Home » Articles posted by Paula Lopes

Author Archives: Paula Lopes

Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia realiza chamada pública para credenciamento de docentes

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), da Universidade Federal do Pará – Campus de Castanhal, divulga chamada pública para credenciamento de docentes. São ofertadas 04 (quatro) vagas nas categorias de docente permanente e colaborador, sendo duas para a linha de pesquisa Saúde, Ambientes e Práticas Culturais e duas para Linguagens, Tecnologias e Saberes Culturais.

O PPGEAA iniciou as atividades em 2017e já formou cerca de 120 mestres/as. Também já aprovou financiamento em pesquisa com fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contando atualmente com três bolsistas de produtividade em pesquisa e em desenvolvimento científico e tecnológico. Embora seja um Programa recente, em 2022 passou de nota 3 para nota 4 na avaliação quadrienal da Capes, o que lhe oportunizou apresentar proposta de doutorado, a qual foi aprovada em 2024. Por isso, atualmente conta com curso de mestrado e irá iniciar, no segundo semestre de 2025, a primeira turma de doutorado.

Inscrições para o credenciamento de docentes – Serão recebidas as documentações enviadas exclusivamente para e-mail do Programa (selecaoppgeaa@gmail.com), no período de 21 de maio a 19 de junho de 2025. Toda a documentação exigida está descrita na Chamada Pública 01/2025.

Pré-requisitos – Poderão se inscrever professores do quadro efetivo da UFPA, com titulação de doutor em
qualquer área do conhecimento, dada a natureza interdisciplinar do PPGEAA, e que comprovem produção intelectual conforme exigido na seleção. Outros pré-requisitos devem ser observados na Chamada Pública.

Seleção – A avaliação compreenderá a análise dos documentos enviados pelos candidatos. Além disso, haverá uma etapa de entrevista. O período de seleção, com avaliação documental e entrevistas, será de 23/06/2025 a 04/07/2025. A previsão é de que o resultado final seja divulgado em 15/07/2025, para início das atividades em 01/08/2025.

Para mais informações, acesse o site www.ppgeaa.propesp.ufpa.br.

Serviço:
Chamada Pública para credenciamento de docentes – PPGEAA
Período de inscrição: 21/05 a 19/06/25
E-mail para inscrições: selecaoppgeaa@gmail.com
Para mais informações e para conferir todos os critérios de avaliação consulte a Chamada Pública.

Texto e arte: Ascom – UFPA/Castanhal, com informações do site do PPGEAA

Inscrições abertas para o SINEPEX e o SIEPEX 2025

Estão abertas as inscrições para o III Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SINEPEX) e o VIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX), que ocorrerão entre os dias 02 e 04 de setembro de 2025, no Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Castanhal. Com o tema “Territorialidades, saberes e ciências na Amazônia”, os eventos têm como objetivo promover debates e o intercâmbio de conhecimentos voltados à valorização das culturas amazônicas e ao fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão na região.

Os interessados em participar já podem se inscrever gratuitamente como ouvintes. O período de inscrições vai até 25 de agosto. Também está aberto o prazo para submissão de trabalhos, que vai até 15 de junho. As submissões podem ser realizadas nas modalidades comunicação oral (presencial ou on-line) e pôster (presencial). Cada proposta submetida requer o pagamento de uma taxa de R$ 16,98, valor que não será reembolsado.

A programação do SINEPEX e SIEPEX contará com palestras, mesas-redondas, painéis, oficinas, minicursos e mostras, além da apresentação de resumos expandidos. As inscrições para participação nos minicursos, oficinas e palestras serão abertas posteriormente e terão vagas limitadas. As atualizações serão divulgadas nos canais oficiais do evento.

Consolidado como um espaço de diálogo entre a universidade e a sociedade, o evento deste ano convida a comunidade acadêmica e externa a refletir sobre temas como sustentabilidade, identidade cultural, territorialidades e inclusão social, reforçando o papel da universidade pública na defesa dos saberes amazônicos e no enfrentamento das desigualdades.

Durante o evento, ações de sustentabilidade estão previstas: estações de coleta seletiva estarão disponíveis para o descarte de latas, garrafas PET e papel. A sinalização nos espaços do simpósio trará dicas práticas de como adotar comportamentos sustentáveis no cotidiano.

Também haverá atenção especial à acessibilidade: o Campus Castanhal dispõe de intérpretes de Libras, rampas, estacionamento reservado e banheiros adaptados. Para mães participantes, será oferecido um espaço infantil com atividades de recreação e amamentação, funcionando durante todo o evento, das 8h às 18h, sob supervisão de cuidador.

As inscrições e demais informações estão disponíveis no site oficial do evento:
https://www.even3.com.br/iiisinepexviiisiepex/

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA Castanhal
Arte: Divulgação III SINEPEX e VIII SIEPEX

UFPA, IMV e UFPA participam da primeira edição do Pint of Science em Castanhal com programação gratuita

O município de Castanhal recebe, pela primeira vez, o Pint of Science, festival internacional que promove a divulgação científica em ambientes descontraídos, como bares e restaurantes. O evento acontece nos dias 20 e 21 de maio, a partir das 19h, no Confra Gastro Pub (Travessa Quintino Bocaiuva, 2387), com entrada gratuita.

Voltado ao público geral, o Pint of Science busca aproximar a ciência da sociedade por meio de conversas acessíveis com pesquisadores, fora do ambiente acadêmico tradicional. A programação em Castanhal contará com a participação de docentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Instituto de Medicina Veterinária (IMV/UFPA) e do Instituto Federal do Pará (IFPA).

No dia 20 de maio, o professor Daniel Pires, da Faculdade de Educação Física da UFPA Castanhal, abordará o tema “Saúde mental no esporte”. Em seguida, a professora Sheyla Farhayldes, do Instituto de Medicina Veterinária, apresentará a palestra “Macacos nos mordam”.

Já no dia 21 de maio, a professora Íris Abel Bezerra, também do Instituto de Medicina Veterinária, discutirá o tema “Bichos, clima e gente: tudo conectado”. O encerramento será com o professor Lian Brandão, do IFPA Castanhal, com a palestra “Branding, Desmistificando”.

Realizado simultaneamente em diversos países e cidades do Brasil, o Pint of Science valoriza a produção científica e estimula a troca de saberes com a sociedade. A realização do evento em Castanhal marca mais uma iniciativa de extensão universitária e divulgação científica promovida por docentes do ensino superior na região.

Acompanhe a programação nos perfis @pintofsciencebr e @confragastropub no Instagram.

Texto e arte: Ascom – UFPA/Castanhal

Interessados já podem enviar propostas de oficinas, palestras e minicursos para o SINEPEX e o SIEPEX 2025

Entre os dias 02 e 04 de setembro de 2025, a Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Castanhal realizará o III Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SINEPEX) e o VIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX), com o tema “Territorialidades, saberes e ciências na Amazônia”. Os eventos, que ocorrem de forma concomitante, têm como objetivo promover debates e o intercâmbio de conhecimentos voltados à valorização das culturas amazônicas e ao fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão na região.

A programação contará com palestras, mesas-redondas, painéis, minicursos, oficinas e mostras, além da apresentação de resumos expandidos nas modalidades comunicação oral (presencial e on-line) e pôster (somente presencial). Os interessados em submeter propostas de atividades, como minicursos, palestras e oficinas, já podem enviar suas sugestões para o e-mail oficial do evento: siepex.ufpa.castanhal@gmail.com.

Consolidado como um espaço de discussão acadêmica e social, o evento deste ano busca refletir sobre os desafios enfrentados pelos povos da Amazônia, diante de temas como sustentabilidade, identidade cultural, acesso ao conhecimento e inclusão. Além de fomentar o protagonismo da ciência em favor de uma sociedade mais justa, o simpósio reforça o papel da universidade pública como articuladora de ações transformadoras, especialmente em contextos de crise social, ambiental e política.

Ações de sustentabilidade também estão previstas: Estações de coleta seletiva estarão disponíveis para o descarte de latas, garrafas PET e papel. A sinalização nos espaços do simpósio trará dicas práticas de como adotar comportamentos sustentáveis no cotidiano.

Para garantir a acessibilidade, o evento contará com intérpretes de Libras, rampas de acesso, estacionamento exclusivo para pessoas com deficiência e idosos, além de banheiros adaptados. A fim de favorecer a participação de mães, será disponibilizado um espaço infantil com atividades de recreação e local para amamentação, funcionando durante todo o período do evento, das 8h às 18h, sob supervisão de cuidador.

As inscrições para ouvintes serão gratuitas e abertas a toda a comunidade acadêmica e externa. Mais informações, como prazos e detalhes sobre submissão de trabalhos, serão divulgadas no site do evento.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA Castanhal
Arte: Divulgação III SINEPEX e VIII SIEPEX

Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia lança livro intitulado Colaborações em Pesquisas Interdisciplinares

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), da Universidade Federal Pará, Campus Castanhal, acaba de lançar o livro Colaborações em Pesquisas Interdisciplinares, organizado pelos professores doutores Carlos José Trindade da Rocha,Iracely Rodrigues da Silva, João Batista Santiago Ramos e Sylvia Maria Trusen.

A publicação é resultado de um esforço coletivo de docentes, discentes e egressos do Programa, reunindo estudos que abordam temas diversos relacionados à Amazônia sob uma perspectiva crítica e interdisciplinar.

O lançamento do livro marca um momento significativo para o PPGEAA, que tem se consolidado como um espaço de produção científica comprometido com os debates contemporâneos sobre os territórios amazônicos, suas populações e dinâmicas socioculturais. Ao longo de 25 capítulos, os cerca de 50 autores discutem experiências de pesquisas que envolvem áreas como educação, meio ambiente, cultura, política e saberes tradicionais, destacando a importância do diálogo entre diferentes campos do conhecimento.

Segundo o professor Dr. Carlos Rocha, um dos organizadores da obra, a iniciativa surgiu como forma de valorizar os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa e de estimular a divulgação científica de forma acessível e plural. “Este livro é uma resposta à necessidade de ampliar o alcance das nossas pesquisas e de fortalecer as redes de colaboração entre pesquisadores que atuam na e sobre a Amazônia”, afirma o docente, destacando que a publicação reflete a identidade interdisciplinar que orienta o PPGEAA.

A obra Colaborações em Pesquisas Interdisciplinares é o terceiro volume da série “Estudos Antrópicos na Amazônia” e está disponível no site da Editora Fi (http://www.editorafi.org), que tem promovido a divulgação do livro por meio das redes sociais, ampliando o acesso ao conteúdo para pesquisadores, estudantes e interessados nos estudos amazônicos. O livro pode ser acessado gratuitamente pelo link: https://www.editorafi.org/ebook/c105-estudos-antropicos-amazonia.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Capa do livro – por Gabrielle do Carmo (Editora Fi)

UFPA Castanhal realiza a II Mostra de Profissões voltada a estudantes da Educação Básica e de cursinhos pré-vestibulares

A Coordenação Acadêmica da UFPA Campus Castanhal, em parceria com o projeto de extensão Mostra Itinerante Universidade e Inclusão Social: perfil do estudante para ingresso na Universidade e ações de intervenção, o Programa de Tutoria Discente, as faculdades de Educação, Computação, Matemática, Medicina Veterinária, Educação Física, Letras e o Instituto de Medicina Veterinária, realiza, no dia 9 de maio de 2025, a II Mostra de Profissões.

O evento, que será realizado no Campus da UFPA Castanhal, no bairro Jaderlândia, é direcionado a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e de cursinhos pré-vestibulares. A Mostra tem como objetivo apoiar os jovens na tomada de decisão sobre sua continuidade nos estudos em nível superior, apresentando as possibilidades de formação acadêmica e atuação profissional.

A abertura oficial do evento está marcada para as 8h30, no Ginásio do Campus, com atividades previstas para ocorrerem durante todo o dia. A programação incluirá exposições e apresentações dos cursos ofertados na UFPA Castanhal, proporcionando aos visitantes uma visão prática sobre as áreas de atuação e os projetos desenvolvidos.

As escolas interessadas em participar podem organizar caravanas e realizar inscrição on-line. Estudantes da UFPA também podem participar como visitantes ou expositores. Quem desejar apresentar banners poderá utilizar materiais já expostos em outros eventos, e todos os inscritos receberão certificados de participação.

Para mais informações, acompanhe o instagram @mostra.itinerante_ufpa.

Serviço:
II Mostra de Profissões da UFPA Castanhal
Data: 9 de maio de 2025 
Local: UFPA Campus Castanhal – Bairro Jaderlândia 
Horário: A partir das 8h30
Inscrições gratuitas: até o dia 4 de maio de 2025
Site para inscrições: https://www.even3.com.br/mostra_ufpa_cast

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Divulgação

II GERMINATE debate educação, luta e resistência na Amazônia Paraense

O Grupo de Pesquisa GERMINATE: Marxismo, Formação e Educação realiza, no dia 6 de maio, o II GERMINATE. O evento que marca os três anos de atuação do Grupo, que é vinculado à Faculdade de educação Física da UFPA Castanhal, e reforça o compromisso com a pesquisa crítica, a formação política e a luta por uma educação emancipadora.

Com o tema “Educação, luta e resistência na Amazônia Paraense”, a programação propõe reflexões sobre os desafios da formação de professores em um cenário de disputa de projetos educacionais, especialmente no contexto da realização da COP 30 em Belém. A atividade convida a comunidade acadêmica, os movimentos sociais, os(as) educadores(as) e militantes a debaterem alternativas pedagógicas enraizadas na luta de classes e na defesa dos territórios amazônicos.

A programação ocorrerá na Brinquedoteca da UFPA (Campus Jaderlândia) e terá início às 8h, com café da manhã e mesa de abertura. Às 9h, ocorrerá a mesa-redonda “Educação, Luta e Resistência na Amazônia Paraense: a disputa de projetos em meio à COP 30 e os desafios da formação de professores”. À tarde, às 14h, o Cinema Cabano exibirá o filme “O Jovem Marx”, seguido de debate. Em seguida, às 16h30, será realizada a dinâmica “A Queda do Rei”. O encerramento está previsto para as 17h.

O evento é coordenado pelo Professor Dr. Marcelo “Russo” Ferreira e busca fortalecer a formação crítica e o compromisso político dos participantes com as lutas populares na região.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 5 de maio pela Plataforma Even.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Divulgação Germinate

Campus Castanhal realiza acolhimento de calouros 2025 a partir do dia 28

Na próxima segunda-feira, 28 de abril, o Campus da UFPA em Castanhal irá realizar a recepção das calouras e dos calouros aprovados no Processo Seletivo 2025, para cursos de 1ª entrada, ou seja, que iniciam agora neste primeiro semestre, mas especificamente em abril. A programação ocorrerá na sala 03 do Prédio Multidisciplinar do Campus sede (Jaderlândia) e será dividida em dois turnos, conforme o horário de funcionamento dos cursos.

Pela manhã, a partir das 8h30, serão acolhidos os estudantes dos cursos de Educação Física, Matemática (matutino) e Medicina Veterinária. À tarde, a recepção começa às 14h30 para os calouros e calouras de Matemática (vespertino), Pedagogia e Sistemas de Informação.

Em ambos os turnos, o acolhimento terá início com uma mesa de abertura institucional, seguida da apresentação de temas importantes para a vida universitária. Estão previstos informes sobre a Política de Assistência Estudantil, o funcionamento do Sistema de Bibliotecas da UFPA e os serviços oferecidos pelo Núcleo de Acessibilidade (NAcess). Também será apresentado o Regulamento do Ensino de Graduação.

Já nos dias 29 e 30 de abril, a programação será conduzida pelas Faculdades e pelos Centros Acadêmicos dos respectivos cursos. Os estudantes devem procurar suas secretarias para mais informações sobre as atividades específicas.

O acolhimento é um momento essencial no início da trajetória universitária. É quando os novos alunos têm a oportunidade de conhecer seus colegas de turma, os espaços do Campus, os professores, as direções das faculdades e os diversos serviços de apoio ao estudante oferecidos pela UFPA. Além disso, é um momento para tirar dúvidas, receber orientações e se familiarizar com o ambiente acadêmico.

Para conferir a programação completa de acolhimento aos calouros e calouras da UFPA/Castanhal, clique aqui.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

Arte: Oficina de Criação UFPA

V Seminário em Alusão ao Dia Nacional do Surdo vai debater os avanços e desafios da educação bilíngue no Brasil

A cidade de Castanhal sediará, no dia 24 de abril, o V Seminário em Alusão ao Dia Internacional e Nacional do Surdo (V SADINS), promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Língua de Sinais e Educação de Surdos (Geplises), vinculado à Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal. O evento será realizado no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA), parceiro na cessão do espaço.

Com o tema “A Lei de Libras: Avanços, Desafios e o Futuro da Educação de Surdos”, o seminário tem como objetivo promover debates sobre a trajetória da Língua Brasileira de Sinais (Libras), seus impactos nas políticas de inclusão e os caminhos para fortalecer a educação bilíngue e a identidade surda.

Além das discussões sobre os avanços educacionais, o V SADINS propõe a ampliação do conhecimento sobre acessibilidade linguística, destacando a Libras como língua de instrução e elemento fundamental para a garantia de direitos da comunidade surda.

O evento é realizado pelo Geplises, grupo vinculado ao projeto de extensão “Libras no Campus de Castanhal: Difusão da Língua Brasileira de Sinais no Ensino Superior”, desenvolvido na UFPA Castanhal sob coordenação do professor Rubens Alexandre de Oliveira Faro, da Faculdade de Pedagogia.

Destinado a docentes e discentes do ensino superior, profissionais da educação básica, dirigentes municipais de educação, pesquisadores e demais interessados na área da inclusão, o seminário tem inscrições gratuitas, que podem ser feitas até o dia 23 de abril pelo site: https://geplises.wixsite.com/geplises-1/v-sadins.

Texto: Paula Lopes – Ascom / UFPA Castanhal

Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do IMV/UFPA recebe nota máxima no Enade

O Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária, vinculado à Faculdade de Medicina Veterinária do IMV/UFPA, em Castanhal – PA, recebeu a nota máxima (conceito 5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade- 2023).

O exame foi aplicado no final de 2023, e o resultado divulgado na última sexta-feira, (11/04). Nesta edição, foram analisados 9.812 cursos de graduação em todo o país, sendo 93% presenciais e 7% ofertados na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Quanto aos cursos de Medicina Veterinária, foram avaliados 363 em todo o Brasil. Na Região Norte, 21 cursos, e um total de 27 da Amazônia, participaram do exame, e o único que recebeu a nota 5 foi o de Bacharelado em Medicina Veterinária do IMV.

No Enade anterior (2019), o curso de Medicina Veterinária do IMV já havia recebido conceito 4, configurando-se como o mais conceituado da Região Norte e se colocando entre os 25 melhores cursos do Brasil.

“Foi com grande satisfação que recebemos a notícia de que a Faculdade de Medicina Veterinária do IMV/UFPA foi a única Faculdade da área da Região Norte do Brasil a conquistar a nota máxima no Enade. Isso é reflexo da qualidade da formação que oferecemos aos nossos estudantes e destaca, ainda, a excelência do nosso curso”, ressaltou o professor Gustavo Cavalcante, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária.

A professora Sheyla Domingues, Diretora Adjunta do IMV, enfatizou a importância da nota obtida: “Foram 363 cursos de Medicina Veterinária avaliados no total (no Brasil), ao que o conceito 5 é a nota máxima. Destes, apenas 27 cursos alcançaram esse conceito”. A professora chamou a atenção, ainda, para o fato de que, “em menos de 30 anos de existência do Curso na UFPA, sermos um dos melhores cursos de Medicina Veterinária do país, ainda mais considerando o fato de estarmos localizados no interior da Região Norte do Brasil, é um feito no mínimo heroico, que deve ser celebrado”.

O professor Pedro Paulo Maia, Diretor Geral do IMV, disse conhecer bem o cenário nacional, “pois já atuei como professor em quase todas as regiões do Brasil antes de vir para a UFPA, em 2015. Por isso, afirmo com convicção: alcançar a nota 5 em uma cidade no interior da Amazônia é um feito que merece ser celebrado”. Chamando a atenção para os desafios enfrentados pelo IMV, o professor Pedro Paulo menciona “alunos em situação de vulnerabilidade, escassez de verbas e uma desigualdade histórica na distribuição de oportunidades – não apenas financeiras – o que nos afeta constantemente, e que a qualidade do curso atestada pela nota no Enade foi conquista com muita determinação, reflexo de servidores e alunos ultrapassam seus próprios limites diariamente para fazer a diferença na sociedade”. Ao fim, declarou: “Somos a Melhor Veterinária da Maior Universidade da Amazônia!”

Aplicado pelo Governo Federal, o Enade mede a performance de discentes concluintes de cursos de graduação – incluindo bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.

A realização da prova é uma ferramenta importante para a avaliação de quesitos referentes à aprendizagem dos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), ao desenvolvimento de competências e habilidades e ao conhecimento geral sobre a realidade social, econômica, política e cultural brasileira. Os resultados são utilizados para compor os conceitos recebidos pelas faculdades nas avaliações dos respectivos cursos.

Sobre o curso – O Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do IMV/UFPA é responsável por formar profissionais de medicina veterinária com habilidades e competências para planejar, organizar, supervisionar e executar programas de defesa sanitária e de proteção ao meio ambiente, realizando estudos e pesquisas, aplicando conhecimentos, exercendo a clínica médica e cirúrgica de animais domésticos e silvestres, assegurando a sanidade individual e coletiva, além da produção racional e econômica de alimentos em benefício do bem-estar da sociedade.

Atualmente, o Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária possui 276 discentes ativos (divididos em 5 turmas), 36 docentes e oferta, anualmente, 40 (quarenta) vagas para o Processo Seletivo da UFPA e 7 vagas para a Mobilidade Acadêmica (Moba).

Além da Faculdade de Medicina Veterinária, o IMV conta com três Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, cada um oferecendo cursos de Mestrado e Doutorado: Ciência Animal, Saúde Animal na Amazônia e Reprodução Animal na Amazônia. O IMV também abriga sete Programas de Residência Multiprofissional em área profissional da Saúde (Medicina Veterinária), além de um Programa Multiprofissional que integra as áreas de Veterinária, Biologia e Psicologia, e uma Especialização Lato Sensu em Endoscopia e Vídeo-Videocirurgia Veterinária.

A convivência dos alunos de graduação com esse ambiente acadêmico rico em formação pós-graduada representa uma oportunidade única para ampliar e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo da primeira etapa do ensino superior.

Texto e diagramação: Ascom IMV



Serviços Redes Sociais
E-mail Facebook
SIG-UFPA Twitter
YouTube
Endereço: Av. dos Universitários - Jaderlândia, CEP: 68746-360
Castanhal - PA, Telefone: (91) 3311-4600
Desenvolvido por Link Jr Tecnologia - UFPA 2017
Brasil - Governo Federal