Home » Articles posted by Paula Lopes

Author Archives: Paula Lopes

Chapas inscritas no processo de escolha para a coordenação do Campus de Castanhal participam de último debate

Na manhã desta quarta, 30 de novembro, as duas chapas que concorrem aos cargos de gestão do Campus da UFPA Castanhal participaram do último debate organizado pelos Centros Acadêmicos. O encontro ocorreu no refeitório do Instituto de Medicina Veterinária e os candidatos puderam responder a questões em quatro blocos.

No primeiro bloco, as próprias chapas fizeram as perguntas, após a realização de sorteios de temas que estão em seus planos de gestão. Em seguida, discentes puderam dirigir seus questionamentos aos candidatos. Depois, foi a vez dos técnico-administrativos e, por último, os docentes.

Dentre os temas das perguntas, destacaram-se: condições de trabalho dos terceirizados, capacitação e qualificação de técnicos, infraestrutura física da UFPA/Castanhal, captação de recursos para diversas demandas, investimentos em ações de cultura e lazer.

Chapas – As duas chapas inscritas concorrem a um mandato que compreende o quadriênio 2023/2027. Conheça os candidatos e os planos de gestão:
Chapa 1- Humanidade: Diversidade, Cidadania e Ciência (clique aqui para conhecer o plano de trabalho)
Direção: Francisco Valdinei dos Santos Anjos
Vice-Direção: Gerlândia de Castro Silva Thijm

Chapa 02- Respeito e Mobilizações Humanísticas (clique aqui para conhecer o plano de trabalho)
Direção: Kátia Liége Nunes Gonçalves
Vice-Direção: Leônidas Olegário de Carvalho

Consulta pública – Discentes, docentes e técnicos da UFPA/Castanhal e dos polos do interior participarão da escolha dos novos gestores nos dias 06 e 07 de dezembro, por meio do SIG-Eleição. A lista de votantes será divulgada em breve.

Outros detalhes sobre a consulta pública para os cargos máximos da gestão do Campus de Castanhal podem ser consultados no Regimento.

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

Divulgada a classificação final para o ProfMat/Castanhal 2023

A Coordenação do ProfMat/Castanhal da UFPA divulga a lista de candidatos aprovados e classificados de acordo com o Edital do ENA 2023. Clique aqui para conferir.

 

Parceria entre UFPA, Santander e Unicamp oferta estágio remunerado para discentes de comunidades tradicionais

A UFPA, em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e o Banco Santander, abre seleção para discentes indígenas, quilombolas, ribeirinhos e membros de comunidades extrativistas que tenham concluído, ao menos, 4 semestres de qualquer curso de graduação para a realização de estágio no âmbito do Programa “Ciência e Artes – Povos da Amazônia” (CAPAm).

O programa CAPAm tem como objetivo possibilitar o contato da UFPA com a vida acadêmica e com os docentes, pesquisadores e discentes que compõem a comunidade universitária da Unicamp.

O Programa visa, ainda, estimular a vocação dos estudantes para a pesquisa científica e artística, apresentando aos alunos os desafios atuais da ciência e o ambiente dos grupos de pesquisa da Universidade, envolvendo-os no desenvolvimento de atividades nas áreas de artes, ciências humanas, exatas e da terra, ciências biológicas e da saúde e tecnologia.

O estágio será realizado em Campinas/SP, no período de 16 de janeiro a 17 de fevereiro de 2023. Os 20 discentes selecionados serão contemplados com um apoio financeiro concedido pelo Banco Santander, no valor de R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), além de apoio da UFPA, na forma de passagem para a viagem Belém-Campinas-Belém, e da UNICAMP, na forma de alojamento e alimentação, nos dias úteis, no restaurante universitário.

Inscrições – as inscrições estão abertas até as 23h59 do dia 05 de dezembro, exclusivamente para discentes indígenas, quilombolas, ribeirinhos e membros de comunidades extrativistas, matriculados regularmente em qualquer curso de graduação da Universidade Federal do Pará. Para se inscrever, acesse a plataforma Bolsas Santander.

Todas as condições para a participação no Programa CAPAm estão descritas no edital disponível aqui. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA disponibiliza os seguintes contatos para dúvidas e auxílio para inscrição: propesp@ufpa.br, 3201-7123 / 98072-1170 (WhatsApp).

Texto: Paula Lopes – Ascom
Arte: Divulgação Propesp UFPA

Seminário vai discutir a formação do Pedagogo e o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia

Nos dias 06 e 07 de dezembro, a Faculdade de Pedagogia vai realizar o Seminário “Formação do Pedagogo(a) e o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UFPA/Castanhal”.

Temática – Com o tema voltado para a formação do pedagogo e o PPC do curso de Pedagogia, o evento busca problematizar, por meio de uma discussão preliminar da Resolução CNE/CP n. 2/2019, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para Formação de Professores aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação em dezembro de 2019 e subsidiar a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UFPA/Castanhal para atender aos novos dispositivos legais e às necessidades atuais da profissão.

Programação – O Seminário terá atividades das 08h às 16h e contará com mesa de abertura, mesas-redondas, apresentações culturais e uma sessão extraordinária ampliada do Conselho da Faculdade de Pedagogia.

Público-alvo e inscrições – Poderão se inscrever pesquisadores, bolsistas, discentes, docentes, egressos do Curso de Graduação em Pedagogia, Técnicos, gestores em assuntos educacionais e instituições governamentais e não-governamentais que atendem os profissionais da Pedagogia. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site do evento.

Serviço:
SEMINÁRIO “FORMAÇÃO DO PEDAGOGO(A) E O PROJETO PEDAGÓGICO DOCURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA/CASTANHAL”
Período: 06 a 07 de dezembro de 2022
Horário: 8h30 às 16h
Local: Auditório do GETI (UFPA – Jaderlândia)
Inscrições: clique aqui.

Texto: Luís Otávio – Bolsista da Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação

Faculdade de Educação Física realiza VI Festival de Ginástica para Todos

Com o tema “Das favelas para o mundo: homenagem à Rebeca Andrade”, alunos de Educação Física matriculados nas disciplinas Ginástica I e II, sob a orientação do professor Otávio Aranha, irão realizar o VI FESTIVAL DE GINÁSTICA da UFPA/Castanhal. O evento vai acontecer no dia 02 de dezembro, das 9 às 12h, no Ginásio de Esportes da UFPA, no Jaderlândia. A entrada é franca.

O professor Otávio Aranha explica a escolha da temática deste ano. “Em 2022, a ginástica brasileira conseguiu um feito inédito no mundo: uma jovem, preta, da periferia alcançou o degrau mais alto no pódio do individual geral no Campeonato Mundial. Para marcar esse feito, vamos dedicar o festival de ginástica deste ano à pessoa de Rebeca Andrade, por sua representatividade e inspiração a centenas de crianças e jovens periféricas(os) de que é possível sonhar!”, conclui o docente.

Edição anterior – Em 2021, por conta da pandemia de Covid-19, o Festival de Ginástica ocorreu de forma on-line. A temática escolhida para a ocasião foi “Vacina, Ciência e Educação contra a Pandemia e a Desinformação”. O objetivo foi levar os alunos a refletirem sobre o seu papel enquanto futuros professores de Educação Física e de que forma eles poderiam, por meio da ciência, combater tanto a Covid-19 quanto as falsas notícias. As apresentações de ginástica foram gravadas previamente e expostas remotamente pela plataforma Google Meet.

Em 2022, o Festival de Ginástica abre suas portas para o público e, além das apresentações de ginástica para todos, nome da modalidade das apresentações que ocorrerão durante o evento, haverá uma mesa inicial com as saudações dos dirigentes da Faculdade de Educação Física e do Campus de Castanhal.

Serviço:
VI Festival de Ginástica para Todos
Data: 02/12/22
Horário: a partir das 9 horas
Local: Ginásio de Esportes da UFPA/Castanhal
Organização: turmas de Ginástica I e II

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação da Organização do Evento

Campus Castanhal oferece orientação nutricional para discentes

Você sabia que a alimentação pode ser uma forte aliada no desenvolvimento de uma vida mais saudável e na prevenção de doenças? É penando nisso que a UFPA em Castanhal vai oferecer orientação nutricional, a partir deste mês de outubro, para discentes matriculados nos cursos de graduação do Campus.

Levy Mendes, nutricionista da UFPA/Castanhal, fala sobre o objetivo do serviço. “O Atendimento Nutricional visa, por meio da orientação nutricional, contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida, por meio de informações que promovam melhores hábitos alimentares.”

Os(as) alunos(as) interessados devem agendar a orientação nutricional por e-mail, enviando mensagem para levymendesnt@gmail.com e informando nome completo, matrícula e curso. O atendimento também pode ser agendado presencialmente, na sala 11 (ao lado da sala da Coordenação Geral), das 9 às 12h, de segunda a sexta.

 Após o contato inicial, o discente receberá uma resposta confirmando o agendamento.

Texto: Ascom – UFPA/Castanhal
Arte: Levy Mendes – Assessoria de Alimentação

ProfMat: divulgado o resultado do ENA após revisão de notas

A Coordenação do Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat) em Castanhal informa o resultado preliminar do Exame Nacional de Acesso (ENA 2023) após revisão de nota. Clique aqui para conferir. Os critérios de desempate dos candidatos ainda não estão aplicados nessa lista.

A divulgação da lista contendo o nome dos 10 (dez) classificados  para cursar o Mestrado Profissional em Matemática / Castanhal 2023 será divulgada até o dia 02 de dezembro de 2022.

Consulta pública para a coordenação geral (quadriênio 2023/2027): divulgação das chapas inscritas

Das 09h do dia 06 de dezembro até as 19h do dia 07 de dezembro, por meio do SIG-Eleição, a comunidade acadêmica da UFPA/Castanhal irá participar da consulta pública para a escolha dos novos gestores do Campus para o quadriênio 2023/2027.

A primeira etapa do processo após a aprovação do Regimento Consultivo, foi a inscrição de chapas, que ocorreu entre os dias 24 e 26 de outubro.

De acordo com a comissão responsável por conduzir a consulta pública, foram homologadas as inscrições de duas chapas para concorrerem aos cargos previstos (clique aqui para ver a ata de homologação):

Chapa 1- Humanidade: Diversidade, Cidadania e Ciência (clique aqui para conhecer o plano de trabalho)
Direção: Francisco Valdinei dos Santos Anjos
Vice-Direção: Gerlândia de Castro Silva Thijm

Chapa 02- Respeito e Mobilizações Humanísticas (clique aqui para conhecer o plano de trabalho)
Direção: Kátia Liége Nunes Gonçalves
Vice-Direção: Leônidas Olegário de Carvalho

No período de 31/10 a 03/12 as chapas poderão realizar suas campanhas, obedecendo ao que prevê o Regimento Consultivo.

Voto – O voto será paritário, contribuindo cada categoria com 1/3 (um terço) dos votos, calculados sobre o número de eleitores que votaram em cada segmento: discentes, docentes e técnicos.

Outros detalhes sobre a eleição para os cargos máximos da gestão do Campus de Castanhal podem ser consultados no Regimento.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Paula Lopes e Luís Otávio da Silva – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

 

 

Nova remessa de carteiras de meia passagem intermunicipal está disponível na Coordenação Acadêmica

Discentes de graduação e pós-graduação contemplados com a carteira Interpass podem comparecer à Coordenadoria Acadêmica da UFPA em Castanhal (Bairro Jaderlândia), das 9 às 17h, de segunda a sexta (exceto em feriados e pontos facultativos), para receber o documento que dá direito ao pagamento de meia passagem no transporte intermunicipal no Pará. É importante consultar se seu nome consta na lista de contemplados (clique aqui para acessar).

Observação 1: As carteiras de meia passagem não serão entregues a terceiros. Somente o próprio titular poderá recebê-la.

Observação 2: Ainda há carteiras de outras remessas que não foram retiradas pelos interessados. Clique aqui para saber mais.

Em debates, chapas inscritas no processo de escolha para a coordenação do Campus de Castanhal vão expor suas propostas à comunidade

Das 09h do dia 06 de dezembro até as 19h do dia 07 de dezembro, por meio do SIG-Eleição, a comunidade acadêmica da UFPA/Castanhal irá participar da consulta pública para a escolha dos novos gestores do Campus para o quadriênio 2023/2027.

O Regimento Consultivo, que institui as regras para o processo de escolha, homologado no dia 06 de outubro, durante a 3ª Reunião Extraordinária do Conselho do Campus, prevê a realização de debates entre os(as) candidatos inscritos.

Para proporcionar esse espaço de apresentação de propostas, os Centros Acadêmicos do Campus Castanhal organizaram duas sessões de debates eleitorais entre as chapas:

Chapa 1– Humanidade: Diversidade, Cidadania e Ciência (clique aqui para conhecer o plano de trabalho)
Direção: Prof. Dr. Francisco Valdinei dos Santos Anjos
Vice-Direção: Profa. Dra. Gerlândia de Castro Silva Thijm

Chapa 02– Respeito e Mobilizações Humanísticas (clique aqui para conhecer o plano de trabalho)
Direção: Profa. Dra. Kátia Liége Nunes Gonçalves
Vice-Direção: Prof. Dr. Leônidas Olegário de Carvalho

Os encontros serão realizados no dia 22, terça-feira, no Auditório do GETI. O primeiro será às 10h e o segundo às 17h30. A terceira sessão do debate será no Instituto de Medicina Veterinária às 14h30 do dia 23 de novembro.

As regras para o debate podem ser consultadas aqui.

Texto: Paula Lopes e Luís Otávio da Silva – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Luís Otávio da Silva – Ascom UFPA/Castanhal