Home » ReproAmazon » ReproAmazon inicia atividades trazendo mais pesquisa e inovação tecnológica em reprodução animal e biotecnologia

Programa de Pós-Graduação em Reprodução Animal na Amazônia (ReproAmazon) da Ufra e da UFPA, criado em maio de 2019, realizou, no dia 5 de agosto, o primeiro encontro de orientação acadêmica com seus estudantes aprovados nas seleções para mestrado e doutorado. Além dos novos alunos, participaram do encontro as professoras Maria de Nazaré Martins Maciel (Pro-reitora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico – PROPED), representando a Ufra e Janice Muriel Cunha Fernandes (Diretora de Pós-graduação da PROPESP), representando a UFPA; a coordenação do ReproAmazon (Professores Rinaldo Viana, Bruno Monteiro e Moysés Miranda) e o secretário do programa na Ufra, Francisco Rodrigues.

1ª orientação acadêmica do ReproAmazon com os estudantes de mestrado e doutorado recém-aprovados no 1º edital de seleção do Programa

Já nessa segunda-feira, 12 de agosto, o ReproAmazon iniciou suas atividades didáticas com a oferta da disciplina “Biotécnicas in vitro aplicadas à reprodução animal”, ministrada pelo Prof. Dr. Otávio Mitio Ohashi, da UFPA. O professor Ohashi é egresso do curso de Medicina Veterinária da Ufra e desenvolve atividades de ensino e pesquisa na UFPA. É pioneiro nos estudos de reprodução animal em búfalos no país e há quase 40 anos desenvolve pesquisas e qualifica profissionais na área da reprodução animal. Destarte, tornando-se, portanto, emblemático que o ReproAmazon inicie suas atividades com o Prof. Ohashi.

1a aula do ReproAmazon. Aula da disciplina “Biotécnicas in vitro aplicadas à reprodução animal” ministrada pelo Prof. Dr. Otávio Mitio Ohashi da UFPA. Na foto: discentes do Programa, Prof. Ohashi e Prof. Rinaldo Viana (Coordenador do Programa na Ufra).

A primeira turma conta com 13 discentes de Mestrado e 2 discentes de doutorado, recém selecionados no primeiro edital do ReproAmazon. Estes, estão distribuídos entre os 15 orientadores que formam o corpo de professores-orientadores do Programa.

O ReproAmazon, recém-criado em maio de 2019, além de possuir cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos, é o único programa específico da área da reprodução animal em toda a Amazônia Legal e apenas o segundo do Brasil. Possui uma área de concentração em Reprodução dos Animais Domésticos e Silvestres e duas linhas de pesquisa: 1) Fisiopatologia da reprodução e 2) biotecnologia da reprodução.

Texto e fotos: Divulgação ReproAmazon