Home » Sem categoria » Ciclo de palestras on-line do Instituto de Medicina Veterinária segue até 05 de fevereiro

Como parte dos eventos em comemoração aos 20 anos do Curso de Medicina Veterinária e aos 10 anos do Hospital Veterinário e Instituto de Medicina Veterinária do Campus de Castanhal da UFPA, ocorrerá um ciclo de palestras on-line nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro. Para participar do II Simpósio do Instituto de Medicina Veterinária: 20 anos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Amazônia, as inscrições podem ser feitas aqui.

A palestra principal do evento será no dia 3, a partir das 15h, com transmissão ao vivo pelo youtube e pela fanpage do IMV/UFPA. O tema “A Medicina Veterinária do Passado, do presente e do futuro” será ministrado pela professora convidada Maria José de Sena, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), também presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CFMV). A moderação ficará por conta da professora Carina Martins de Moraes (UFPA).

Nos dias subsequentes, vários outros professores abordarão temáticas diversas relativas à área da Medicina Veterinária no Pará, na Amazônia, no Brasil e no mundo. Para o segundo dia de evento, serão ministrados os seguintes temas: “COVID-19 – desafios da ciência para a compreensão da epidemiologia, desenvolvimento de vacinas e a relação dos animais na pandemia”; “A Epidemiologia da Covid-19 com foco no Pará e o impacto sobre o ensino nos cursos da saúde médica”; “A importância dos biomodelos no combate à pandemia e outros agravos em Saúde Pública” ” Animais de companhia em meio à Pandemia de Covid-19”.

No dia 5, as discussões serão sobre “Saúde única: o conhecimento da integração entre a saúde animal, humana e o meio ambiente voltado para doenças tropicais”; “Epidemiologia da doença de Chagas na Amazônia: Aspectos enzoóticos”; “Desafios para a saúde única na atual crise ambiental” e “Biodiversidade, saúde e impacto das doenças na conservação”.

Convidados – Além da professora da UFRPE e presidente da CFMV, estão entre os convidados do evento: a doutora Klena Sarges (Fiocruz/RJ); a doutora Marina Coroa (iniciativa privada); a doutora Lilian Silva Catenacci (UFPI); a doutora Fabiana Lopes Rocha (UFPB). Representando a própria UFPA, estão entre os palestrantes a professora Rita Catarina Medeiros Sousa e o doutor Gustavo Góes Cavalcante. Entre os moderadores, o professor Leônidas Olegário, diretor-geral do IMV/UFPA; e a professora Carla Moraes.

Atualmente, o Instituto de Medicina Veterinária conta com quatro subunidades, a saber: Faculdade de Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM),  Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAN) e o Programa de Pós-Graduação na Amazônia (Reproamazon); o Hospital Veterinário, três Programas de Residência em Medicina Veterinária, vinculados  ao hospital, e um Programa de Residência Médica vinculado ao Laboratório de Patologia Animal, a Central de Biotecnologia de Reprodução Animal (Cebran). Todos os gestores participarão da abertura do evento, o convidado diretor do IFPA Castanhal, professor Adebaro Alves dos Reis, além do vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, gestor da Universidade Multicampi.

Para conferir a programação completa, acesse o facebook Instituto de Medicina Veterinária da UFPA.

Serviço:

Ciclo de Palestras de Medicina Veterinária
Data: 3, 4 e 5 de fevereiro
Horário: conferir programação
Transmissão ao vivo pelos seguintes canais: Facebook e Youtube.
Inscrições aqui.