Home » Sem categoria » UFPA disponibiliza cartão de inscrição para candidatos do PSE para indígenas e quilombolas

Já está disponível, no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA, o cartão de inscrição para os 199 estudantes indígenas e 2.104 estudantes quilombolas que vão participar do Processo Seletivo Especial 2019-1 (PSE2019-1), que oferta 616 vagas em mais de 170 cursos de graduação, nos 11 campi da UFPA.

Seleção – O PSE conta com duas etapas. A primeira consiste na realização de uma prova de redação em Língua Portuguesa e será realizada no dia 13 de janeiro, das 14 às 18h. Essas informações, assim como o local da prova, estarão disponíveis no cartão de inscrição, por isso os participantes devem estar atentos a esse documento.

2ª fase – A segunda etapa do Processo, onde serão realizadas as entrevistas individuais, está prevista para o período de 12 a 15 de fevereiro. Este ano, indígenas poderão participar do concurso nas cidades de Altamira, Belém, Castanhal e Tucuruí, enquanto os quilombolas podem participar do PSE nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Belém, Cametá, Castanhal e Soure.

Novidades – A seleção especial para ingresso de indígenas e quilombolas na UFPA, em 2019, conta com duas importantes novidades. A primeira é a disponibilização de vagas em cursos novos: são quatro vagas, duas para indígenas e duas para quilombolas, em cada um dos recém-criados curso de Bacharelado em Conservação e Restauro (Campus de Belém) e curso de Tecnologia de Agroecologia (Abaetetuba).

A segunda alteração permite que, “as vagas ofertadas para quilombolas que não são preenchidas, mesmo após a aplicação da segunda opção de curso, podem ser ocupadas por candidatos indígenas e vice-versa”, como explica Edmar Costa, presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps) e pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg).

Serviço:
Cartão de Inscrição dos candidatos ao PSE 2019-1
Disponível no sistema de inscrição e acompanhamento do concurso
Mais informações no site do concurso

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal, com informações da Ascom UFPA/Belém
Arte: MKT-Ascom