Home » Sem categoria » Campus da UFPA em Castanhal recepciona calouros 2018

Campus da UFPA em Castanhal recepciona calouros 2018

Conquistar uma vaga na maior universidade pública do Norte do Brasil é o sonho de muitos estudantes que concluem o ensino médio. E o primeiro momento concreto da realização desse sonho, se efetivou na vida dos novos alunos da Universidade Federal do Pará em Castanhal, nesta terça 13 de março, quando eles participaram da recepção aos calouros 2018.

Docentes do Campus deram as boas-vindas, como a professora Gerlândia de Castro, Coordenadora de Extensão. Ela destacou o tripé ensino, pesquisa e extensão e deixou seu recado aos estudantes.

“Você precisa escolher o perfil que quer ter, pois a universidade tem muitas oportunidades. Embora não haja muito financiamento, existem muitas ideias, as quais devem ser colocadas em prática.”

O Coordenador Geral da UFPA em Castanhal, professor João Batista Ramos, também cumprimentou e parabenizou os novos alunos e lembrou que, embora a universidade passe por um momento de crise, ela continua crescendo.

“Vocês podem ter a certeza de que o Campus está avançando e de que vocês estão em uma das melhores instituições de ensino desse país.”

Quem carregava consigo a certeza de que realmente está em uma das melhores universidades do Brasil era o calouro de Educação Física, Tiago Moraes. Ele cursou o Ensino Médio em escola pública de Castanhal e falou sobre o significado de conquistar uma vaga na UFPA.

“Para mim é uma vitória, pois eu sempre estudei em escola pública, nunca tive a oportunidade de fazer um cursinho. Então, conseguir entrar na UFPA é muito gratificante”.

Esse sentimento de vitória, de realização era marcante nos rostos dos calouros que participaram da programação de acolhimento, como Izabel Teixeira Lima. Ela explicou como optou pelo curso de Pedagogia e falou sobre seus planos para o futuro.

“Eu tenho um irmão que estudou aqui na UFPA e ele me apresentou alguns cursos. Pedagogia foi aquele com o qual eu mais me identifiquei. Eu pretendo ampliar a minha formação aqui mesmo na universidade e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho”.

Os novos alunos devem estar preparados para enfrentar os desafios que estão por vir, por isso, a recepção aos calouros contou com diversas comunicações com o objetivo de informá-los sobre serviços, como aqueles ofertados pela Biblioteca, que além de atuar no empréstimo de livros, oferece orientações para a normalização de trabalhos acadêmicos. Os calouros também receberam informações sobre o programa permanência, que concede bolsas para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e sobre outras formas de assistência estudantil disponíveis na universidade.

A programação de acolhimento segue nos dias 14 e 15, com diversas atividades desenvolvidas pelas faculdades. Para se informar, o estudante deve procurar o secretário do seu curso, no Prédio Administrativo. Os alunos de Medicina Veterinária devem comparecer ao Instituto (local onde funciona o curso) nesta quarta, às 8h, para participar da programação. O Instituto de Medicina Veterinária fica localizado na BR 316, km 61 –Cristo Redentor (aos fundos do IFPA).

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal