Home » Informações Sobre o Instituto de Medicina Veterinária

Informações Sobre o Instituto de Medicina Veterinária

Histórico:

O curso de Medicina Veterinária foi criado, na UFPA, pelo antes denominado Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (CONSEP), através da Resolução n° 2.745, de 19/10/2000, a partir da estrutura da Central de Biotecnologia e Reprodução Animal, existente desde 03 de setembro de 1995. A primeira turma iniciou no ano 2001, com aulas na sede do Campus de Castanhal e no Laboratório de Diagnósticos Veterinários (CEDIVET), recebendo apoio dos laboratórios e estruturas da CEBRAN.

O processo de discussão acerca da criação do Instituto de Medicina Veterinária (IMV) foi iniciado no Conselho da Faculdade de Medicina Veterinária, em 02 de fevereiro de 2010, com a realização de um debate envolvendo todos os discentes, servidores técnico-administrativos e docentes, e também a condução de uma consulta por votação, na qual todos os segmentos poderiam manifestar a sua opinião sobre a criação do Instituto, cuja possibilidade se deu tanto por conta da criação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM), este aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em nível de Mestrado, em agosto de 2008, quanto por respaldo no Estatuto da UFPA, o qual prevê que a condição de haver, no mínimo, duas Subunidades, uma de graduação e a outra de pós-graduação, vinculada a uma Unidade Acadêmica Regional, no caso o Campus Universitário no Interior, confere os elementos necessários para a criação de uma Unidade Acadêmica. Portanto, nos dias 01 e 02 de junho de 2010, ocorreu a votação pela qual os discentes, técnicos e professores da Faculdade de Medicina Veterinária se manifestaram favoráveis em relação à criação do Instituto de Medicina Veterinária. 

Porém, havia a necessidade premente de serem criadas as instalações adequadas para suportar um curso de graduação e um de pós-graduação. Desse modo, no decorrer destes 10 anos, foram sendo construídas a estrutura hospitalar e os laboratórios de formação, culminando na inauguração do Complexo da Medicina Veterinária, em 03 de dezembro de 2010, cujas instalações se deram através de uma parceria importante feita entre a UFPA e a antiga Escola Agrotécnica, atualmente Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus de Castanhal.

O referido Complexo abrange o Hospital Veterinário Universitário, com a proposta de atender aos setores de produção animal, animais de companhia e silvestres; laboratórios de apoio, como o de Anatomia Patológica e o de Patologia Clínica; laboratórios na área de saúde, como o de Sanidade Animal e o de Zoonoses; além de laboratórios de pesquisa na área de produção animal (Nutrição Animal, Ovinocultura e Avicultura), Higiene e Qualidade de Alimentos, Biologia Molecular; e um moderno bloco para atividades acadêmicas das disciplinas básicas do curso. 

A aprovação, pela comunidade acadêmico-administrativa da Faculdade de Medicina Veterinária, quanto à criação do IMV, posteriormente foi homologada em reunião Ordinária do Campus de Castanhal. Por fim, em 20 de janeiro de 2011, o Conselho Universitário (CONSUN) da UFPA aprovou a criação do Instituto de Medicina Veterinária do Campus Universitário de Castanhal, por meio da Resolução n. 692/2011.

Somou-se, então, ao Instituto, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, o qual é oriundo do antigo Centro de Ciências Agrárias que, desde 1994, era instalado em Belém, no Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural, atual Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF). Mais recentemente, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Reprodução Animal na Amazônia (ReproAmazon), a partir de uma associação bem-sucedida junto à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). 

Atualmente, o Instituto de Medicina Veterinária conta com: quatro Subunidades, a saber: a Faculdade de Medicina Veterinária, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM), o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAN) e o Programa de Pós-Graduação em Reprodução Animal na Amazônia (ReproAmazon); o Hospital Veterinário; três Programas de Residência em Medicina Veterinária vinculados ao Hospital Veterinário, e um Programa de Residência Médica vinculado ao Laboratório de Patologia Animal; a Central de Biotecnologia de Reprodução Animal (CEBRAN); doze Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão e; um Restaurante Universitário.

O IMV, hoje, demonstra sucesso em elevar a nota do ENADE pelo seu curso de graduação, continuando na crescente busca na excelência no atendimento hospitalar às várias espécies de animais. Junto ao seu corpo de técnico-administrativos, docentes e discentes, vem se empenhando em melhorar as condições de formação profissional. Com o apoio da Coordenação do Campus Universitário de Castanhal e da Administração Superior da UFPA, tende a aperfeiçoar, cada vez mais, os seus serviços, com o compromisso de proporcionar os melhores ensino, pesquisa e extensão, respeitando o dever constitucional da Universidade Federal do Pará, que é o de ser uma instituição pública e gratuita, ofertando o melhor à sociedade. 

Direção:

Diretor Geral: Prof. Dr. Leônidas Olegário de Carvalho (leoc@ufpa.br) – Fone: 3311-4740

Diretor Adjunto: Prof. Dr. Francisco Plácido Magalhães Oliveira (placidomagalhaes@yahoo.com.br)

Secretaria-Executiva:

Anselmo de Sousa Gomes

E-mail: imv@ufpa.br

Telefone: 3311-4736

Técnicos

NOMEE-MAIL
Adriana de Cássia Lima Dias / Téc. Lab.adrianadias@ufpa.br
Andréia Ferreira da Silva / Secretaria FMVandreiasilva@ufpa.br
Anselmo de Sousa Gomes / Sec. Executiva IMVgomesanselmo@ufpa.br
Antônio José Nogueira Leão / Téc. Lab.antonio@ufpa.br
Ayana dos Santos Teixeira de Lima Mendonça / Pedagogaayanalima@ufpa.br
Bruna Antunes dos Reis / Téc. Lab.brunantunes88@hotmail.com
Cinthia Távora de Albuquerque Lopes / Técnica Veterináriacinthiatal@gmail.com
Daiane Michele Frantz Sousa / Técnica Veterináriadaianefrantz@msn.com
Gilcimary Rejane da Silva Oliveira/Sec. PPGSAAMgilcimary@ufpa.br
Helbilena Gildeli Rodrigues Vasconcelos /Téc. Lab. CEBRANlenagildeli@gmail.com
Ivanilda Moura Seabra / Secretaria HOVETnildamouraseabra@gmail.com
José Ribamar Chaves / Sec. PPGCANjosechaves@ufpa.br
José Alcides Sarmento da Silveira/ Técnico Veterináriojsmedvet@bol.com.br
Judison Renan Gemaque / Téc. Radiologiagemaque2@hotmail.com
Katiane Schwanke / Técnica Veterináriakatiane@ufpa.br / katimedvet@hotmail.com
Marcio Benício Ferreira de Araújo / Téc. Lab.marciobenicio73@gmail.com
Marilena dos Santos Guedes de Souza / CEBRAN
Natalia Rodrigues Marques / Téc. Lab.nmarques@ufpa.br
Sillas Monteiro Batistasillasmonteiro@gmail.com
Tatiane Teles Albernaz Ferreira / Técnica Veterináriatatyalbernaz@ufpa.br