UFPA divulga lista de classificadas(os) na 3ª chamada do PS 2025

O Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou, nesta tarde, 27 de março, a terceira chamada (segunda repescagem) do Processo Seletivo 2025 (PS 2025). Desta vez, 830 candidatas(os) foram convocadas(os) para realizar a habilitação ao vínculo institucional que inicia às 18h de hoje, 27 de março, com a abertura do Cadastro Online de Calouros para o preenchimento de dados e envio de documentação. O sistema ficará disponível até às 18h do próximo dia 1ª de abril de 2025. Os demais prazos e as informações para a realização de todas as fases da habilitação estão disponíveis no Edital de Convocação.
Assim como ocorreu nas chamadas anteriores, o processo de habilitação ao vínculo institucional será dividido nas seguintes fases: preenchimento cadastral e envio da documentação pelas(os) calouras(os) via Sistema de Cadastro Online de Calouros; validação da autodeclaração de pessoa negra (preta ou parda), de pessoa quilombola ou de pessoa indígena, para ocupantes de vagas de cotas PPI; verificação da condição de pessoa com deficiência (PcD), por Comissão Multiprofissional de Verificação de PcD, para as(os) candidatas(os) classificadas(os) em vagas destinadas a PcD e apresentação presencial da documentação obrigatória para conferência das(os) deferidas(os).
Perderá o direito à vaga a(o) candidata(o) que faltar a qualquer uma das etapas para a qual for convocada(o) e/ou deixar de apresentar qualquer um dos documentos solicitados no edital ou não comprovar a cota para a qual foi classificada(o). Somente as(os) candidatas(os) que tiverem os seus respectivos vínculos institucionais deferidos estarão aptos à matrícula nas atividades acadêmicas.
Sistema de Cadastro Online de Calouros – Para realizar o processo de habilitação, a(o) candidata(o) deve acessar o Sistema de Cadastro Online de Calouros (COC), que estará aberto das 18h do dia 27 de março às 18h do dia 1º de abril de 2025, e preenchê-lo corretamente, incluindo toda a documentação obrigatória à vaga para a qual se classificou. O COC poderá ser acessado com o número de inscrição e o número de CPF da(o) candidata(o) inscrita(o) no PS 2025.
Vale lembrar que, além dos documentos obrigatórios a todas(os) as(os) classificadas(os), em caso de ocupação de vaga destinada a um dos seguintes grupos: PCDA (Cota Adicional PcD), E (Cota Escola), EPCD (Cota Escola PcD), EQ (Cota Escola Quilombolas), EPPI (Cota Escola PPI ), ER (Cota Escola Renda), ERPCD (Cota Escola Renda PcD), ERQ (Cota Escola Renda Quilombolas) e ERPPI (Cota Escola Renda PPI), haverá a necessidade de apresentação de documentação específica, que pode ser conferida no Edital de Habilitação e na página do Ciac.
Uma vez que a conferência da documentação vai se dar por meio do COC, é imprescindível que todas(os) tenham atenção ao formato e à qualidade do arquivo que deve ser enviado. Assim os documentos originais devem ser digitalizados de forma legível, em escala de cores, em um único arquivo, por documento (frente e verso), nos formatos de arquivo JPG para fotografia e PDF para os demais documentos, tendo o tamanho máximo de 10Mb por arquivo enviado.
Além dessa etapa de preenchimento do COC, o processo de habilitação ainda pode vir a ter outras fases, de acordo com o perfil da(o) classificada(o), sendo elas: um procedimento de validação da autodeclaração de pessoa negra (preta ou parda), de pessoa quilombola ou de pessoa indígena e a verificação, por Comissão Multiprofissional de Verificação PcD (CMV PcD), para candidatos(as) ocupantes de vagas de cotas PcD, conforme disposto no edital.
Quem não realizar o preenchimento do COC dentro do prazo previsto no edital pode vir a perder a vaga para a qual foi classificada(o). Já aquelas(es) que desejarem desistir da vaga para a qual foram classificadas(os) devem enviar a solicitação de desistência para o e-mail ciac@ufpa.br, informando no assunto “DESISTENCIA_CURSO_NOME DA(O) CANDIDATA(O)”.
Dúvidas sobre a habilitação – A habilitação das(os) convocadas(os) nesta segunda repescagem do PS 2025 vai funcionar da mesma forma que a das(os) estudantes já habilitadas(os). Assim, é aconselhável que as(os) classificadas(os) separem a documentação, com especial atenção ao grupo ao qual a sua vaga está vinculada.
“As recomendações são ler o edital, separar os documentos e conferir os tutoriais que disponibilizamos. Não deixem para providenciar tudo em cima da hora e, principalmente, estejam atentos às datas, porque muitos candidatos perdem os prazos”, lembra a diretora do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (Ciac), Julieta Jatahy.
Somente após a análise do cadastro no COC e o deferimento das(os) candidatas(os) que concluíram o preenchimento do sistema corretamente é que será realizada a convocação para as demais etapas da habilitação, incluindo a conferência presencial dos originais dos documentos enviados. A convocação para todas as fases da habilitação e a definição dos prazos a serem seguidos devem ser acompanhados na página do Ciac.
PROFMAT CASTANHAL DIVULGA O RESULTADO DOS CONTEMPLADOS COM BOLSAS DE ESTUDOS CAPES/PROFMAT – TURMA 2025

A Coordenação do ProfMat Castanhal divulga a lista nominal dos candidatos contemplados com as bolsas de estudos ofertadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), segundo o edital nº 20 para concessão de bolsas de estudos Capes/ProfMat – Turma 2025. Os discentes contemplados com a bolsa de estudos foram:
DOUGLAS WILSON RODRIGUES SOUZA
JOSÉ SOUSA LIMA NETO
JOSÉ SÉRGIO DAS CHAGAS MONTEIRO
LECIANE DO ESPÍRITO SANTO OLIVEIRA
Grupo de Pesquisa em Psicologia do Esporte e do Exercício (GPPEE) da UFPA Castanhal lança manual de saúde mental para estudantes universitários com os serviços de apoio disponíveis

Você sabia que a UFPA oferece diversos serviços de apoio psicológico e psicossocial para estudantes de graduação e pós-graduação? Para facilitar o acesso a essas informações, foi lançado o Manual da Saúde Mental: um guia para o estudante, que reúne iniciativas e programas voltados ao bem-estar da comunidade acadêmica.
A elaboração do material faz parte do projeto de pesquisa internacional UNILIFE-M, que tem como objetivo principal avaliar o impacto do estilo de vida na saúde mental dos estudantes universitários. O projeto já conta com a participação de mais de 28 países, destacando a relevância global do tema.
O coordenador do Grupo de Pesquisa em Psicologia do Esporte e do Exercício (GPPEE) responsável pela elaboração do manual, Prof. Dr. Daniel Pires, da Faculdade de Educação Física da UFPA Castanhal, reforçou o principal objetivo da publicação. “O intuito é ajudar estudantes a encontrarem suporte e recursos para cuidar da sua saúde mental. Sabemos que a vida acadêmica pode ser desafiadora, e muitos alunos enfrentam dificuldades como ansiedade, estresse, depressão e outros problemas emocionais. Esse manual foi criado justamente para orientá-los sobre onde e como buscar ajuda”, enfatizou o docente.
Rede de Apoio na UFPA – Entre os programas destacados no manual, está o PROREDE (Programa Rede de Apoio Psicossocial), desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assistência e Acessibilidade Estudantil da UFPA, antiga Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), que oferece atendimento psicológico e ações de promoção da saúde mental para discentes da universidade. Além disso, o guia apresenta uma série de projetos voltados para o acolhimento e acompanhamento emocional, como: Plantão Psicológico – Serviço de escuta e orientação para estudantes em situação de fragilidade emocional; Acolhimento Psicoeducacional – Atendimento preventivo para alunos com dificuldades emocionais e acadêmicas; Projeto Roda-Vida – Rodas de conversa que promovem troca de experiências e construção coletiva de suporte emocional; Projeto Imersões – Reflexões sobre cuidado e autocuidado, com mediação de psicólogos da assistência estudantil; Serviço de Apoio Psicossocial (SAPS) – Acompanhamento psicológico e psiquiátrico para alunos da UFPA; Projeto de Extensão de Assistência Psicossocial ao Estudante (PEAPS) – Atendimento psicoterápico individual e grupal; Clínica de Atenção à Violência (CAV) – Apoio jurídico, social e psicológico a vítimas de violência e discriminação.
Além disso, o manual reforça a importância do Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece atendimento gratuito e sigiloso para quem precisa conversar, pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br.
Como acessar o manual? – O Manual da Saúde Mental está disponível gratuitamente para toda a comunidade acadêmica. Para acessá-lo e conhecer mais sobre os serviços oferecidos, clique aqui.
Com essa iniciativa, a UFPA reafirma seu compromisso com a promoção da saúde mental e o bem-estar de seus estudantes, incentivando o autocuidado e a busca por suporte quando necessário.
Conheça outros trabalhos do Grupo de Pesquisa em Psicologia do Esporte e do Exercício, acessando o Instagram do GPPEE.
Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Marcos Tadeu – Ascom UFPA/Castanhal
UFPA divulga listão das(os) aprovadas(os) no PSE IQ 2025

Os festejos não chegaram ao fim com o carnaval, pelo menos não para os 424 aprovados no Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE IQ) 2025 da Universidade Federal do Pará (UFPA). O anúncio do listão das(os) novas(os) calouras(os) foi realizado nesta quinta-feira, 6 de março, pelo reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, em cerimônia que contou com a presença dos representantes das associações de Discentes Quilombolas (ADQ) e dos Povos Indígenas Estudantes da Universidade Federal do Pará (APYEUFPA).
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 apontam que no Pará, dos 8.120.131 habitantes, 5.673.446 se autodeclaram pardos, 793.621 são pretos, 80.980 indígenas, 1.570.281 brancos e 12.432 amarelos. Os números reforçam a necessidade de políticas públicas que assegurem a equidade no acesso ao ensino superior para pretos, pardos, quilombolas e indígenas. O PSE IQ é uma das iniciativas de acesso e inclusão da UFPA destinada a estudantes indígenas e quilombolas que não realizaram ou iniciaram curso de graduação e que se encontram em condições de vulnerabilidade econômica, social e educacional.

Em seu pronunciamento, o reitor Gilmar Pereira da Silva falou do ineditismo da UFPA em ser a única universidade federal a assegurar vagas em processo seletivo específico para grupos historicamente marginalizados, referindo-se ao PSE IQ, mas destacando outras iniciativas como o Processo Seletivo Especial para o Curso de Licenciatura em Etnodesenvolvimento; o Processo Seletivo Especial para o Curso de Educação do Campo; e o Processo Seletivo Especial para Imigrantes e Refugiados (PSE Migre).
O dirigente lembrou da luta quando se discutia cotas na Universidade anos antes da iniciativa governamental. “Nós tivemos a ousadia de colocar uma prova específica para trazer mais de 700 indígenas e quilombolas por ano para dentro da Universidade, com oportunidades em todos os nossos cursos de graduação”.

Nesta edição, o PSE IQ ofertou 796 vagas (398 para cada um dos grupos específicos), dentro de cada um dos 199 cursos de graduação da UFPA. Desde sua criação em 2014, o Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas já permitiu o acesso à graduação de 3.897 quilombolas e 692 indígenas. “Não é um processo simples. Nós, a cada dia, estamos nos desafiando e aprendendo a lidar com esse processo. É desafiador, mas também muito prazeroso. Eu fico muito honrado por tudo aquilo que vejo que a UFPA já avançou e assumo o compromisso de nos mantermos firmes para seguiremos avançando”, reforçou o reitor.
A vice-reitora, Loiane Prado Verbicaro, ressaltou a complexidade de realizar o processo de seleção construído com a participação de vários setores e dos segmentos de representação estudantil ao longo de todo o ano, como é o caso do PSE IQ.

“Esse momento é tão importante para o UFPA, é um momento de celebrar, de receber os nossos indígenas, os nossos quilombolas, depois de um trabalho árduo, um trabalho coletivo, um trabalho complexo que contou com a colaboração e a participação direta das comunidades e das associações de estudantes, indígenas e quilombolas. Eu queria muito agradecer a vocês por escolherem a UFPA e de nos dar também a oportunidade de aprender tanto com vocês. Sem dúvida vocês fazem desse, um espaço muito melhor, incorporando valores, culturas e tantas formas de compreensão da realidade”, disse.
O PSE IQ registrou 2.192 inscrições, sendo a maioria de candidatas, 58,12% da concorrência. Os cursos mais concorridos entre indígenas foram Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Direito e Psicologia. Já entre quilombolas, a preferência os mais procurados foram Medicina, Educação Física, Fisioterapia, Pedagogia, Enfermagem, Direito, Psicologia e Odontologia.
Ancestralidade

“Ingressar na universidade é apenas o começo de um sonho. Entramos aqui com a meta de retornar à ancestralidade e colocar esse conhecimento em benefício das nossas comunidades”. A afirmação é do coordenador da Associação dos Discentes Quilombolas da UFPA, Gustavo Cardoso, ao destacar o significado desse momento para as comunidades tradicionais. “A gente entende a importância de todo esse processo e da luta que a gente faz para que isso tudo aconteça. A gente sabe que nunca foi fácil, nunca foi nada foi de graça, tudo foi conquistado, mas o momento é, sim, de muita alegria. Hoje, tem festa na aldeia. Hoje, tem festa no território.”
“A gente entende que o PSE é a porta que se abre não apenas para os nossos sonhos, mas para que os sonhos dos territórios e dos nossos ancestrais sejam realizados. O teu sonho é o sonho do teu ancestral, dos teus avós, das tuas lideranças, e quando a gente sai de dentro dos nossos territórios a gente sai com a meta de voltar para lá. A nossa responsabilidade com o território é voltar para dar esse retorno do que a gente veio buscar, por isso essa é uma conquista tão grande”, declarou o representante dos discentes quilombolas da UFPA.
Por sua vez, a presidente da Associação dos Povos Indígenas Estudantes da UFPA, Eslla Yacy, falou da emoção e ansiedade das comunidades indígenas pelo resultado do PSE IQ: “A gente está aqui de braços abertos. Não é fácil entrar na universidade, mas como associação estamos aqui para analisar as coisas que a gente passa, as dificuldades que a gente passa, porque a gente sabe que sair dos nossos territórios é sair de uma realidade totalmente diferente para vir para as universidade, mas com a certeza que a recompensa vem. Então estamos muito felizes”

Compondo a mesa de anúncio dos aprovados do PSE IQ, a professora Emérita da UFPA e superintendente de Políticas Afirmativas e Diversidade, Zélia Amador de Deus, chamou a atenção para o feito histórico que representa o processo seletivo de ingresso de estudantes indígenas e quilombolas, “um trabalho diferenciado por atender e responder de forma eficiente a grupos que historicamente não tinham acesso às universidades brasileiras. A gente tem muito orgulho porque a Universidade Federal do Pará é a única no Brasil que tem este trabalho diferenciado no sentido de não se contentar apenas com a entrada de pessoas negras e de povos indígenas, dos povos originários, por meio do Enem. E queremos cada vez mais atender e responder de forma eficiente a esta sociedade”, enfatizou.
Também compuseram a mesa do Listão do PSE IQ 2025, a pró-reitora de Graduação, Maria Lucilena Gonzaga; o diretor do Centro de Processos Seletivos, Aarão de Lima Neto; a diretora do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC), Julieta Jatahy; e a procuradora-chefe junto à UFPA, Fernanda Monte Santo.

Transmissão ao vivo – Este ano, a novidade foi a transmissão ao vivo do Listão do PSE IQ simultaneamente por meio dos canais da Rádio Web da UFPA no YouTube e Instagram. A iniciativa permitiu que as comunidades indígenas e quilombolas acompanhassem o anúncio dos classificados em tempo real para todo o estado do Pará. A leitura foi feita pelos próprios representantes discentes da ADQ e APYEUFPA, e o material ficará disponível no repositório da rádio web.
Além da transmissão do Listão dos aprovados, a Rádio Web UFPA também ofereceu a oportunidade para tirar dúvidas com a presença dos representantes do CIAC, Julieta Jatahy, e do pró-reitor de Assistência Estudantil, Ronaldo Araújo.

“A ousadia coletiva de promover três horas de transmissão ao vivo em multiplataforma – pelo Portal, YouTube e instagram da Rádio Web UFPA – e em rede com as redes sociais das Associações de Indígenas e Quilombolas (APYEUFPRA e ADQ), além de um marco histórico, reflete um compromisso fundamental de democratizar e descolonizar o acesso e a produção do conhecimento, e a comunicação é palco e mecanismo fundamental pra isso”, avaliou a diretora da Faculdade de Comunicação da UFPA e coordenadora pedagógica da Rádio Web, Rosane Steinbrenner. “O que posso dizer, de coração feliz, é que o retorno da audiência foi marcante. Chegamos mais longe. Tivemos várias perguntas e manifestações das comunidades do interior. De forma geral, apenas considerando os canais do youtube, a transmissão alcançou mais de 5 mil visualizações”, comemorou.
Habilitação, chamadas extras e repescagem – Logo após a divulgação do resultado da seleção, o Centro de Indicadores Acadêmicos (Ciac) divulgou o Edital de habilitação ao vínculo institucional com o prazo para que as(os) estudantes classificadas(os) possam preencher o Cadastro Online de Calouros (COC) e confirmar os respectivos vínculos com a UFPA.
O sistema estará até às 17h do dia 12 de março. A(O) candidata(o) que não realizar a habilitação institucional, no período determinado perderá direito à vaga.
Uma vez que haja vagas não preenchidas, novas chamadas também poderão ser realizadas (repescagens). E, no caso daquelas vagas sem candidatas(os) classificadas(os), haverá a possibilidade, ainda, de abertura de reoferta dessas vagas. Ambas as possibilidades devem ser acompanhadas nas páginas do Ceps e do Ciac.
Leia mais:
Prazo para adesão à reoferta de vagas do PS 2025 inicia nesta terça-feira, 25

A Universidade Federal do Pará (UFPA) inicia, nesta terça-feira, 25 de fevereiro, o prazo para adesão à primeira reoferta de vagas do Processo Seletivo 2025 (PS 2025) para inscritas(os) na seleção. Serão disponibilizadas 673 vagas divididas em 46 ofertas de cursos em diferentes campi da UFPA. Podem concorrer a essas vagas apenas as(os) candidatas(os) aprovadas(os) e não classificadas(os) no listão do PS 2025 que queiram optar por outro curso que não o inicialmente escolhido.
A reoferta de vagas é uma forma de ampliar as possibilidades de ingresso nos cursos de graduação da UFPA, para além das chamadas adicionais (repescagens), com uma nova oferta das vagas sem candidatos(as) classificados(as) no PS 2025.
A adesão poderá ser realizada na página de inscrição inicial do PS 2025, por meio de login e senha da(o) candidata(o), no período das 10h do dia 25 às 10h do dia 28 de fevereiro de 2025.
Quem optar por concorrer a uma vaga da reoferta estará automaticamente declarando que, no caso de classificação em novo curso, renuncia à sua posição na lista de espera do curso da sua inscrição inicial, ou seja, quem for convocada(o) na reoferta sairá da lista de espera da repescagem do curso originalmente escolhido na inscrição do PS 2025. Já em caso da não classificação na reoferta, a(o) candidata(o) retornará para a lista de espera do curso inicial, uma vez que não há chamada adicional para os não classificados na reoferta de vagas.
Serviço:
1ª Reoferta de Vagas do PS 2025
Período para adesão: das 10h do dia 25 às 10h do dia 28 de fevereiro de 2025
Mais informações na página do Ceps.
TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
ARTES: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Seleção de bolsistas da Secretaria Executiva: divulgação do resultado final

A Comissão responsável pela pelo processo de seleção de bolsistas para a Secretaria Executiva da UFPA/Castanhal torna público o resultado final. Clique aqui para conferir.
OBSERVAÇÕES:
- O candidato aprovado e classificado para a bolsa do turno da manhã deve comparecer à Secretaria Executiva na quarta-feira, dia 26/02/2025, no período de 8h as 12h, para detalhes do contrato.
- A candidata aprovada e classificada para a bolsa do turno da tarde deve comparecer à Secretaria Executiva na semana de 10 a 14/03/2025, no período de 13h às 15h, para esclarecimento do contrato.
Leia também:
– Secretaria Executiva divulga edital para seleção de bolsistas
Turma de Educação Física da UFPA promove aula prática sobre esporte, lazer e meio ambiente em Mãe do Rio

A turma de Educação Física da UFPA – Polo Mãe do Rio participou, no dia 12 de fevereiro de 2025, de uma aula prática que integrou jogos, brincadeiras e reflexões sobre questões socioambientais. A atividade foi realizada na comunidade Ponte Nova e foi direcionada para estudantes do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Progresso.
A iniciativa fez parte do componente curricular Esportes, Lazer e Meio Ambiente e foi conduzida pelo professor Antonio Valdir Monteiro Duarte. Os conteúdos foram planejados pelos próprios discentes do curso, que organizaram atividades pedagógicas adequadas aos diferentes níveis de aprendizagem dos alunos da escola.
“A experiência possibilitou a vivência de metodologias ativas, promovendo o envolvimento dos estudantes e permitindo a reconstrução das dinâmicas aplicadas. O alto nível de participação dos alunos da escola reforçou a importância de atividades que conectam o ensino da Educação Física com a conscientização ambiental”, destacou o professor Antonio Valdir.
A ação contou com o apoio da diretora da Escola Progresso, Maria Rosidalva, e da coordenadora do Polo UFPA/Mãe do Rio, Adriana Oliveira Batista.
Além de desenvolver habilidades motoras e incentivar práticas esportivas, a aula prática buscou reforçar o papel da Educação Física na construção de uma consciência ambiental.
A Faculdade de Educação Física da UFPA/Castanhal, responsável pelo curso em Mãe do Rio, segue promovendo atividades que integram ensino, pesquisa e extensão, reafirmando seu compromisso com uma formação acadêmica voltada para a transformação social.
Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Marcos Tadeu – Ascom UFPA/Castanhal
Seleção de bolsistas da Secretaria Executiva: divulgação do resultado das inscrições e convocação para entrevista

A Comissão responsável pela pelo processo de seleção de bolsistas para a Secretaria Executiva da UFPA/Castanhal torna público o resultado das inscrições. Clique aqui para conferir.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Em virtude do grande número de inscritos, as entrevistas serão realizadas de acordo com data e horários abaixo especificados:
- Candidatas(os) que optaram pelo turno da manhã:
DATA E HORÁRIO: 20/02/2025, às 9h (ordem de chegada)
- Candidatas(os) que optaram pelo turno da tarde:
DATA E HORÁRIO: 20/02/2025, às 14h (ordem de chegada)
Candidatas(os) que não comparecerem à entrevista (de acordo com data e horário especificados) serão automaticamente eliminadas(os).
Leia também:
– Secretaria Executiva divulga edital para seleção de bolsistas
Arte: Ascom – UFPA/Castanhal
ProfMat Castanhal divulga edital para concessão de bolsas de estudos da Capes para a turma 2025

A coordenação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Castanhal (Profmat Castanhal) divulga Edital para concessão de bolsas de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a turma 2025 do ProfMat. As inscrições estarão abertas entre os dias 17 de fevereiro e 21 de março de 2025.
O edital segue em conformidade com o Regimento Nacional do PROFMAT e com as diretrizes das Portarias Capes nº 289, de 21 de março de 2011, nº 478, de 29 de abril de 2011, e nº 207, de 4 de julho de 2024.
O edital disponibiliza um total de 480 bolsas, distribuídas conforme o Anexo 2, número 20. Clique aqui para conferir o Edital.
Texto: Coordenação do ProfMat Castanhal
Arte: Marcos Tadeu Torres – Ascom UFPA/Castanhal
Secretaria Executiva divulga edital para seleção de bolsistas

Alunas(os) matriculadas(os) em qualquer curso de graduação do Campus de Castanhal, cursando a partir do segundo semestre, podem participar da seleção para bolsistas da Secretaria Executiva. O valor da bolsa é de R$ 787,98 + R$ 220,00 (auxílio-transporte).
São ofertadas três vagas para o turno da manhã, sendo duas para cadastro de reserva, e mais três vagas para o período vespertino, também com duas delas destinadas ao cadastro de reserva.
Requisitos – As(os) interessadas(os) em participar do processo seletivo devem cumprir os seguintes pré-requisitos obrigatórios: possuir conhecimentos em informática; não ser bolsista em projetos de pesquisa ou extensão e não ter vínculo empregatício de qualquer natureza; ter disponibilidade para cumprir o horário das 8h às 12h (caso seja selecionada(o) para o turno da manhã) ou das 14 às 18h (em caso de classificação para o período da tarde); estar cursando a partir do segundo semestre. Também é desejável que as(os) candidatas(os) apresentem: comprovação de experiência no exercício de atividades formais ou informais na área de secretaria; facilidade/habilidade de trabalhar com atendimento ao público (desejável); conhecimentos em redação oficial.
Inscrições e seleção – As(os) interessadas(os) deverão preencher a ficha de inscrição (anexa ao Edital) e entregá-la presencialmente na Secretaria Executiva (altos do Prédio Administrativo), juntamente com o Curriculum Vitae com foto e suas devidas comprovações, o histórico acadêmico atualizado e o atestado de vínculo do semestre. A entrega da documentação deverá ser realizada entre os dias 12 e 17 de fevereiro de 2025, das 9 às 12 e das 14 às 17h. A seleção compreenderá análise do currículo e entrevista, marcada para o dia 20 de fevereiro, às 14h, na Secretaria Executiva do Campus.
Para conferir as atribuições da(o) bolsista da Secretaria Executiva e para outras informações, acesse o edital.
Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Marcos Tadeu Torres – Ascom UFPA/Castanhal