Tire suas dúvidas relacionadas ao Mestrado Profissional em Matemática em Castanhal

As inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática vão até o dia 15 de setembro de 2017, somente pela internet, no endereço disponibilizado no Edital, e o Exame Nacional de Acesso será aplicado no dia 21 de outubro, no horário das 14 às 17h. A prova será constituída de 30 questões de múltipla escolha. Os candidatos aprovados deverão realizar matrícula até 26 de janeiro de 2018.

A novidade este ano é que o Campus da UFPA em Castanhal ofertará 15 vagas, com aulas presenciais às sextas-feiras, pela manhã e pela tarde.

Como algumas dúvidas têm surgido entre os interessados em participar da seleção, a Coordenação do Profmat em Castanhal elaborou algumas respostas úteis para os candidatos.

1) É preciso estar atuando como professor de Matemática para se inscrever no PROFMAT?
R: Não. De acordo com o item 1.8 do Edital:
"Poderão inscrever-se no Exame portadores de diploma de curso de graduação devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada."
A Instituição Associada, no caso o Campus de Castanhal, não fez nenhuma exigência adicional ao que está no edital nacional.

No entanto, o professor de Matemática que estiver atuando de forma efetiva em escola pública terá duas vantagens: a) se for aprovado, poderá pleitear o recebimento de bolsa de mestrado durante o curso, caso existam bolsas; b) em caso de empate no resultado final do exame, se tiver menos de 60 anos de idade, terá preferência em relação ao candidato que não for professor (item 5.3 letra b do edital).

2) O Campus de Castanhal vai montar turma preparatória para fazer esse exame?
R: Não. O Campus de Castanhal não vai montar turma alguma com essa finalidade. Recomenda-se que os interessados vejam as provas dos anos anteriores publicadas no site do PROFMAT.

Mais informações sobre o programa, inclusive sobre o Exame Nacional de Qualificação (que é realizado pelos alunos, no segundo ano do curso de Mestrado) – além de acessar as videoaulas disponíveis –, podem ser obtidas clicando aqui.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal, com informações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA