Home » Sem categoria » II GERMINATE debate educação, luta e resistência na Amazônia Paraense

II GERMINATE debate educação, luta e resistência na Amazônia Paraense

O Grupo de Pesquisa GERMINATE: Marxismo, Formação e Educação realiza, no dia 6 de maio, o II GERMINATE. O evento que marca os três anos de atuação do Grupo, que é vinculado à Faculdade de educação Física da UFPA Castanhal, e reforça o compromisso com a pesquisa crítica, a formação política e a luta por uma educação emancipadora.

Com o tema “Educação, luta e resistência na Amazônia Paraense”, a programação propõe reflexões sobre os desafios da formação de professores em um cenário de disputa de projetos educacionais, especialmente no contexto da realização da COP 30 em Belém. A atividade convida a comunidade acadêmica, os movimentos sociais, os(as) educadores(as) e militantes a debaterem alternativas pedagógicas enraizadas na luta de classes e na defesa dos territórios amazônicos.

A programação ocorrerá na Brinquedoteca da UFPA (Campus Jaderlândia) e terá início às 8h, com café da manhã e mesa de abertura. Às 9h, ocorrerá a mesa-redonda “Educação, Luta e Resistência na Amazônia Paraense: a disputa de projetos em meio à COP 30 e os desafios da formação de professores”. À tarde, às 14h, o Cinema Cabano exibirá o filme “O Jovem Marx”, seguido de debate. Em seguida, às 16h30, será realizada a dinâmica “A Queda do Rei”. O encerramento está previsto para as 17h.

O evento é coordenado pelo Professor Dr. Marcelo “Russo” Ferreira e busca fortalecer a formação crítica e o compromisso político dos participantes com as lutas populares na região.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 5 de maio pela Plataforma Even.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Divulgação Germinate