Home » Sem categoria » Divulgado o Edital do Exame Nacional de Acesso ao ProfBio

Divulgado o Edital do Exame Nacional de Acesso ao ProfBio

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). Voltado para graduados em Ciências Biológicas, Biologia ou Ciências com Habilitação em Biologia, o edital é regido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), porém, no Norte, é oferecido pela UFPA. O curso disponibiliza um total de 500 vagas e a inscrição, no valor de 200 reais, deve ser realizada pelo link, do dia 15 de julho, até as 17h do dia 22 de agosto. Confira o edital aqui.

Inscrições – Para se inscrever, o candidato deve preencher o requerimento de inscrição, informando o CPF e número do documento de identificação. Após o preenchimento, será gerado o boleto bancário no valor de 200 reais, que deverá ser pago até o dia 22 de agosto. Candidatos com deficiência deverão solicitar condições especiais para a prova na página de inscrição. Também deverão preencher e enviar o Requerimento de Atendimento Especial para Realização da Prova (junto com laudo médico) para o e-mail executivo@copeve.ufmg.br e para o endereço da Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE/UFMG), até 23 de agosto. O comprovante de inscrição será disponibilizado no site a partir de 23 de setembro, e deve ser apresentado com o documento de identificação no dia da realização da prova.

Processo Seletivo – O processo de Seleção consistirá em uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha. As perguntas serão referentes aos temas de Biologia do conteúdo Programático do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de Biologia, disponível aqui. O exame será realizado no dia 29 de setembro, das 14h às 18h (horário de Brasília). No entanto, é necessário que os participantes cheguem com uma hora de antecedência, já que os portões ficarão abertos das 13h às 13h45. O gabarito oficial será liberado a partir de 29 de setembro, no site da COPEVE, e o resultado final será divulgado a partir do dia 15 de outubro, na mesma página.

PROFBIO – O mestrado faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional e visa qualificar professores de Biologia para o Ensino Médio. Desse modo, o curso busca melhorar a atuação e o desempenho do professor em sala de aula, tanto em relação quanto a estratégias de ensino. As aulas do Profbio ocorrerão uma vez por semana. A turma selecionada pelo edital 2018 terá aula presencial na UFPA todas as terças-feiras, durante 24 meses.

Exigências – O candidato aprovado deverá apresentar: diploma de graduação original devidamente registrado no Ministério da Educação; comprovante de efetivo exercício de docência em Biologia, no Ensino Médio na Rede Pública de Ensino do país; comprovante(s) do(s) tempo(s) de serviço como docente no serviço público; e documento de identidade com foto.

Uma vez classificado, o aluno deverá estar em efetivo exercício de docência em Biologia, no Ensino Médio na Rede pública de Ensino do país, enquanto permanecer cursando o PROFBIO. Portanto, não poderá solicitar licença para cursar o PROFBIO.

Mais informações no edital ou pelo e-mail executivo@copeve.ufmg.br.

Texto: Thiago Bertolino – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Reprodução / Google