Home » Articles posted by Paula Lopes

Author Archives: Paula Lopes

Resultado da seleção de bolsista da Secretaria das Faculdades

A Comissão de seleção do edital 01/2024 – processo seletivo para bolsista

da secretaria das faculdades (bolsa trabalho – proad), informa os

nomes dos candidatos selecionados na etapa da entrevista.

Lista dos candidatos selecionados.

Processo seletivo para bolsista da Secretaria das Faculdades

Convocação para entrevista online dos candidatos que tiveram a inscrição homologada no processo seletivo para bolsista da Secretaria das Faculdades.

Lista dos candidatos homologados (parte 2)

Inscrições abertas para a Mostra de Profissões da UFPA 2024

A  Coordenação Acadêmica da UFPA, campus de Castanhal, em parceria com o projeto de Extensão “Mostra Itinerante Universidade e Inclusão Social: perfil do estudante para ingresso na Universidade e ações de intervenção” e o Programa “Tutoria Discente” promoverá na data 05 de junho de 2024, no horário das 8h às 17h a MOSTRA DE PROFISSÕES UFPA 2024. O evento é direcionado aos estudantes do Ensino Médio e Cursinhos Populares com o objetivo de contribuir na sua tomada de decisão em seguir com os estudos em nível superior. Na Mostra a intervenção deve ocorrer por meio de exposições sobre os cursos da UFPA CAMPUS CASTANHAL.

Para mais informações clique aqui.

Processo seletivo para bolsista da Secretaria das Faculdades

Convocação para entrevista online dos candidatos que tiveram a inscrição homologada no processo seletivo para bolsista da Secretaria das Faculdades.

Lista dos candidatos homologados.

VII Seminário Combate ao fechamento de Escolas do Campo, Indígenas e Quilombolas no Estado do Pará

O Campus da UFPA em Castanhal vai receber, no dia 06 de junho, o VII Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas no Campo, Indígenas e Quilombolas. O evento ocorrerá das 08h30 às 12h30, no Ginásio de Esportes e será realizado pelo Fórum Paraense de Educação do Campo – FPEC e pelos Fóruns Regionais de Educação do Campo, em parceria com a Universidade Federal do Pará – UFPA.

Público-alvo – O Seminário pretende reunir gestores de secretarias municipais e estadual de educação, integrantes de conselhos municipais e estadual de educação, promotores e defensores públicos, representantes de organizações governamentais e não governamentais, de movimentos sociais e sindicais, professores e estudantes das universidades e redes de ensino para fortalecer o movimento de combate ao fechamento das escolas nos territórios do campo, quilombolas e indígenas no Estado do Pará.

Números –  entre 2000 e 2023, foram fechadas 160.695 escolas no Brasil, sendo 109.173 delas em áreas rurais. No Estado do Pará, 8.776 escolas foram encerradas, sendo 7.242 delas em regiões rurais. Além disso, 32.083 escolas em todo o país estavam paralisadas em 2023, indicando uma crise educacional em curso.

Mesmo diante da pandemia de Covid-19, que intensificou as desigualdades sociais e educacionais, o fechamento de escolas nos territórios do campo, indígenas e quilombolas persiste. Entre 2019 e 2023, houve o fechamento de centenas de escolas rurais a cada ano no Estado do Pará, muitas vezes desconsiderando o impacto nas vidas dos estudantes, especialmente os mais jovens.

Movimentos sociais têm denunciado essa situação, argumentando que o fechamento de escolas é prejudicial não apenas para a educação, mas também para a sobrevivência das comunidades rurais, indígenas, quilombolas, ribeirinhas e extrativistas. A política de nucleação, associada ao transporte escolar, tem sido criticada por desconsiderar o papel vital das escolas nessas comunidades, muitas vezes sendo a única instituição pública presente.

Nesse contexto, o seminário visa não só a reflexão, mas também o encaminhamento de estratégias para combater o fechamento de escolas e fortalecer a educação do campo, indígena e quilombola. A participação de diversos atores, incluindo representantes do poder público, da academia e da sociedade civil, é fundamental para enfrentar esse desafio.

Inscrições – Os interessados em participar do evento podem realizar inscrição aqui.

Aberta a seleção para bolsistas da Secretaria das Faculdades

Alunos(as) matriculados(as) em qualquer curso de graduação do Campus de Castanhal, cursando a partir do segundo semestre, podem participar da seleção que oferta uma vaga para bolsista da Secretaria das Faculdades e mais três vagas para cadastro de reserva.

O valor da bolsa é 787,98 (setecentos e oitenta e sete reais e noventa e oito centavos) mais auxílio-transporte no valor de 220,00 (duzentos e vinte reais).

O(a) candidato(a) selecionado(a) precisa ter disponibilidade de 20h semanais, no horário da manhã, para se dedicar às atividades referentes à bolsa trabalho, que terá duração de seis meses, podendo ser renovada por igual período.

Requisitos

-Ter bons conhecimentos em informática (obrigatório);

-Ter conhecimento de redação oficial (desejável);

-Não ser bolsista em projetos de pesquisa ou extensão e não ter vínculo empregatício de qualquer natureza (obrigatório);

-Ter disponibilidade de cumprir o horário da manhã 8-12h (1 vaga – 4 horas diárias) (obrigatório);

-Comprovação de experiência no exercício de atividades formais ou informais na área de secretaria (desejável);

-Ter facilidade/habilidade de trabalhar com atendimento ao público (desejável);

-Estar cursando a partir do 2° semestre.

Inscrições e seleção – Os(as) interessados(as) em concorrer ao processo seletivo deverão preencher o formulário Google Forms https://forms.gle/hsU3UsArkVBLZxbA7. O período de inscrição é de 06 a 13 de maio de 2024. A seleção compreenderá análise do currículo e entrevista (com datas a serem definida e divulgadas).

Para mais informações, confira o Edital.

Texto e arte: Ascom UFPA/Castanhal

Inscrições abertas para o I Seminário de Formação Docente em Matemática

Entre os dias 06 e 07 de maio, o Campus da UFPA em Castanhal vai receber o I Seminário de Formação Docente em Matemática. O evento é organizado pela professora Dra. Kátia Liége e pela turma de Matemática 2020 e está com inscrições gratuitas abertas até o dia 05 de maio, na plataforma Even.

Baseado na temática “O que a Didática e as Matemáticas trazem para potencializar a Formação Docente?”, o Seminário pretende compartilhar experiências educacionais e reflexões sobre jornadas de discentes e profissionais da Educação nas perspectivas acadêmica e docente.

A programação contará com mesa de abertura, mesas circulantes e relatos de experiências, que permitirão, aos participantes, explorarem estratégias pedagógicas inovadoras, além de participarem de discussões sobre como a didática e o que a envolve pode enriquecer a prática de ensino.

Para se inscrever e conferir a programação completa, clique aqui.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Divulgação

ABERTO O PERÍODO DE CADASTRO DE ALUNOS PARA EMISSÃO DO INTERPASS (CARTEIRINHA INTERMUNICIPAL)

Até 30 de junho, os discentes de graduação e pós-graduação da UFPA, Campus de Castanhal, que residem em outros municípios, poderão solicitar a primeira via da carteira de meia passagem intermunicipal.

Documentos necessários para emissão da primeira via – Os alunos devem apresentar os seguintes documentos para o cadastramento: duas fotos 3×4 com fundo branco, declaração ou atestado de matrícula, original e cópia do comprovante de residência atualizado (água, energia ou telefone) no nome do aluno ou de seus responsáveis (para quem não possui comprovante em seu nome, basta apresentar contrato de aluguel ou declaração de residência reconhecida em cartório), cópia da carteira de identidade (RG) e cópia do cadastro de Pessoa Física (CPF), além do requerimento preenchido (clique aqui para acessar).

A entrega da documentação deve ser realizada na Coordenadoria Acadêmica (Prédio Administrativo – Altos), no horário das 8h às 17h, às segundas, terças e quintas.

Para renovar é necessário assinar a lista de renovação e ter em mãos o comprovante de matrícula.

Serviço:
Solicitação da primeira via da carteira de meia passagem intermunicipal


Período: até 30/06/2024
Local: Coordenação Acadêmica (8h às 17h), segunda, terça e quinta.

Formulário e relação de documentos necessários (clique aqui).

Confira a agenda de atendimento da Secretaria Executiva da UFPA Castanhal durante a greve

AGENDA DA SEC. EXECUTIVA NO PERÍODO DA GREVE

HORÁRIOSEGUNDATERÇAQUARTAQUINTASEXTA
    MANHÃ
8 às14h  
Atendimento presencial para informações básicas (Laiane – bolsista)  Atendimento presencial (Secretária Executiva) Serviço essencial (Progressão Funcional, Processos de Contrato e Pagamento)Atendimento presencial para informações básicas (Hugo – bolsista)    Sem atendimento    Sem atendimento
  TARDE 14 às 18h  Sem atendimento  Sem atendimento  Sem atendimento  Sem atendimento  Sem atendimento

¹ Nos dias em que a Secretaria Executiva estiver sem atendimento presencial, os Bolsistas desenvolverão remotamente as atividades de apoio à Secretaria Executiva e poderão ser acionados para se apresentar no Campus, caso seja necessário.

² As reuniões do Conselho se manterão normalmente, conforme agenda aprovada antecipadamente.

³ O Coordenador Geral do Campus Universitário de Castanhal manterá a agenda da Coordenação, que inclui atendimento com agendamento pelo e-mail institucional (castanhal@ufpa.br), bem como as agendas junto à Gestão Superiora da UFPA e a outras instituições com as quais o Campus Universitário de Castanhal mantém Termo de Cooperação Técnica em andamento.

COORDENAÇÃO GERAL DO CAMPUS DE CASTANHAL

1ª VIA DA CARTEIRA DE MEIA PASSAGEM INTERMUNICIPAL ESTÁ DISPONÍVEL NA COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Discentes de graduação e pós-graduação contemplados com a carteira Interpass podem comparecer à Coordenadoria Acadêmica da UFPA em Castanhal (Bairro Jaderlândia), das 8 às 17h, de segunda a sexta, para receber o documento que dá direito ao pagamento de meia passagem no transporte intermunicipal no Pará. É importante consultar se seu nome consta na lista de contemplados (clique aqui para acessar).