Home » Sem categoria

Category Archives: Sem categoria

UFPA lança edital do Processo Seletivo Especial para cursos na modalidade de educação a distância

A Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, o edital do Processo Seletivo para o ingresso de discentes em cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância – Processo Seletivo Especial EaD 2023 (PSE EaD UFPA 2023). O PSE EaD 2023 vai ofertar 1.340 vagas em 06 cursos, distribuídas em 20 polos presenciais, além de uma vaga extra, em cada curso e polo, reservada a pessoas com deficiência (PcD). As inscrições iniciam às 14h do dia 9 de fevereiro (terça-feira) e seguem até às 17h do dia 10 de março de 2023.

As vagas ofertadas no Processo Seletivo Especial EaD 2023 são destinadas a estudantes com inscrição homologada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Serão eliminados(as) os(as) candidatos(as) que tenham obtido nota inferior a 400 (quatrocentos) na redação e nota inferior a 300 (trezentos) em uma ou mais áreas do Enem 2022. Estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública ou privada, em um ou mais dos estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), podem contar com um bônus de 10% (dez por cento) sobre a nota do Enem 2022, desde que o mesmo seja solicitado no momento da inscrição.

Embora os cursos sejam ofertados na modalidade a distância, é importante que os(as) candidatos(as) estejam atentos(as) ao fato de que as avaliações, as aulas práticas, os estágios de campo e o atendimento serão realizados de forma presencial, aos sábados. Os cursos ofertados terão como sedes os seguintes municípios do Pará: Ananindeua, Baião, Barcarena, Bujaru, Breves, Cachoeira do Arari, Cametá, Canaã dos Carajás, Capanema, Capitão Poço, Goianésia do Pará, Igarapé-Miri, Jacundá, Marabá, Muaná, Paragominas, Ponta de Pedra, Salinópolis, São Sebastião de Boa Vista e Tailândia.

Como se inscrever – As inscrições para o PSE EaD 2023 devem ser realizadas no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS), a partir das 14h do dia 9 de fevereiro até as 17h do dia 10 de março de 2023. A taxa de inscrição será no valor de R$100 (cem reais), porém há a possibilidade de solicitação da isenção do pagamento da taxa, desde que o(a) candidato(a) comprove ter cursado todo o ensino médio ou equivalente em escola da rede pública ou que comprove ter sido bolsista integral em escola da rede privada. Para quem não for isento(a), o pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 31 de março de 2023.

Reoferta – Assim como outros processos seletivos realizados pela UFPA, o PSE-EaD 2023 também contará com a reoferta das vagas não preenchidas. A reoferta possibilita que candidatos(as) aprovados(as) não classificados(as) em seus cursos iniciais tenham a oportunidade de optar por concorrer a uma vaga em outro curso que tenha vagas não preenchidas. A Reoferta de Vagas será realizada após a divulgação do primeiro resultado do Processo Seletivo Especial EaD 2023, na página do CEPS.

Serviço:

Processo Seletivo Especial EaD 2023

Inscrições: das 14h do dia 9 de fevereiro até às 17h do dia 10 de março de 2023

Pagamento da taxa de inscrição: até 31 de março de 2023.

Edital disponível aqui.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Candidatos aprovados na 1ª chamada da Mobilidade Acadêmica/2023 são convocados para a Habilitação ao Vínculo Institucional

O Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC/UFPA) publicou na última terça-feira, 31 de janeiro, o Edital de Convocação à Habilitação ao Vínculo Institucional – Mobilidade Acadêmica – MOBA 2023. Para os aprovados na Mobilidade Interna, o processo possuirá apenas uma etapa: o preenchimento do sistema de Cadastro Online do Calouro (COC). Já os aprovados que ingressam na Federal paraense e vêm de outras instituições, precisam preencher o COC e passar pela verificação presencial de documentos.

A etapa comum aos aprovados, que consiste no preenchimento do Cadastro Online de Calouros (COC), pode ser realizada até às 08h da manhã do dia 03 de fevereiro de 2023. Neste período, o candidato deverá acessar o COC, utilizando número de inscrição e RG informados na inscrição do PS MOBA 2023 e preencher os campos vazios com seus dados cadastrais, além de anexar documentação, conforme solicitada no edital. Será considerado faltoso aquele candidato que deixar de preencher o COC  no prazo estabelecido pelo edital. O prazo para interposição de recursos é de 24h úteis, contadas a partir da publicação do quadro de faltosos, prevista para ocorrer às 16h do dia 03 de fevereiro.

A segunda etapa, específica para aprovados por Mobilidade Externa, será a da conferência e validação dos documentos originais dos candidatos devidamente homologados na primeira etapa. Os convocados para as vagas ofertadas pelo Campus de Castanhal devem comparecer, das 09h às 10h, na Sala de Reuniões, que fica nos altos do Prédio Administrativo munidos dos documentos indicados no Anexo I do Edital. Perderá o direito à vaga o(a) candidato(a) que não comparecer à entrega dos documentos originais e/ou que deixar de apresentar qualquer dos documentos solicitados.

Serviço:

Habilitação ao vínculo institucional – MOBA 2023

Preenchimento do COC: até às 08h da manhã do dia 03/02/2023
Para acessar o edital, clique aqui.
Para mais informações, acesse o site do CIAC.

Texto: Luís Otávio – Bolsista da ASCOM
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Professor da Faculdade de Pedagogia lança livro com reflexões sobre o período de pandemia

Na noite desta terça, 31, o salão de eventos do Sesc recebeu mais de 150 pessoas, que prestigiaram o lançamento do livro “Estilhaços de Sonhos: Escritos para ainda se acreditar na utopia e dançar na escuridão”, de autoria do professor e filósofo João Batista Santiago Ramos, da Faculdade de Pedagogia da UFPA/Castanhal.

No prefácio, escrito pelo professor Robson Ferreira, da Faculdade de Matemática do Campus de Breves da UFPA, são mencionadas as questões que o instigaram durante a leitura.

“Esta obra nos convida a repensar sobre questões que muitas vezes deixamos adormecer, tais como o papel da ciência frente aos poderes institucionalizados, o conceito de solidão, a relação com o outro, a nossa relação com o conhecimento, a relatividade do tempo e como é que nos percebemos como integrantes desse organismo coletivo que pensa e participa ativamente da resolução do problema apresentado ‘rastros da pandemia covid-19’.”, pontua o docente.

Esses temas apresentados no prefácio permeiam toda a obra, pois a reflexão filosófica parte justamente da realidade, da existência, da vida, dos acontecimentos, como destaca o professor João Batista Ramos.

“O pensar filosófico não é algo etéreo, abstrato. Pelo contrário, é sobre a vida da gente que pensamos. Como a pandemia foi um momento muito difícil, que nos trouxe muitas indagações, o texto do livro que estou lançando tenta responder a essa pergunta: o que esperar nesse tempo pós-pandemia? Aí a gente anuncia, na obra, um tempo em que seja possível partilhar mais, amar mais, se aproximar mais e valorizar mais o tempo de convivencialidade com o outro”, elencou o autor.

A organizadora da programação de lançamento do livro, Hildeana Nogueira, assistente-técnica do Sesc e coordenadora da atividade Trabalho Social com Idosos, relatou a sua impressão sobre o texto do professor João Batista.

“A obra é urgente e necessária. Ela fala sobre a esperança, sobre a utopia. É um livro necessário para que façamos reflexões sobre o nosso tempo: um tempo tão difícil, que nos leva a avaliar a necessidade que temos de estar com pessoas, de compartilhar sonhos, de abraçar, de beijar e de ter contato. Reitero: o livro é necessário e urgente”, concluiu.

Além de sessão de autógrafos, o evento contou com um momento mediado pelo escritor Franciorlis Freitas Vianza, graduado em Licenciatura Plena em Letras/Língua Portuguesa pela UFPA-Campus Castanhal e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (UFPA/Castanhal). O bate-papo está disponível no Youtube (clique aqui para acessar).

Para adquirir a obra “Estilhaços de Sonhos: Escritos para ainda se acreditar na utopia e dançar na escuridão” e outros livros do professor e filósofo João Batista Santiago Ramos, entre em contato pelo número (91) 98894-7169 (falar com Simone).

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

Divulgado o resultado do Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica 2023

Na manhã desta sexta-feira, 27, o Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS) divulgou o resultado do Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica (MOBA 2023). A edição deste ano ofertou 1.016 vagas, divididas entre 152 cursos de graduação que ocorrem  nos 11 municípios onde há campi da UFPA. Para a primeira chamada, foram classificados um total de 347 candidatos, sendo 217 chamados para vagas de Mobilidade Externa e 130 para Mobilidade Interna.

O Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica é dividido em duas modalidades de mobilidade acadêmica: Interna, em que as vagas são destinadas exclusivamente a alunos(as) ativos(as) dos cursos de graduação da UFPA; e Externa, cujas vagas são destinadas a candidatos(as) já graduados(as) ou a alunos(as) de outras Instituições de Ensino Superior que queiram ingressar em cursos da UFPA.

Para este ano, a Federal paraense destinou 556 vagas para a Mobilidade Interna e 451 para a Mobilidade Externa. O Campus de Castanhal ofertou, ao todo, 35 vagas – sendo 20 para demanda interna e 15 para quem busca ingressar na instituição por vínculos externos. Neste primeiro listão, foram aprovados 10 estudantes, divididos entre os cursos de Educação Física – ABI, Letras – Língua Espanhola, Letras – Língua Portuguesa e Pedagogia. Não houve candidato classificado nos cursos de Engenharia da Computação, Matemática ou Medicina Veterinária.

A partir de agora, os(as) candidatos(as) que lograram êxito devem estar atentos(as) à página do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC/UFPA) para que não percam a convocação à realização da habilitação ao vínculo institucional, que deverá ser realizada nos próximos dias.

Reoferta – Conforme previsto no edital, candidatos(as) aprovados(as) não classificados(as) em seus cursos iniciais ainda terão a oportunidade de participar da reoferta de vagas do MOBA 2023. A Reoferta possibilita que esses(as) candidatos(as) possam optar por concorrer a uma vaga em outro curso que tenha vagas não preenchidas, possíveis de serem disponibilizadas na reoferta. A publicação do edital de adesão à Reoferta de Vagas poderá acontecer a qualquer tempo na página do CEPS.

Acesse a lista de classificados(as) de cada um dos cursos.
Relação de não classificados de cada um dos cursos.

Texto: Luís Otávio da Silva – Bolsista da ASCOM/Campus de Castanhal
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Capes inscreve para Prêmio Talento Universitário

3º Prêmio Capes Talento Universitário está com inscrições abertas. O concurso reconhece o desempenho de estudantes e concede  R$ 5 mil aos mil primeiros colocados.  Interessados podem se candidatar até 22 de fevereiro, por formulário on-line, disponível no site da premiação.

Para concorrer, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021, ter ingressado na graduação em 2022 e apresentar matrícula regular em Instituição de Ensino Superior pública, privada ou militar. Além disso, o participante  não pode ter débito com a Capes ou com outras agências de fomento à pesquisa. São ofertadas 24 mil vagas, e os requisitos completos para a participação podem ser conferidos no Edital nº 1/2023.

A seleção dos premiados será composta por uma prova com 80 (oitenta) questões de conhecimentos gerais de múltipla escolha. Os locais de prova serão divulgados a partir de 2 de março e a aplicação ocorrerá no dia 26 do mesmo mês. O resultado final será divulgado em maio e o prazo para pagamento do prêmio vai até dezembro de 2023.

Sobre o prêmio – O Prêmio Capes Talento Universitário 2023 será outorgado a mil estudantes de graduação regularmente matriculados em Instituição de Ensino Superior que ingressaram no ensino superior no ano letivo de 2022 e obtiveram as maiores notas, de acordo com as normas do Edital.

O objetivo da realização é reconhecer o desempenho dos estudantes que demonstrarem grau destacado de desenvolvimento de competências cognitivas, bem como subsidiar estudos e pesquisas que envolvam as competências finalísticas da Capes.

Serviço:

3º Prêmio Capes Talento Universitário

Inscrições: até 22 de fevereiro de 2023

Site: talentouniversitário.capes.gov.br

Premiação: R$5 mil aos mil concorrentes que alcançarem as maiores notas na prova.

Texto e arte: Redação CGCOM/Capes, com edição da Ascom/UFPA

Ouvidoria da UFPA lança boletim informativo

A Ouvidoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou o seu primeiro boletim informativo para a comunidade externa e interna da Instituição. Com informações sobre os serviços recebidos e prestados pela unidade de atendimento ao público da Universidade, o documento receberá uma atualização a cada três meses. Para consultá-lo, acesse o site da Ouvidoria.

O boletim dispõe de detalhes sobre o acesso à informação e  registro de manifestações na Ouvidoria da UFPA a qualquer cidadão, empresa, organização ou entidade da sociedade civil. Essas manifestações são uma forma de o usuário expressar para a unidade seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões e sua satisfação ou insatisfação com um atendimento ou serviço recebido.

O documento direciona, ainda, o que compete ao órgão e o que não compete, assim como os serviços que são ofertados. É possível também se informar sobre o que é preciso para se efetuar uma manifestação por meio da Ouvidoria, tal como as que precisam de identificação e as que asseguram anonimato.

Ouvidoria da UFPA – A Ouvidoria é responsável por receber manifestações de denúncias, reclamações, elogios, solicitações, sugestões e pedidos de acesso a informações, além de encaminhar as manifestações às áreas responsáveis pelo tratamento ou pela apuração, responde ao manifestante e acompanha a conclusão da manifestação. O serviço ofertado pela unidade é considerado um pós-serviço. Dessa maneira, é aconselhável que a procura pelos serviços seja feita posteriormente ao contato com o setor detentor da informação ou provedor do serviço.

O objetivo do trabalho da Ouvidoria é providenciar estratégias administrativas para prevenção e possível solução de problemas, sem emissão de juízo de valor. Logo não possui poder decisório, mas tem ampla autonomia no acesso a todas as instâncias da UFPA. Para outros detalhes ou esclarecimento de qualquer outra dúvida, entre em contato por meio dos telefones (91) 3201-7579 e 3201-7755 ou dos e-mails ouvidoria@ufpa.br e sic@ufpa.brPara mais informações, acesse ouvidoria.ufpa.br.

Texto: Leandra Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

Reitoria da UFPA emite nota sobre os atos terroristas ocorridos em Brasília

A Universidade Federal do Pará considera absolutamente intoleráveis os atos terroristas ocorridos na data de hoje em Brasília com a invasão do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal. Os crimes cometidos por golpistas afrontam a Constituição Federal e requerem um resposta contundente das instituições do Estado brasileiro. Todos os envolvidos – invasores, financiadores e autoridades que se comportaram de modo omisso são responsáveis e devem ser rigorosamente punidos, em respeito à população brasileira e à sua decisão democrática nas eleições de outubro passado. A Universidade Federal do Pará junta-se às demais organizações da sociedade comprometidas com a defesa do estado democrático de direito, contra o golpismo e a intolerância. Democracia sempre!

Belém, 08 de janeiro de 2023.
Emmanuel Zagury Tourinho
Reitor

Proex divulga edital de seleção para o PIBEX 2023

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (Proex) lançou o edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão 2023 (PIBEX). O PIBEX busca promover o desenvolvimento de projetos de extensão universitária que envolvam a sociedade e possibilitem a participação de discentes da graduação, por meio de bolsas, integrando contextos externos ao ambiente acadêmico. As submissões de projetos podem ser realizadas por meio do Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (SISAE).

Para este ano, o PIBEX vai ofertar 350 bolsas no valor de R$400 (quatrocentos reais) mensais, durante o período de 12 meses, sendo válidas de abril de 2023 a março de 2024. As bolsas serão distribuídas em duas categorias: 200 para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e 150 para ampla concorrência.

Como funciona – Todos os docentes e técnico-administrativos, com nível superior que componham o quadro efetivo da UFPA, estão aptos a solicitar uma bolsa PIBEX por projeto. Cada coordenador poderá solicitar uma bolsa PIBEX para o seu projeto. As submissões de projetos devem ser realizadas de 6 de janeiro a 15 de fevereiro de 2023.

Os projetos devem, obrigatoriamente, estar vinculadas aos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de graduação das Unidades Acadêmicas dos seus proponentes e estar relacionados às seguintes áreas temáticas: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Saúde.

O resultado final das propostas para a solicitação de bolsas será divulgado no dia 3 de abril de 2023, pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Para conferir todo o cronograma de avaliação, acesse o Edital.

Serviço:

Edital do Pibex 2023

Inscrição:de 6 de janeiro a 15 de fevereiro de 2023, via SISAE.

Confira o edital aqui.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

PSS Didática e suas Interfaces: divulgado o resultado final

A Faculdade de Pedagogia da UFPA/Castanhal divulga o resultado final referente ao Processo Seletivo Simplificado
(PSS) para professor substituto na área “Didática e suas Interfaces”. Clique aqui para conferir.

Para outras informações sobre o PSS, acesse a página de acompanhamento.

PSS Didática e suas Interfaces: divulgado o resultado da prova didática após recursos

A Faculdade de Pedagogia da UFPA/Castanhal divulga o resultado definitivo da prova didática referente ao Processo Seletivo Simplificado (PSS) para professor substituto na área “Didática e suas Interfaces”. Clique aqui para conferir.

Conforme o cronograma, a próxima etapa será o julgamento dos títulos e os candidatos que já passaram com êxito
pela prova didática devem entregar o Currículo Lattes e suas comprovações na Brinquedoteca do Campus de
Castanhal, no dia 30/12, das 9 às 17h.

Para outras informações sobre o PSS, acesse a página de acompanhamento.