Home » PS 2019

Category Archives: PS 2019

UFPA realiza habilitação dos candidatos aprovados no PS 2019

A realização da habilitação dos aprovados no Processo Seletivo 2019 teve início nesta sexta-feira, 1º, e segue de acordo com o cronograma previsto no Edital N.° 006/2019. O dia, o horário e o local para a entrega dos documentos exigidos para a habilitação variam de acordo com o curso e o campus escolhidos, e podem ser verificados no Edital divulgado pelo Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC).

A primeira orientação para todos os candidatos é que leiam com atenção o Edital e preencham o Cadastro on-line de Calouros (COC), que deverá ser impresso e apresentado no dia da habilitação, com uma fotografia já colada no cadastro. Com a lista de documentos disposta no Edital, o calouro deve organizar a documentação exigida de acordo com o seu enquadramento e verificar se não falta nenhum documento relativo à comprovação de suas informações, uma vez que, para cada público, há a exigência de uma documentação específica.

“O maior número de indeferimentos no processo de habilitação é pela falta de documentos. Então é importante que façam uma leitura atenta do Edital, principlamente os alunos que concorreram por renda per capita abaixo de 1,5 salário mínimo, pois requer uma série de documentos para cada membro da família entregar”, explica a diretora do CIAC, Julieta Jatahy. Outro erro que acontece com frequência no momento da habilitação é a ausência da comprovação de quitação militar para homens maiores de 18 anos.

Com  os resultados da habilitação, é previsto que até o dia 15 de fevereiro possa ser realizada uma nova convocação para ocupação das vagas que não forem preenchidas em decorrência da ausência ou desistência dos candidatos classificados à habilitação. Fica sob exclusiva responsabilidade dos candidatos acompanhar a publicação dos editais de convocação por meio da página eletrônica do CIAC.

Documentos comuns a todas as categorias – Para efetuar a habilitação, o calouro, independentemente da cota, deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: CPF; cédula de Identidade (RG); Certidão de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos); comprovante de quitação militar (para homens maiores de 18 anos); Histórico Escolar do Ensino Médio; certificado de conclusão do Ensino Médio ou diploma de conclusão do Ensino Técnico integrado ao Médio; comprovante de residência (água, luz ou telefone); uma foto 3 x 4 recente e de frente (já colada no cadastro); declaração de que não possui vínculo com outra Instituição Pública de Ensino e o Cadastro Acadêmico do calouro (COC), preenchido e impresso.

Bonificação de 10% – O candidato beneficiado pela bonificação de 10% deverá comprovar, por meio do Histórico Escolar, que cursou todo o Ensino Médio em estabelecimentos de ensino localizados em um dos Estados da Região Norte: Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e Tocantins.

Cota Renda – Os candidatos classificados em qualquer uma das cotas com renda per capita abaixo de 1,5 salário mínimo devem observar os documentos específicos de cada ocupação, ou desempregado, para cada membro do grupo familiar. De acordo com a situação de cada familiar, há um tipo de documentação a ser apresentada (casado, desempregado, trabalhador do lar, bolsista etc.), conforme o edital.

PcD – A habilitação dos candidatos às vagas de PcD foi realizada nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, conforme estava previsto no Edital N.° 007/2019 disponível aqui.

Recurso – O candidato que tiver sua habilitação indeferida poderá recorrer no prazo de 24 horas, contados a partir da data de indeferimento. Para solicitar o recurso, é necessário que ele compareça ao Espaço de Ensino Mirante do Rio, Sala 104, em Belém, ou às Secretarias Acadêmicas dos campi, com os documentos que justifiquem uma nova análise. Recursos solicitados fora do prazo não serão aceitos, e o candidato perderá a vaga.

Os candidatos que não puderem comparecer na data agendada para a sua habilitação também terão o prazo de 24h para impetrar um recurso administrativo. A solicitação, com os documentos exigidos para a habilitação, deve ser entregue na sala 104 do Espaço de Ensino Mirante do Rio, em Belém, ou nas Secretarias Acadêmicas dos campi da UFPA. Os documentos relacionados com a habilitação do candidato serão analisados somente se o recurso administrativo for deferido.

Texto: Maissa Trajano – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt ASCOM

UFPA aguarda notas do Enem para o PS 2019

Mais de 88 mil estudantes e suas famílias e amigos aguardam ansiosamente a publicação da demanda do Processo Seletivo 2019 (PS 2019) da Universidade Federal do Para (UFPA). O Centro de Processos Seletivos da Instituição esclarece que a espera ainda não tem prazo para acabar. É que a UFPA depende do recebimento das notas dos candidatos no Enem 2018 para dar andamento à realização do concurso, o que ainda não possui prazo para ocorrer.

“A rotina é a mesma de todos os anos: recebemos as solicitações de inscrição de todos os candidatos, realizamos o Exame de Habilidades em Dança e Música e aguardamos o recebimento da nota dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) para, então, confirmarmos quais candidatos estão aptos para participar do concurso”, detalha Arquimimo Almeida, diretor em exercício do Centro de Processos Seletivos da UFPA.

Após a homologação das inscrições, com a confirmação da participação dos candidatos, é que a UFPA, então, publica a demanda para cada curso. “Também dependemos destas notas e desse processo de homologação para, então, processarmos o resultado do concurso, ou seja, a publicação do Listão de Classificados do PS2019”, informa Arquimimo Almeida.

No momento, 88.901 solicitações de inscrição no PS 2019 estão aptas à homologação, ou seja, estão pagas ou receberam isenção e aguardam a confirmação de participação na prova do Enem 2018, para serem homologadas, conforme o item 2.4.4 do edital do PS 2019, que afirma “A homologação da inscrição só será realizada após a confirmação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de que o candidato está inscrito no Enem 2018”.

Em 2018 as notas foram recebidas pela UFPA logo após a disponibilização do resultado aos estudantes. “A publicação das notas aos participantes do Enem 2018 deve ocorrer até o dia 21 de janeiro, já que a partir do dia 22 começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU)”, estima o diretor em exercício do Ceps/UFPA.

A UFPA ressalta, porém, que “o recebimento das notas do Enem 2018 pelos estudantes não significa que as universidades também receberam o resultado. São calendários distintos, os da entrega das notas aos alunos e da entrega das notas às instituições”, reafirma Arquimimo Almeida.

Este ano, a UFPA não disponibilizará vagas pelo SiSU e 100% delas estão sendo ofertadas via PS 2019. Mas não há nenhum impedimento para que os candidatos possam concorrer às vaga disponíveis pelo sistema do Ministério da Educação. Apenas não encontrarão nele, vagas para a UFPA.

Serviço: Processo Seletivo 2019 (PS2019) da UFPA
Ainda sem previsão para publicação da homologação de inscrições, demanda e Listão.
Informações no site do concurso.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: MKT /Ascom UFPA