Campus da UFPA em Castanhal realiza doação de equipamentos para instituição pública

Bebedouros, aparelhos de ar-condicionado e de telefone, impressoras, computadores, retroprojetores, escâneres, videocassetes, ventiladores e outros materiais, que estavam fora de uso no Campus Castanhal, foram doados ao Centro de Atendimento Socioeducativo Cidade Dom Bosco, que atende a 360 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos.

“Esse processo de doação é o primeiro que estamos concluindo. Os materiais estavam ocupando salas importantes para as atividades acadêmicas, mas como são bens públicos, foi necessário estruturar um processo. Para isso, contamos com o setor de Infraestrutura do Campus, que viabilizou a vistoria dos equipamentos e, após isso, a documentação foi analisada pela Procuradoria Jurídica da UFPA, que autorizou a doação”, informou o vice-coordenador da UFPA em Castanhal, professor Milton Begeres.

Os equipamentos doados já não estavam em uso na Universidade, por terem sido substituídos por modelos mais modernos, como no caso dos aparelhos de telefone e de ar-condicionado; por não fazerem mais parte do contexto das atividades acadêmicas, como videocassetes e retroprojetores; e outros por apresentarem defeitos e precisam de reparos.

Mas, o que estava fora de uso no Campus, pode ter muita utilidade para o Centro Dom Bosco, como explica a irmã Raimunda de Souza, Vice-Diretora da instituição. “Tudo o que recebemos favorece a nossa clientela. Em agosto, estaremos promovendo cursos de informática e essa doação da UFPA irá ser útil nesse sentido, pois na lista de materiais doados vemos computadores também”.

Atendimento Socioeducativo
O Centro Socioeducativo atua há 19 anos contribuindo com o desenvolvimento de crianças e adolescentes no Município de Castanhal. “Nós oferecemos cursos e proporcionamos práticas esportivas as nossas crianças e estamos com projetos para cursos novos de dança, música, artesanato e informática. Além disso, atendemos às famílias dessas crianças, com orientações psicológicas”, conta a irmã Raimundo Souza.
Tânia Silva, técnica da Coordenação Acadêmica do Campus de Castanhal, participou do processo de doação desde o início e falou mais sobre os trâmites. “A legislação permite que bens públicos sejam doados para instituições, desde que também sejam públicas. Como o Centro Dom Bosco já havia feito uma solicitação e, por ser reconhecido na cidade de Castanhal pelo trabalho social que desenvolve, a coordenação do Campus tomou as providências para que fosse possível essa doação”.

O Campus ainda possui materiais para serem doados, como informou o professor Milton Begeres. “Outras instituições de Castanhal também solicitaram doações e ainda temos equipamentos, mas é importante instruir o processo para que tudo ocorra dentro das vias legais e estamos trabalhando para isso, lembrando que as doações de bens públicos não podem ser feitas para empresas nem para pessoas físicas. Então, estamos nos organizando, para ir chamando as instituições que já se manifestaram e, assim, concluirmos outras doações. Faz parte da função social da Universidade não deixar que materiais se deteriorem antes de serem utilizados por outras instituições”, concluiu o vice-coordenador da UFPA em Castanhal.

Contato
Pessoas interessadas em conhecer o trabalho do Centro de Atendimento Socioeducativo Cidade Dom Bosco podem visitar o espaço no endereço: Rodovia Transcastanhal, 2543, Bairro Fonte Boa, Castanhal. Para doações, basta entrar em contato pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou pelos telefones 98366.9553 e 99814.0094.

Texto e fotos: ASCOM – UFPA/Castanhal