Home » Articles posted by Paula Lopes
Author Archives: Paula Lopes
Remessa de carteiras de meia passagem intermunicipal está disponível na Coordenação Acadêmica

Discentes de graduação e pós-graduação contemplados com a carteira Interpass podem comparecer à Coordenadoria Acadêmica da UFPA em Castanhal (Bairro Jaderlândia), das 8 às 17h, de segunda a sexta, para receber o documento que dá direito ao pagamento de meia passagem no transporte intermunicipal no Pará. É importante consultar se seu nome consta na lista de contemplados (clique aqui para acessar).
Observação: As carteiras de meia passagem não serão entregues a terceiros. Somente o próprio titular poderá recebê-la.
Intercâmbio virtual vai promover contato com a língua e a cultura espanholas para alunos do curso de Letras Espanhol do Campus de Castanhal

A Faculdade de Letras do Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará e o Instituto Guimarães Rosa da Embaixada do Brasil no México, em mais uma parceria, irão promover o Projeto-Piloto “Teletandem”, organizado pelas Professoras Dra. Iris Barbosa (UFPA) e Me. Paola Suárez (IGR).
O Teletandem é um contexto de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em que dois falantes nativos, um de espanhol e outro de português, se encontram virtualmente por meio de tecnologias para aprender a língua um do outro e conhecer melhor suas culturas.
Serão realizados 8 encontros pela plataforma Zoom, às 19h (horário do Brasília), com duração de 1 hora e trinta minutos, nos dias 21 e 28 de setembro; 5, 12 e 19 de outubro; 9, 16 e 23 de novembro.
Podem se inscrever, até 20 de setembro, estudantes de Letras Espanhol da UFPA Castanhal, por meio do link disponível aqui. São 16 vagas para falantes de português e haverá certificação aos participantes.
Para mais informações, escreva para academico.igrmexico@gmail.com.
Texto: Divulgação
Arte: Ascom UFPA/Castanhal
I SINEPEX e VI SIEPEX: publicada errata ao edital

O Coordenador do Campus Universitário de Castanhal, Prof. Dr. Francisco Valdinei dos Santos Anjos, torna pública a ERRATA nº 1 do edital que normatiza o I Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – I SINEPEX e o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão – VI SIEPEX da UFPA, Campus de Castanhal.
As alterações referem-se às inscrições e à submissão de trabalhos. Para conferir as atualizações, clique aqui.
Sobre os eventos – O I Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (I SINEPEX) e o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (VI SIEPEX) serão realizados na UFPA Castanhal entre os dias 6 e 9 de novembro de 2023, com o objetivo de promover debates e intercâmbio de conhecimentos no âmbito da pesquisa, da extensão e do ensino, voltados à vida amazônica, a partir da promoção da sustentabilidade, da democracia e dos direitos humanos.
Para mais informações, acesse o site do I SINEPEX e do VI SIEPEX.
Leia também:
Texto: Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Divulgação SINEPEX e SIEPEX
IMV realizará a 2ª edição da Feira de Doação e Troca de Livros

Tendo em vista dar continuidade ao incentivo da prática da leitura entre a comunidade acadêmica,
inspirar a circulação de livros e a interação entre os participantes, promovendo a boa prática do convívio interpessoal e o bem-estar nos ambientes internos da Unidade, o IMV promoverá a 2ª edição da sua Feira de Doação e Troca de Livros.
Por conta do sucesso da primeira edição, realizada em abril, a comunidade estudantil e de servidores expressou interesse em que uma nova edição do evento fosse realizada, o que estimulou o agendamento dessa nova ação.
Coleta de Doações:
A fim de criar, antecipadamente, um acervo de livros disponíveis para doação e troca durante a Feira, a Biblioteca do IMV receberá exemplares usados até o dia 29 de setembro. Os interessados devem procurar a bibliotecária Ellen Souza.
Regras:
Poderão participar do evento professores, técnicos e discentes da graduação e pós-graduação do IMV e do Campus sede, os quais deverão se atentar para as seguintes regras:
- A entrega de um livro dará direito a outro livro na Feira;
- A entrega de uma história em quadrinhos dará direito a outra história em quadrinhos;
- Doações também poderão ser feitas durante o evento;
- Serão aceitos, para doação ou troca, livros de ficção (contos, romances, poemas, infantil e infantojuvenil) e não ficção (acadêmicos, biografias, etc.), histórias em quadrinhos;
- Não serão aceitos anais de eventos, apostilas, atlas, anuários, livros didáticos, dicionários, enciclopédias, materiais xerocados ou revistas;
- A venda de livros é EXPRESSAMENTE PROIBIDA;
- Não serão aceitos livros em mau estado de conservação (sujos, mofados, molhados, rasgados, riscados, e/ou páginas faltando), assim como com carimbos;
- Os exemplares que ficarem como “sobra da troca” serão utilizados em futuros eventos.
Serviço:
II Feira de Doação e Troca de Livros do IMV
Período da coleta de livros: 18 a 29/09/2023, das 8h às 17h
Data da Feira: 03/10/2023, das 8h30 às 17h
Local: Hall do bloco de graduação do IMV
Texto: Anselmo Gomes
Diagramação: Humberto Lago
I SINEPEX e VI SIEPEX abrem inscrições para comissão de Comunicação e Apoio e para submissão de propostas de atividades artístico-culturais e de comercialização de produtos

A Comissão Organizadora do I Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (I SINEPEX) e do VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (VI SIEPEX) informa que estão abertas, até 5 de outubro, as inscrições para a comercialização de produtos, para a comissão de comunicação e apoio e para a submissão de propostas de atividades artístico-culturais.
– Inscrições para Comissão de Comunicação e Apoio:
Discentes interessados em atuar no apoio às atividades de recepção, credenciamento, frequência, apresentações de trabalhos, dentre outras podem se inscrever. Haverá certificados específicos para os participantes dessa comissão. Para se inscrever e para mais formações, clique aqui.
– Submissão de propostas de atividades artístico-culturais:
Docentes, alunos e técnicos da UFPA/Castanhal podem submeter propostas de atividades artísticas e/ou culturais. O participante deverá sinalizar o momento da apresentação, bem como enviar uma descrição detalhada da atividade e a duração. Para submeter uma proposta, clique aqui.
– Submissão de propostas de comercialização de produtos (alimentos, artesanato etc.):
Os representantes das turmas dos cursos do Campus Universitário de Castanhal, com interesse em realizar vendas de produtos como alimentos, artesanato e livros durante o evento, deverão anexar, no ato da inscrição, ofício de solicitação (com descrição do(s) produto(s) e seus respectivos valores, nomes dos responsáveis pela venda, dias e locais de comercialização), assinado pela Direção do curso. Para submeter uma proposta, clique aqui.
Sobre os eventos – O I Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (I SINEPEX) e o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (VI SIEPEX) serão realizados na UFPA Castanhal entre os dias 6 e 9 de novembro de 2023, com o objetivo de promover debates e intercâmbio de conhecimentos no âmbito da pesquisa, da extensão e do ensino, voltados à vida amazônica, a partir da promoção da sustentabilidade, da democracia e dos direitos humanos.
Submissão de trabalhos – Os trabalhos submetidos ao SINEPEX e ao SIEPEX devem ser comtemplar o ensino, a pesquisa e a extensão e precisam cumprir os requisitos estabelecidos no edital. As submissões podem ser realizadas até 30 de setembro, no site dos eventos.
Texto: Ascom – UFPA/Castanhal
Arte: Divulgação SINEPEX e SIEPEX
Abertas inscrições para diversos auxílios da Assistência Estudantil da UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST/UFPA), torna público, nesta quarta-feira, 12 de setembro de 2023 diversos editais referentes a modalidades de auxílios financeiros destinados a estudantes em situação de vulnerabilidade. Acesse EDITAIS.
Auxílios – Estão disponíveis inscrição nos Auxílios Permanência e Moradia para ampla concorrência (somente para novos candidatos (as); Auxílio Permanência e Moradia para indígenas, quilombolas e populações tradicionais (tanto para novos (as), quando para renovação); Auxílio Intervalar (para novos (as) e renovação); Auxílio Permanência e Moradia PcD (novos e renovação) e Auxílio Promisaes.
Quem participa – Somente discentes já inscritos e deferidos (as) no Cadastro Geral de Assistência Estudantil (CADGEST) poderão realizar inscrição para solicitação dos auxílios.
Período de inscrição – Todos os auxílios poderão ser solicitados no período de 12 a 28 de setembro de 2023 pelo Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST). Somente o Auxílio Intervalar terá o período de inscrição estendido até a data de 10 de novembro de 2023.
Para participar da seleção dos auxílios, não será necessário o envio de nenhum documento durante a inscrição no sistema, considerando-se que todas e todos estudantes deferidos (as) no Cadastro Geral de Assistência Estudantil já tiveram sua documentação analisada pela SAEST/UFPA.
Acesse Edital em Libras Permanência e Moradia PcD
Serviço
Abertura de Editais 2023 da SAEST/UFPA
Período de inscrição: Até 28 de setembro de 2023
Auxílio Intervalar (inscrição até 10 de novembro 2023
Texto: Saest/UFPA
X Jornada de Inclusão Digital da Faculdade de Computação será realizada em novembro na UFPA Castanhal

Faculdade de Computação (Facomp) da UFPA, Campus Castanhal, estará promovendo, nos dias 23 e 24 de novembro, a X Jornada de Inclusão Digital (JID) e o IV Arduíno Tech.
Com o tema “Avanços da IA na Cultura Digital”, a JID vai debater sobre o impacto da Inteligência Artificial na cultura digital e seus desafios para o futuro, em uma programação que contará com palestras, oficinas e comunicações orais promovidas por pesquisadores, profissionais e estudantes da área de Tecnologia da Informação.
A IV edição do Arduíno Tech da Facomp Castanhal visa ampliar o conhecimento e promover o debate na região sobre hardware livre e tecnologias embarcadas, uma vez que elas estão muito presentes na vida dos cidadãos, a exemplo da plataforma Arduíno e do microcomputador Rasperry PI.
As submissões de trabalhos podem ser realizadas até o dia 30 de setembro. Para quem desejar participar apenas como ouvinte, o prazo vai até 20 de novembro. As taxas de inscrição são as seguintes: estudantes do ensino médio (10 reais), estudantes de graduação (15 reais), estudantes de pós-graduação (20 reais) e profissionais da área de Tecnologia da Informação (25 reais).
A diretora da Facomp, professora Yomara Pires, destacou que a programação é uma oportunidade para trocas de experiências e conhecimentos. “A JID, além de discutir assuntos que estão em alta na área da tecnologia, visa, também, promover a integração entre a academia e a sociedade, uma vez que o evento é aberto às comunidades interna e externa”, concluiu.
Para mais informações sobre o evento e a programação, clique aqui.
Serviço:
Jornada de Inclusão Digital e a IV Arduíno Tech
Organização: Faculdade de Computação
Período: 23 e 24/11/2023
Local: Auditório do GETI, UFPA – Campus Universitário de Castanhal.
Site do evento: https://jidcastanhal.com.br/
Datas Importantes
Inscrições: até 20/11/2023
Submissões de trabalhos: até 30/09/2023 Texto: Rômulo Moitinho – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Divulgação Facomp
Campus de Castanhal abre inscrições para o I Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – I SINEPEX – e o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão – VI SIEPEX

No período de 6 a 9 de novembro de 2023, o Campus da Universidade Federal do Pará em Castanhal vai realizar o I Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (I SINEPEX) e o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (VI SIEPEX). Os eventos ocorrerão de forma híbrida (presencial e on-line), e terão como objetivo promover debates e intercâmbio de conhecimentos no âmbito da pesquisa, da extensão e do ensino, voltados à vida amazônica, a partir da promoção da sustentabilidade, da democracia e dos direitos humanos. Além disso, os eventos pretendem impulsionar a integração de estudantes, técnicos/as e docentes do ensino superior e da escola básica nos debates envolvendo a produção em pesquisa, ensino e extensão no que concerne ao retorno social dessas produções.
Confira as datas para inscrições e não perca os prazos:
– Inscrições de participantes: até 15/10/2023
Qualquer pessoa interessada no evento pode se inscrever, até as 23h59 do dia 15 de outubro, pelo site https://www.even3.com.br/isinepexvisiepex/.
– Inscrições com submissão de trabalhos: até 30/09/2023
Os trabalhos submetidos ao SINEPEX e ao SIEPEX devem ser nas áreas de ensino, pesquisa e extensão que cumpram os requisitos estabelecidos no edital e que façam uso do template disponível na página dos eventos. As regras para submissão estão descritas no edital do evento.
Mais informações no site dos eventos ou no Edital. Leia, também, a errata ao edital.
Texto: Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Divulgação SINEPEX e SIEPEX
Setor de Animais Silvestres do Hospital Veterinário é tema de programa de TV

As ações do setor de animais silvestres do Hospital Veterinário do IMV (HV/UFPA), coordenado pela médica veterinária Cinthia Távora e pela professora Sheyla Domingues, foram tema de matéria jornalística realizada pela TV Nazaré, integrando bloco do programa Encantos da Amazônia, veiculado pela emissora.
No vídeo, a professora Sheyla Domingues explica sobre a importância do setor de animais silvestres para o atendimento desse tipo de fauna, sendo um dos primeiros setores do Brasil a ser estabelecido na estrutura de um hospital veterinário.
Em outro trecho da matéria, a médica veterinária Cinthia Távora relata que o setor de animais silvestres do HV/UFPA atende espécies oriundas de órgãos ambientais, pessoas jurídicas de caráter público ou privado, e também por meio de demandas de pessoas físicas que buscam esse tipo de atendimento, sendo seu foco básico o ensino, mas objetivando, ainda, a pesquisa e a extensão universitárias.
O programa Encantos da Amazônia, realizado em forma de documentário, mostra o cotidiano amazônico, a cultura, a arte, a religião, o folclore e as lendas da região Amazônica, sendo produzido pela Marca Aldeia Amazônia, blog e revista com enfoque para a Amazônia e os diversos assuntos relacionados a ela, mas também voltada para a produção de conteúdo.
Confira o vídeo completo no link: https://www.youtube.com/watch?v=fv9Zfr3vROM
Texto: Anselmo Gomes
Diagramação: Humberto Lago
Biblioteca do Instituto de Medicina Veterinária divulga edital para seleção de bolsista

A Biblioteca do Instituto de Medicina Veterinária abre processo seletivo que oferta uma vaga de bolsista para alunos de qualquer curso de Graduação do Campus.
O valor da bolsa é R$ 787,98 (setecentos e oitenta e sete reais e noventa e oito centavos), mais vale-transporte no valor de R$ 220,00 (duzentos e vinte reais). A bolsa tem duração de 01 ano, podendo ser renovada pelo mesmo período. O início das atividades será em outubro de 2023.
Atribuições – O bolsista deverá realizar atendimento ao público (discentes, técnicos e docentes do Instituto); produzir textos e documentos; realizar empréstimo e devolução de obras, coleta manual de obras que foram consultadas via sistema, conferência de usuários inadimplentes da Biblioteca, entrada e saída de documentos; auxiliar na produção de postagens via Canva para o Instagram da Biblioteca; carimbar, etiquetar e guardar livros entre outras atribuições relacionadas à função.
Requisitos – Além de ser aluno(a) regularmente matriculado(a) entre o segundo e o sexto semestre em qualquer curso de graduação ofertado no Campus Castanhal, para se inscrever, o(a) candidato(a) também deve ter boa comunicação e aptidão para atendimento ao público, bom relacionamento interpessoal, além de ser assíduo e pontual; ter conhecimento básico em redes sociais (Auxiliar em postagens no Instagram); não ter vínculo empregatício ou ser bolsista em projetos de extensão, pesquisa ou ter auxílio permanência; ter disponibilidade no horário da manhã (08h às 12h) de segunda a sexta-feira, devendo cumprir a jornada semanal de 20h; ter disposição em contribuir com novos aprendizados ao setor.
Inscrições – As inscrições devem ser realizadas por e-mail. Os interessados devem enviar, para o e-mail bib.imv@ufpa.br, os seguintes documentos:
– Curriculum Vitae;
– Histórico acadêmico;
– Atestado de matrícula atual;
– Comprovante de residência;
– Formulário de Inscrição devidamente preenchido (acesse aqui).
Para mais informações, confira o Edital.
Texto: Ascom UFPA/Castanhal