Home » Sem categoria

Category Archives: Sem categoria

LABINFRA 2018 contempla seis projetos do Campus Castanhal

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PROEG) tornou público, neste mês de junho, o resultado final dos projetos submetidos ao Programa de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino (Pgrad-Labinfra), que promove a modernização ou reestruturação laboratorial ou dos espaços de atividades práticas, especificamente utilizadas no ensino de graduação. O edital prevê a disponibilização de recursos para bolsas de monitoria, aquisição, instalação e manutenção de equipamentos, reformas em geral e insumos.

Os projetos aprovados serão subsidiados por recurso alocados do orçamento da PROEG 2018, e devem apresentar potencial impacto na qualidade do ensino de graduação através do investimento, objetivando a melhoria da graduação no que tange à recuperação, ampliação, manutenção ou atualização da infraestrutura física dos laboratórios/espaços de aulas práticas.

O Campus de Castanhal conseguiu aprovar seis projetos na versão 2018 do LABINFRA. Um deles foi o projeto Estruturação do Laboratório Redes de Comunicação de Dados: Planejamento, Intervenção, Vivência e Reflexão, coordenado pelo professor Bruno Souza Lyra Castro, da Faculdade de Computação.

 “O principal objetivo desse projeto é estruturar um laboratório para atuar na temática de comunicação de dados, o que gera impacto direto na qualidade dos cursos de graduação que são ofertados pelas faculdades. Dessa forma, espera-se obter melhor qualificação dos profissionais a serem formados na instituição”, destaca o docente.

Outro projeto que receberá recursos do LABINFRA é focado no esporte. Intitulado “O Ensino do Esporte na Educação Física Escolar: Planejamento, Intervenção, Vivência e Reflexão” e coordenado pelo professor Daniel Alvarez Pires, o projeto é executado no Complexo Esportivo do Campus de Castanhal e tem como objetivo principal fomentar a formação de professores para o esporte escolar. O coordenador explica de que forma será aplicado o recurso conquistado.

“Iremos adquirir centrais de ar e um computador. Além disso, será possível investir na pintura do piso do ginásio do Campus, fazer uma reforma nos vestiários e comprar materiais esportivos necessários à execução do projeto”.

A diretora da Faculdade de Matemática, professora Kátia Liége, também aprovou o projeto “LABINFM: Ambiente Tecnológico Formativo articulando Ensino, Pesquisa e Extensão”, que reforça o tripé da Universidade.

“Nesses termos, o LABINFM se constitui um espaço formativo que busca propiciar a compreensão das potencialidades e de utilização de recursos digitais em práticas científica, tecnológica, matemática e técnica para Educação Básica, nível de ensino em que os egressos do curso atuarão, bem como, em outros Cursos que temos no Campus Castanhal”, pontua a docente.

Os outros três projetos que receberão recursos previstos no Edital LABINFRA são, respectivamente, das faculdades de Educação Física, Computação e Matemática: “Laboratório de Prática de Ensino das disciplinas de Bioquímica, Nutrição e Fisiologia”, coordenado pelo professor Elton Vinicius Oliveira De Sousa; “Estruturação do Laboratório de Eletrônica Digital e Microcontroladores”, sob a coordenação do professor João Cláudio Chamma Carvalho e “Laboratório Experimental de Modelagem Matemática (LEMM) como um Espaço de Aprendizagem”, coordenado pela professora Roberta Modesto Braga.

Para conhecer o Edital LABINFRA 2018, clique aqui. Para ver a lista de todos os projetos aprovados neste ano, clique aqui.

Texto: Paula Lopes e Tiago Ferreira – Ascom UFPA/Castanhal

 

Concurso vai eleger miss e mister no evento de aniversário dos 40 anos do Campus Castanhal

Que tal representar sua turma ou o seu curso no concurso que vai eleger a miss e o mister UFPA 40 ANOS? Alunos de todos os cursos de graduação podem se inscrever e participar desse momento de descontração em comemoração ao aniversário de 40 anos do Campus de Castanhal, que vai ocorrer no dia 29 de junho, a partir das 15h.

As inscrições para o concurso foram prorrogadas até o dia 26 de junho (terça-feira) e os interessados não precisam vender votos como critério de pontuação. As roupas sugeridas para a apresentação são calça ou bermuda jeans e camisa xadrez ou outro traje junino. O que mais contará na pontuação será a simpatia e a criatividade, por isso não é obrigatório coreografia, mas o participante deve escolher uma música para compor o seu desfile.

Sobre a premiação, dependendo do número de inscritos, poderão ser contemplados dois alunos e duas alunas. A coordenação do evento está em busca de patrocinadores para os brindes. Até o momento, estão confirmados os seguintes prêmios:

– Cota de cópias no laboratório (quantidade a definir),

– Brinde O Boticário,

– 1 mês de atividades grátis na Clínica Boa Forma,

– 1 Designer de sobrancelha + sobrancelha de henna (Estética Sempre Bela),

–  Hidratação + escola (Studio Edson Reis).

Inscrições: Secretaria de Coordenação Geral do Campus (Sala do Prof. João), até 26/06.

Texto: Paula Lopes e Elluane Oliveira – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

 

 

 

 

Curso de extensão vai abordar Cidade, Patrimônio e Educação

No dia 09 de junho (sábado), o professor Túlio Chaves, da Faculdade de Pedagogia da UFPA/Castanhal vai ministrar o curso de extensão intitulado “Cidade, Patrimônio e Educação”. O evento vai acontecer às 8h30, no Auditório Nazaré Sá.

O curso faz parte das ações do projeto “História Urbana, Patrimônio e Ensino de História: formação continuada de professores nas series iniciais e ensino fundamental”, aprovado pelo edital Eixo Transversal 2017, da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA.

Podem participar da programação, alunos dos cursos de licenciatura do Campus de Castanhal e de outras instituições de ensino superior e professores da rede pública e particular do município.

Inscrições – Não será necessária inscrição prévia para o curso. Haverá certificado de 4 horas para os participantes.

Palestrante – O professor Túlio Chaves Pinho de Vasconcelos é Doutor em História Social da Amazônia (PPHIST- UFPA), possui graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará (2009). Tem experiência na área de História, com ênfase nos temas de História Urbana, Teoria e Metodologia da História, História do Brasil, Ensino de História e História da Educação.

Serviço:
Curso de Extensão “Cidade, Patrimônio e Educação”
Data: 09/06/2018
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Auditório Nazaré Sá – UFPA/Castanhal
Inscrições: Gratuitas, no dia e no local do evento
Certificado: 4h

Texto: Paula Lopes e Thiago Bertolino – Ascom UFPA/Castanhal

 

Projeto da Faculdade de Pedagogia seleciona voluntários

O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação, Envelhecimento e Sexualidade (NEPES), vinculado à Faculdade de Pedagogia abre inscrições para seleção de voluntários. O projeto tem por objetivo construir significativos conhecimentos na linha da Educação, Envelhecimento e Sexualidade, através da pesquisa, do ensino e da extensão universitária.

Requisitos

Possuir interesse teórico e social sobre os conhecimentos relacionados ao projeto;

Ter interesse na produção acadêmica através de artigos, trabalhos de conclusão de cursos envolvendo a realidade que o grupo trabalha;

Disponibilidade em colaborar na organização de eventos juntamente com o grupo;

Carga horaria de 20 horas semanais;

Ter disponibilidade para viajar;

Ter disponibilidade para participar das reuniões quinzenais de formação e atividades em grupo;

Vagas

Serão disponibilizadas 10 vagas para estudantes dos cursos de graduação, priorizando o Campus Castanhal da UFPA.

Inscrições

O período de inscrições vai até sexta feira (08/06). Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário do Google Docs (clique aqui para acessar).

Para mais informações, consulte o Edital.

Texto: Thiago Bertolino e Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

Palestra vai orientar graduandos para a elaboração do projeto de pesquisa

Uma das maiores preocupações de qualquer estudante de graduação é a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), requisito obrigatório e instrumento de avaliação final de um curso superior. É elaborado em forma de dissertação, visando à iniciação e ao envolvimento do aluno de graduação no campo da pesquisa científica.

Pensando em ajudar discentes de graduação do Campus de Castanhal nos preparativos de sua pesquisa, a equipe da Biblioteca David Sá vai promover, no dia 05 de junho, das 9 às 13h, a palestra intitulada Elaboração do Projeto de Pesquisa: da escolha do tema à normalização”.

A palestra será proferida por Rosemarie Costa, Bibliotecária da ETDUFPA e Mestre em Ciência da Informação, que bordará assuntos como: fundamentos, organização e planejamento da pesquisa; ética, estética e etiqueta na pesquisa científica; a internet e suas ferramentas como fonte de pesquisa e o plágio.

O evento é gratuito e a pré-inscrição deve ser feita antecipadamente. Os interessados devem enviar nome completo para o e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com e aguardar a confirmação de inscrição.

 O conteúdo ministrado e o certificado de participação serão enviados por e-mail.

Serviço:

Palestra: “Elaboração do Projeto de Pesquisa: da escolha do tema à normalização”
Público-alvo: alunos da graduação e servidores técnico-administrativos da UFPA/Castanhal (preferencialmente);
Organização: Biblioteca David Sá – UFPA Castanhal;
Local: Auditório Nazaré Sá (Campus I);
Data: 05 de junho
Horário: 9h às 13h (com coffee brake);
Contato: (91) 98098-4504 (Whatsapp).
Vagas limitadas

Texto: Paula Lopes e Elluane Oliveira – Ascom UFPA/Castanhal

Empresa Júnior de Tecnologia do Campus de Castanhal seleciona voluntários

Está aberta a seleção de voluntário para estudantes que desejam atuar na Link JR. A empresa JR foi criada por alunos da Faculdade de Computação em Castanhal, cujo objetivo é o desenvolvimento de sistemas e prestação de serviços nas áreas de computação e tecnologia da informação para atender a demandas internas e externas ao Campus Castanhal.

As vagas para a seleção são as seguintes:

  • Programador front-end (desenvolvedor de interfaces com HTML, CSS e JavaScript)
  • Programador back-end (desenvolvedor de banco de dados com MySQL, programador nas linguagens PHP, JavaScript e SQL)
  • Engenheiro de Software (aplicar técnicas de processos de desenvolvimento de sistemas, analise de requisitos e arquitetura de sistemas)

Poderão concorrer todos os alunos regularmente matriculados nos cursos Sistemas de Informação e Engenharia da Computação, que atendam aos seguintes requisitos:

  • Dispor de 20 horas semanais para atuação na empresa.
  • Ter conhecimento mínimo das funções descritas no Edital.
  • Ter disponibilidade para realizar as seguintes atividades referentes ao plano de trabalho: reunião semanal, cursos de aperfeiçoamento e treinamento, visita a clientes, confecção de relatórios e outros documentos, entre outras atividades.

Os interessados devem se inscrever até o dia 23/05 (quarta-feira), pelo formulário do Google Docs, e enviar ao e-mail linkjrcastanhal@gmail.com os seguintes documentos:

  • Comprovante de matrícula
  • Currículo Lattes Atualizado
  • Histórico acadêmico

Para mais informações, consulte o edital.

Texto: Thiago Bertolino – Ascom/UFPA Castanhal

Faculdade de Educação Física divulga informações sobre as etapas do concurso para professor substituto

A Faculdade de Educação Física do Campus da UFPA em Castanhal informa as etapas e os resultados da seleção para professor temporário (EDITAL Nº 56, DE 02 DE ABRIL DE 2018), tema: Treinamento Esportivo, Crescimento e Desenvolvimento Motor e Musculação.

Cronograma: clique aqui.

Homologação das inscrições (retificada): clique aqui.

Temas das provas escrita e didática: clique aqui.

Resultado da prova escrita: clique aqui.

Resultado da 1ª etapa: clique aqui.

Resultado da prova didática: clique aqui.

 

Projeto Castelo dos Sonhos conquista 22 medalhas em competição Norte/Nordeste de Natação

Com a ideia inicial de integrar crianças e jovens do bairro Jaderlândia ao Campus da UFPA, foi criado, em 1998, o projeto Castelo dos Sonhos, coordenado pelo professor José Nazareno Abraçado. Ele explica qual era o seu objetivo.

“Eu pensei em criar um projeto que pudesse levar educação e esporte às crianças que vivem no entorno UFPA. Assim, surgiu o Castelo dos Sonhos, que conta com a parceria do Campus da UFPA em Castanhal, da Prefeitura Municipal e da empresa Hiléia. Mais recentemente, também passamos a contar com a parceria da Celpa, que vem para somar esforços.”

Hoje, com 20 anos de história, o projeto atende a mais de 400 alunos com idade entre 6 e 17 anos, que participam de atividades esportivas, como natação e futebol. As crianças e adolescentes também são contemplados com aulas de informática.

Todas essas ações do Castelo dos Sonhos têm contribuindo para a formação de jovens cidadãos, conscientes de seu papel na sociedade. Quem comprova isso é o estudante de Educação Física, Valdemir Júnior. Ele começou no projeto, como aluno, aos 6 anos e hoje, aos 22, é técnico de natação.

O trabalho voluntário de Valdemir começou aos 16 anos. Ele já havia conquistado diversos prêmios em competições de natação e decidiu treinar os alunos, com o objetivo de formar outros campeões.

A qualidade da atuação de Valdemir no projeto foi constatada no final de abril deste ano, quando participou, juntamente com 6 atletas do Castelo dos Sonhos, do Torneio Norte/Nordeste de Natação, realizado em Macapá.

“Foi surpreende o nosso resultado. Nós conquistamos 22 medalhas para a cidade de Castanhal. A competição envolveu 8 estados brasileiros, com 250 atletas participando e ver que os nossos alunos representaram muito bem a nossa cidade, é muito gratificante. Essa competição pode nos levar a participarmos de campeonatos paraenses, que são bastante aguardados pelos alunos”, destaca o técnico de natação do Castelo dos Sonhos.

Para conhecer as ações do Projeto, visite a fan page: clique aqui.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Acervo Castelo dos Sonhos

Instituto de Medicina Veterinária vai realizar processo eleitoral para cargos de direção

Nesta quarta, 02 de maio, a comunidade acadêmica do Instituto de Medicina Veterinária (IMEV) da UFPA/Castanhal irá eleger os gestores, que ocuparão o cargo de Diretor Geral e Diretor Adjunto, durante o quadriênio 2018-2021.

Eleitores – De acordo com o Regimento Eleitoral, a eleição será realizada por meio do SIGEleição e poderão votar os servidores docentes vinculados ao IMEV e membros do Conselho da Faculdade de Medicina Veterinária do IMEV, os servidores técnico-administrativos lotados no Campus de Castanhal e que estejam atuando no IMEV no período da consulta, os discentes matriculados nas Subunidades Acadêmicas pertencentes ao IMEV e os servidores legalmente afastados da Instituição por motivo de licença para tratamento de saúde, licença maternidade, licença prêmio, acompanhamento de cônjuge e qualificação profissional.

Chapas – No primeiro momento do processo eleitoral, foram abertas as inscrições de chapas, que foram realizadas até 27 de abril de 2018 (das 08h às 12h),na Secretaria Executiva do Instituto de Medicina Veterinária.

Puderam se candidatar aos cargos de Diretor(a) Geral e Diretor(a) Adjunto, docentes vinculados ao IMEV e membros do Conselho da Faculdade de Medicina Veterinária, pertencentes ao quadro de pessoal ativo desse Instituto e que possuam o título de Doutor.

Serviço:

Eleição para a Direção do IMEV
Data: 02 de maio de 2018
Mais informações: leia o Edital e o Regimento Eleitoral

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

 

 

Comissão do Mec avalia curso de Engenharia da Computação do Campus de Castanhal

Entre os dias 19 e 20 de abril, especialistas designados pelo Ministério da Educação (Mec) visitam o Campus da UFPA de Castanhal para avaliar o curso de Engenharia da Computação.

“Por meio do processo de avaliação realizada pelo Mec, a Instituição tem a oportunidade de receber opiniões de avaliadores externos que podem contribuir com as condições dos nossos cursos ofertados. Isso é muito importante no processo, pois dessa forma identificamos as fragilidades,  seja do corpo docente, seja da infraestrutura e, até mesmo, da organização didático-pedagógica. Com isso, podemos ir fazendo os ajustes necessários para o melhoramento dos cursos”, destaca a professora Maria Lúcia Harada, presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFPA.

As avaliações periódicas do Ministério da Educação (Mec) são responsáveis pela regulamentação dos cursos de graduação em atividades no Brasil. A instituição que é avaliada, fiscalizada e orientada dentro dos padrões de qualidade necessários à excelência do ensino superior, garante ao discente um ensino de qualidade, segurança e validade do diploma em todo território nacional e preparação acentuada para maior aceitação no mercado de trabalho.

De acordo com o vice-diretor da Faculdade de Computação, professor José Jailton, o curso de Engenharia da Computação começou em 2013 no Campus de Castanhal. A primeira turma irá se formar agora em 2018 e a avaliação do Mec visa o reconhecimento do curso. O professor também fala da expectativa em relação ao conceito que os avaliadores irão atribuir.

“O conceito deverá ser satisfatório, pois nós temos uma boa estrutura e, recentemente, conseguimos muitos equipamentos, além de estarmos prestes a inaugurar o prédio da Faculdade, o que deve acontecer em junho desse ano.”

Um dos avaliadores do Mec, professora Cristiane Mashuda (Grupo Kroton), ressalta que a avaliação contempla três dimensões: acadêmica, documental e infraestrutura. Ela também fala sobre a divulgação do conceito.

“O resultado informal demora, no máximo, cinco dias úteis, mas o resultado final requer um prazo maior e é divulgado no Diário Oficial da União.”

O segundo avaliador, professor Sérgio de Oliveira (Universidade Federal São João Del Rei – MG), destaca a importância do parecer do Mec para cursos de graduação.

“A avaliação é para garantir a qualidade do curso, sabendo que a instituição está sempre prezando pela qualidade em todos os aspectos.”

Além da divulgação no Diário Oficial, o conceito atribuído pelos especialistas também é disponibilizado no site do INEP, que é o canal do Ministério da Educação para esse tipo de comunicação.

 Texto e fotos: Paula Lopes e Elluane Oliveira – Ascom UFPA/Castanhal