Home » Pós-Graduação Medicina Veterinária

Pós-Graduação Medicina Veterinária

 

Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM) é vinculado ao Instituto de Medicina Veterinária e localiza-se no Campus Universitário de Castanhal, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Programa teve o nível de Mestrado aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em agosto de 2008 e o nível de Doutorado aprovado em março de 2015. No momento da sua criação o PPGSAAM contou com oito docentes, sendo seis permanentes e dois colaboradores. Atualmente possui um corpo docente formado por 17 professores, sendo 14 permanentes e 03 colaboradores. Vale ressaltar que o referido Programa foi pioneiro na área básica de Medicina Veterinária de toda a Região Norte, o primeiro Programa de Pós-Graduação stricto sensu do Campus Universitário de Castanhal e o segundo Programa de Pós-Graduação stricto sensu da UFPA no interior do estado do Pará. O Programa possui uma Área de Concentração em Saúde Animal com as seguintes linhas de pesquisa: “Processo Saúde-Doença nos Animais” e “Saúde Pública e Segurança Alimentar”.

Coordenação

Coordenadora: Alessandra Scofield Amaral

E-mailascofield@ufpa.br

Vice-coordenadora: Gabriela Riet Correa Rivero

E-mail: griet@ufpa.br

 

Secretaria

Secretária: Gilcimary Rejane da Silva Oliveira
E-mail institucional: ppgsaam@ufpa.br
Telefone: +55 (91) 3311-4705/4703

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

Histórico:

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Pará se caracteriza por apresentar um conjunto de disciplinas que repassam aos alunos um embasamento teórico e prático, capacitando os mesmos a aplicarem os conhecimentos adquiridos no avanço regional da produção animal. Direcionando as linhas de pesquisa do curso à nutrição, biotecnologia, pastagens, conservação de recursos genéticos, reprodução, sanidade animal, bovinocultura, bubalinocultura, animais silvestres, ecologia aquática e aquicultura. Dentro deste contexto, o objetivo do Programa é qualificar profissionais envolvidos com a produção animal, especialmente médicos veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas, oceanógrafos, biólogos e áreas afins, visando atender a demanda de docentes e/ou pesquisadores das universidades, instituições municipais, estaduais, federais e incitativa privada que estejam conscientes da necessidade do desenvolvimento de métodos racionais de produção, considerando as características ambientais da Amazônia. O Programa de Pós-graduação em Ciência Animal foi estruturado de forma abrangente e multidisciplinar, o que permite reunir profissionais (docentes e discentes) de diferentes instituições, tais como a Universidade Federal do Pará (UFPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (ISDM), que possuem como objetivos comuns a produção animal e o desenvolvimento sustentável das comunidades humanas Amazônicas. Na última avaliação trienal da CAPES, relativo ao período de 2007-2009, o Programa manteve conceito quatro. Isso foi resultado do empenho de Docentes e Discentes, e do amadurecimento científico do Programa ao longo dos últimos anos. O Programa iniciou o nível de Mestrado em 1999 junto à CAPES/MEC, tendo aprovação de sua proposta de Doutorado junto à agência em 2008, com início da primeira turma em 2009, o que certamente contribuirá à formação de massa crítica regional.

Coordenador: Dr. André Guimarães Maciel e Silva
E-mail: adrengms@gmail.com

Vice Coordenadora: Drª. Grazielle Fernanda Evangelista Gomes
E-mail: graziellefeg@gmail.com

Secretaria
Secretário: José Ribamar Chaves Ferreira – Fone 0XX91-3311-4703
E-mail: cienciaanimal@ufpa.br

Mais informações sobre o Programa clique aqui.

 

Programa de Pós-Graduação em Residência Médica Veterinária
A Residência Médica Multiprofissional é realizada no Hospital Veterinário localizado no Instituto de Medicina Veterinária do Campus de Castanhal, dispondo de equipamentos modernos e equipe especializada para atender animais domésticos, de pequeno porte e animais da fauna silvestre, 24 horas por dia em regime de plantão.Atualmente o programa atua em três áreas distintas:
Programa de residência em área profissional da saúde – clínica médica e cirúrgica de animais silvestres;
Programa de residência em área profissional da saúde – clínica médica e cirúrgica de pequenos animais;
Programa de residência em área profissional da saúde – clínica médica e reprodução de ruminantes e equídeos.Conheça o hospital veterinário clicando aqui.Coordenadora: Profª Drª. Sheyla Farhayldes Souza DominguesVice-Coordenadora: Profª. MSc, Adriana Novaes dos Reis.Contatos: (091) 3711-4703