Home » Sem categoria » Turma de Letras-Espanhol 2020 promove conferência sobre representação da mulher em obras de George Orwell e Margaret Atwood

Turma de Letras-Espanhol 2020 promove conferência sobre representação da mulher em obras de George Orwell e Margaret Atwood

A turma de Letras – Espanhol 2020 da UFPA/Castanhal, por meio do projeto de pesquisa “Tradução e cultura: debates sobre gênero em uma perspectiva interseccional na América Latina”, coordenado pela professora Iris Barbosa, vai promover, no dia 01 de julho, das 19 às 21h, uma conferência virtual que pretende discutir sobre a representação da mulher em obras de George Orwell e Margaret Atwood.

As inscrições podem ser realizadas por meio do formulário disponível aqui, até as 13h do dia 01 de julho. Haverá certificação aos participantes.

Sobre as obras: O romance distópico de George Orwell, Mil Novecentos e Oitenta e Quatro (1984) tem seu espaço entre os clássicos da literatura anglófona do século XX. Carregado de crítica ao totalitarismo, o romance foi se consolidando por estar sempre atual onde quer que se discutam os sistemas políticos autoritários. Inspirada no romance orwelliano, a canadense Margareth Atwood publica O conto da Aia em 1985, e se destaca até hoje como uma das vozes femininas mais representativas da literatura distópica. Atwood tece uma crítica afiada ao Estado teocrático, ao conservadorismo e ao patriarcalismo. As personagens de ambas obras se encontram inseridas em sistemas de extrema vigilância. Para dar movimento à trama, os autores criam formas de burlar o sistema. São as motivações e consequências dessa quebra de regras que fazem as personagens femininas dignas de maior notoriedade. A representação da mulher nas distintas distopias traz ocasionais semelhanças que são estudadas nessa pesquisa bibliográfica e que será apresenta pelo Professor Eliseu Góes no dia 01/07/21, às 19h, por meio da plataforma Google Meet.