Home » Sem categoria » Já estão disponíveis os comprovantes de rendimentos para a Declaração Anual do IRPF 2019

Já estão disponíveis os comprovantes de rendimentos para a Declaração Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2019, por meio do site Sigepe Servidor ou do aplicativo Sigepe mobile. O prazo para entrega da declaração do IRPF 2019 começou dia 7 de março, e os contribuintes têm até 30 de abril para enviar os dados à Receita Federal.

Para ter acesso ao documento pelo site, basta acessar Sigepe Servidor, clicar no ícone “Dados Financeiros”, escolher a opção Comprovante de Rendimentos e, por fim, escolher o ano base de consulta, podendo fazer o download tanto do documento Comprovante de Rendimentos, quanto do Comprovante de Diárias e Ajuda de Custos. No aplicativo, é ainda mais simples, basta acessar o App no celular e clicar em “comprovantes de rendimentos”, localizado na parte de baixo da tela, com a opção de consulta, compartilhamento e impressão do documento.

Outra informação também disponível no aplicativo é o histórico de rendimento anual, no qual é possível consultar e obter os dados financeiros desde o ano de 1990. Este detalhamento é útil para a comprovação de renda, acompanhamento de pagamento de consignações, de pensões e também em questões judiciais, por exemplo.

O pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal ressalta a praticidade dessas funções: “A tendência é que cada vez mais processos sejam automatizados, o que ajuda na desburocratização e simplificação do acesso, assim os servidores públicos não vão mais precisar se deslocar para obter essas informações, podendo acessá-las na praticidade de suas casas, por meio dos seus smartphones e tablets”, declara Raimundo.

Além destas, outras funcionalidades também estão disponíveis no Sigepe Mobile como o acesso ao contracheque, consulta de férias. O Sigepe Mobile está disponível para download gratuito na App Store e também na Google Play. Para ter acesso ao Programa Imposto de Renda 2019, além de outras informações, acesse o site da Receita Federal.

Texto e arte: Assessoria da Progep/UFPA