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Carteiras de meia passagem intermunicipal (1ª via) estão disponíveis para retirada

Discentes de graduação e pós-graduação que solicitaram a 1ª via da Interpass podem comparecer à Coordenadoria Acadêmica da UFPA em Castanhal (Bairro Jaderlândia), das 8 às 17h, de segunda a sexta, para receber o documento que dá direito ao pagamento de meia passagem no transporte intermunicipal no Pará.
Discentes do Instituto de Medicina Veterinária deverão retirar o documento na Secretaria da Faculdade de Medicina Veterinária, das 8 às 12h.
Para a retirada é necessária a apresentação de documento de identificação (RG ou carteira de motorista).
É importante consultar se seu nome consta na lista disponível aqui.
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UFPA Castanhal lança edital para a Assembleia de Fundação da Liga Amazônica de Capoeira

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio de suas ações de valorização da cultura e das manifestações tradicionais brasileiras, tem ampliado sua atuação no fortalecimento da capoeira na região. Entre essas iniciativas destaca-se o projeto Além da Ginga, que vem contribuindo para a formação, integração e valorização de crianças, jovens e adultos, promovendo cultura, educação e cidadania dentro e fora do ambiente universitário.
Em continuidade a esse movimento, a UFPA Castanhal anuncia a publicação do Edital de Convocação para a Assembleia de Fundação da Liga Amazônica de Capoeira. A iniciativa representa um marco histórico para a capoeira na Amazônia, reunindo mestres, professores, instrutores, estudantes e representantes de grupos com o objetivo de criar uma entidade voltada à união, à representatividade e ao fortalecimento da arte em nível regional.
A Assembleia de Fundação será realizada no dia 12 de dezembro de 2025, às 18h, no Auditório do GETI, no Campus da UFPA Castanhal (Campus Jaderlândia). Durante o encontro, serão discutidas e votadas a criação da Liga Amazônica de Capoeira, a aprovação de seu Estatuto Social e as diretrizes iniciais de atuação da entidade. A participação é aberta a todos os interessados, que poderão integrar o quadro de sócios-fundadores.
Para a UFPA, apoiar iniciativas que promovem a cultura, a identidade amazônica e o desenvolvimento regional é parte essencial de seu compromisso institucional. A criação da Liga Amazônica de Capoeira simboliza um avanço significativo para a organização, o reconhecimento e a expansão dessa manifestação ancestral em território amazônico.
Serviço:
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA FUNDAÇÃO DA LIGA AMAZÔNICA DE CAPOEIRA
A UFPA Castanhal convida mestres, professores, instrutores, alunos e representantes de grupos de capoeira da região amazônica, bem como demais interessados, para participar da Assembleia de Fundação da Liga Amazônica de Capoeira.
Objetivos da Assembleia:
– Discutir e aprovar a criação da Liga Amazônica de Capoeira
– Aprovar o Estatuto Social
– Definir as diretrizes iniciais de atuação da entidade
Data:12/12/2025
Horário: 18h
Local: Auditório do GETI – UFPA Campus de Castanhal (Jaderlândia)
Texto e arte: Divulgação Projeto “Além da Ginga”
Professores da Faculdade de Letras ministram palestras e coordenam atividades no V Encontro do GELLNORTE

Entre os dias 2 e 5 de dezembro, será realizado o V Encontro do GELLNORTE (Grupo de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte) no Campus da UFPA em Belém, que este ano traz como tema “Multiversos Amazônicos: povos, territórios, linguagens, culturas, artes e educação”. O evento ocorrerá de forma presencial e on-line e reunirá pesquisadores, professores, estudantes e integrantes de comunidades amazônicas para debater questões relacionadas às múltiplas dinâmicas socioculturais da região. A programação inicia no dia 2, às 8h30min, e inclui mesas-redondas, simpósios temáticos, apresentações de trabalhos, conferências e atividades culturais.
O Campus da UFPA Castanhal estará representado por diversos docentes da Faculdade de Letras, que participarão de mesas-redondas e coordenação de simpósios temáticos. Estão confirmados nas mesas-redondas os professores José Guilherme, Carmen Lúcia, Márcia Ohuschi e Alcides Fernandes, que integrarão discussões relacionadas às linguagens, às práticas socioculturais amazônicas e às interfaces entre educação, território e diversidade.
Na coordenação de simpósios temáticos, a representação de Castanhal também será expressiva, com a participação dos professores Márcia Ohuschi, José Guilherme, Carmen Lúcia, Sérgio Afonso e Elanir França Carvalho, responsáveis por conduzir debates e reflexões em diferentes eixos do evento. Além da atuação acadêmica, a professora Márcia Ohuschi integra a diretoria do GELLNORTE como segunda tesoureira no biênio 2024-2025, desempenhando papel ativo na organização do encontro.
Cerca de 30 estudantes de graduação da Faculdade de Letras da UFPA Castanhal também participarão do V GELLNORTE, dentre eles, 13 atuarão na monitoria.
As inscrições para ouvintes seguem abertas até o dia 28 de novembro pelo site do evento, mediante pagamento da taxa de R$ 30,00. A programação completa está disponível em www.gellnorte.com.br.
O encontro reafirma o compromisso de pesquisadores e instituições amazônicas com a produção de conhecimento sobre os territórios, as experiências coletivas e as práticas de resistência que caracterizam a região, fortalecendo redes de estudo e colaboração científica.
Serviço:
V Encontro do GELLNORTE
Tema: Multiversos Amazônicos: povos, territórios, linguagens, culturas, artes e educação
Data: 2 a 5 de dezembro
Início da programação: 2 de dezembro, às 8h30min
Inscrições para ouvintes: até 28 de novembro em www.gellnorte.com.br/inscricao/ouvinte/
Site do evento: www.gellnorte.com.br
Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA Castanhal
Arte: Divulgação
Nota oficial sobre o Fator de Atenuação das Desigualdades de Acesso

A Universidade Federal do Pará (UFPA) confirma que, a partir do Processo Seletivo 2026, deixa de aplicar o mecanismo de bonificação de 10% sobre as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A decisão decorre da necessidade de adequação às orientações do Supremo Tribunal Federal (STF), que, ao julgar ações relacionadas a políticas de bônus regionais em universidades federais, entendeu que esse tipo de acréscimo direto à nota, sem a devida motivação, carece de fundamento legal e pode afrontar o princípio constitucional da isonomia (art. 5º, caput, da Constituição Federal).
Em observância a essas orientações e no exercício de sua autonomia universitária, a UFPA realizou estudos técnicos por meio da Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps), com base em dados do Centro de Processos Seletivos (Ceps/ UFPA), para avaliar os efeitos da medida sobre o princípio da regionalidade.
Dessa forma, a Universidade desenvolverá e aplicará, a partir de 2026, o chamado Fator de Atenuação das Desigualdades de Acesso, instrumento de natureza estatística e compensatória, distinto da bonificação percentual anteriormente praticada, submetido e aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) no último dia 15 de outubro.
As análises evidenciaram que, atualmente, na UFPA, entre todos os cursos de graduação ofertados, apenas o de Medicina apresenta assimetrias relevantes de concorrência entre regiões e, por isso, contará com a correção exclusiva no PS 2026.
Vale mencionar que a aplicação do fator apenas ao curso de Medicina não representa prejuízo de concorrência aos candidatos inscritos para os demais cursos ofertados pela UFPA, sobre os quais não foi verificada, estatisticamente, a existência de pressão regional externa.
A UFPA reitera que esse é mais um mecanismo a integrar às políticas de inclusão já consolidadas na instituição. A adoção de um instrumento mais preciso e pontual visa assegurar o importante princípio de equidade regional de forma alinhada às políticas afirmativas da Universidade, em consonância com a legislação vigente.
A Universidade informa, ainda, que foi criada uma Comissão de Acompanhamento e Avaliação, que analisará, anualmente, os resultados dos processos seletivos de ingresso nos cursos de graduação para aplicação do Fator de Atenuação das Desigualdades de Acesso. A comissão poderá recomendar sua ampliação para outros cursos, caso comprovada a necessidade.
A UFPA reafirma o seu compromisso histórico com a democratização do acesso ao ensino superior público e gratuito e orienta todos os candidatos a lerem, atentamente, o edital disponível na página do Ceps/ UFPA para pleno conhecimento dos novos critérios de seleção.
Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
ProfMat 2026: divulgados data e local do Exame Nacional de Acesso em Castanhal

Os candidatos ao Exame Nacional de Acesso (ENA) para ingresso no Profmat em 2026 devem ficar atentos: a prova será realizada no dia 01 de novembro de 2025, das 14h às 17h, no Campus I da UFPA, em Castanhal.
É fundamental que os participantes cheguem ao local até as 13h50, conforme o horário limite definido no edital. O campus está localizado na Av. dos Universitários, s/n, Jaderlândia, e as provas acontecerão no prédio de salas de aula.
PPGEAA divulga edital para Mestrado e Doutorado em Estudos Antrópicos na Amazônia – Turmas 2026

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), vinculado ao Campus da UFPA Castanhal, lançou o Edital 001/2025 de seleção para as turmas de Mestrado e Doutorado 2026. As inscrições estarão abertas de 15 de outubro a 14 de novembro de 2025, exclusivamente pela internet, por meio do SIGAA/UFPA.
Nesta edição, o Programa oferta 34 vagas, sendo 19 para o Mestrado e 15 para o Doutorado, distribuídas entre as linhas de pesquisa Etno-sociobiodiversidade e Sustentabilidade Ambiental e Etno-saberes e Tecnologias Sociais. O processo seletivo contempla vagas para ampla concorrência e para ações afirmativas voltadas a candidatos(as) indígenas e quilombolas e para servidores da UFPA (vagas PADT).
Poderão se inscrever portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, emitido por instituição reconhecida pelo MEC. A taxa de inscrição é de R$ 120,00 e o pagamento deve ser feito até 10 de novembro, via boleto bancário emitido pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). Há possibilidade de solicitação de isenção para candidatos inscritos no CadÚnico.
O processo seletivo será composto por quatro etapas: prova escrita dissertativa, entrevista sobre o projeto de pesquisa, avaliação do projeto e análise do currículo Lattes. Todas as provas ocorrerão presencialmente no Campus Universitário de Castanhal. O resultado final está previsto para 30 de janeiro de 2026, e as aulas iniciam em março de 2026.
O PPGEAA tem como missão formar pesquisadores e pesquisadoras com atuação interdisciplinar, voltada à compreensão das relações entre sociedade e meio ambiente na Amazônia. O Programa busca fomentar estudos e soluções sustentáveis para a região, articulando saberes científicos e tradicionais.
Mais informações sobre o edital, o cronograma e os requisitos estão disponíveis no site www.ppgeaa.propesp.ufpa.br. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail selecaoppgeaa@gmail.com.
Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação/PPGEAA
Biblioteca do Campus de Castanhal divulga edital para seleção de bolsista

Alunos (as) matriculados (as) em qualquer curso de graduação do Campus Universitário de Castanhal podem participar da seleção para bolsista da Biblioteca. O valor da bolsa é de R$ 787,98 + R$ 220,00 (auxílio-transporte).
Será ofertada uma (1) vaga para o turno da tarde + formação de cadastro reserva, com carga horária de 20h semanais.
Requisitos – As(os) interessadas(os) em participar do processo seletivo devem cumprir os seguintes pré-requisitos obrigatórios: possuir conhecimentos em informática; não ser bolsista em projetos de pesquisa ou extensão e não ter vínculo empregatício de qualquer natureza; ter disponibilidade para cumprir o horário das 12h às 16h.
Inscrições – As(os) interessadas(os) deverão preencher o formulário de inscrição online, disponível aqui, no período de 14/10/2025 a 16/10/2025.
Para mais detalhes sobre as etapas e o cronograma, acesse o edital.
Texto: Divulgação – Biblioteca Davi Sá
Arte: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Curso de Pedagogia da UFPA Castanhal recebe nota máxima na avaliação do Mec

O curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Castanhal, conquistou um feito histórico ao receber nota 5 na recente avaliação realizada pelo Ministério da Educação (Mec). A nota máxima reflete a qualidade acadêmica, a relevância social e o compromisso do corpo docente com a formação de pedagogos comprometidos com a mediação dos processos de ensino e aprendizagem nos mais diferentes espaços.
Para o diretor da Faculdade de Educação, à qual o curso de Pedagogia está vinculado, professor doutor Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos Chaves, esse resultado é um reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de quatro décadas de história. “É uma conquista histórica, tanto para a UFPA Castanhal quanto para o curso de Pedagogia, que é o mais antigo do Campus. Ao longo dos anos, ele tem tido um impacto social gigantesco. Em diversas cidades da região, encontramos egressos do curso ocupando posições de destaque, como secretários de Educação e professores da rede pública. Essa avaliação do MEC é o reconhecimento desses anos de contribuição para a educação do Nordeste Paraense”, destacou.
A avaliação do MEC considerou três dimensões principais: organização didática e pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Em cada uma dessas áreas, o curso demonstrou maturidade e avanços significativos, o que contribuiu para a obtenção da nota máxima.
Corpo docente qualificado – Um dos principais destaques da avaliação foi a qualificação do corpo docente. O curso conta com 22 professores – 20 efetivos e 2 substitutos –, sendo 16 deles doutores, o que garante uma formação sólida e baseada em produção científica relevante. Segundo o professor Túlio Chaves, a produção acadêmica dos docentes foi um diferencial para a conquista da nota máxima.
“Mais de 50% dos professores tiveram, nos últimos três anos, uma média de nove produções acadêmicas cada um, entre artigos, participação em eventos e publicações de relevância. Esse critério foi determinante para alcançarmos a nota 5, pois sabemos que a falta de produção acadêmica é um fator que impede muitos cursos de atingirem essa pontuação”, ressaltou.
Além disso, a experiência pregressa dos professores na Educação Básica também foi um ponto positivo na avaliação. Muitos docentes do curso atuaram anteriormente como professores da rede pública, o que proporciona uma visão mais realista e aplicada do ensino, algo que foi valorizado pelo Mec.
Organização didático-pedagógica – O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) também recebeu elogios da comissão avaliadora do Mec. O documento passou por uma recente reformulação, considerando as novas diretrizes nacionais para o ensino de Pedagogia.
“O processo de revisão do PPC foi longo e enfrentou desafios, como a mudança nas diretrizes do curso em 2019, que limitou o perfil do egresso. Com a revogação dessa medida em 2024, conseguimos avançar em um novo PPC, que foi muito elogiado pela comissão do MEC, principalmente pela atualidade das referências bibliográficas. Além disso, muitos de nossos docentes possuem uma produção relevante no meio acadêmico, podendo ser citados como leituras recomendadas para a formação do Pedagogo. Com isso, temos os nossos próprios professores como referencial teórico do curso entre outros autores, é claro.”, explicou o diretor.
Infraestrutura e desafios futuros – Apesar do reconhecimento positivo, a infraestrutura ainda é um ponto que precisa de aprimoramento. O curso de Pedagogia conta com laboratórios de ensino e a Brinquedoteca, um espaço consolidado dentro do Campus, utilizado por diversos cursos. No entanto, há necessidades identificadas, como a ampliação dos laboratórios e a aquisição de mais equipamentos.
“Sabemos que uma universidade localizada no interior da Amazônia enfrenta desafios infraestruturais. Precisamos de melhorias, como um laboratório de informática, além de reformas em salas e espaços de trabalho. No entanto, o curso possui uma estrutura considerada boa para a área da Pedagogia, o que nos permitiu uma avaliação positiva”, ressaltou o diretor.
Impacto para alunos e futuros ingressantes – A conquista da nota máxima também representa um diferencial para os atuais e futuros alunos do curso. Com esse reconhecimento, a UFPA Castanhal se firma como referência em formação pedagógica na região.
“Esse resultado é a prova da qualidade da nossa formação. Muitas vezes, os alunos comparam a estrutura da universidade com a de instituições particulares, mas a avaliação do MEC mostra que a melhor formação pedagógica na região está na UFPA Castanhal. É um orgulho ver esse reconhecimento da nossa história e do nosso compromisso com a educação”, concluiu o gestor da Faculdade.
Com esse resultado, o curso de Pedagogia da UFPA Castanhal reafirma sua excelência acadêmica e seu compromisso com a formação de profissionais qualificados, mantendo-se como um pilar fundamental na educação do Nordeste Paraense.
Texto e arte: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia lança livro intitulado Colaborações em Pesquisas Interdisciplinares

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), da Universidade Federal Pará, Campus Castanhal, acaba de lançar o livro Colaborações em Pesquisas Interdisciplinares, organizado pelos professores doutores Carlos José Trindade da Rocha,Iracely Rodrigues da Silva, João Batista Santiago Ramos e Sylvia Maria Trusen.
A publicação é resultado de um esforço coletivo de docentes, discentes e egressos do Programa, reunindo estudos que abordam temas diversos relacionados à Amazônia sob uma perspectiva crítica e interdisciplinar.
O lançamento do livro marca um momento significativo para o PPGEAA, que tem se consolidado como um espaço de produção científica comprometido com os debates contemporâneos sobre os territórios amazônicos, suas populações e dinâmicas socioculturais. Ao longo de 25 capítulos, os cerca de 50 autores discutem experiências de pesquisas que envolvem áreas como educação, meio ambiente, cultura, política e saberes tradicionais, destacando a importância do diálogo entre diferentes campos do conhecimento.
Segundo o professor Dr. Carlos Rocha, um dos organizadores da obra, a iniciativa surgiu como forma de valorizar os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa e de estimular a divulgação científica de forma acessível e plural. “Este livro é uma resposta à necessidade de ampliar o alcance das nossas pesquisas e de fortalecer as redes de colaboração entre pesquisadores que atuam na e sobre a Amazônia”, afirma o docente, destacando que a publicação reflete a identidade interdisciplinar que orienta o PPGEAA.
A obra Colaborações em Pesquisas Interdisciplinares é o terceiro volume da série “Estudos Antrópicos na Amazônia” e está disponível no site da Editora Fi (http://www.editorafi.org), que tem promovido a divulgação do livro por meio das redes sociais, ampliando o acesso ao conteúdo para pesquisadores, estudantes e interessados nos estudos amazônicos. O livro pode ser acessado gratuitamente pelo link: https://www.editorafi.org/ebook/c105-estudos-antropicos-amazonia.
Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Capa do livro – por Gabrielle do Carmo (Editora Fi)
SINEPEX e SIEPEX 2025 recebem propostas de atividades até 27 de junho

A Comissão Organizadora do III Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SINEPEX) e do VIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX), da Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal, informa que está aberto o período para envio de propostas de atividades para compor a programação oficial dos eventos, que ocorrerão entre os dias 2 e 4 de setembro de 2025.
Podem ser submetidas propostas de minicursos, palestras, mesas-redondas, oficinas e painéis temáticos. As atividades poderão ser realizadas de forma presencial ou on-line e devem ter carga horária entre 4 e 8 horas, com exceção de atividades pontuais, como palestras, que podem ter duração de até 2 horas. O prazo para envio das propostas vai até o dia 27 de junho de 2025, pelo e-mail: siepex.ufpa.castanhal@gmail.com.
No ato do envio, os proponentes devem encaminhar as seguintes informações:
- Nome e e-mail dos(as) coordenadores(as)/ministrantes;
- Resumo em três linhas das credenciais dos(as) proponentes;
- Foto de rosto ou busto, em boa resolução, para fins de divulgação institucional;
- Título da proposta;
- Modalidade (minicurso, palestra, oficina, etc.);
- Carga horária sugerida;
- Resumo da proposta (até quatro linhas);
- Necessidades de estrutura física ou tecnológica (ex: datashow, laboratório, computador);
- Preferência de turno e dia (exceto terça-feira pela manhã, reservado para a abertura oficial);
- Quantidade sugerida de vagas;
- Indicação se a atividade será presencial ou on-line.
A Comissão Organizadora reforça que o evento não conta com financiamento externo, por isso, orienta que colaboradores(as) externos(as) sejam, preferencialmente, da região ou participem remotamente. Também informa que coordenadores(as) podem realizar a divulgação própria de suas atividades, inclusive utilizando a logomarca oficial do evento.
Após o prazo de recebimento das propostas, será divulgada uma versão preliminar da programação, com a distribuição das atividades conforme as demandas recebidas e a disponibilidade de espaços.
Mais informações sobre o III SINEPEX e o VIII SIEPEX estão disponíveis no site oficial: https://www.even3.com.br/iiisinepexviiisiepex.
Leia também:
– Inscrições abertas para o SINEPEX e o SIEPEX 2025: submissão de trabalhos até 15 de junho
Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA Castanhal
Arte: Divulgação SINEPEX/SIEPEX
