Home » Sem categoria » Live debate o tema “Medicalização e autonomia dos corpos”

Live debate o tema “Medicalização e autonomia dos corpos”

O Grupo Feminista de Estudos e Ação Política Zoé’s e o Projeto de Extensão “Círculos de Leituras Feministas” da UFPA vão realizar, no dia 10 de junho, das 14 às 18h, a live intitulada “Medicalização e autonomia dos corpos”, com a participação das professoras doutoras Flávia Cristina Silveira Lemos, Geise do Socorro Lima Gomes e Lilian Sales.

Sobre a medicalização – O termo surgiu no final da década de 1960 para se referir à crescente apropriação dos modos de vida humana pela medicina e se tornou campo de estudo, sobretudo pelo filósofo e historiador francês Michel Foucault. Para este filósofo, a história da espécie humana está intimamente ligada à medicalização, ou seja, à construção de uma bio-história que diz respeito aos efeitos das incessantes intervenções médicas realizadas em todo o corpo da população. São modulações que se apresentam desde o Século XVIII e que, na atualidade, ganham proporção por meio da generalização dos saberes médicos em diferentes espaços de vida, atuando sobre as questões econômicas, políticas, sociais, culturais e emocionais – que atingem a vida das pessoas.

No contexto da pandemia, a live se propõe a refletir sobre a exclusão de uma parcela significativa da população das condições básicas de saneamento, dos cuidados preventivos de saúde e do acesso à alimentação suficiente e de qualidade, bem como das promessas de avanços da ciência e tecnologia modernas de saúde.

O evento será transmitido pelo Youtube e as inscrições (gratuitas) podem ser realizadas até o dia 09 de junho no site www.even3.com.br/medicalizacaoeautonomiadoscorpos/.