consequentemente, para o Campus Universitário de Castanhal, por ter mais um curso reconhecido pelo MEC”.

As avaliações periódicas do Ministério da Educação (Mec) são fundamentais, pois são responsáveis pela regulamentação dos cursos de graduação em atividades no Brasil. A instituição que é avaliada, fiscalizada e orientada dentro dos padrões de qualidade necessários à excelência do ensino superior, garante ao discente um ensino de qualidade, segurança e validade do diploma em todo território nacional e preparação acentuada para maior aceitação no mercado de trabalho.

Facomp – A Faculdade de Computação do Campus de Castanhal era chamada de Faculdade de Sistemas de Informação quando começou suas atividades em 2009, apenas com o curso de Sistemas de Informação. Em 2013, passou a contar com o curso de Engenharia da Computação e, por isso seu nome foi mudado. O corpo docente é composto por 17 servidores, sendo 9 doutores. Inúmeros projetos de ensino, pesquisa e extensão são desenvolvidos pela Facomp e o trabalho da equipe foi reconhecido como exitoso pela comissão do MEC, que avaliou o curso de Engenharia.

A nota 4 e a Portaria do MEC incentivam a comunidade acadêmica a continuar no rumo de crescimento e de melhorias dos serviços prestados à sociedade, cumprindo, assim, a missão institucional da Universidade Federal do Pará, que é “produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável”.

Texto: Paula Lopes e Elluane Oliveira – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação Google