Home » Sem categoria

Category Archives: Sem categoria

Eleição para representante docente nos Conselhos Superiores: divulgação das chapas inscritas

No dia 1º de dezembro de 2020 ocorrerá a escolha do representante docente do Campus de Castanhal e seu suplente no Conselho Superior (CONSUN) e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) para o biênio 2020-2022. O processo eleitoral ocorrerá por meio do Sig-Eleição.

A primeira etapa foi a inscrição de chapas, encerrada às 23h59 desta segunda (26/10), da qual puderam participar todos os docentes do quadro efetivo do Campus de Castanhal, em pleno exercício de suas funções e que não ocupem cargos de Direção ou Vice-Direção.

De acordo com a comissão responsável por conduzir o processo eleitoral, apenas uma chapa se inscreveu para concorrer aos cargos previstos. A interposição de recursos impugnatórios às inscrições ocorrerá no período de 27 a 28 de outubro de 2020, pelo e-mail comeleitoralccast@gmail.com.

Conheça aqui a chapa inscrita, denominada “Chapa Avante”, formada pelo professora Ivana de Oliveira Gomes e Silva (titular) e Marcelo Pereira de Almeida Ferreira (suplente). Leia, também, a carta de intenção escrita pelos professores.

Para mais informações sobre a eleição, confira o Regimento Eleitoral.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

Abertas as inscrições de chapas para Representante Docente nos Conselhos Superiores da UFPA

No dia 1º de dezembro de 2020 ocorrerá a escolha do representante docente do Campus de Castanhal e seu suplente no Conselho Superior (CONSUN) e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) para o biênio 2020-2022. O processo eleitoral ocorrerá por meio do Sig-Eleição.

A primeira etapa consiste na inscrição de chapas. Os docentes do quadro efetivo do Campus de Castanhal, em pleno exercício de suas funções e que não ocupem cargos de Direção ou Vice-Direção, interessados em participar do processo, devem realizar inscrição até 23h59 do dia 26 de outubro, enviando, para o e-mail comeleitoralccast@gmail.com (com cópia para ufpacastanhal@gmail.com), os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido (Anexo I do Regimento) e carta de intenção descrevendo os seus compromissos com a categoria docente durante o mandato.

O resultado da homologação das inscrições será divulgado no dia 27 de outubro de 2020, no site do Campus Universitário de Castanhal. A interposição de recursos impugnatórios às inscrições ocorrerá no período de 27 a 28 de outubro de 2020, pelo e-mail comeleitoralccast@gmail.com.

Para mais informações sobre o processo e para acessar a ficha de inscrição, confira o Regimento Eleitoral.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

Campus de Castanhal inicia entrega de chips para uso no Ensino Remoto Emergencial

O Campus de Castanhal UFPA inicia nesta terça-feira, 20 de outubro, a entrega dos chips com os dados móveis para uso no Ensino Remoto Emergencial. Os estudantes deferidos no Auxílio Inclusão Digital (modalidade pacote de dados móveis) devem comparecer à Secretaria Geral das Faculdades (Campus I – Jaderlândia), até o dia 23 de outubro, das 8 às 12h e das 14 às 18h.

O Auxílio Modalidade I contemplou 5.638 discentes, porém, o primeiro lote de chips encaminhado à UFPA pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa RNP/MEC consta de 3.266 unidades, faltando ainda serem encaminhadas mais 2.372 unidades, que, segundo os interlocutores do MEC, serão enviadas à UFPA no dia 26 de outubro.

Nesse sentido, a SAEST divulga a lista com os nomes dos discentes beneficiados com o Auxílio Modalidade I (pacotes de dados móveis – CHIPS), informando que se os nomes de alguns discentes deferidos ainda não constam nessa primeira lista, mas que serão divulgados em uma segunda lista, assim que a RNP/MEC enviar o segundo lote de CHIPS à UFPA. Para pesquisar se seu nome consta na primeira lista e para obter outras informações, clique aqui.

É importante destacar que os estudantes devem comparecer para retirar seu chip, observando as medidas de proteção à saúde: usando máscara, mantendo o distanciamento social e levando sua caneta para assinar a lista. Também é necessário trazer documento de identificação.

Texto: Divulgação Saest
Imagem: Saest

Faculdades do Campus Castanhal divulgam informações sobre o Ensino Remoto Emergencial

No dia 14 de agosto, o Conselho Universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPA aprovou a oferta de Ensino Remoto Emergencial (ERE) na Universidade. Na semana seguinte, a Instituição deliberou acerca das diretivas para o retorno às aulas por meio da resolução N° 5294, que dispõe de todos os protocolos a serem seguidos nesse período.

Em Castanhal, as faculdades realizaram uma série de encontros on-line para sanar as dúvidas dos alunos quanto a essa nova modalidade de ensino. As primeiras a retomarem as atividades, com ofertas de disciplinas para todas as turmas, foram a Faculdade de Pedagogia, que chegou a divulgar uma carta aberta à comunidade (clique aqui para acessar) e a Faculdade de Educação Física. Ambas iniciaram as aulas remotas no dia 14 de setembro.

A Faculdade de Computação retomou as atividades no dia 21/09, a Faculdade de Matemática no dia 28/09. As Faculdades de Letras e Medicina Veterinária, iniciaram o período de Ensino Remoto no dia 05 de outubro.

Confira o cronograma das atividades das Faculdades do Campus de Castanhal:

– Faculdade de Pedagogia: cronograma, oferta 1, oferta 2.

– Faculdade de Educação Física: clique aqui.

– Faculdade de Computação: clique aqui.

– Faculdade de Matemática: clique aqui.

– Faculdade de Letras: oferta Português, oferta Espanhol. (Editado em 29/09/20)

– Faculdade de Medicina Veterinária: cronograma, ofício sobre oferta e matrícula. (Divulgado em 02/10/20)

 Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

Homenagem da Coordenação Geral do Campus Castanhal aos professores

“[…] não é na resignação, mas na rebeldia em face das injustiças que nos afirmamos. […]. A rebeldia enquanto denúncia precisa se alongar até uma posição mais radical e crítica, a revolucionária, fundamentalmente anunciadora. A mudança no mundo implica a dialetização entre a denúncia da situação desumanizante e o anúncio de sua superação, no fundo, nosso sonho.
(Paulo Freire)

Hoje, dia 15 de outubro, dia do professor, representa, dentre outras coisas, a luta por educação pública, gratuita e de qualidade referenciada, pela autonomia da universidade pública, pelo diálogo ininterrupto em torno da diversidade, da diferença, da inclusão e da transformação social.

Essa luta se corporifica pela atuação individual e coletiva dos professores e professoras da UFPA e, particularmente, da UFPA/Castanhal. São esses esforços marcados pelos discursos e práticas germinados dentro da Universidade, na relação direta com a realidade concreta que se revela a todo instante que demonstra nossa rebeldia, nossa força revolucionária, que atua na direção da mudança do mundo.

Nesses termos, a Coordenação do Campus de Castanhal, mas que felicitar todos os professores e professoras deste Campus, sente a necessidade de externar o seu orgulho por construir, conjuntamente com esses profissionais, possibilidades reais por dentro e por fora da maior universidade do Norte do Brasil.

Parabéns pela ousadia, amorosidade, comprometimento, teimosia produtiva e pela esperança que alimenta a todos nós nessa jornada de fazer educação na Universidade Federal do Pará.   

Texto: Coordenação Geral UFPA/Castanhal
Imagem: Reprodução Google

Emmanuel Tourinho é reconduzido à Reitoria da UFPA

Eleito com 92,7% dos votos válidos da consulta acadêmica e primeiro nome da lista tríplice, o professor Emmanuel Zagury Tourinho foi reconduzido à Reitoria da Universidade Federal do Pará. Em portaria publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 14, com data de ontem, 13 de outubro, o presidente da república nomeou e reconduz Tourinho ao cargo de reitor da maior instituição pública ensino superior da Pan-Amazônia.

Emmanuel Tourinho concederá entrevista coletiva no decorrer do dia. A Assessoria atualizará as informações.

Texto: Divulgação Reitoria
Foto: Alexandre de Moraes

Professora da Faculdade de Letras da UFPA/Castanhal apresenta livro de sua autoria em evento on-line do Instituto Cervantes de Manchester

A professora Gracineia Araújo, da Faculdade de Letras/Espanhol da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal, é a convidada desta quarta (07/10) do Instituto Cervantes de Manchester, na Inglaterra, para uma entrevista on-line onde apresentará a sua obra “Valentina busca el Norte”. O diálogo com Pedro Eusebio Cuesta, diretor do Instituto, será transmitido às 14h (horário de Brasília).

Na conversa, a professora Gracineia Araújo vai falar sobre a sua motivação para escrever a obra, que conta a história de uma estudante universitária que vive experiências inesquecíveis em viagens para locais fascinantes como Paris, Lisboa, Oxford, Salamanca e Marrakech.

A autora de “Valentina busca el Norte” revela um pouco do enredo, que traz uma personagem cativante e disposta a viver intensamente cada minuto durante suas viagens.

“A memória da protagonista está repleta de lembranças do mundo misterioso onde nasceu e cresceu e ela carrega uma mala cheia de sonhos, de saudades e preocupações que lhe permitem descobrir e desfrutar de novas culturas, novos sabores, novas cores. Ela é muito observadora e nos convida a acompanhá-la em suas aventuras. Valentina é uma sonhadora e faz sonhar”, conclui.

A obra é em Espanhol e foi publicada em 2020 pela editora Babidibu, da Espanha. Um trecho dela pode ser lido aqui.

Serviço:
Entrevista com a professora Gracineia Araújo sobre seu livro “Valentina busca el Norte”.
Data: 07/10/2020
Horário: 14h
Canal do Instituto Cervantes de Manchester: youtube.com/c/InstitutoCervantesManchester

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

Conselho do Campus da UFPA em Castanhal manifesta apoio à nomeação do reitor

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CONSELHO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL

NOTA PÚBLICA

O Conselho do Campus Universitário de Castanhal, após deliberação realizada em sua sexta reunião ordinária, vem a público manifestar seu apoio à nomeação do Primeiro Colocado na lista tríplice do CONSUN, Prof. Emmanuel Zagury Tourinho que, juntamente com o Prof. Gilmar Pereira da Silva, compôs a chapa vencedora, também na consulta pública à comunidade acadêmica, com 92,7 % dos votos.

É importante ressaltar que não houve manifestação do Ministério da Educação, em um período de dois meses, sobre falhas na condução do Processo de Consulta e da Formação da Lista Tríplice, resultando no término abrupto do mandado do Reitor, que precisou ser assumido temporariamente pelo Vice-Reitor, caracterizando total desrespeito aos trâmites processuais e prazos institucionais.

Dessa forma, ratificamos esta manifestação, primeiramente prezando pelo respeito à Autonomia Universitária, conquistada e afirmada na Constituição Federal Brasileira de 1988 em seu artigo 207, dado o seu papel fundamental nos processos de desenvolvimento Científico, Social e Cultural. Dentro da temática do avanço civilizatório, tem-se o entendimento de que o surgimento do conceito de Universidade é anterior ao conceito de Estado, expondo assim sua importância histórica.

Também reafirmamos a importância do respeito aos processos democráticos, a partir de entendimentos consubstanciados por práticas coletivas, que vêm amadurecendo ao longo dos anos e não podem ser retrocedidos.

Nesse sentido, o Conselho do Campus Universitário de Castanhal vem manifestar publicamente sua defesa pela nomeação imediata do Prof. Emmanuel Zagury Tourinho, primeiro Colocado da lista tríplice para o quadriênio 2020-2024, na Gestão Superior da Universidade Federal do Pará.

#REITORELEITOREITOREMPOSSADO
#NOMEIATOURINHO

Faculdade de Letras divulga informações sobre o Período de Ensino Remoto Emergencial

A direção da Faculdade de Letras da UFPA/Castanhal apresenta, abaixo, um conjunto de informações úteis, mediante o início do período letivo remoto:

  1. O Período de Ensino Remoto Emergencial – PERE da UFPA, seguindo a Resolução 5294/CONSEPE, de 21 de agosto de 2020, compreende as atividades ofertadas de 14 de setembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021 e envolve os cursos regulares e intervalares. Trata-se de um período letivo cuidadosamente pensado e organizado para manter a continuidade da sua formação acadêmica, com ensino, pesquisa e extensão, enquanto durar a crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19, observando-se as orientações dos órgãos competentes e mantendo, da melhor forma possível, os princípios da Educação Superior Pública, gratuita e de qualidade.
  2. Na Faculdade de Letras – FALE, do Campus de Castanhal – CUNCAST, as atividades do PERE ocorrerão de 05 de outubro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021.
  3. As ofertas dos Cursos de Espanhol e de Língua Portuguesa, publicadas na página do CUNCAST, apresentam dois blocos de atividades: o primeiro, de 05 de outubro a 11 de dezembro de 2020; e o segundo, de 04 de janeiro a 28 de fevereiro de 2021. 
  4. A oferta destinada à turma do Polo de São Caetano (Português 2019) foi alocada em Janeiro e fevereiro de 2021 (2º bloco de disciplinas ofertadas), respeitando-se o período de aulas da modalidade intensivo/intervalar. Quanto à turma do Polo de Mãe do Rio (Português 2016), que é provável concluinte, a oferta apenas registrou as Atividades dos Estágios, ambos já em finalização. Alunos do intervalar que necessitarem pagar disciplina ofertada para turmas do regular, poderão solicitar matrícula.
  5. As disciplinas do 1º bloco já se encontram disponíveis para matrícula via SIGAA (de 26 de setembro a 01 de outubro de 2020). As do 2º bloco terão matrículas iniciadas em 21 de dezembro de 2020.
  6. No caso de ter sido mantida, para sua turma, disciplina ofertada em 2020.2, na qual você já se encontrava matriculado(a) naquele período,  não haverá necessidade de se matricular novamente nessas disciplinas de 2020.2. A matrícula deve ser realizada nas disciplinas novas (que não estavam no sistema antes do PERE), via SIGAA. Outros casos devem ser tratados junto à secretaria, que encaminhará pedido de matrícula ao CIAC.
  7. É importante observar que as disciplinas ofertadas não seguem os blocos do desenho curricular das turmas. Priorizaram-se disciplinas, na maioria, dos primeiros e últimos blocos. Assim, sua matrícula pode ser em qualquer componente, mesmo que não seja do seu bloco, exceto em caso de disciplina com pré-requisito ainda não cursado.
  8. Para cada turma, as disciplinas serão preferencialmente blocadas, o que significa que ocorrerão em períodos, de 20 a 25 dias, uma após a outra (as disciplinas de 2020.2 que foram mantidas aparecem no SIGAA com a data da antiga oferta, mas na oferta publicada já estão com datas atualizadas).
  9. Durante o PERE, as atividades ocorrerão por via remota, utilizando-se meios digitais. Serão usadas plataformas de educação, e-mail, redes sociais, sala virtual do SIGAA, conteúdos digitais ou outro meio viável para a realização das atividades, a critério de cada professor. É recomendado que o discente possua conta de e-mail institucional, que pode ser solicitada ao CTIC, via SAGITTA.
  10. A metodologia que vem sendo construída une atividades síncronas (em tempo real, quando o professor estará ao vivo por via remota com os alunos) e assíncronas (em tempos distintos, por meio de atividades programadas, conteúdos gravados etc), registradas nos Planos de Curso adaptados para o ensino remoto. Entre outros aspectos, as estratégias didático-pedagógicas a serem utilizadas devem levar a uma organização do tempo e ao  uso de ferramentas que propiciem a aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia necessária a(ao) discente, neste contexto de formação.
  11. Como informa a Resolução 5294/CONSEP, mencionada  linhas acima, a qual dá as diretrizes do ensino remoto na UFPA, o discente que não cursar o PERE não terá seu percurso acadêmico interrompido, mas poderá retomar suas atividades acadêmicas quando do restabelecimento das atividades presenciais, de acordo com as condições de oferta da Faculdade (Res. 5294/CONSEP, Art. 9º). Do mesmo modo, uma vez matriculado, o registro da atividade durante o PERE será mantido somente no caso de aprovação.
  12. Matrícula em TCC e outros serviços que requeiram atendimento na Secretaria da Faculdade podem ser acessados preferencialmente via Sagitta. O atendimento também poderá ser feito, em casos excepcionais, via e-mail, pelo facletrasufpa@gmail.com. Por meio desses canais também poderão ser solicitados esclarecimentos e orientações.
  13. Para o bom andamento da comunicação, será útil que o/a discente mantenha atualizado seu cadastro no SIGAA, principalmente, contatos de telefone e email, bem como mantenha-se ativo nos grupos de comunicação da sua turma.
  14. Deve-se destacar ainda que as atividades dos grupos de Pesquisa e Extensão da FALE, como de toda a UFPA, tem mantido suas atividades, por via remota, inclusive com realização de eventos abertos à comunidade acadêmica e externa, o que possibilita o andamento de atividades curriculares complementares, a serem cumpridas no decorrer de cada período letivo devido a extensão da CH e diversidade de atividades exigidas.  

Para finalizar, é importante esclarecer aos discentes que o Período de Ensino Remoto é uma proposta coletiva, com tempo de duração definida, para possibilitar a continuidade dos trabalhos na Universidade, dada a insegurança sanitária ainda presente. Deste modo, apesar dos problemas que se impõem, o esforço empreendido e os resultados que podemos alcançar dependerão, em grande parte, da contribuição de todas as pessoas que fazem esta Instituição, ou seja, cada discente, cada professor/a e cada técnico/a.

Profª. Ma. Simone Negrão de Freitas
Diretora da FALE CUNCAST

Prof. Dr. Francisco Ednardo Duarte
Vice-Diretor da FALE CUNCAST

 

Conselho Universitário publica nota oficial sobre o processo de nomeação do reitor da UFPA

Em reunião extraordinária, na tarde desta quinta-feira, 24 de setembro, o Conselho Universitário da UFPA discutiu o processo de nomeação do reitor da instituição. Apesar de a lista tríplice ter sido encaminhada ao Ministério da Educação desde julho, até o momento, não houve a nomeação da nova gestão. O mandato de Emmanuel Zagury Tourinho encerrou na última terça-feira, 22 de setembro. O vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva, assumiu o exercício da Reitoria ontem, 23 de setembro.

Ao longo da reunião, os 94 conselheiros presentes aprovaram, por unanimidade, um voto de desagravo ao professor Emmanuel Tourinho, eleito com 92,7% dos votos na consulta à comunidade, primeiro colocado na lista tríplice e ainda não nomeado. Também foi aprovada, por unanimidade, uma nota oficial, reproduzida na íntegra, abaixo:

NOTA OFICIAL

A Amazônia, alvo de incêndios, agressões aos povos tradicionais e ações  colonialistas recorrentes, enfrenta agora o ataque à sua maior e mais importante instituição acadêmica e científica, a Universidade Federal do Pará (UFPA), principal produtora de ciência e promotora de cidadania na região. Atuando em doze campi e mais sessenta e seis municípios do estado do Pará, a UFPA é uma das três maiores Universidades Federais do país em número de alunos – mais de cinquenta mil, e uma das dez instituições com maior participação no Sistema Nacional de Pós-Graduação, com cento e quarenta e quatro cursos de mestrado e doutorado.

Cumprindo a legislação vigente e todos os requisitos formais para a escolha de dirigentes das universidades federais, a UFPA realizou consulta à comunidade e eleição em seu Conselho Universitário para a elaboração da lista tríplice dos candidatos a Reitor e Vice-Reitor. A chapa formada pelos Professores Emmanuel Zagury Tourinho (Reitor) e Gilmar Pereira da Silva (Vice-Reitor) recebeu o voto de 92,7% dos membros da comunidade universitária e foi eleita em primeiro lugar na lista tríplice enviada ao Ministério da Educação.

Após mais de dois meses de envio dos documentos, porém, e já encerrado o mandato dos atuais dirigentes, o Ministério da Educação e a Presidência da República permanecem silentes quanto à nomeação da nova gestão. O descaso governamental agride a comunidade da UFPA e toda a população por ela alcançada, desrespeita a autonomia universitária e expressa, mais uma vez, o desinteresse em valorizar o que de melhor se faz pelo desenvolvimento da Amazônia.

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará (UFPA) espera a imediata nomeação de Emmanuel Zagury Tourinho como Reitor, em respeito ao princípio constitucional da autonomia universitária e à valorização do papel estratégico da UFPA no desenvolvimento social, econômico, cultural e científico-tecnológico da Amazônia. A reeleição por ampla margem de votos de Emmanuel Zagury Tourinho e Gilmar Pereira da Silva demonstra o reconhecimento da capacidade técnica de gestão, atestada, aliás, pelos excelentes resultados alcançados em todos os processos de avaliação, especialmente aqueles conduzidos pelo próprio Ministério da Educação, relativos à graduação e à pós-graduação. Na UFPA, estimulam-se projetos acadêmicos e científicos inovadores e cultivam-se as liberdades de cátedra e expressão, a pluralidade de ideias e o respeito à diversidade, como ocorre em todas as boas universidades no país e no exterior.

A UFPA escolheu o projeto de Universidade de excelência, autônoma, diversa e inclusiva representado pelos Professores Emmanuel Zagury Tourinho e Gilmar Pereira da Silva. A instituição é hoje um lócus privilegiado de promoção da inclusão social e do desenvolvimento dos povos da Amazônia, de produção de tecnologias para a resolução dos problemas da região e de suporte científico a políticas públicas promotoras de cidadania. A instituição, por tudo isso, constitui-se como patrimônio de toda a sociedade paraense e de toda a Amazônia. Apesar disso, vem sendo desrespeitada ao ser deixada sem Reitor titular nomeado, mesmo tendo cumprido o processo de escolha em estrita observância aos ritos legais e dentro dos prazos devidos.

Em 14 de julho passado, os mais de cem membros do Conselho Universitário (CONSUN) da UFPA se reuniram para elaborar a lista tríplice que foi encaminhada ao Ministério da Educação. O resultado não deixa qualquer dúvida sobre o que deseja a comunidade da UFPA, sobre quem tem o respeito e liderança para conduzi-la ao longo dos próximos quatro anos. A lei vale para todos e precisa ser cumprida com a imediata nomeação de Emmanuel Zagury Tourinho (Reitor) e Gilmar Pereira da Silva (Vice-Reitor).

Belém, 24 de setembro de 2020.

Conselho Universitário da UFPA