Discentes da UFPA/Castanhal que residem em outros municípios poderão solicitar 1ª via da carteira de meia passagem intermunicipal

Até 30 de abril, as/os discentes de graduação e pós-graduação da UFPA, Campus de Castanhal, que residem em outros municípios, poderão solicitar a primeira via da carteira de meia passagem intermunicipal.
Documentos necessários – Duas fotos 3×4 com fundo branco, declaração ou atestado de matrícula, original e cópia do comprovante de residência atualizado (água, energia ou telefone) no nome da/o aluna/o ou de seus responsáveis (para quem não possui comprovante em seu nome, basta apresentar contrato de aluguel ou declaração de residência reconhecida em cartório), cópia da carteira de identidade (RG) e cópia do cadastro de Pessoa Física (CPF), além do requerimento preenchido (clique aqui para acessar).
A entrega da documentação deve ser realizada na Coordenadoria Acadêmica (Prédio Administrativo – Altos), no horário das 8 às 17h. Também é possível entregar a documentação das 17 às 19h, na Secretaria das Faculdades, com o secretário Washington.
Serviço:
Solicitação da primeira via da carteira de meia passagem intermunicipal
Período: até 30/04/2025
Local: Coordenação Acadêmica (8 às 17h) e Secretaria das Faculdades (17 às 19h).
Formulário e relação de documentos necessários (clique aqui).
Texto e arte: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Seleção para cadastro de reserva de professores formadores para o curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva: divulgado o resultado final da segunda chamada

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Faculdade de Pedagogia do Campus de Castanhal, torna público o resultado final da segunda chamada do processo seletivo para cadastro de reserva de professores formadores do Curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, vinculado ao Parfor Equidade, de acordo com o Edital 01/2024. Clique aqui para conferir o resultado final da segunda chamada .
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A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Faculdade de Pedagogia do Campus de Castanhal, torna público o resultado preliminar da segunda chamada do processo seletivo para cadastro de reserva de professores formadores do Curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, vinculado ao Parfor Equidade, de acordo com o Edital 01/2024. Clique aqui para conferir o resultado preliminar da segunda chamada .
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Seleção para cadastro de reserva de professores formadores para o curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva: divulgado o resultado preliminar das inscrições da segunda chamada

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Faculdade de Pedagogia do Campus de Castanhal, torna público o resultado preliminar das inscrições realizadas na segunda chamada do processo seletivo para cadastro de reserva de professores formadores do Curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, vinculado ao Parfor Equidade, de acordo com o Edital 01/2024. Clique aqui para conferir o resultado preliminar das inscrições homologadas.
Confira, também, a errata do cronograma de seleção.
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Prorrogado o prazo para solicitação de renovação da carteira de meia passagem intermunicipal

A Coordenação Acadêmica da UFPA Castanhal informa que a ARTRAN (Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte) prorrogou o prazo para solicitação de RENOVAÇÃO da carteira de meia passagem intermunicipal vencida.
As/Os discentes cujos nomes não se estejam na lista de renovação devem enviar comprovante de matrícula para a Coordenação Acadêmica, até 15/01/25, pelo e-mail academicacastanhal@ufpa.br. O título da mensagem deve ser “Renovação Interpass”.
Observação: O prazo de validade das carteiras de meia passagem foi prorrogado até 31 de março de 2025.
Nas férias escolares, as/os alunas/os que fazem o ensino INTERVALAR ou que estão realizando atividades acadêmicas, o que inclui estágio obrigatório e pesquisas, farão jus ao benefício desde que apresentem uma declaração específica da instituição de ensino, com carimbo e assinatura normal ou digital do responsável, descrevendo tal condição.
Seleção para cadastro de reserva de professores formadores para o curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva: divulgado o resultado final

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Faculdade de Pedagogia do Campus de Castanhal, torna público o resultado final do processo seletivo para cadastro de reserva de professores formadores do Curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, vinculado ao Parfor Equidade, de acordo com o Edital 01/2024. Clique aqui para conferir.
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Seleção para cadastro de reserva de professores formadores para o curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva: divulgada errata do cronograma

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Faculdade de Pedagogia do Campus de Castanhal, torna pública a errata do cronograma do processo seletivo para cadastro de reserva de professores formadores do Curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, vinculado ao Parfor Equidade, de acordo com o Edital 01/2024. Clique aqui para conferir a errata.
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Seleção para cadastro de reserva de professores formadores para o curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva: divulgado o resultado preliminar

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Faculdade de Pedagogia do Campus de Castanhal, torna público o resultado preliminar do processo seletivo para cadastro de reserva de professores formadores do Curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, vinculado ao Parfor Equidade, de acordo com o Edital 01/2024. Clique aqui para conferir o resultado preliminar das inscrições homologadas e aqui para o resultado preliminar da primeira chamada .
O prazo para interposição de recurso contra o resultado preliminar encerra neste sábado (21). Os recursos deverão ser encaminhados para o e-mail nacesscastanhal@ufpa.br. A(o) candidata(o) deve informar, no corpo do texto, o nome seu nome completo e apresentar as argumentações. O modelo de requerimento para o recurso encontra-se no anexo VIII do edital.
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UFPA Castanhal abre inscrições para cadastro de reserva de professores formadores para o curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Faculdade de Pedagogia do Campus de Castanhal, anuncia a abertura do processo seletivo para cadastro de reserva de professores formadores do Curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, vinculado ao Parfor Equidade, de acordo com o Edital 01/2024, que estabelece as normas para seleção e atuação de bolsistas nos períodos letivos de 2025.1 e 2025.3.
O processo seletivo visa atender à metodologia do curso, baseada na pedagogia da alternância, com atividades desenvolvidas em períodos intensivos.
Requisitos para participação – Os candidatos devem atender aos critérios exigidos para as modalidades Professor Formador I e II. Para a primeira modalidade, é necessário ser docente efetivo da UFPA ou de secretarias de educação, possuir título de mestre ou doutor, formação na área da disciplina a ser ministrada, experiência mínima de dois anos no magistério superior e atuação na formação de professores, dentre outros critérios descritos no edital.
Já os candidatos à modalidade Professor Formador II devem ter formação em nível de pós-graduação, experiência mínima de um ano no magistério e comprovar atuação na formação de professores, dentre outros critérios descritos no edital. Ambos os perfis devem apresentar plano de ensino alinhado à disciplina pretendida.
Processo seletivo – O processo será composto pela análise do currículo Lattes, do plano de ensino e da documentação comprobatória. A classificação dos candidatos será feita com base na pontuação obtida.
Inscrições – As inscrições para o cadastro de reserva são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente via e-mail, no endereço naccesscastanhal@ufpa.br. O período para envio da documentação será de 19 de dezembro de 2024 até 12h de 20 de dezembro de 2024. Para efetuar a inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido (anexo, cópias de documentos pessoais (identidade, CPF, título de eleitor e, no caso de candidatos do sexo masculino, certificado militar), diplomas de graduação e pós-graduação, currículo Lattes, declaração de disponibilidade e plano de ensino referente à disciplina pretendida. Todos os formulários estão disponíveis nos anexos do edital.
Para mais informações, envie e-mail para naccesscastanhal@ufpa.br.
Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Abertura do I Congresso Nacional de Educação Especial Inclusiva traz debate sobre a formação de professores no Brasil

Entre os dias 10 e 12 de dezembro está acontecendo o I Congresso Nacional de Educação Especial Inclusiva (CNEEI), evento organizado pelo Núcleo de Acessibilidade do Campus da UFPA em Castanhal, em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), do Campus de Castanhal/UFPA.
A programação conta com minicursos, oficinas, mesas-redondas entre outras atividades que ocorrem nas cidades de Castanhal (PA), Redenção (CE) e no campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Nesta terça, 10, o Congresso foi iniciado no Auditório da Catedral Santa Maria Mãe de Deus, em Castanhal e contou com mesa de abertura, apresentação cultural e uma conferência intitulada “Formação em Educação Especial no Brasil”.
A Professora Débora Alfaia da Cunha, coordenadora do CNEEI, destacou a relevância do evento como uma oportunidade de formação para todos os envolvidos. “O I Congresso Nacional de Educação Especial Inclusiva é o nosso primeiro ciclo formativo do Parfor Equidade, porque nós entendemos que ninguém vira professor, como dizia Paulo Freire, na madrugada, a gente se torna professor num processo muito árduo de formação”, enfatizou. A docente também ressaltou o papel histórico de Castanhal na luta pela educação especial e a importância das pessoas e instituições engajadas nesse processo. “O mérito é de todas as pessoas, de todas as instituições, de todos os sonhadores que têm se envolvido na construção de uma sociedade melhor e mais inclusiva”, completou.
Já a Professora Maria Lucilena Gonzaga, pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA, chamou a atenção para a importância de pensar a educação inclusiva de forma integrada e contextualizada. “A Universidade Federal do Pará é a maior universidade inclusiva do Brasil porque tem uma população significativa de quilombolas, de indígenas, com um número considerável de alunos PCDs, mas também de servidores PCDs”, afirmou. Ela também destacou a relevância da parceria entre os estados participantes do CNEEI. “Este congresso reúne três estados cuja representatividade para o Brasil é importantíssima. O Ceará, sendo um paradigma de uma educação de qualidade em meio a tantas adversidades. Minas Gerais, que concentra uma população importante, principalmente de quilombolas junto com o Pará. E, por fim, o Pará, que tem na UFPA a maior população indígena e quilombola”, pontuou.
A pró-reitora ainda lembrou das conquistas recentes da UFPA, como a aprovação do Regime Acadêmico Diferenciado para Inclusão e Permanência de Estudantes de Graduação (RADIP-EG), por meio da Resolução 5.799/2024. Segundo ela, o documento reflete o compromisso da universidade com a garantia de direitos. “Pensar na magnitude dessa universidade não é dizer aleatoriamente que nós somos da maior universidade do norte do país, mas é pautar políticas que assegurem direitos, para que essa universidade seja, de fato, grandiosa. E uma universidade só é grandiosa quando ela pensa a partir do seu território e das suas peculiaridades”, concluiu.
O CNNEI continua nesta quarta (11) e nesta sexta (12), com atividades simultâneas na UFPA Castanhal, em Redenção (CE) e na UFJF. A programação de encerramento será realizada em Castanhal, no Auditório da Catedral Santa Maria Mãe de Deus e com transmissão, ao vivo pelo Youtube, e contará com 4 mesas-redondas: “A expansão das licenciaturas na área de Educação Especial nas universidades públicas brasileiras”, “Formação continuada de professores de sala comum”, “Demandas emergentes: Altas habilidades/superdotação” e “Gestão escolar para uma Educação Inclusiva”. Para conferir a programação completa, acesse o site: https://www.even3.com.br/cneei/.
Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal