
O Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), vinculado ao Campus da UFPA Castanhal, lançou o Edital 001/2025 de seleção para as turmas de Mestrado e Doutorado 2026. As inscrições estarão abertas de 15 de outubro a 14 de novembro de 2025, exclusivamente pela internet, por meio do SIGAA/UFPA.
Nesta edição, o Programa oferta 34 vagas, sendo 19 para o Mestrado e 15 para o Doutorado, distribuídas entre as linhas de pesquisa Etno-sociobiodiversidade e Sustentabilidade Ambiental e Etno-saberes e Tecnologias Sociais. O processo seletivo contempla vagas para ampla concorrência e para ações afirmativas voltadas a candidatos(as) indígenas e quilombolas e para servidores da UFPA (vagas PADT).
Poderão se inscrever portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, emitido por instituição reconhecida pelo MEC. A taxa de inscrição é de R$ 120,00 e o pagamento deve ser feito até 10 de novembro, via boleto bancário emitido pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). Há possibilidade de solicitação de isenção para candidatos inscritos no CadÚnico.
O processo seletivo será composto por quatro etapas: prova escrita dissertativa, entrevista sobre o projeto de pesquisa, avaliação do projeto e análise do currículo Lattes. Todas as provas ocorrerão presencialmente no Campus Universitário de Castanhal. O resultado final está previsto para 30 de janeiro de 2026, e as aulas iniciam em março de 2026.
O PPGEAA tem como missão formar pesquisadores e pesquisadoras com atuação interdisciplinar, voltada à compreensão das relações entre sociedade e meio ambiente na Amazônia. O Programa busca fomentar estudos e soluções sustentáveis para a região, articulando saberes científicos e tradicionais.
Mais informações sobre o edital, o cronograma e os requisitos estão disponíveis no site www.ppgeaa.propesp.ufpa.br. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail selecaoppgeaa@gmail.com.
Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação/PPGEAA
