Na manhã desta segunda, 30, aconteceu a abertura do I Encontro Municipal de Estudantes de Pedagogia (EMEPe), evento que vai até o dia 03 de outubro, organizado pelo Movimento Estudantil de Pedagogia (MEPe) e pelo Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPe) da UFPA Campus Castanhal.
O vice-coordenador do Campus, professor Francisco dos Anjos, que participou da mesa de abertura, destacou a importância dos alunos em eventos que trazem bandeiras de lutas como foco das discussões.
“Se qualquer um de nós, aqui, fizer uma visita na história do nosso país, sobretudo a história de luta, nós vamos ver que os estudantes sempre estiveram muito presentes, e isso não é qualquer coisa, é importante a gente entender o nosso papel político como sujeito no mundo”, afirmou o professor, que também falou sobre suas expectativas em relação ao EMEPe.
“A gente espera que esse evento seja, de fato, um momento de fortalecer a luta, as alianças e a certeza de que é preciso continuar lutando e resistindo”, concluiu.
A diretora da Faculdade de Pedagogia, professora Luizete Cordovil, também destacou a força dos estudantes nos processos de lutas e conquistas de direitos.
“A educação pública, gratuita e de qualidade é um direito de todos e ainda que um estado representado por esse grupo que está aí, coordenando os processos, acredite num outro movimento, os estudantes estão dizendo: ‘nós acreditamos neste’. A universidade é pública, sim. A escola é de todos e é publica, sim.”
Ainda na manhã desta segunda foi lido o Regimento interno do evento, onde os participantes puderam conhecer seus direitos e deveres, bem como as regras que definirão os diversos momentos descritos na programação do EMEPe. Durante a tarde os ouvintes participam da mesa-redonda “Pela defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada para todos/as”, com as presenças dos professores Carlos Renilton Cruz, Marcelo Ferreira e Eula Regina Nascimento. Em seguida, serão realizados jogos e, logo após, o momento cultural, previsto para iniciar às 19h.
Quem desejar realizar a inscrição ainda nesta terça, pode comparecer ao Campus de Castanhal e procurar a comissão de credenciamento até as 19h30. O valor da inscrição é 5 reais ou o participante poderá realizar a doação de um brinquedo, que será revertido ao Projeto Sorriso de Criança, coordenado por alunos da UFPA/Castanhal e que está com uma programação especial para o dia 12 de outubro. Saiba mais aqui.
Nos próximos dias do I Encontro Municipal de Estudantes de Pedagogia serão realizadas apresentações de comunicações orais e de pôsteres, oficinas, debates, grupos de diálogos, além de culturais com bandas e DJ’s locais. Para conferir a programação completa, clique aqui. Siga, também, o EMEPe no Instagram.
Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal