
O curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Castanhal, conquistou um feito histórico ao receber nota 5 na recente avaliação realizada pelo Ministério da Educação (Mec). A nota máxima reflete a qualidade acadêmica, a relevância social e o compromisso do corpo docente com a formação de pedagogos comprometidos com a mediação dos processos de ensino e aprendizagem nos mais diferentes espaços.
Para o diretor da Faculdade de Educação, à qual o curso de Pedagogia está vinculado, professor doutor Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos Chaves, esse resultado é um reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de quatro décadas de história. “É uma conquista histórica, tanto para a UFPA Castanhal quanto para o curso de Pedagogia, que é o mais antigo do Campus. Ao longo dos anos, ele tem tido um impacto social gigantesco. Em diversas cidades da região, encontramos egressos do curso ocupando posições de destaque, como secretários de Educação e professores da rede pública. Essa avaliação do MEC é o reconhecimento desses anos de contribuição para a educação do Nordeste Paraense”, destacou.
A avaliação do MEC considerou três dimensões principais: organização didática e pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Em cada uma dessas áreas, o curso demonstrou maturidade e avanços significativos, o que contribuiu para a obtenção da nota máxima.
Corpo docente qualificado – Um dos principais destaques da avaliação foi a qualificação do corpo docente. O curso conta com 22 professores – 20 efetivos e 2 substitutos –, sendo 16 deles doutores, o que garante uma formação sólida e baseada em produção científica relevante. Segundo o professor Túlio Chaves, a produção acadêmica dos docentes foi um diferencial para a conquista da nota máxima.
“Mais de 50% dos professores tiveram, nos últimos três anos, uma média de nove produções acadêmicas cada um, entre artigos, participação em eventos e publicações de relevância. Esse critério foi determinante para alcançarmos a nota 5, pois sabemos que a falta de produção acadêmica é um fator que impede muitos cursos de atingirem essa pontuação”, ressaltou.
Além disso, a experiência pregressa dos professores na Educação Básica também foi um ponto positivo na avaliação. Muitos docentes do curso atuaram anteriormente como professores da rede pública, o que proporciona uma visão mais realista e aplicada do ensino, algo que foi valorizado pelo Mec.
Organização didático-pedagógica – O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) também recebeu elogios da comissão avaliadora do Mec. O documento passou por uma recente reformulação, considerando as novas diretrizes nacionais para o ensino de Pedagogia.
“O processo de revisão do PPC foi longo e enfrentou desafios, como a mudança nas diretrizes do curso em 2019, que limitou o perfil do egresso. Com a revogação dessa medida em 2024, conseguimos avançar em um novo PPC, que foi muito elogiado pela comissão do MEC, principalmente pela atualidade das referências bibliográficas. Além disso, muitos de nossos docentes possuem uma produção relevante no meio acadêmico, podendo ser citados como leituras recomendadas para a formação do Pedagogo. Com isso, temos os nossos próprios professores como referencial teórico do curso entre outros autores, é claro.”, explicou o diretor.
Infraestrutura e desafios futuros – Apesar do reconhecimento positivo, a infraestrutura ainda é um ponto que precisa de aprimoramento. O curso de Pedagogia conta com laboratórios de ensino e a Brinquedoteca, um espaço consolidado dentro do Campus, utilizado por diversos cursos. No entanto, há necessidades identificadas, como a ampliação dos laboratórios e a aquisição de mais equipamentos.
“Sabemos que uma universidade localizada no interior da Amazônia enfrenta desafios infraestruturais. Precisamos de melhorias, como um laboratório de informática, além de reformas em salas e espaços de trabalho. No entanto, o curso possui uma estrutura considerada boa para a área da Pedagogia, o que nos permitiu uma avaliação positiva”, ressaltou o diretor.
Impacto para alunos e futuros ingressantes – A conquista da nota máxima também representa um diferencial para os atuais e futuros alunos do curso. Com esse reconhecimento, a UFPA Castanhal se firma como referência em formação pedagógica na região.
“Esse resultado é a prova da qualidade da nossa formação. Muitas vezes, os alunos comparam a estrutura da universidade com a de instituições particulares, mas a avaliação do MEC mostra que a melhor formação pedagógica na região está na UFPA Castanhal. É um orgulho ver esse reconhecimento da nossa história e do nosso compromisso com a educação”, concluiu o gestor da Faculdade.
Com esse resultado, o curso de Pedagogia da UFPA Castanhal reafirma sua excelência acadêmica e seu compromisso com a formação de profissionais qualificados, mantendo-se como um pilar fundamental na educação do Nordeste Paraense.
Texto e arte: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal