Home » Sem categoria

Category Archives: Sem categoria

III SINEPES vai abordar desafios na educação brasileira

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Envelhecimento e Sexualidade é um projeto coordenado pelo professor doutor Dário Azevedo dos Santos, da faculdade de Pedagogia do Campus de Castanhal.

Anualmente, o Núcleo promove um simpósio, com o objetivo de apresentar à comunidade os resultados de suas pesquisas. Em 2018, em sua terceira edição, o evento traz a temática “A Epistemologia: compromisso com a mudança em educação e os desafios na atual conjuntura educacional brasileira”.

A programação vai acontecer na Casa da Cultura, em Castanhal, nesta sexta 14 de dezembro, das 8 às 18h, e contará com mesas de debates, lançamento de livro e exibição de documentário. Para conferir os detalhes, clique aqui.

O objetivo do Simpósio é proporcionar discussões, a fim de difundir o conhecimento na expectativa de fomentar a pesquisa acadêmica e o processo formativo na constituição de diálogos permanentes de valorização da diferença.

Os interessados em participar do III SINEPES (Simpósio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Envelhecimento e Sexualidade) podem comparecer ao evento, a partir das 8h ou enviar nome completo e número para contato para o e-mail nepes.cast@gmail.com. Haverá entrega de certificados.

Serviço:
III SINEPES
Data: 14/12/2018
Horário: 8 às 18h
Local: Casa da Cultura (Trav. Senador Lemos, 749 – Castanhal-PA)
Mais informações: Andressa Aleixo – 99977.2797

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação NEPES

 

 

Alunos aprovados para o Mestrado Profissional em Matemática devem realizar matrícula

A Coordenação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) do Campus Universitário de Castanhal convoca os candidatos classificados no ENA2019 do Campus de Castanhal, a comparecerem à Secretaria da Faculdade de Matemática, no Prédio Administrativo do Campus I (Jaderlândia), no período de 10 de dezembro de 2018 a 11 de janeiro de 2019, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, para efetuarem a sua matrícula no curso.

Os candidatos devem apresentar os seguintes documentos (original e cópia):

– Diploma de curso de graduação reconhecido pelo MEC,
– Histórico escolar de graduação,
– Documento oficial de identidade com foto CPF,
– CPF,
– Curriculum Vittae no modelo da Plataforma Lattes (CV Lattes),
– 2 fotos 3×4

Texto: Divulgação

Divulgado o período da consulta ao pleito para a gestão 2019/2023 à Coordenação Geral do Campus de Castanhal

A Comissão Consultiva do Campus Universitário de Castanhal, designada na Portaria nº 002/2018 – Conselho Universitário, comunica que a Consulta ao pleito para a gestão 2019/2023 à Coordenação Geral será realizada nos dias 18 e 19 de dezembro de 2018, via SigEleição (https://sigeleicao.ufpa.br/sigeleicao/), iniciando às 09h00min do dia 18/12/2018 e encerrando às 17h59min do dia 19/12/2018.

Conforme documentação recebida da Secretaria Executiva do Campus, foi registrada a inscrição da chapa denominada “Humanidade, trabalho e transparência”, composta pelos seguintes membros:

– Coordenador: Bruno Souza Lyra Castro;

– Vice-Coordenador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos;

– Divisão de Ensino: Dalva de Cássia Sampaio dos Santos;

– Divisão de Pesquisa e Pós-graduação: Gustavo Góes Cavalcante;

– Divisão de Extensão: Gerlândia de Castro Silva Thijm.

Os demais encaminhamentos ocorrerão em conformidade com as normas do Regimento Consultivo e serão divulgados nos canais de comunicação institucionais.

Serviço:

Consulta ao pleito para a gestão 2019/2023 à Coordenação Geral do Campus de Castanhal

Período: 18 e 19/12/2018
Site para votação: https://sigeleicao.ufpa.br/sigeleicao/

Mais informações: leia o Regimento Consultivo

 

 

Texto: Comissão Consultiva

Professor da Faculdade de Pedagogia lança livro sobre suas pesquisas de doutorado

“Vias e trajetos de escolarização de sujeitos homoafetivos velhos”. Esse é o título do livro que será lançado em dezembro, de autoria do professor Dário Azevedo dos Santos, da Faculdade de Pedagogia do Campus da UFPA em Castanhal.

A obra é fruto das pesquisas do doutorado, concluído pelo docente em 2015 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará.

O professor Dário Santos comenta aspectos que considera relevantes na publicação. “Durante o doutorado, eu priorizei estudar sujeitos homoafetivos velhos. Então, esse livro vem retratando um pouco a luta de resistência desses sujeitos nos processos de escolarização, na família, nos espaços institucionais, onde muitas vezes estão sendo silenciados, agredidos e tendo seus direitos reduzidos no cotidiano”, explica.

Ainda de acordo com o professor Dário, os docentes que estavam em sua banca de defesa do doutorado recomendaram que a tese fosse transformada em livro, para que mais pessoas tivessem acesso à pesquisa.

“Espero que aqueles que têm interesse nesses estudos sobre envelhecimento possam se deleitar com essa leitura e fazer suas observações. Espero, ainda, contribuir com a sociedade local para o entendimento sobre uma cultura ética do envelhecimento”, conclui o professor.

O lançamento ocorrerá no dia 14 de dezembro, na Funcast – Fundação Cultural de Castanhal / Casa da Cultura, a partir das 17h.

Texto e foto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

Universidade no Quilombo promove 8º Natal Quilombola e 8ª Kizomba Pedagógica

O programa de extensão Universidade no Quilombo, vinculado à Faculdade de Pedagogia do Campus da UFPA em Castanhal, realizou, no último sábado (01/12), a oitava edição do Natal Quilombola e da Kizomba Pedagógica, na comunidade de Itaboca, em Inhangapi/Pa, sob a coordenação do professor Assunção Amaral.

“O Natal Quilombola tem uma estrutura contínua, mas se diferencia, a cada ano, na sua realização, na questão dos participantes e dos convidados e na programação. É muito importante destacar que as comunidades quilombolas vêm assumindo as atividades. Os grupos de capoeira, o grupo de mães, as escolas cada vez mais vêm assumindo a parte da programação principal e esse é o diferencial”, informou o coordenador do programa.

A programação envolveu atividades culturais, oficinas, brincadeiras e distribuição de brindes para a comunidade de Itaboca, na ocasião, representada pela presidente da Associação Quilombola, Raimunda dos Santos Sá. Ela falou sobre as contribuições do evento.

“É muito importante o Natal Quilombola para o desenvolvimento das nossas crianças, dos nossos jovens, dos nossos idosos. E é muito gratificante poder expor as nossas apresentações, os nossos temas, a nossa negritude. Esse evento ajuda a nossa comunidade a estar mais unida com outras comunidades quilombolas que estão participando.”

Além do coordenador Assunção Amaral, o professor Francisco Valdinei dos Anjos, que também atua na faculdade de Pedagogia, participou da programação. Ele destacou o papel social da UFPA.

“A Universidade não nasce apenas como uma instituição que lida com a produção e circulação de conhecimento e a partir daí, com a formação de uma nova geração de profissionais. A Universidade está inserida no contexto social, no qual deve assumir um papel político. Então, a extensão, muito mais do que os projetos de pesquisa, tem essa característica, de fazer com que a universidade chegue aos mais diferentes lugares e estabeleça um diálogo entre aquilo que ela tem em termos de produção do conhecimento e os contextos nos quais ela atua.”

E é justamente esse diálogo, essa parceria sólida com a sociedade, voltada para a atuação e interação entre Comunidade e Universidade, um dos objetivos principais do Programa Universidade no Quilombo, pelo qual já passaram diversos alunos, especialmente do curso de Pedagogia da UFPA, como Elane Cristina Monte Lima, ex-bolsista, que relatou o significado de sua atuação nas ações do Programa.

“Esse projeto foi o meu divisor de águas. Ele fez parte de toda a minha formação durante o curso de Pedagogia. Hoje eu continuo como voluntária porque estar aqui no Quilombo de Itaboca é participar de uma segunda família. Conhecer essas pessoas foi muito importante para a minha formação.”

Quem também já atuou como bolsista e hoje segue como voluntário é o professor José Rodrigo dos Santos. Ele contou um pouco da sua história dentro do Universidade no Quilombo.

“Eu iniciei no programa há 8 anos, a partir da disciplina Antropologia da Educação, onde os alunos foram instigados a virem a uma comunidade quilombola, conhecer a realidade e desconstruir um pouco a imagem de quilombo como um lugar de negros fugidos. Então, desde 2011 a gente vem fortalecendo a parceria com a comunidade de Itaboca e vem organizando atividades de valorização da cultura afro-brasileira.”

A programação de natal é mais uma das várias ações da UFPA dentro do quilombo. Desde a sua criação, o Programa Universidade no Quilombo desenvolve, ao longo de todo o período letivo, atividades socioeducativas e culturais; visitas programadas de turmas; oficinas com recursos naturais; formação de professores; produções de relatórios, artigos, livros e materiais audiovisuais.

Para conhecer mais sobre o Programa, acesse:

Fan page: https://www.facebook.com/universidadenoquilombo/

Canal no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCkUxWq6OQbg5hJ0HkS3Sfkg

Site: https://universidadenoquilombo.wordpress.com

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Tiago Ferreira

 

 

Jogos Abertos da UFPA – Campus Castanhal seguem até o dia 07

Começaram nesta segunda (03/12) os primeiros jogos abertos que ocorrerão no Campus Castanhal da UFPA. O evento é organizado pelo CAEF (Centro Acadêmico de Educação Física) e vai até o dia 07 de dezembro.

As inscrições foram abertas a discentes de todas as faculdades. A oportunidade de todos competirem visa à integração entre turmas e cursos.

As modalidades serão divididas entre equipes masculinas, femininas e mistas: Futebol Society (sete jogadores), Vôlei de Areia (quarteto misto), Natação (revezamento 4×25 misto), Corrida de 5km, Tênis de Mesa, Xadrez e Luta Marajoara.

A comunidade acadêmica está convidada para assistir aos jogos, que ocorre em diversos espaços do Campus, a partir das 16h desta segunda, 03. Confira aqui a programação.

Mais informações podem ser obtidas com um dos representantes do CAEF ou pelo número 98151-4582.

Texto: Divulgação

Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia divulga edital de seleção para mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM) torna público o edital que irá reger a seleção de candidatos ao mestrado 2019, com 12 (doze) vagas disponíveis, distribuídas entre os orientadores do curso.

As inscrições devem ser realizadas até 06 de janeiro de 2019, exclusivamente pela internet, no site http://www.ppgsaam.propesp.ufpa.br/. Os documentos anexados à inscrição devem estar em formato PDF.

Estão aptos a participar da seleção para o curso de Mestrado em Saúde Animal na Amazônia os graduados nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências e Tecnologia de Alimentos.

A homologação das inscrições está prevista para o dia 09 de janeiro de 2019 e a prova escrita está marcada para o dia 21 de janeiro, sendo realizada no Campus I da UFPA em Castanhal.

Os resultados preliminares da prova serão divulgados no dia 29 de janeiro, por meio da secretaria do PPGSAAM, quadros de avisos do Instituto de Medicina Veterinária e no site.

Os selecionados deverão realizar a matrícula para o curso de mestrado entre os dias 04 e 07 de março de 2019.

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o edital

Texto: Paula Lopes e Thiago Bertolino – Ascom UFPA/Castanhal

1º Concurso da Beleza Negra da UFPA recebe inscrições até esta segunda, 03

Com o tema “O dia da consciência negra é todo dia”, a UFPA Castanhal, em parceria com o movimento negro do município, vai realizar o 1º Concurso da Beleza Negra.

O evento acontece no dia 05 de dezembro, a partir das 17h, no Campus I da Universidade, no Jaderlândia e possui abrangência intermunicipal. A Comissão Organizadora ampliou as inscrições. Agora, podem participar do concurso homens e mulheres que se autoconsiderem afrodescendentes (negros ou pardos), com idade de 15 a 50 anos e que estejam matriculados em uma instituição de ensino superior pública ou particular ou que estejam cursando o Ensino Médio.

As inscrições devem ser realizadas até esta segunda, 03 de dezembro. Os participantes deverão enviar para o e-mail paulinhodan01@hotmail.com a Ficha de Inscrição preenchida e as cópias dos seguintes documentos: RG, Comprovante de matrícula/vínculo com a instituição de ensino superior.

Dentre os objetivos do concurso estão: valorizar a beleza, a estética e a cultura negras/afro-brasileiras; trabalhar a autoestima de mulheres e homens negros da região Nordeste do Estado do Pará, destacando a beleza negra e valorizando a diversidade étnica e sociocultural existente nos municípios; criar oportunidades sociais e colaborar com o desenvolvimento social e cultural.

Os participantes precisam estar cientes de todas as regras do concurso, que irá avaliar coreografia, simpatia, traje e comunicação. Para consultar o regulamento, clique aqui.

A premiação aos vencedores, nas categorias masculina e feminina, será concedida da seguinte forma:

1º Lugar: Prêmio surpresa e um book fotográfico

2º Lugar: Prêmio surpresa

3º Lugar: Prêmio surpresa

Mais informações com Paulo Amaral, pelo telefone/zap 98123-9302.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

UFPA abre inscrições do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas

Já está disponível, no site do Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/UFPA), o edital do Processo Seletivo Especial 2019-1 (PSE), destinado à seleção diferenciada de candidatos indígenas e quilombolas que não possuam curso superior concluído ou em andamento e que se encontrem em condições de vulnerabilidade, para o provimento de vagas reservadas nos cursos de graduação presenciais oferecidos pela UFPA para o ano de 2019, conforme o edital 6/2018 – COPERPS.

As inscrições são gratuitas e ocorrem de 2 a 29 de novembro também pelo site do Ceps. São 616 vagas disponíveis em diversos cursos de graduação da UFPA, e a novidade é que vagas não preenchidas por uma representação, mesmo após a aplicação da segunda opção de curso, poderão ser ocupadas por candidatos de outra representação.

“Agora as vagas ofertadas para quilombolas que não são preenchidas, mesmo após a aplicação da segunda opção de curso, podem ser ocupadas por candidatos indígenas e vice-versa”, resume Edmar Costa, presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) e pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg) da UFPA.

Após se inscrever no site do Ceps, o participante deve entregar os documentos exigidos no edital, em um dos campi da UFPA, até 30 de novembro, às 17h. Quem desejar entregar a documentação no Campus de Castanhal deve procurar a Secretaria Executiva (Altos do Prédio Administrativo).

A Secretaria Executiva do Campus de Castanhal informa que está à disposição para auxiliar o candidato no ato da inscrição, caso deseje.

Texto: Divulgação

 

Saiba quais são os cursos disponíveis em Castanhal no PS 2019

Em 2019, a UFPA oferta 7.347 vagas no Processo Seletivo para os cursos de graduação. Para o Campus de Castanhal estão reservadas 430 vagas, sendo que 80 delas são oferecidas em municípios que irão receber turmas flexibilizadas sob a responsabilidade do Campus.

Confira os cursos disponíveis no PS 2019 para Castanhal e seus polos:

LOCAL

CURSO MODALIDADE TURNO REGIME VAGAS

INÍCIO

Castanhal Educação Física Licenciatura Integral Extensivo

40

2019.2
Castanhal Educação Física Licenciatura Integral Extensivo

40

2019.4
Castanhal Engenharia de Computação Bacharelado Matutino Extensivo

30

2019.2
Castanhal Letras – Língua Espanhola Licenciatura Vespertino Extensivo

40

2019.2
Castanhal Medicina Veterinária Bacharelado Integral Extensivo

40

2019.2
Castanhal Pedagogia Licenciatura Vespertino Extensivo

40

2019.2
Castanhal Pedagogia Licenciatura Noturno Extensivo

40

2019.2
Castanhal Sistemas de Informação Bacharelado Noturno Extensivo

40

2019.4
Castanhal Matemática Licenciatura Vespertino Extensivo

40

2019.2
São Caetano de Odivelas Letras – Língua Portuguesa Licenciatura Integral Intensivo

40

2019.3
Curuçá Matemática Licenciatura Integral Intensivo

40

2019.3

Como funciona a divisão de semestres?

As turmas com início em 2019.2 entrarão no segundo período letivo, que tem previsão para início no dia 11 de março e término no dia 11 de julho de 2019. As turmas com entrada em 2019.4 começarão no quarto período letivo, de 21 de agosto a 18 de dezembro de 2019. Já as turmas flexibilizadas, com entrada no período 2019.3, terão aulas de 1º de julho de 2019.

Novidade – Para cada curso disponível no Edital do PS 2019 há disponibilidade de uma vaga adicional para pessoas com deficiência (PcD). A medida cria automaticamente 132 vagas extras nos cursos da UFPA, especificamente para Pessoas com Deficiência, independente de terem cursado o ensino médio em escolas públicas ou particulares. E essas vagas só podem ser ocupadas por PcDs, pois onde não houver candidatos classificados ou inscritos, a vaga não é criada.

Os detalhes sobre essas vagas, ou seja, sobre curso, turno, período de ingresso e modalidade das vagas estão disponíveis no terceiro Quadro de Oferta de Vagas, localizado na última página do edital do PS 2019, disponível aqui.

Inscrições – As inscrições para o PS 2019 encerram às 17h do dia 27 de novembro e devem ser realizadas, exclusivamente, no site do Centro de Processos Seletivos, no endereço www.ceps.ufpa.br.

Texto: Ascom UFPA/Castanhal, com informações do Portal da UFPA