Aprovados ao ProfMat Castanhal devem realizar matrícula

O resultado final do ProfMat Castanhal foi divulgado (clique aqui para conferir) e os aprovados devem realizar a matrícula, que vai até 06 de dezembro.

Os alunos devem comparecer à Secretaria da Faculdade de Matemática, no térreo do prédio administrativo do Campus de Castanhal, no horário das 9 às 12h e das 13 às 16h.

Os documentos necessários são: original e cópia do Diploma e do Histórico de Graduação em curso superior reconhecido pelo MEC, RG, CPF, 2 fotos 3×4, comprovante de endereço, CV Lattes e, se for o caso, comprovante de vínculo empregatício em escola da rede pública.

Texto: Divulgação ProfMat

VII Seminário de Ensino e Aprendizagem do Português abrirá inscrições no dia 04

A Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará Campus Castanhal apresenta o VII SENAP (Seminário de Ensino e Aprendizagem do Português), com os objetivos de contribuir para a formação do professor de Língua Portuguesa e refletir sobre as novas perspectivas de ensino.

 O evento será realizado no dia 07 de dezembro de 2017 e tem como tema: “Materiais didáticos como um instrumento mediador”.

Nesta edição, as propostas foram elaboradas no âmbito da disciplina “Ensino-Aprendizagem do Português II”, por alunos das turmas de Letras Português de 2014.1 e 2014.2, sob a orientação das professoras Marcia Ohuschi e Dione Moraes.

Os interessados devem realizar inscrição, gratuitamente, nos dias 4 e 5 de dezembro inscrições hall do prédio de salas de aula (Campus I – Jaderlândia ).

O credenciamento do VII SENAP acontecerá a partir das 8h no auditório do GETI, tendo sua abertura às 8h30 e encerramento às 13h. O público-alvo são acadêmicos de Letras, Pedagogia e professores de Língua Portuguesa da educação básica do município de Castanhal.

Serviço

VII SENAP
Data: 07/12/2017
Local: Auditório GETI
Inscrições: 4 e 5 de dezembro
Programação: clique aqui
Mais informações: clique aqui

Texto: Igor Moura – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

 

II UNI.DI.VERSIDADE vai celebrar a inclusão como garantia de direitos humanos

O II UNI.DI.VERSIDADE será realizado nos dias 01 e 02 de dezembro de 2017, onde será pautada a “Inclusão como Garantia de Direitos Humanos”.

O evento é organizado pelo GEIRA (Grupo de Educação Inclusiva da Região Amazônica) e pelo GEPIntE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação) e celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, após a Organização das Nações Unidas (ONU) adotar a Declaração Universal do Direitos Humanos como marco legal regulador das relações entre governos e pessoas.

A abertura do II UNI.DI.VERSIDADE e parte da programação do primeiro dia serão no Campus I da UFPA/Castanhal. O credenciamento será às 8h, no GETI. No final da tarde do dia 1º e na manhã do dia 02, o evento acontecerá na Praça do Estrela. Confira aqui os detalhes da programação, que contará com atividades como: mesa-redonda, palestras, exposições, roda de conversa, performance, oficinas, voleibol e futebol para surdos, teatro em Libras.

Os interessados devem realizar inscrição prévia, por meio do link https://goo.gl/forms/O0cS5e0F0n9xwuXB3. Após o preenchimento das informações solicitadas, os participantes devem aguardar o e-mail de confirmação e, na abertura do evento, realizar uma doação de dois desodorantes roll-on (para adolescentes) ou um kit com desodorante e sabonete líquido (para idoso). As doações serão destinadas para o Serviço de Acolhimento Municipal de Castanhal e para a Casa da Fraternidade (Apeú).

Serviço:

II UNI.DI.VERSIDADE
Período: 01 e 02/12/2017
Locais: Campus I da UFPA/Castanhal e Praça do Estrela
Inscrições: clique aqui
Programação: clique aqui

 

 

 

Alunos concluintes de diversos cursos de graduação realizarão prova do ENADE neste domingo

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

Em 2017, o Exame vai avaliar estudantes concluintes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes.

No Campus da UFPA em Castanhal, apenas os alunos de Medicina Veterinária não irão realizar a prova, que acontece neste domingo (26/11). Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h e o Exame inicia às 13h30. Como o horário é o oficial de Brasília, é importante que os alunos de Castanhal e de outras cidades não contempladas pelo horário de verão se antecipem em 1h.

A coordenação do Enade informa que os alunos devem preencher, obrigatoriamente, o questionário de 68 questões, para que seja disponibilizada a indicação do local de prova, que leva, em média, 24 horas (ou mais) para ser gerada, devido à sobrecarga na plataforma. Os alunos que não preencheram o questionário devem fazê-lo o quanto antes.

Todas as informações estão disponíveis na página de acompanhamento do Enade.

Texto: Divulgação

Simpósio discutirá sexualidade e violência

De 28 a 30 de novembro, no Campus UFPA- Castanhal, ocorrerá a segunda edição do SINEPES (Simpósio do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Envelhecimento e Sexualidade). O evento tem como tema “Problematização acerca da Velhice e da Juventude: Violência, Sexualidade e Infâmia”.

O objetivo do simpósio é discutir sobre os graves quadros de violência que se têm na sociedade brasileira. Segundo a organização do evento, as problematizações que o SINEPES pretende colocar em diálogo, têm motivações nas incertezas que rondam, principalmente, a vida pública do povo brasileiro.

A programação contará com apresentações musicais, rodas de conversa, palestras e muito mais. Para mais informações clique aqui.

O evento é aberto ao público interessado na temática e acontecerá no Auditório Central no Campus-Castanhal.  As inscrições gratuitas devem ser realizadas por meio do link https://goo.gl/forms/Mzp2BPkRrg9Ghp3Z2.

Texto: Igor Moura – Ascom Castanhal/UFPA

Divulgado o resultado final do Mestrado Profissional em Matemática

A Coordenação do ProfMat divulga o Resultado Final do processo seletivo que ofertou 15 vagas para o Mestrado em Castanhal.

Clique aqui para conferir.

 

 

Prova escrita do Mestrado em Estudos Antrópicos será nesta quarta

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia informa, aos candidatos inscritos no processo seletivo para a segunda turma de Mestrado, o local e o horário da prova escrita:

Data: 22/11/2017

Horário: 14 às 17h

Local: Auditório do GETI, Campus I da Universidade Federal do Pará – Av. dos Universitários, s/n, Jaderlândia – Castanhal-(PA).

Observações:

1 – Os candidatos deverão chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência do início da prova.

2 – Será permitida, para resposta da prova, a utilização de canetas esferográficas apenas de tinta azul ou preta.

Outras informações:

Link para o Edital: clique aqui.

Link para a Errata: clique aqui.

X edição da Corrida Universitária do Campus de Castanhal será nesta sexta

A corrida é um exercício físico que traz inúmeros benefícios à saúde, além de ajudar no emagrecimento. Se você considera difícil dar o pontapé inicial para praticar essa atividade, que tal começar participando da décima edição da Corrida Universitária do Campus de Castanhal?

O percurso é de 5 km e está marcado para o dia 24 de novembro, às 16h, com largada e chegada no Tapiri.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até uma hora antes do início do evento, com alunos da turma de Educação Física 2016.2, na sala 3 do GETI. A ficha de inscrição está disponível na Xérox do Campus.

Para participar do evento, os interessados devem estar em boas condições de saúde. No dia da Corrida, as roupas devem ser apropriadas para a ocasião.

A professora Juciléia Bezerra, da Faculdade de Educação Física, coordena a Corrida Universitária desde a sua primeira edição. “Os objetivos são difundir a prática do exercício físico; proporcionar, aos discentes, experiência de organização de evento e, sobretudo; aprimorar conhecimentos e práticas discutidas ao longo da disciplina Neuroanatomia Humana”, pontuou a professora, que também falou sobre o sucesso do evento nos anos anteriores.

“Algumas edições se destacaram pela evolução em sua organização. De uma forma geral, os objetivos sempre foram alcançados e hoje, a Corrida Universitária já é um evento esperado pela comunidade acadêmica”.

Os alunos da turma de Educação Física 2016.2, que também estão na organização do evento, destacam que os participantes, que desejarem, podem correr fantasiados.

“Acho importante os discentes usarem sua criatividade para se expressarem livremente”, frisou a professora Juciléia Bezerra.

Toda a comunidade universitária pode participar desse momento, que também é de interação. Os trinta primeiros corredores inscritos receberão, no momento da largada, a camisa da Corrida.

 

 

Setor de Animais Silvestres do Hospital Veterinário da UFPA lança campanha para proteção da coruja Suindara

Neste 16 de novembro comemorou-se o Dia Mundial da Falcoaria, arte milenar de treinamento de aves de rapina para a caça, considerada pela UNESCO como Patrimônio imaterial da humanidade. Desde o final de 2014, o Hospital Veterinário – Setor de Animais Silvestres da UFPA (HVSAS) utiliza técnicas de falcoaria na reabilitação de rapinantes, o que tem elevado consideravelmente o bem-estar das aves internadas e possibilitado o seu treinamento para retorno à natureza.

De acordo com a Médica Veterinária Cinthia Távora, inúmeros são os ataques a essas aves. “O último animal machucado que recebemos foi uma coruja Suindara, popularmente conhecida como “rasga mortalha”. Ela chegou ao hospital com histórico de ter sido encontrada dentro de um saco de lixo. Apesar de ainda estar viva, possuía sérias fraturas, por isso não resistiu e morreu no dia seguinte.”

Para proteger esses animais das agressões que vêm sofrendo, os médicos do HSVAS decidiram lançar a campanha #protejaasuindara como parte, também, de Projeto de Extensão Muiraquitã para Educação Ambiental. “Ao contrário do que se difunde, a coruja ‘rasga mortalha’ não traz mau agouro. Ela colabora de forma fundamental para o controle biológico de roedores urbanos como ratos e catitas. Estudiosos no assunto estimam que, para um período de um ano,  um casal de suindaras consuma entre 1720 e 3700 ratos, e entre 2660 e 5800 insetos (basicamente besouros, esperanças e grilos). Esse animal é mesmo admirável! Vamos protegê-lo!”, destaca  Cinthia Távora, responsável pelo Setor de Animais Silvestres do Hospital Veterinário da UFPA/Castanhal.

Imagem: Divulgação

IV Fórum de Formação de Professores de Ciências será em dezembro

O Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão FormAÇÃO de Professores de Ciências vai realizar o seu IV Fórum, entre os dias 05 e 07 de dezembro.  O evento é voltado a professores de Ciências, Biologia, Química, Física, Matemática, Língua Portuguesa, Pedagogia, assim como alunos de todas as licenciaturas.

Para o professor João Malheiro, coordenador do Fórum, a programação tem o objetivo de socializar com a comunidade as temáticas que foram discutidas no Grupo de Estudo. “Em especial, damos ênfase a temáticas que envolvam os processos de formação inicial e continuada de professores, bem como questões relacionadas com metodologias de ensino e de aprendizagem em educação”, ressalta o professor.

Durante o IV Fórum serão debatidos temas como: “Educação científica na perspectiva de letramento como prática social”, “O uso de tecnologias de matemática: Justificativas e possibilidades” e “Estratégias de ensino e aprendizagem: O que funciona e por que nas metodologias ativas”.

Os participantes que comparecerem aos 3 dias de evento receberão certificado de 9 horas.

Para mais informações sobre a programação, clique aqui.

Inscrições:

Inscrições no evento – Doação de um brinquedo para as crianças do Clube de Ciências da UFPA/Castanhal. Serão realizadas a partir das 17h no Auditório Central-UFPA/Castanhal.

Texto: Igor Moura – Ascom UFPA/Castanhal