Home » Sem categoria » PPGEAA receberá pesquisador da Universidade do Cabo Verde

PPGEAA receberá pesquisador da Universidade do Cabo Verde

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), do Campus Universitário de Castanhal, receberá a visita do professor e pesquisador da Universidade do Cabo Verde (Uni-CV), Odair Barros Varela, nos dias 27 e 28/11/2018, como participante do PACI – Programa de Apoio à Cooperação Internacional, da UFPA.

O PACI objetiva incentivar o aproveitamento de oportunidades de cooperação entre pesquisadores e grupos de pesquisa vinculados aos programas de pós-graduação da UFPA e de outras instituições do país e do exterior. O programa oferece recursos para a realização de reuniões com grupos de pesquisa externos, que visem à elaboração de propostas a serem submetidas a agências de fomento que estejam disponibilizando financiamento para a pesquisa, especialmente no âmbito da cooperação interinstitucional na pós-graduação. O PPGEAA foi contemplado no edital 04/2018, a partir de proposta apresentada pelos professores Euzébio de Oliveira e José Guilherme Fernandes.

A finalidade específica da visita do professor Varela será o contato com a comunidade acadêmica, a fim de expor sua experiência caboverdiana e propor parceria em pesquisa, em particular a construção do projeto intitulado “Indicadores de Antropização e Governança Local em Cabo Verde e Amazônia”.

PROGRAMAÇÃO – Nesta visita, o pesquisador desenvolverá as seguintes atividades:

27/11/2018, às 18 horas, Palestra “Governança Local e Teorias Decoloniais”, no Auditório Nazaré Sá, no Campus 1/Campus Universitário de Castanhal, atividade aberta à comunidade, com certificação aos presentes;

28/11/2018, de 14 às 18h, minicurso “Estudos Pós-Coloniais e Relações Internacionais”, na sala de aula 1, do PPGEAA/CMEC/Campus Universitário de Castanhal, atividade fechada a docentes e discentes do PPGEAA.

CURRÍCULO – O professor Varela se dedica a estudos Pós-Coloniais em África: Poder e Conhecimento (Epistemologia); Participação Local na Justiça; Governação Estatal; Migrações Internacionais. Atua, dentre outras atividades, como Investigador Integrado do Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CEsA); Docente do Programa de Mestrado em Ciências Sociais da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) – Polo de S. Vicente, lecionando a disciplina de “Teorias Políticas Contemporâneas”; Investigador representante de Cabo Verde no Observatório das Migrações do ACP (África Caraíbas e Pacífico) no projeto de pesquisa intitulado “Facilitating intraregional labour migration within the ECOWAS Region” (Facilitação das migrações laborais intra-regionais na região da CEDEAO); Membro do Conselho Editorial da revista cabo-verdiana «Direito e Cidadania», com Sede na Praia – Santiago (Cabo Verde); Coordenador do Gabinete de Formação Permanente (GFP), da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde; Docente e Investigador na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, na área científica de Sociologia; Beneficiário do Fundo de Apoio à Comunidade Científica (FACC) da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) (Portugal).

Mais informações sobre a programação por e-mail: ppgeaa@gmail.com.

Texto: Divulgação PPGEAA
Imagem: Divulgação Google