RACISMO NO CARNAVAL SERÁ TEMA DE FESTIVAL DE GINÁSTICA GERAL

“CarnaGinástica: ô abre alas seu racista que a minha cor quer passar!”. O tema escolhido para o 4º Festival de Ginástica Geral que vai acontecer no dia 04 de fevereiro na UFPA – Campus Castanhal, pretende levantar o debate sobre a presença do racismo no carnaval brasileiro.

ensaiosalamovimentoE para interpretar da melhor forma o tema, 80 estudantes da Faculdade Educação Física ensaiam para as apresentações, sob a orientação do professor da disciplina, Otávio Aranha.

De acordo com o professor, a atividade marca a conclusão da disciplina  pelas das turmas 2014.2 e 2015.1 e mostra o que os alunos aprenderam da técnica, relacionada à modalidade.

“A principal característica da Ginástica Geral é a não competitividade, diferente das outras modalidades esportivas onde há os torneios, campeonatos e no final há comparação entre os atletas, nessa modalidade há apenas a demonstração, por meio de coreografias, do que foi elaborado sobre um tema.”

E no caso do tema escolhido para o festival, Otávio Aranha explica que parte de outros aspectos da formação do aluno que revelam uma preocupação com a realidade social na qual está inserido.

“ No inicio da disciplina a gente já elenca o que vai ser discutido e o que está na conjuntura, que coincidiu com o Carnaval. Então começamos a estudar textos que mostraram dados sobre a ocorrência de racismo no carnaval brasileiro e decidimos então escolher essa situação como o tema do festival”, explica o professor.

Aluno da turma 2014.2, Anderson Vasconcelos se mostra muito motivado com a disciplina e com a liberdade temática que ela possibilita. “ A gente pode trabalhar qualquer tema na ginástica”, diz animado o estudante que também entende que esse caráter dinâmico da modalidade possibilita até o casamento de um tema festivo, como o Carnaval, com outro muito sério, como o Racismo. “A ginástica permite que se trabalhe esses dois temas, por meio da encenação. E essa discussão é muito positiva para a nossa formação tanto pessoal, quanto profissional. É um exercício que nos prepara pra realidades que vamos enfrentar quando estivermos formados”, conclui o estudante.

ensaiosaltoO 4º Festival de Ginástica Geral vai acontecer na quinta-feira, 04 de fevereiro, a partir das 9 horas, no Ginásio de Esportes da UFPA.

SERVIÇO:

4º Festival de Ginástica Geral – “CarnaGinástica: ô abre alas seu racista que a minha cor quer passar!”.

Data: 04 de fevereiro (Quinta-feira)

Local: Ginásio de Esportes da UFPA – Campus Castanhal

Programação:

9h - Mesa redonda: Carnaval e racismo – com o Prof. Assunção Amaral (Faculdade de Pedagogia - CUNCAST-UFPA e Universidade do Quilombo) e Wellingta Bernardes (Quilombo Raça e Classe - CSP Conlutas)

10h - Apresentações de ginástica da turma 2014.2

10:30h - Apresentações de ginástica da turma 2015.1