UFPA realiza chamada pública de discentes de graduação em situação de vaga a prescrever

Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (Ciac) da Universidade Federal do Pará publicou, nesta terça-feira,1º, a lista de discentes convocadas(os) pela chamada pública para prescrição 2024. A convocação está direcionada àquelas(es) discentes em situação de vaga a prescrever, ou seja, que já ultrapassaram o tempo máximo de conclusão de seus cursos ou excederam o número de trancamentos. O prazo para comparecimento e protocolamento de recurso inicia hoje, 1º de outubro, e segue até o dia 18 de outubro de 2024.

O chamamento para prescrição de vagas (jubilamento) é feito, anualmente, pela Universidade e tem o objetivo de garantir que as(os) estudantes tenham um Plano de Atividades Curriculares para que possam concluir seus respectivos cursos. Para tanto, as(os) discentes convocadas(os) devem comparecer à subunidade acadêmica à qual estão vinculadas(os) para o protocolamento de recurso. Com base nessa solicitação, a direção da faculdade ou da escola prestará informações sobre a situação acadêmica da(o) discente e sobre os procedimentos a serem adotados para a instauração do processo para a conclusão do curso.

Os casos serão avaliados, individualmente, por comissões internas dos cursos, com fundamento na Instrução Normativa Nº 02/2024 – Proeg/UFPA, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. A análise de cada processo será realizada no período de 22 de outubro a 14 de novembro de 2024, tendo o prazo limite do dia 30 de novembro de 2024 para a oficialização do registro de deferimento ou indeferimento via Sipac.

Em caso de deferimento, será elaborado um planejamento das atividades curriculares a serem desenvolvidas pela(o) discente e esta(e) precisará assinar um Termo de Compromisso para cumprimento das atividades previstas. À faculdade, fica o prometimento de ofertar as turmas no(s) período(s) registrado(s) no Termo de Compromisso, bem como a realização de acompanhamento do desempenho da(o) estudante durante o tempo de prorrogação concedido.

Jubilamento – A partir do dia 22 de outubro de 2024, aquelas(es) discentes convocadas(os) que não compareceram nos prazos determinados na Instrução Normativa Nº 02/2024 – Proeg/UFPA terão suas vagas consideradas prescritas pelo Ciac, o que vai possibilitar à UFPA uma nova oferta dessas vagas remanescentes, para que outras pessoas possam ter acesso à universidade pública. 

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia tem doutorado aprovado pela Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a proposta de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), marcando, assim, mais uma conquista significativa no âmbito da pós-graduação do Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O programa interdisciplinar, criado em 2016 pelo professor Dr. José Guilherme Fernandes, oferece, desde 2017, o curso de mestrado e, agora, avança em sua missão de capacitar profissionais para estudar as interações humanas na Amazônia.

“A intenção do Programa é estudar os discursos, as práticas e os saberes da ação do homem sobre a região, abrangendo tanto os efeitos construtivos quanto destrutivos dessas ações. A área de concentração denominada Estudos Antrópicos tem por objetivo investigar e estudar realidades e modelos culturais e científicos em contato, propondo projetos e/ou ações relativos à compreensão da antropia em seus desdobramentos na sociobiodiversidade e na interação de saberes”, destacou o professor José Guilherme, que atualmente é o coordenador geral do PPGEAA.

Ainda segundo o docente, a aprovação do doutorado representa uma grande vitória – fruto do empenho tanto do corpo docente quanto dos discentes e dos egressos – para o Campus de Castanhal e para o Nordeste do Pará, onde há uma carência de programas de pós-graduação.

 “A principal representação é a conquista pelo esforço coletivo que nós tivemos. O programa começou em 2017, e na primeira avaliação da Capes, em 2020, já alcançamos a nota quatro. Agora, finalizando essa quadrienal, temos um curso de doutorado aprovado. Isso é maravilhoso e coloca Castanhal em destaque na região”, afirmou o coordenador, que também falou sobre a concorrência.

“Na área interdisciplinar, que é a área mais concorrida da Capes, ou seja, aquela que normalmente recebe o maior número de propostas de pós-graduação, para a 231ª reunião do Conselho Técnico-Científico (CTC) da Capes, foram encaminhadas noventa e três propostas, sendo que apenas vinte e oito foram aprovadas e na região norte, especificamente, foram encaminhadas seis propostas de doutorado, com apenas 3 aprovados: um acadêmico na Universidade Federal do Amazonas e dois na UFPA, sendo um profissionalizante, em Belém, e outro acadêmico, que foi o nosso. A alta concorrência mostra que realmente tivemos uma grande vitória”, comemorou o professor José Guilherme.

Além de fortalecer o papel acadêmico da UFPA no interior do Estado, o novo curso de doutorado trará impactos positivos para a sociedade local. “A aprovação desse doutorado aumenta a especialização dos serviços oferecidos na região, elevando o nível de exigência e proporcionando uma formação mais qualificada para aqueles que atuam em diferentes áreas, o que é muito importante para o desenvolvimento do Nordeste do Pará”, acrescentou o professor.

Doutorado acadêmico ou profissional? – O doutorado aprovado é de caráter acadêmico, o que significa que, ao contrário de um programa profissional, ele se concentra na ampliação do conhecimento teórico e metodológico. Segundo o professor José Guilherme Fernandes, “um programa profissional, seja mestrado ou doutorado, obriga a gerar um produto que atenda a uma demanda específica da sociedade. Já no acadêmico, a principal preocupação é discutir epistemologias, teorias científicas e metodologias. Estamos mais focados no processo de ampliação do conhecimento, surgimento de novas teorias e metodologias”. No entanto, ele enfatiza que o PPGEAA busca equilibrar a produção acadêmica com a aplicação prática, procurando desenvolver projetos que também atendam às demandas sociais e ambientais da região.

O caminho até a aprovação – A proposta do doutorado passou por um processo rigoroso de avaliação pela Capes. O coordenador explicou que, após a primeira tentativa, foi necessário aprimorar o projeto e trazer novos docentes com perfis adequados para atender às exigências do órgão. “Um dos grandes desafios para os campi do interior é a formação de um corpo docente qualificado para atuar em programas de pós-graduação. Com a ajuda de parceiros em Belém, conseguimos estruturar uma equipe sólida que atendeu aos critérios da Capes e possibilitou a aprovação do doutorado”, explicou.

As linhas de pesquisa do doutorado seguirão as mesmas do mestrado, sendo elas “Etnossociobiodiversidade e Sustentabilidade Ambiental” e “Etnossaberes e Tecnologias Sociais”, áreas de estudo que reforçam o compromisso do PPGEAA com a compreensão da relação entre cultura, ciência e sustentabilidade na Amazônia.

Próximos passos – O edital de seleção da primeira turma de doutorado será lançado em março de 2025, com previsão de início das atividades no segundo semestre do mesmo ano. Para mais informações, os interessados podem acessar o site oficial do programa, no endereço www.ppgeaa.propesp.ufpa.br.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Marcos Tadeu – Ascom UFPA/Castanhal

Empresa Júnior abre seleção para novos membros

A Empresa Júnior da Faculdade de Computação (Facomp) da UFPA Castanhal, a LinkJr, retoma suas atividades em 2024 e está com edital aberto para a seleção de novos membros.

São 16 vagas disponíveis para alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação do Campus de Castanhal para atuação voluntária. As inscrições vão até o dia 20 de setembro, mediante o preenchimento do formulário disponível aqui.

Para se inscrever, é necessário ter disponibilidade de 4h diárias (de segunda a sexta, de forma híbrida) para se dedicar à LinkJr e cumprir, no mínimo, 1 ano de estadia na Empresa.

Entre os setores com oportunidades, estão: Desenvolvimento Front-End, Desenvolvimento Back-End, UI/UX, Marketing, Administrativo, Pessoas & Desempenho, Data Science.

Os estudantes selecionados poderão aplicar seus conhecimentos acadêmicos em projetos reais, aprimorando habilidades práticas em um ambiente colaborativo e desafiador. A iniciativa permite uma imersão no mercado de trabalho, possibilitando aos participantes o desenvolvimento de soluções inovadoras com impacto local.

O que é uma Empresa Júnior – Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, formada e gerida por estudantes universitários, que tem como objetivo oferecer serviços e soluções para o mercado, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência prática para os seus membros.

Para mais informações sobre a seleção de novos membros para a Empresa Júnior, acesse o edital.

Acesse, também, o site e as redes sociais da LinkJr:
linkjr.com.br
instagram.com/linkjr.tech
linkedin.com/company/linkjr

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

II SINEPEX e VII SIEPEX da UFPA Castanhal abrem inscrições para comissão de Comunicação e Apoio e para submissão de propostas de atividades artístico-culturais e de comercialização de produtos

Entre os dias 05 e 07 de novembro, a UFPA Castanhal vai sediar o II Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (II SINEPEX) e o VII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (VII SIEPEX), com o tema “Inclusão, desenvolvimento socioambiental e produção de conhecimento da Amazônia”.

A Comissão Organizadora dos eventos informa as regras para as inscrições para a comercialização de produtos, para a comissão de comunicação e apoio e para a submissão de propostas de atividades artístico-culturais.

– Inscrições para Comissão de Comunicação e Apoio: Discentes interessados em atuar no apoio às atividades de recepção, frequência, recebimento e distribuição de trabalhos aos avaliadores, a ocorrerem presencialmente e em plataformas digitais; na cobertura das salas de minicursos e palestras; na confecção de flyers, administração de plataformas digitais e redes sociais; na transmissão do evento, apoio em serviços básicos, dentre outros podem se inscrever no período de 16/09 (10h da manhã) até 07/10/24 (13h) . Haverá certificados específicos para os participantes dessa comissão. Para se inscrever, clique aqui. Para mais informações, clique aqui.

– Submissão de propostas de comercialização de produtos (alimentos, artesanato etc.): Representantes de turmas, docentes e técnicos(as) do campus de Castanhal da UFPA, e público externo, com interesse em realizar vendas de produtos, tais como alimentos, artesanato e livros, durante a realização do evento, deverão apresentar ofício de solicitação, com descrição do(s) produto(s), responsáveis, dias e locais de comercialização, assinado pela direção do curso ou direção imediata (quando for membro da UFPA). As submissões podem ser realizadas no período de 16/09 (10h da manhã) até 23/10/2024, aqui. Para mais informações, clique aqui.

– Submissão de propostas de atividades artístico-culturais: As submissões das propostas de atividades artístico-culturais ocorrerão no período de 16/09 (10h da manhã) até 23/10/24. O participante deverá sinalizar o momento da apresentação (abertura, intervalos de atividades), bem como enviar uma descrição básica da proposta (do que se trata), e a identificação geral: título da apresentação, nome e e-mails completos dos artistas, número de celular, instrumentos utilizados, e a duração. Para submeter uma proposta, clique aqui. Para mais informações, clique aqui.

Sobre o II SINEPEX e o VII SIEPEX  –  Os eventos pretendem promover discussões voltadas ao engajamento social e intelectual, por meio de palestras, mesas-redondas, painéis, minicursos e mostras, além de resumos expandidos nas suas respectivas áreas, que serão apresentados em comunicação oral e pôster (este último somente no formato presencial).

Público-alvo e inscrições – Os eventos são abertos a toda a comunidade da UFPA, bem como a profissionais e estudantes de outras instituições interessados na programação. As inscrições para ouvintes podem ser realizadas gratuitamente, até 30 de outubro, pelo site https://www.even3.com.br/iisinepexviisiepex/.

Submissão de trabalhos – Serão aceitos trabalhos nas modalidades comunicação oral (em formato presencial ou on-line) e pôster (apenas em formato presencial) de discentes e pesquisadores, tanto da UFPA quanto de outras instituições. As inscrições com submissão de trabalhos poderão ser realizadas entre os dias 02 e 25 de setembro, mediante o pagamento de uma taxa de 16,98 (dezesseis reais e noventa e oito centavos) por trabalho enviado. Todas as regras estão disponíveis aqui.

Para mais informações sobre o II Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (II SINEPEX) e o VII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (VII SIEPEX) da UFPA Castanhal, acesse o site https://www.even3.com.br/iisinepexviisiepex/.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Divulgação

Nova remessa da 1ª via da carteira de meia passagem intermunicipal está disponível na Coordenação Acadêmica

Discentes de graduação e pós-graduação contemplados com a carteira Interpass podem comparecer à Coordenadoria Acadêmica da UFPA em Castanhal (Bairro Jaderlândia), das 8 às 17h, de segunda a sexta, para receber o documento que dá direito ao pagamento de meia passagem no transporte intermunicipal no Pará. É importante consultar se seu nome consta na lista de contemplados (clique aqui para consultar).

Para consultar a remessa anterior, clique aqui.

Atenção: A Coordenadoria Acadêmica reforça o seguinte comunicado: “Por meio da Resolução n° 04, de 23 de agosto de 2024, a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte do Pará (Artran) prorrogou, até 31 de dezembro de 2024, a validade das carteiras de meia passagem intermunicipal vencidas no primeiro semestre.”

II Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (II SINEPEX) e o VII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (VII SIEPEX) da UFPA Castanhal recebe inscrições para propostas de atividades

Entre os dias 05 e 07 de novembro, a UFPA Castanhal vai sediar o II Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (II SINEPEX) e o VII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (VII SIEPEX), com o tema “Inclusão, desenvolvimento socioambiental e produção de conhecimento da Amazônia”.

Os eventos ocorrerão de forma híbrida (presencial e on-line) e pretendem promover discussões voltadas ao engajamento social e intelectual, por meio de palestras, mesas-redondas, painéis, minicursos e mostras, além de resumos expandidos nas suas respectivas áreas, que serão apresentados em comunicação oral e pôster (este último somente no formato presencial).

Submissão de propostas de atividades – A Comissão Organizadora convida docentes e técnicos do Campus de Castanhal para submeterem propostas de atividades para serem realizadas durante os eventos. Dentre outros, podem ser submetidos minicursos, oficinas, palestras, painéis e exposições. Todas as regras estão disponíveis aqui. O prazo para envio vai até 10 de setembro e os textos devem ser enviados para o e-mail: ufpasiepex@gmail.com.

Público-alvo e inscrições – Os eventos são abertos a toda a comunidade da UFPA, bem como a profissionais e estudantes de outras instituições interessados na programação. As inscrições para ouvintes podem ser realizadas gratuitamente, até 30 de outubro, pelo site https://www.even3.com.br/iisinepexviisiepex/.

Submissão de trabalhos – Serão aceitos trabalhos nas modalidades comunicação oral (em formato presencial ou on-line) e pôster (apenas em formato presencial) de discentes e pesquisadores, tanto da UFPA quanto de outras instituições. As inscrições com submissão de trabalhos poderão ser realizadas entre os dias 02 e 25 de setembro, mediante o pagamento de uma taxa de 16,98 (dezesseis reais e noventa e oito centavos) por trabalho enviado. Todas as regras estão disponíveis aqui.

Para mais informações sobre o II Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (II SINEPEX) e o VII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (VII SIEPEX) da UFPA Castanhal, acesse o site https://www.even3.com.br/iisinepexviisiepex/.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Divulgação SINEPEX/SIEPEX

Professor da Faculdade de Matemática realizará defesa de memorial

O professor Dr. Arthur da Costa Almeida, vinculado à Faculdade de Matemática da UFPA Castanhal, vai defender, no dia 05 de setembro, a partir das 9h, em transmissão pelo Google Meet, memorial sobre sua trajetória acadêmica. A defesa visa à progressão funcional à classe única de Professor Titular da UFPA.

Como presidente da banca estará o professor Edilberto Oliveira Rozal, que também defendeu seu memorial em 2021, tornando-se o primeiro professor titular da Faculdade de Matemática. Os demais professores que comporão a banca como titulares são: Dr. Giovany de Jesus Malcher Figueiredo (UNB/Brasília), Dr. Sueo Numazawa (UFRA/Belém), Dr. Pedro Franco de Sá (UEPA/Belém) e Dr. Valcir João da Cunha Farias (UFPA/Belém). Como suplentes estarão os professores Dra. Hebe Morganne de Campos Ribeiro (UEPA/Belém) e Dr. Geraldo Mendes de Araújo (UFPA/Belém).

Formação do professor Arthur Almeida – É bacharel e mestre em Matemática, com doutorado em Engenharia Elétrica, na área de Sistemas de Energia, com ênfase nas energias renováveis.

Trajetória – Antes de vir para a UFPA/Castanhal, o professor Arthur Almeida trabalhou por 25 anos na área de informática, na então Celpa – Centrais Elétricas do Pará, desenvolvendo aplicativos e sistemas. Após a venda da empresa, em 1998, foi demitido e resolveu mudar os rumos de sua atuação profissional, fazendo concurso para docente de Cálculo da UFPA/Castanhal. Mesmo concursado, chegou ao Campus como professor substituto em março de 1999, por conta de uma Medida Provisória que havia proibido contratações no Executivo durante um ano. Só em janeiro de 2000, após a queda da MP, assinou contrato como efetivo com a UFPA. Fazem parte desse grupo outros docentes que ainda atuam no Campus, como os professores doutores Carlos Renilton Cruz, Débora Alfaia e Zilda Laura Paiva. Desde essa data, sempre esteve lotado como docente do Campus, onde ministrou diversas disciplinas a centenas de estudantes, orientou mais de 100 trabalhos de conclusão, entre graduação, especialização e mestrado, além de ter participado de centenas de bancas de defesa desses trabalhos.

Carreira Administrativa – O professor Arthur Almeida foi diretor da Faculdade de Matemática do Campus de Castanhal, na época de sua criação, durante dois mandatos e vice-diretor por um mandato. No Programa de Pós-Graduação em Matemática do Campus, que ajudou a criar, foi coordenador por quatro anos e, atualmente, está no terceiro ano como vice-coordenador. O PPG em Matemática do Campus Castanhal oferece, desde 2018, em rede nacional, turmas de mestrado profissional em Matemática, o Profmat, para docentes da rede pública de educação básica. Também coordenou o primeiro curso de especialização em Matemática do Campus Castanhal, em 2001, além de outros nos anos seguintes. O professor Arthur foi, ainda, coordenador de extensão do Campus durante seis meses, na última gestão do professor Dr. João Batista Santiago Ramos.

Pesquisa e extensão – Atuou como coordenador em vários projetos de ensino e extensão, destacando-se um PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), realizado em parceria com a Escola Madre Maria Viganó e o projeto “Acabando com os zeros em Matemática”, desenvolvido na Escola Lameira Bittencourt, tendo como foco o melhor desempenho de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio. Este último ganhou entrevista de divulgação na Rádio Web da UFPA. Na área de pesquisa, coordenou e participou de vários projetos ligados à área de Matemática Aplicada ao Meio Ambiente, destacando-se um projeto de estimativa de biomassa na região do Lago de Tucuruí, financiado pela Eletronorte, que envolveu Matemática, sensoriamento remoto e inteligência computacional e dando origem a sua tese de doutorado. Participou, ainda, como pesquisador em um projeto financiado pelo governo do Estado, que estudou a viabilidade de se levar energia elétrica usando caroço de açaí como combustível à comunidade quilombola isolada de Genipaúba, em Abaetetuba. Além desse, em parceria com o SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia), desenvolveu pesquisas relacionadas com a ocorrência de descargas atmosféricas na região amazônica, com publicações em revistas internacionais e desenvolvimento de um aplicativo para previsão de ocorrências de raios, como produto do projeto “Nuvens e Raios”, financiado pela Rede Celpa. Um dos projetos, no âmbito do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), estudou a variação da cobertura e uso do solo ao longo da BR-316, provocada por atividades antrópicas, num período de dez anos. Seu resultado mereceu reportagem de página inteira em O Liberal e uma entrevista na TV RBA.

Atualmente, o professor Arthur Almeida continua atuando na Faculdade de Matemática, como docente e membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante), e no PPG em Matemática, Profmat, como docente e vice-coordenador e sonha em trazer uma turma de Doutorado do Profmat, em Rede Nacional, para o Campus Castanhal.

Serviço:

Defesa Pública de Memorial do Professor Dr. Arthur da Costa Almeida

Data: 05 de setembro de 2024

Transmissão: Google Meet (clique aqui)

Membros da Banca Titulares:

Prof. Dr. Edilberto Oliveira Rozal, presidente (UFPA/Castanhal)

Prof. Dr. Giovany de Jesus Malcher Figueiredo (UNB/Brasília)

Prof. Dr. Sueo Numazawa (UFRA/Belém)

Prof. Dr. Pedro Franco de Sá (UEPA/Belém)

Prof. Dr. Valcir João da Cunha Farias (UFPA/Belém)

Suplentes:

Profa. Dra. Hebe Morganne de Campos Ribeiro (UEPA/Belém)

  Prof. Dr. Geraldo Mendes de Araújo (UFPA/Belém)

Texto e arte: Ascom – UFPA Castanhal

Inscrições abertas para o Processo Seletivo Especial para Estudantes Indígenas e Quilombolas 

A Universidade Federal do Pará divulgou, nesta terça-feira, 27 de agosto, o Edital do Processo Seletivo Especial destinado à seleção de candidatas(os) Indígenas e Quilombolas (PSE I/Q 2025). O PSE-IQ é destinado a estudantes que não realizaram ou iniciaram curso de graduação e que se encontrem em condições de vulnerabilidade econômica, social e educacional. Para a seleção de 2025, serão ofertadas 398 vagas para estudantes indígenas e 398 vagas para estudantes quilombolas, distribuídas em 199 ofertas de cursos de graduação.  Há vagas para todos os cursos do Campus Castanhal.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas e seguem abertas até às 17h do dia 10 de outubro de 2024, via site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps). Para se inscrever, a(o) candidata(o) deve comprovar pertencimento étnico na condição de indígena ou quilombola, residente ou não em comunidade indígena (aldeia) ou comunidade quilombola (quilombo), mediante apresentação do original da Declaração de Pertencimento Étnico-Racial, conforme o disposto no edital da seleção.

Ao se inscrever, a(o) candidata(o) deve indicar sua primeira opção de curso e, se for de seu interesse, poderá também indicar uma segunda opção de curso. Desta forma, caso a(o) inscrita(o) não seja aprovada(o) na sua primeira opção de curso, poderá concorrer, ainda,  às vagas não preenchidas do curso escolhido como segunda opção. Até o final do período de inscrição, 10 de outubro, essas informações poderão ser alteradas por meio da seção “Inscrição/Acompanhamento” do PSE I/Q 2025. 

Como funciona a seleção – O processo seletivo do PSE Indígenas e Quilombolas consiste em uma prova de Redação em Língua Portuguesa, marcada para ser realizada no dia 1º de dezembro de 2024, e uma entrevista, com datas previstas para 16, 17, 18 e 19 de janeiro de 2025, para as(os) aprovadas(os) na Prova de Redação.

Para a realização de ambas as etapas, as(os) candidatas(os) quilombolas têm como opção as cidades de Abaetetuba, Altamira, Baião, Belém, Breves, Castanhal, Cametá e Soure. Já as(os) indígenas inscritas(os) podem realizar as provas em Altamira ou Belém. Em ambos os casos, a cidade escolhida no ato da inscrição será o local de realização da Prova de Redação e da entrevista.

Habilitação, chamadas extras e repescagem – O edital divulgado também traz informações sobre as demais etapas que envolvem a seleção do PSE I/Q 2025. Para que as(os) estudantes tenham conhecimento sobre o processo de habilitação ao vínculo institucional, o Centro de Indicadores Acadêmicos (CIAC) disponibilizou a lista da documentação necessária para o preenchimento do Cadastro Online de Calouros (COC) e para a habilitação das(os) estudantes classificadas(os) e convocadas(os) nas chamadas do PSE-IQ. 

Além disso, o edital também informa sobre a possibilidade da realização de chamadas adicionais (repescagens) e de reofertas de vagas, de acordo com a disponibilidade das vagas de cada curso após cada convocação realizada. Para que as(os) candidatas(os) não percam nenhuma informação sobre o processo seletivo e suas respectivas etapas, é importante estar bem atentas(os) às páginas do Ceps e do CIAC.

Recurso –  Com a publicação do edital no Diário Oficial da União de hoje, 27 de agosto de 2024, aquelas(es) que desejarem entrar com recurso contra este edital têm até 3 (três) dias úteis para fazê-lo. As solicitações serão recebidas exclusivamente por meio eletrônico, via  e-mail coperps@ufpa.br

Serviço:
Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas 2025
Inscrições e entrega de documentos via internet: de 3 de setembro a 10 de outubro de 2024
Prova de Redação: 1º de dezembro de 2024
Entrevista presencial: 16, 17, 18 e 19 de janeiro de 2025
Mais informações no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps).

Texto: Maissa Trajano – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Faculdade de Letras divulga cronograma de Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Língua Espanhola

A Faculdade de Letras da UFPA/Castanhal divulgou o cronograma referente ao Processo Seletivo Simplificado (PSS) para professor substituto na área temática “Língua Espanhola”. Clique aqui para conferir.

Para outras informações sobre o PSS, clique aqui.

Inscrições abertas para Bolsa Permanência do Ministério da Educação destinadas a indígenas e quilombolas estudantes da UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest/UFPA), informa que se encontram abertas as inscrições para o Programa Bolsa Permanência, do Ministério da Educação (PBC/MEC), destinado a estudantes indígenas e quilombolas. O período de inscrição vai até 31 de agosto de 2024, conforme Portaria do MEC.

O Bolsa MEC é uma ação do governo federal para a concessão de auxílio financeiro a estudantes indígenas e quilombolas matriculados em instituições federais de ensino e tem a finalidade de minimizar as desigualdades sociais e étnico-raciais e de contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação indígenas e quilombolas, matriculados e frequentes em cursos de graduação presenciais. 

Podem participar discentes indígenas e quilombolas de todos os campi da UFPA matriculados (as) em cursos de graduação da UFPA e não assistidos pelo Programa de Bolsa Permanência da Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA. O valor da Bolsa PBP é de R$ 1.400 e tem vigência durante a graduação do discente.

Como se inscrever – A inscrição é realizada em duas etapas. Primeiro, deve-se acessar o Sistema de Gestão da Bolsa Permanência – SISBP do MEC, realizar o cadastro, preencher o questionário socioeconômico e enviar os documentos solicitados: (Termo de Compromisso, Autodeclaração, Declaração de Pertencimento Étnico, Declaração de Pertencimento Étnico e Residência ou Declaração emitida pela Funai para discentes indígenas). 

Já a segunda etapa consiste em realizar a inscrição no Sistema Geral de Assistência de Sistema  Estudantil – Sigaest. No ato da inscrição, o estudante deverá preencher todos os dados solicitados e anexar a documentação solicitada (Declaração de Pertencimento Étnico; Declaração de Pertencimento Étnico e Residência; Autodeclaração; Termo de Compromisso; Registro Geral do (a) discente; CPF do (a) discente; Atestado de Matrícula do período letivo vigente e Histórico Acadêmico atualizado). 

Somente as inscrições realizadas nos dois sistemas terão validade. É importante, também, que estudantes indígenas e quilombolas não deixem para a última hora a inscrição, pois o número de bolsas é limitado e é necessário organizar a documentação para o envio.

Serviço:

Inscrição Bolsa Permanência MEC (Indígenas e Quilombolas)

Período: Até 31 de agosto de 2024.

Plataforma: SISBP do MEC e Sigaest

Informações: e-mail saestcae@ufpa.br

WhatsApp para dúvidas: (91) 93907993

Acesse o tutorial para inscrição

Acesse orientação para preenchimento do documento

Acesse modelos de declaração e de termo de compromisso.