Reunião entre Coordenadores da UFPA e Prefeito de Castanhal discute parcerias em prol do desenvolvimento municipal

interna joãoProduzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade sustentável”. Essa é a missão da Universidade Federal do Pará. E é com esse compromisso que o Campus da UFPA em Castanhal, já presta serviços à sociedade castanhalense, por meio de atividades de ensino pesquisa e extensão. Mas essas ações devem ser reforçadas com uma maior aproximação da Universidade da gestão do Município de Castanhal, sinalizada em um encontro, realizado na manhã desta quarta (1º), com a presença de secretários e do prefeito de Castanhal, Pedro Coelho.

“É de grande importância esse primeiro encontro com a Universidade, porque a gente precisa da educação e Castanhal é uma cidade polo. As ações aqui devem beneficiar não só o município, mas todo o nordeste do Estado”, afirmou o prefeito.
Ampliar suas ações para além da formação de profissionais, ajudando a resolver os problemas e dar apoio ao desenvolvimento da região são as intenções da UFPA, como explica o vice-coordenador do Campus da UFPA em Castanhal, o professor Milton Begeres, que também acompanhou a reunião.
interna milton“A aproximação da prefeitura com a comunidade é fundamental para que conheçamos os problemas e para que a prefeitura traga as demandas sociais e, dentro da nossa capacidade técnica, possamos discutir internamente também com os gestores municipais soluções que possam, no futuro, se transformar em políticas que ajudem no desenvolvimento regional”.
O Secretário de Educação de Castanhal, professor Adriano Silva, citou alguns setores onde o apoio da Universidade já contribui com a gestão municipal.
“Há a troca de experiência com a área tecnológica da UFPA por meio da Faculdade de Computação que vem atendendo a Secretaria de Indústria e Comércio. O município também é beneficiado pela Faculdade de Medicina Veterinária, que presta serviço de atendimento direto ao público, e também na questão ambiental que são formas de impactar no desenvolvimento do município”, afirmou o Secretário, que ainda anunciou o resultado de outra cooperação entre as duas esferas.
“Já é concreto o convênio feito entre a Universidade e a Prefeitura, para termos a possibilidade de contratar estagiários remunerados que podem ter um campo de aprendizagem antes do exercício da vida profissional.”
Também na reunião, o prefeito de Castanhal anunciou que vai disponibilizar, para a UFPA, um intérprete de libras, que vai atuar junto ao professor Rubens Faro, que é surdo e dá aulas para os cursos de licenciatura da UFPA. A iniciativa é uma contrapartida ao apoio que o Núcleo de Acessibilidade da UFPA vem dando ao município na capacitação de professores da Educação Especial. Com a tradução do intérprete, Rafael Teixeira, o professor Rubens Faro, falou sobre da importância desse anúncio.
“Aqui na UFPA, realmente precisávamos de um outro intérprete, porque só temos um.”, explicou o professor que estava preocupado com a saúde do único intérprete de libras, pois a atividade exige muito esforço físico e mental, o que em excesso pode gerar problemas de saúde. “Com a liberação, por parte do prefeito, de outro intérprete, será possível que eles realizem um revezamento. Nosso trabalho na Universidade vai melhorar muito com isso”, conclui o professor.

Texto e Fotos: Etiene Andrade – Ascom UFPA/Castanhal